Como ter sucesso em vendas: Conheça 7 hábitos que vão ajudar você a trilhar o caminho da excelência.
Se você tem o melhor processo de vendas do mundo, tecnologia, planilhas, scripts de vendas e marketing, ainda é possível que você falhe caso não tenha força emocional para vender.
E a sua atitude, juntamente com o preparo emocional, é muito importante para que você consiga atingir seus objetivos, conquiste novos clientes e saiba como ter sucesso em vendas. Esse é o futuro que você vislumbra?
Se sim, você não pode se contentar apenas em ter o melhor background de vendas.
Você precisa ser a sua melhor arma de vendas, com comportamentos e atitudes que sejam favoráveis ao sucesso.
Quer saber como? Continue com a gente e aprenda não só como ter sucesso em vendas, mas como também se tornar um vendedor de excelência.
OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo
Jeff Keller, autor do best-seller “Attitude Is Everything” (“Atitude é Tudo”, na tradução livre), descreveu as principais emoções que os melhores vendedores devem cultivar. Em geral, o ideal é torná-las um hábito verdadeiro para ter sucesso nas vendas.
Com isso, adaptamos esses sentimentos em 7 principais dicas para que melhore sua performance em vendas. Acredite, cada ponto pode ser o passo fundamental para o futuro que você vislumbra. Então, não perca tempo!
Depois de ler este conteúdo, você pode até fazer uma lista desses mandamentos e colocar na sua cabeceira, para que eles sejam a primeira coisa que você veja ao acordar, ou até colar essas dicas no espelho, para que você revise os comportamentos que deve treinar.
Independemente do que escolher, só trate de fixá-los bem e adaptar essas dicas à sua rotina, combinado? Conheça abaixo as 7 atitudes diárias para que você tenha sucesso em vendas!
Veja também: Quem é o melhor vendedor do mundo?
O que você vai conferir:
Como ter sucesso em vendas?
1. Seja paciente
Cada cliente tem seu próprio processo de tomada de decisões e seu ritmo na hora de decidir.
Em meio a isso, encurralar ou pressionar seus clientes para comprar é como puxar as mudas de uma planta para que ela cresça.
Enquanto você estiver disposto a ajudar um cliente, você deve se recusar a ficar frustrado quando ele não compra tão rápido como você queria.
Aliada número 1 de um bom vendedor, a paciência ajuda que você enxergue o momento exato de pedir a venda. Se você faz isso, vai conseguir vendas que nenhum de seus concorrentes conseguem.
Vender é como um jogo. Portanto, prepare-se bem e espere pela hora certa. Então, só nesse momento, aja.
2. Permaneça comprometido
Outro ponto é que os clientes precisam confiar que você está disposto a fazer o que for preciso (legal e eticamente) para que eles sejam bem sucedidos.
Por isso, enquanto vendedor, você deve acompanhar seu cliente, independente dos compromissos que tenha, até garantir que ele tenha feito a melhor escolha possível.
Um bom vendedor não vai desistir até que esteja claro que não pode ajudar seu cliente.
Além disso, o vendedor precisa estar comprometido com ele próprio e com seu potencial cliente. Com isso, não demonstre desânimo e muito menos perca sua concentração com a situação. Esteja inteiramente ali e respeite o processo.
Quando você fica (e se mostra) comprometido apenas consigo mesmo, você esquece de servir ao seu cliente. Por outro lado, se você se compromete apenas com o cliente, esquece a hora de parar, a hora de ceder e, até mesmo, a hora de dizer não.
Então, encontre o equilíbrio e seja comprometido. Esse pode ser o passo decisivo para que alcance o sucesso!
3. Fique entusiasmado
Não há como ter sucesso em vendas sem entusiasmo. Isso porque ele é um sentimento contagiante, que afeta sua motivação e produtividade.
É por isso você precisa estar entusiasmado consigo mesmo, com a sua empresa, produto e clientes.
Para se manter entusiasmado, coloque em prática o seu desejo de ajudar as pessoas a melhorarem suas vidas e, assim, criarem mais riqueza e sucesso para todos.
É justamente o seu entusiasmo, quando fala do seu produto, da sua solução e de tudo que pode fazer para ajudar o seu cliente, que vai contagiar seu interlocutor para que ele queira saber mais sobre o que você faz.
