Muitas vezes, você tem em mãos uma lista com números de potenciais clientes e leads qualificados, porém, não sabe ao certo como fazer vendas por telefone. Pensando nisso, separamos algumas dicas para vender por telefone, desde a primeira abordagem, de maneira mais eficiente.
Principais aprendizados deste artigo:
- É possível usar o LinkedIn para prospectar clientes, pois a plataforma permite que você procure e encontre os contatos de potenciais leads de maneira fácil e rápida.
- Ser educado com a pessoa que te atendeu é uma das dicas de atendimento ao cliente que pode aumentar as suas chances de ter seus recados repassados ou até mesmo conseguir um contato direto para fechar uma venda.
- É importante não desistir no primeiro não ao fazer a prospecção de clientes por telefone, mas, ao mesmo tempo, é necessário saber quando não vale a pena insistir na venda.
- Para conquistar ainda mais clientes em suas ligações comerciais, você também pode conferir a nossa apresentação com 8 dicas de como vender mais e bater suas metas.
Afinal, mesmo com a popularização da internet, o telefone ainda é uma arma importante na mão das empresas e podem conquistar e até fidelizar muitos consumidores. Desde que a jornada do cliente seja conduzida da maneira correta para este meio.
Quer aprender como fazer isso? Então continue lendo para aprender como fazer vendas por telefone e bater suas metas!
5 dicas para vender por telefone e conquistar mais clientes
As pessoas que atendem o telefone, geralmente, não estão preparadas para receber uma proposta comercial. Ou você acaba ligando para o departamento de TI quando, na verdade, queria falar com o pessoal do marketing, de compras ou até mesmo com o dono da empresa.
Quando isso acontece, o que fazer?
Bem, para aprender como dar a volta por cima, separamos 5 dicas de prospecção por telefone que podem te ajudar a conquistar mais clientes e vender mais. Confira!
1. Use o LinkedIn para conhecer a empresa
Ao pensar em como oferecer um produto ou serviço por telefone use e abuse do LinkedIn. Isso porque, muitas empresas estão criando perfis na rede social, que é voltada exclusivamente para fins profissionais, e incluindo seus funcionários.
Com isso, ao fazer uma busca rápida pelo nome do negócio, você conseguirá ver com quem poderá falar para apresentar a sua empresa. Legal, não é?
Inclusive, há uma grande chance de encontrar executivos ou até mesmo os donos dos empreendimentos. Enfim, alvos que podem se transformar em leads qualificados com a abordagem correta.
Uma dica de como fazer vendas por telefone, utilize os filtros do próprio LinkedIn para excluir empresas de outros países ou fora da sua área de atuação. Assim, você poupa bastante tempo e vê apenas o que é relevante.
Aperte o play no vídeo a seguir para ver algumas de como usar o LinkedIn para vender mais com o Thiago Reis:
2. Seja sempre muito educado
Ainda entre dicas de prospecção por telefone, está: seja educado. Até porque, pior do que receber uma ligação que não tem um pingo de relevância para a sua vida, é atendê-la e ter que falar com uma pessoa mal-educada.
Caso tenha ligado para o departamento errado, quem te atendeu pode se encontrar nessa situação. Se isso acontecer, a melhor saída é agradecê-la com sinceridade.
A ideia é que ela pense “nossa, que pessoa interessante e educada, vou ajudá-la no que ela precisa”, o que não acontecerá se você despejar suas frustrações na chamada.
Agora atenção para uma das dicas de vendas por telefone mais importantes: mesmo que sua ligação caia na telefonista, ser gentil poderá, em alguns casos, te garantir o contato direto com a pessoa que toma decisões.
Isso porque, ser agradável, pode aumentar as chances de quem atendeu a ligação fazer um esforcinho a mais para te ajudar.
E mesmo que você não consiga o número certo no momento, na próxima vez que ligar, terá mais chances de que quem te atendeu se lembre do seu contato e esteja preparado para te ajudar.
3. Não desista facilmente
Uma das grandes virtudes dos empreendedores bem-sucedidos é a persistência. Ou seja, não desistir facilmente, mesmo ao receber um, ou mais, não.
