Sua empresa está no início, os primeiros clientes começam a aparecer, o produto ou serviço encontrou um mercado B2B onde se instalar e está progredindo. Um dia, porém, você ultrapassa a marca dos 20 clientes e se sente perdido, esquece compromissos e as entregas atrasam. Pois está na hora de escolher um CRM online para adotar!

Principais aprendizados deste artigo:

  • O CRM online ou virtual é um modelo de software que funciona em uma plataforma e fica disponível no armazenamento em nuvem. Ou seja, você não precisa instalar nada, basta ter uma conexão com a internet para usar. 
  • Os principais tipos dessa ferramenta são os CRM: analíticos, colaborativos, operacionais e estratégicos, que são mais completos. 
  • Em todo caso, é necessário que o CRM virtual poupe o tempo da equipe comercial, entregue informações sobre o desempenho do time de vendas e, ainda, facilite o controle dos clientes
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Usar um CRM virtual para organizar seu negócio e não perder vendas é uma opção melhor do que montar uma série de planilhas. Afinal, até quando você conseguirá manter a empresa organizada com este tipo de controle? 

As planilhas são pouco práticas e podem prejudicar as operações que escalaram. A boa notícia é que criamos este texto para ajudar a decidir quando é hora de usar um CRM online.

Nele, você aprende o que é CRM virtual, como essa solução funciona, as vantagens e desvantagens do CRM online e, ainda, confere dicas de como escolher o melhor para usar na sua empresa. 

Boa leitura!

O que é CRM virtual? 

O CRM virtual é um modelo de software de gerenciamento de relacionamento com o cliente online. Ou seja, é uma versão que fica disponível e pode ser acessada por uma plataforma virtual.

No geral, essas ferramentas são no modelo SaaS (software as a service) e podem requerer o pagamento de uma assinatura mensal para ter acesso a todas as suas funcionalidades.

Se quiser saber mais sobre o que é CRM e conhecer seus 10 benefícios para empresas, confira este vídeo curto sobre o assunto:

Os principais tipos de CRM virtual são:

  • analítico: voltado para a análise de dados sobre os clientes e as vendas; 
  • operacional: tem como foco a otimização das tarefas do dia a dia da equipe comercial, como prospecção, vendas e follow-up; 
  • colaborativo: visa integrar todos os membros da equipe de vendas com os demais departamentos da empresa, como marketing, para agilizar a troca de informações; 
  • estratégico: combina as funcionalidades dos três tipos anteriores, possibilitando uma gestão completa do negócio. 

Compreendeu quais são os tipos de CRM virtual? Agora, continue lendo para conferir as vantagens e desvantagens de adotar esse modelo!

Quais as vantagens e desvantagens do CRM online?

Entre as vantagens do CRM online, podemos citar: 

  • não há necessidade de instalar os softwares;
  • as atualizações são constantes;
  • o acesso é remoto;
  • há compatibilidade com diversos dispositivos móveis;
  • o servidor é externo;
  • os dados estão seguros;
  • viabiliza a escalabilidade;
  • upgrade de funcionalidades;
  • a implementação é mais rápida; 
  • os custos são reduzidos; 
  • é possível avaliar o software antes de comprar;
  • a equipe trabalha de forma colaborativa.

>>>> Veja mais sobre este tema: 4 passos para alinhar vendas e marketing

Já entre as desvantagens, podemos citar a necessidade de conexão com a internet e treinamento para os colaboradores. Porém, esses pontos nem são lá um grande desafio, concorda?

>>>> Já se decidiu pela implementação de um CRM online? Então, acesse este post de nosso blog: mostre para sua diretoria para que serve o CRM.

Quais são os outros tipos de ferramentas para controle de clientes e vendas?

É sempre bom ter múltiplas opções de escolha, não é mesmo? E, no caso de ferramentas de CRM, opções não faltam.

Veja, a seguir, nossa análise de cada uma dessas alternativas e tenha fundamentos sólidos para tomar a decisão ideal para sua empresa.

Se quiser incluir mais variáveis nessa equação, recomendamos que leia este artigo do blog, antes de prosseguir: ERP ou CRM — qual deles sua empresa precisa no momento?

1. Excel ou Google Planilhas

É importante lembrar que um arquivo Excel guardado no computador de um gerente de vendas é “propriedade” dele.