Lembre-se sempre que a venda é sempre um momento chave em que se oferece uma solução para combater uma dor. Em meio a isso, esse momento deve ser positivo e animador.
Ter isso em mente vai ajudar você a seguir em frente: os vendedores de verdade exalam entusiasmo contagiante sobre o que fazem.
4. Mostre-se curioso
Ser curioso significa estar vivo para os mistérios e enigmas da vida. Cada cliente e cada situação é diferente e tem algo importante a ensinar. Então, mergulhe nessa interação como se ela fosse a mais importante da sua vida.
É preciso manter olhos e ouvidos abertos para qualquer conhecimento. As informações que absorve são fundamentais para que você se comunique melhor e permitir que os clientes sejam bem sucedidos.
A curiosidade, inclusive, vai ajudar você a manter sua inteligência em dia, se manter à frente da concorrência e, principalmente, ser um verdadeiro portador das boas novas, que deve ser a missão de todo vendedor.
Somos histórias ambulantes. E manter-se curioso é enriquecer diariamente essas histórias. Assim, elas podem cativar cada vez mais pessoas.
5. Seja corajoso
Como vendedor, você precisa ter a coragem de assumir os riscos necessários para expandir o seu negócio e vender suas soluções. Dessa forma, mesmo em cenários pessimistas, tenha coragem!
Não sacrifique suas metas e ambições para conseguir uma falsa sensação de segurança. Afinal, não é assim que se expande ou se avança algo. Mas, sim, tomando novas ações que ainda são inéditas para você. Crescer é isso.
Não tome o caminho mais fácil quando sabe que o caminho mais espinhoso vai levar você a conquistar seus objetivos. Pense bem: como ter sucesso em vendas sem ser destemido e encarar desafios?
Os atalhos sempre vão levar aos lugares onde as pessoas já estiveram. Portanto, tenha a coragem de pegar caminhos mais difíceis, aprendendo a vencer o medo e não se deixando vencer.
Uma via interessante é aplicar a teoria do fluxo para aumentar a produtividade nas vendas. Não perca tempo em aprender para continuar se desenvolvendo!
6. Seja franco
Não separe seu propósito de suas verdadeiras motivações. Seja honesto com seus clientes e colegas, mesmo quando estiver em desvantagem.
Nunca use táticas de manipulação para enganar os clientes. Manipulá-los, ou até mesmo fazê-los comprar sem necessidade, pode reverberar contra você em situações futuras.
Em meio a isso, a verdade será o seu passaporte para conquistar o respeito de seus clientes. Ser franco, acredite, vai fazer você abrir novas portas. Ainda que, pela franqueza, seja necessário você fechar algumas outras.
7. Mantenha-se flexível
A vida é sobre mudanças: nada permanece o mesmo. Desse modo, seja flexível, de modo que você possa observar aquilo que está funcionando e o que não está.
Mudar a sua abordagem para coincidir com mudanças de circunstâncias é um dos segredos de como ter sucesso em vendas.
Feito isso, adapte-se para que possa atender melhor às necessidades de cada cliente. Afinal, é justamente a capacidade de se adaptar a cada cliente que vai possibilitar o seu crescimento e, por consequência, do seu negócio.
Como já dizia o famoso ditado: adapte-se ou morra.
Você está pronto para praticar? Relembre as principais dicas com o nosso infográfico:
Como ser um vendedor de sucesso?
Ser um vendedor de sucesso é alinhar teoria e prática, é adquirir habilidades que o façam aprender com as situações de forma natural, é ter confiança em cada gesto.
Com todos as dicas apresentadas acima, fica muito mais fácil que você se desenvolva de forma sustentável e torne-se um vendedor de sucesso. Ainda assim, apenas conhecê-las não é o suficiente. Ser um vendedor de sucesso é agir de forma natural.
Vá além dos conceitos
É preciso que você adote as boas práticas listadas aqui em seu cotidiano e, mais do que isso, aprenda com seus erros e acertos.
Se você já está inserido na área de vendas há um tempo, deve ter percebido que cada contexto traz, com ele, uma infinidade de peculiaridades. Um bom vendedor as observa com calma e adapta seu conhecimento a essas situações.