No entanto, a quinta dica de como vender mais por telefone é: é preciso saber dosar os níveis de persistência, mas nem se tornar irritante e nem investir tempo e esforço em algo que será em vão.
Se não conseguiu o que queria logo de primeira, mas, mesmo assim, acredita que aquele contato é realmente importante, não tenha medo de continuar insistindo. Ligue outras vezes para oferecer seu produto ou serviço pelo telefone. Não espere que ele entre em contato com você.
Inclusive, um erro que grande parte dos profissionais comete é enviar uma proposta por ligação e esperar que o potencial cliente retorne. É preciso pensar que a pessoa que a recebeu pode estar com milhares de coisas para resolver e a conversa de vocês ficou lá no final da lista de prioridades.
Portanto, outra das melhores dicas para vender por telefone é lembrar a pessoa que você existe e ainda tem interesse no negócio. Isso serve para mostrar que ela é importante.
Anote as datas de contato e quando você ligará novamente em post-its ou em um calendário. Assim, não há riscos de esquecer ou ligar cedo demais.
A boa notícia é que o Agendor pode te ajudar com isso, já que com ele você consegue criar tarefas dentro dos históricos de relacionamentos e até programar o envio de um e-mail de lembrete.
4. Se não conseguiu falar com quem deseja, deixe um recado
Outra das dicas de como vender bem por telefone é, se a pessoa que te atendeu não foi quem que te interessava ou até mesmo não tinha o poder de tomar decisões, deixe um recado e garanta que ele será repassado para quem interessa. Inclusive, essa é uma importante tática de venda por telefone.
E é justamente na hora de oferecer um produto por telefone que os atributos “bem educado”, “simpático” e “interessante” entram em cena. Isso porque demonstrar todas essas características aumenta as chances de quem te atendeu achar você interessante.
Dessa maneira, na hora em que a chamada for finalizada, se o seu contato foi bacana, interessante e persuasivo, a pessoa se lembrará com mais facilidade de você.
Ainda nessa dica para vender por telefone, é bom tentar puxar a conversa de onde você parou, para demonstrar que lembra da pessoa. Mas sim, nós sabemos que isso não é fácil.
Por isso, o Agendor conta com uma ferramenta de histórico de interação com o cliente, que te permite salvar essas informações para conferir no futuro. Clique no vídeo a seguir para descobrir como ela funciona.
5. Se necessário, use outros meios de comunicação
Às vezes, uma empresa não tem políticas tão rígidas sobre passar os dados para contato direto, seja com o dono, diretores ou gerentes.
Então, aproveite a oportunidade da ligação e PEÇA outros dados de contato da pessoa com quem você quer falar. Vale usar email, enviar SMS, mensagem no LinkedIn, enfim… Seja VISTO e LEMBRADO!
Porém, saiba dosar o nível de insistência para não parecer chato. A ideia é apenas mostrar que você tem realmente interesse em fazer negócio com eles.
Até porque, todo mundo recebe várias propostas comerciais de negócios mensalmente, então você precisa utilizar todas as técnicas possíveis para se destacar.
Outra dica de vendas por telefone muito importante é: vale mais a pena ser chamado de chato e conseguir a venda, do que ser bonzinho e não ter resultados.
Resumindo, para fazer uma boa abordagem de vendas por telefone, é necessário que você:
- Use o LinkedIn para conhecer a empresa;
- Seja sempre muito educado;
- Não desista facilmente;
- Se não conseguir falar com quem deseja, deixe um recado;
- Se necessário, use outros meios de comunicação.
Dica extra, use palavras-chave para chamar atenção dos clientes no telefone:
Foque em sempre atingir suas metas
Agora que você tem este arsenal de dicas de como vender por telefone, que tal organizar sua área comercial com ajuda de um kit de planilhas para, em seguida, iniciar uma campanha matadora de vendas por telefone?
Afinal, não basta apenas conhecer as dicas de como vender bem por telefone, se toda a equipe comercial não sabe se está atingindo os resultados esperados, não é mesmo? Por isso, baixe agora, gratuitamente, o nosso Kit de Planilhas de Vendas.
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Créditos pela foto: lioliz