O compartilhamento via e-mail das planilhas é algo muito complicado e demorado. Além disso, ninguém sabe se aquela planilha que está em sua máquina é mesmo a última versão atualizada, o que pode gerar muitos erros, além de pouca confiança na informação.

Uma solução que muitos têm usado são as planilhas compartilhadas na nuvem, que podem ser acessadas pelos colaboradores de forma remota e até editadas simultaneamente por mais de um usuário, com as atualizações aparecendo em tempo real.

Aliás, se é para usar a nuvem, por que não usar de vez um CRM online?

Se a desculpa for o preço, saiba que existem diversos CRM virtuais de qualidade e que oferecem versões gratuitas, de uso por tempo ilimitado, o que inclui os planos do Agendor.

Lembre-se, planilhas não foram feitas para ter mais de 5 mil linhas preenchidas. Chega uma hora que elas não aguentam o tranco.

Se seu negócio ainda comporta este tipo de processo gerencial, aqui está a relação de nossos posts com planilhas que podem agilizar a gestão de vendas da sua empresa:

Agora que já tecemos nossas considerações sobre o uso de planilhas na gestão comercial, vamos falar dos outros dois tipos de aplicativos para a gestão do relacionamento com o cliente: CRM open source e CRM de plataforma.

2. CRM open source  

Um software open source – isto é, código aberto, em inglês – se refere ao código-fonte de alguns softwares criados para uso livre de quem desejar, sendo disponibilizados para download na internet.

A grande vantagem desse modelo é a gratuidade. Além disso, é extremamente customizável, pois o código sendo aberto, diversas modificações podem ser feitas por uma equipe de TI que tenha tempo e competência técnica para isso.

Porém, quem vai fazer a instalação, a customização, o treinamento de usuários, a documentação e a manutenção de tudo isso?

Usando uma expressão popular, é muito importante verificar se a “salsa não está saindo mais cara que o peixe”.

3. CRM de plataforma

Também chamados de softwares “on premise”, nos CRM de plataforma, o software é instalado no próprio ambiente e na infraestrutura da empresa, apresentando uma série de particularidades.

Enquanto em um CRM online, do tipo SaaS, o pagamento se dá de forma mensal, diluindo os custos, neste tipo de CRM de plataforma, o pagamento se dá em uma tacada só, no momento em que sua empresa adquire a licença de uso da solução.

A partir daí, há outras providências a tomar, como a instalação do software no servidor, o uso desses servidores, o pagamento da hospedagem neles, a manutenção de hardwares, o suporte etc.

Outro ponto importante a levar em conta sobre este tipo de CRM é que, a cada nova versão desenvolvida, será necessário pagar por ela, além de providenciar sua instalação em máquinas e servidores.

Se você chegou à conclusão de que um CRM online é a alternativa mais adequada para sua empresa, veja, no próximo tópico, o que o melhor CRM online deve oferecer para sua equipe, podendo ser assertivo na hora em que precisa escolher um fornecedor.

>>>> Veja também: como é feita a implantação dos sistemas de CRM?

O que o melhor CRM online deve oferecer para sua equipe?

Confira os benefícios que um CRM virtual deve entregar para sua empresa para ser considerado uma boa opção para os negócios!

1. Mais tempo disponível

O CRM deve ajudar a equipe de vendas na hora de planejar suas tarefas diárias, tendo um ganho de produtividade e mais tempo disponível para se concentrar no que realmente gosta de fazer: vender.

Os vendedores não gostam de burocracia porque querem mais tempo livre para negociar. A verdade é que o pessoal da equipe acredita que o sistema toma o tempo deles para preencher aquela sequência de formulários.

Porém, esse tempo que o vendedor passa alimentando o CRM virtual, é, na verdade, um investimento, uma vez que, depois que as tarefas estiverem agendadas, ele terá um aproveitamento muito maior do tempo.

Por quê? Porque quando as tarefas estão organizadas, ganha-se produtividade. E uma equipe de vendas que produz mais, vende mais.

O que precisa ser feito?

O CRM online precisa ser utilizado como uma ferramenta de relacionamento com os clientes e como um gerenciador de tarefas para organização do tempo. 

Assim, os vendedores não perderão nenhuma tarefa – que pode ser até o envio de uma proposta no prazo – por esquecimento ou por estar atarefado com outros compromissos.