Veja bem: conhecer o que é preciso para ter sucesso em vendas não é o mesmo que ser um vendedor de sucesso. É necessário ir além!
E quanto mais você se mostra inquieto para aprender, absorver e se desenvolver, mais completo você se torna.
Adote a melhoria contínua
Para se tornar um profissional cada vez mais completo, você precisa ter calma.
Um bom comportamento demora um certo tempo até se tornar um hábito. E, mesmo quando ele se torna um hábito, pode ser que ele não faça mais tanto sentido.
Portanto, é preciso praticar e relembrar diariamente o que você deve fazer para conseguir vender melhor — adotando a melhoria contínua na sua vida.
Só assim um vendedor estará no caminho do aprimoramento. Por mais que você saiba, a melhoria contínua é o único caminho para o sucesso. Agarre-se a ela e ao que você deseja ser.
Isso é ser livre. É melhoria contínua que permite que você recalcule rotas e observe o que está (ou não) dando certo no seu dia a dia.
Organize suas informações
Para que a melhoria contínua e tudo que você adota seja, de fato, sustentado ao longo do tempo, você precisa organizar suas informações com clareza.
Afinal, um vendedor de sucesso não deixa de ser um vendedor organizado, que sabe, justamente, transformar informação em algo que o retroalimenta enquanto vendedor.
Consolidar informações é solidificar seu próprio passado, levando você a um novo (e brilhante) futuro!
Para isso, pode ser necessário adotar um CRM em nuvem. Assim, você consegue se situar melhor em relação a tudo que absorve em sua vida profissional — transformando isso em algo revolucionário na sua carreira!
Saiba o que não fazer
Se as tendências da área de vendas mudam com frequência — e você precisa sempre renovar seu conhecimento — o que segue mais ou menos da mesma forma são os hábitos os quais você não deve adotar.
Querendo ou não, é mais fácil saber o que é errado do que entender o que é o certo. Portanto, tenha sempre em mente o que não fazer.
Aprenda estes 5 NÃOS para ser um vendedor de sucesso:
1. Não é necessário ser melhor do que outros vendedores
Ser um vendedor de sucesso é um processo de autoconhecimento. Então, foque em encarar mais a si mesmo e seu próprio desenvolvimento.
2.Não é possível tornar-se mais produtivo sem produzir mais
Em geral, o principal ativo para que um vendedor utiliza para se desenvolver é o tempo. Portanto, é fundamental utilizá-lo para produzir e avançar pelo caminho da produtividade.
3. Não dá para entregar mais resultados sem se se dedicar mais
O nível de dedicação que você tem hoje é o suficiente para o resultado que você atinge hoje. Dessa forma, se quer ter melhores resultados, é preciso se dedicar ainda mais.
4. Não há como atingir seus objetivos sem se especializar mais
Todo bom vendedor é extremamente especializado no que fala. Desenvolver-se como vendedor é também especializar-se.
5. Não há caminho fácil nas vendas
Pode ser que você tenha um dia bom, um mês, um ano… Mas é preciso aprender com vontade para manter-se como um bom vendedor. Reconhecer que não há caminho fácil faz com que você se desenvolve mais e conquiste a autonomia de ser um vendedor de excelência.
Reconhecer esses 5 nãos é um caminho que pode dar ainda mais segurança na sua jornada.
Ser um vendedor de excelência é um ato contínuo. À medida que você vai desempenhando seu trabalho e se mostrando um profissional diferenciado, seus clientes lhe dão ainda mais valor e as vendas de sucesso aparecem. Como em um ciclo virtuoso.
Mantenha o ciclo virtuoso
E um dos principais desafios é justamente manter esse ciclo virtuoso. Não basta chegar até ele, mas se consolidar todos os dias como o vendedor de sucesso que você trabalhou para ser e, agora, pretende continuar sendo.
Esse caminho é um caminho de melhoria e prática diária de novos hábitos, visando um novo comportamento para novos e até melhores resultados.
Quer saber ainda mais dicas de como ter sucesso em vendas? Leia nosso e-book sobre como o CRM pode ser decisivo para que você atraia, fidelize e satisfaça mais clientes.