Saber como montar uma carteira de clientes é fundamental para empreendedores, gestores ou mesmo vendedores e representantes comerciais
E, mais uma vez, a adoção de um sistema de CRM e a gestão do relacionamento com o cliente se tornam um fator de sucesso nessa busca.
Porque durante toda sua jornada profissional ou empreendedora, você coleciona uma série de relacionamentos profissionais e comerciais, e deve fazer o possível para manter laços com essas pessoas.
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Um dia, podem ser seus clientes… Não se trata de cultivar “amizades”, não é isso! – É preciso manter esses relacionamentos em longo prazo e encará-los como realmente são: pessoas que você conheceu profissionalmente e que podem, de alguma forma, algum dia, voltar a ter relações comerciais mais estreitas com você.
Quer saber como montar uma carteira de clientes? Confira nossas 7 dicas!
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7 dicas de como montar uma carteira de clientes
Saber como fazer uma carteira de clientes é uma coisa, saber como gerenciá-la, já é outro passo. Nossa sugestão é que você conheça profundamente o conceito de CRM e suas aplicações no dia a dia da empresa. Para isso, dê uma olhada nestas postagens:
- Saiba tudo que um software de CRM pode fazer por sua empresa
- Fidelização de clientes é legal: clientes sempre com você!
- 3 fatores de sucesso no marketing de fidelização de clientes
Confira, agora, nossas 7 dicas de como montar uma carteira de clientes:
1- Defina um perfil de clientes
Esse é o primeiro passo e o mais importante. Antes de montar sua carteira, é preciso entender quem são seus clientes ideais, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
No caso de empresas, qual o porte delas? A que ramos pertencem? Qual o “problema” que sua empresa resolve para elas? Seu foco são empresas que produzem bens de consumo, tocam grandes projetos, são do varejo?
O mesmo vale para o B2C: qual a idade, região, profissão, estado civil, crenças, valores atitudes e preferências de seus clientes?
Sem estas respostas, os próximos passos serão infrutíferos, não tem como montar uma carteira de clientes sem conhecê-los profundamente!
2- Use as redes sociais para networking
Não apenas da forma que você pode estar pensando, fazendo perfis e fanpages para sua empresa. Isso deve ser feito, é claro, mas e suas páginas pessoais?
Entre em contato com velhos amigos de escola, funcionários antigos, chefes do passado, colegas de outras empresas, a turma da faculdade e do MBA e sonde se existe a possibilidade deles ou das empresas onde trabalham se tornarem clientes.
Apenas não seja “o mala”. O ideal é usar o LinkedIn para isso.
3- Indicações de clientes
Quem melhor que um cliente para indicar outro? Pense assim: se ele está satisfeito com seu serviço ou produto, não tem porque não indicar sua empresa para um amigo ou empresário de sua relação.
E quem receber a recomendação dele, estrá recebendo um feedback muito positivo sobre sua empresa.
4- Contratar vendedores com carteira já montada
Um atalho muito comum que muitas empresas tomam. Em bancos isso é uma prática bem antiga. Ao trazer o gerente para uma nova instituição financeira, como os serviços são muito semelhantes, hoje em dia, usualmente o gerente contacta todos seus antigos clientes e os chama para o outro banco.
Em outros ramos isso também é possível. Apenas tome cuidado: da mesma forma que você atraiu leads dessa maneira, seus concorrentes podem fazer o mesmo.Watch Full Movie Online Streaming Online and Download
Use também os melhores processos de RH para ter certeza de que está contratando um profissional que vai atender às suas necessidades.
5- Participar efetivamente de eventos e feiras de negócios
As pessoas se esquecem, mas eventos e feiras foram feitos exatamente para isso: criar relacionamentos, conhecer pessoas, estreitar contatos comerciais. Mesmo que sua empresa não tenha um stand na feira, compareça, mostre-se, seja visto, assista palestras, troque cartões e aproveite para relaxar um pouco também.
6- Dar palestras e oferecer cursos
Nem todo mundo tem esse dom, mas um de seus vendedores pode ter. Ou, às vezes, é até mais indicado contratar um bom palestrante e patrocinar um evento que atrairá o perfil de clientes que você deseja conquistar.
Nada como montar uma carteira de clientes oferecendo a eles conhecimento e mostrando toda capacidade de sua empresa em entregar as soluções que eles procuram!
Para baratear custos, você pode fazer isso em conjunto com empresas que não são concorrentes, mas atendem o mesmo perfil de clientes. Isso vai atrair ainda mais público e gerar um networking muito valioso!
7- Pratique o marketing de conteúdo
Nossa última dica de como fazer uma carteira de clientes tem um raciocínio semelhante ao do tópico anterior. No marketing de conteúdo usam-se mídias sociais e principalmente blogs dentro do site de sua empresa para disponibilizar conteúdos valiosos, dicas importantes e outros assuntos relacionados a interesses de seus clientes.
Isso é feito com ajuda de técnicas de SEO, em que se descobrem quais as palavras-chave mais usadas por seus clientes ao fazerem buscas no Google, e se escreve sobre esses assuntos.
Conforme o cliente vai percebendo que sua empresa domina essas temáticas, ele pode perceber que existe ali uma solução para um problema que ele tem. Aí, acontece de ele preencher um formulário online para baixar um e-book, assinar uma newsletter ou se inscrever em uma de suas palestras. Bingo!
Ele acaba de entrar para sua carteira de clientes, pois você já tem os conatos de uma pessoa interessada em conhecer melhor sua empresa!
Se você quiser mais dicas de como fazer uma carteira de clientes, conheça este roteiro para fechar mais negócios: As 7 etapas do processo de vendas: siga esse passo a passo!