Saber como fazer feedback é uma arte! No geral, esse é um daqueles momentos dramáticos na relação entre o gestor e os integrantes da equipe. É preciso deixar os funcionários à vontade para falar e ouvir, abordar todos os pontos avaliados e, ainda, não ser destrutivo. Enfim, é um verdadeiro desafio para muitos gestores.
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Principais aprendizados deste artigo
- O feedback é essencial para o processo de evolução da equipe de vendas, mas não é uma tarefa nada fácil, demandando preparação dos gestores.
- O processo de como fazer um feedback construtivo começa pela preparação, passa pela criação do roteiro e segue até o rapport para criar a conexão com o colaborador.
- Não dá para fazer um bom feedback para a equipe sem finalizar com o plano de ação. Ou seja, um passo a passo que mostre como o funcionário pode melhorar sua performance.
- Para dar bons feedbacks às equipes, é essencial monitorar os indicadores de performance. Veja quais são os mais importantes neste guia gratuito de KPIs de vendas.
Durante o feedback, certos funcionários pensam se serão reconhecidos por seus esforços, se vão apontar apenas suas falhas, que tipo de resposta dar. Outros se revoltam com algumas colocações e há ainda os que vão para a reunião temendo ser despedidos!
É claro que existem os otimistas e confiantes, mas, muitas vezes, chegam à reunião achando que serão promovidos ou receberão aumento, mas voltam dela apenas com um tapinha nas costas.
Para o líder, a situação também não é nada fácil, tanto que é muito comum procrastinar ao máximo esse tipo de reunião. Isso não acontece porque por falta de entendimento sobre como fazer feedback para a equipe, mas porque sabem que é um momento em que muitas expectativas estão em jogo.
Em todo caso, esse é um processo essencial para o alinhamento das expectativas e a evolução dos vendedores, logo, não deve ser deixado de lado. Por isso, preparamos o artigo a seguir com os 10 passos de como fazer um feedback com a equipe de maneira assertiva.
Boa leitura!
Como fazer um feedback construtivo? 10 dicas para arrasar
Não sabe como fazer um feedback construtivo e que ajuda sua equipe a crescer? Então, siga estas 10 dicas infalíveis:
- prepare-se antes;
- escreva um roteiro;
- quebre o gelo;
- apresente um resumo do que vai falar;
- seja totalmente sincero e leal;
- comece pelos pontos fortes;
- traga exemplos reais de bom comportamento;
- mostre os pontos fracos;
- mais uma vez, traga exemplos reais;
- apresente um plano de ação.
Preparado para ver como colocar cada uma dessas dicas em prática? Então, vamos lá!
1. Prepare-se antes
Pode parecer óbvio, mas muitos líderes chegam para dar feedback aos integrantes de sua equipe sem qualquer tipo de preparação. Isso toma alguns minutos, por vezes até horas, sim. Mas não há como fugir!
Aqui, temos uma sugestão para poupar tempo: mantenha uma planilha em que você marca, no dia a dia, os pontos importantes a mencionar durante a reunião de feedback.
Assim, antes de se encontrar com seu funcionário, é só revisar a planilha e acrescentar aquilo que acha que será importante, agilizando o processo.
2. Escreva um roteiro
Sejamos sinceros: não há como fazer feedback no improviso. Aproveite sua planilha e faça uma lista dos tópicos para tratar e, inclusive, como contraditar as eventuais objeções. Essa ação torna o processo mais direto e evita mal-entendidos.
3. Quebre o gelo
Não vá de cara falando sobre as questões profissionais, os resultados de avaliações ou os planos futuros que você tem para o colaborador.
Uma das dicas de como fazer um feedback com os funcionários é criar o famoso rapport, da mesma maneira que um bom vendedor deve fazer com o cliente.
Pergunte sobre a família, um curso que ele está fazendo ou, quem sabe, aquela viagem que ele postou no Facebook. Enfim, tente criar um clima inicial favorável.
Leia também: PNL em vendas — alcançando resultados poderosos nas vendas.
4. Apresente um resumo sobre o que vai falar
A quarta dica de como fazer um feedback com a equipe é passar um pequeno briefing do que será falado.
Assim, o funcionário relaxa e percebe que se trata apenas de uma conversa franca, com o objetivo de falar sobre os pontos fortes e de melhoria, exemplos em que foi bem ou não (se houver) e, ao final, planejar a evolução dele na empresa.
Vamos detalhar tais pontos a seguir.
5. Seja totalmente sincero e leal
Por mais que seja doloroso para alguns apontar as falhas de pessoas com quem se relacionam, isso deve ser feito. Mas é claro que de uma forma sutil e que não deixe seu colaborador constrangido.
Da mesma forma, reconhecer as virtudes do funcionário adequadamente tende a fortalecer a relação de trabalho durante o feedback profissional.
6. Comece pelos pontos fortes
A famosa tática de começar com as boas notícias sempre funciona! Durante o feedback profissional, diga o que acha bom no desempenho e nas habilidades, competências e atitudes, indicando como tudo isso ajuda a empresa.
7. Traga exemplos reais de bom desempenho
Na sétima parte de como fazer um feedback construtivo, é a hora de reforçar sua avaliação com exemplos concretos e dados. Isso faz o colaborador perceber que foi notado de verdade e que você se importa com o que ele faz e o observa de perto.
Um bom exemplo de feedback profissional é apresentar os pontos em que o funcionário foi bem, como bater as metas de vendas ou gerenciar uma atividade assertivamente.
8. Mostre os pontos fracos
Ninguém é perfeito e este é um dos momentos mais importantes do feedback: falar sobre os pontos fracos.
O segredo aqui é tratar as eventuais falhas como pontos a melhorar e sinalizar que você está disposto a auxiliar o colaborador a desenvolver essas melhorias, com conselhos e outras indicações, como cursos ou mentorias de colegas mais experientes.
9. Mais uma vez, traga exemplos reais
Do mesmo modo que fez com os pontos fortes, é importante mostrar porque você considera aqueles os pontos fracos do funcionário. Nem sempre isso é possível, como no caso de atitudes negativas, mas, quando apresentar fatos, evite comparações com colegas!
Um dos exemplos de feedback profissional, nesse caso, é apontar um erro do colaborador que prejudicou a equipe, como uma discussão desnecessária com o colega.
10. Apresente um plano de ação
Como fazer um feedback construtivo sem traçar um plano de melhorias? Muitos gestores e empreendedores não percebem que o principal objetivo do feedback é apontar soluções, não falhas ou culpados!
Para isso, é vital alinhar com seu colaborador quais as providências que precisam ser tomadas para que ele supere suas dificuldades em determinados pontos.
Você pode indicar cursos, treinamentos, coaching e maneiras de lidar com certas situações, além de se comprometer a mostrar como você fazia isso quando ocupava um cargo semelhante ao dele.
Nessa linha, é crucial sinalizar como os pontos fortes do funcionário encaixam-se nos planos e que outras habilidades ele deveria desenvolver para poder crescer ainda mais na empresa.
Esse planejamento deve ter as datas em que determinados eventos acontecem e como medir se os objetivos foram alcançados. Marque a próxima reunião em que discutirão o assunto e analisarão os progressos.
Percebeu como fazer feedback pode ser uma excelente ferramenta para o desenvolvimento profissional de sua equipe e a melhoria dos resultados na empresa?
Para complementar, leia mais um artigo e prepare-se ainda melhor para essa reunião de feedback: autoavaliação profissional em 15 perguntas rápidas.