Quando os vendedores ganham uma ferramenta de aumento de produtividade, que permite usar o tempo da melhor forma possível, certamente há um aumento no resultado.

A sacada aqui é buscar os sistemas simples, objetivos e fáceis de usar. Quanto menos cliques precisar fazer, melhor o sistema. 

Veja como isso se reproduz no Agendor!

Na aba de Tarefas, você encontra uma lista com todas as tarefas pendentes em forma de listagem. 

crm online

Se preferir, também é possível acessar uma visualização de Calendário, onde cada tipo de tarefa recebe uma tag colorida, facilitando sua visualização.

crm online

Para não se esquecer dos compromissos, o CRM online do Agendor envia notificações, tanto pelo e-mail, quanto para o celular.

2. Mais informações sobre o desempenho

Todo vendedor que se preze está preocupado com o próprio desempenho. E a melhor maneira de acompanhar a performance de um vendedor (por ele mesmo), é por meio do CRM.

É importante saber se o desempenho está melhorando, se a taxa de fechamento está aumentando, se o número de ligações aumentou, se as propostas diminuíram e se o número de clientes perdidos está reduzindo.

Quando o vendedor consegue comparar seu desempenho e visualizar o que fez para gerar mais resultados, ele consegue aumentar o potencial e, consequentemente, toda a equipe de vendas sai ganhando.

Todo vendedor adora competir consigo mesmo e o CRM ajuda a traçar um comparativo do desempenho para que ele sempre possa se superar e aumentar a capacidade de venda.

3. Controle sobre todos os clientes

Todo vendedor odeia quando “roubam” seus clientes, não é mesmo? Usar o sistema de CRM é a melhor maneira de proporcionar, a cada integrante da equipe de vendas, um maior controle sobre sua clientela.

Com o CRM virtual, o vendedor sempre sabe o que aconteceu com um cliente que ele atende. Se, por exemplo, um dia, houve uma ligação no momento em que ele estava em uma visita, tudo que foi dito ficará armazenado dentro do sistema.

Ele saberá o que ficou combinado, o que o cliente queria e, mesmo que ninguém mencione o contato, terá acesso ao histórico do cliente, bastando entrar no CRM.

Além disso, terá informações importantes sobre o cliente, que estão armazenadas no CRM, para continuar fomentando o relacionamento, como data de aniversário dele, dos filhos da esposa e do casamento, produtos comprados anteriormente e outros dados que podem estreitar ainda mais o relacionamento entre as partes.

Entenda como trabalhar com os históricos do Agendor:

O melhor CRM online é aquele que beneficia sua equipe de vendas. Sendo assim, é importante mostrar o valor da ferramenta para quem vai fazer uso dela diariamente, não apenas para quem está implantando.

Até porque, mesmo que a solução seja importante para a empresa, a equipe de vendas só vai utilizá-la se enxergar utilidade e valor nisso tudo. Caso contrário, por melhor que seja, o CRM online sempre será um grande renegado pelas equipes de vendas.

Que tal escolher um CRM brasileiro? Conheça os benefícios dessa alternativa:

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Afinal, qual o futuro do CRM?

Neste tópico, precisamos mencionar o CRM generativo, cujo mercado, segundo dados compartilhados pelo Enterprise Apps Today, é esperado que cresça mais de 20% até 2032. 

Mas o que é isso? Trata-se da integração do CRM com a inteligência artificial para criar sistemas mais eficientes, que analisam as informações em tempo real e podem até fazer predições a partir dos dados coletados. 

Com isso, a plataforma consegue compreender quais são os melhores leads, prever quais têm mais probabilidade de se tornar clientes e, até mesmo, indicar os próximos passos da jornada, permitindo uma maior personalização da experiência do cliente. 

Outras novidades que essa tecnologia oferece são as de fazer ligações pelo próprio sistema e, ainda, transcrever toda a conversa. 

Assim, o vendedor não precisa sair do CRM para falar e tem acesso ao conteúdo automaticamente no final do contato, poupando tempo e garantindo a integridade das informações. 

E, sim, essa tecnologia já existe e está evoluindo a cada dia. O Agendor, por exemplo, já a usa para ajudar você a potencializar seus resultados de vendas. 

Dito isso, que tal testar o melhor CRM virtual do Brasil, o Agendor? Para tal, faça seu cadastro hoje mesmo e comece a usá-lo gratuitamente!