Um e-mail de vendas é uma ferramenta digital que ajuda a apresentar produtos e serviços a leads e clientes, enviar orçamentos, estreitar a comunicação com compradores, fechar negociações, realizar processos de pós-venda, e muito mais!
O que você vai conferir:
Principais aprendizados deste artigo
- Saber como vender por e-mail é uma forma de aumentar as conversões e, com isso, o faturamento da empresa.
- Aplicar boas técnicas de persuasão nos textos é um caminho para estimular o cliente a fechar o negócio com você.
- Porém, é essencial saber se as abordagens estão dando certo, e uma forma de fazer isso é mensurando a taxa de abertura de e-mail.
- Há também outros indicadores que ajudam a acompanhar como está o desempenho do time de vendas, como os que apresentamos no Guia: KPIs de Vendas. Baixe agora e conheça cada um!
- E para deixar o dia a dia de equipe comercial mais fácil, e saber o momento certo de enviar e-mails para os clientes, cadastre agora mesmo sua empresa no Agendor, um CRM realmente completo!
Porém, se você acha que uma abordagem de vendas por e-mail é coisa do passado, é hora de rever suas técnicas!
Dados da Statista mostram que:
- 60% dos brasileiros usuários de internet, pesquisados entre março e julho de 2023, disseram ter enviado e recebido e-mails nesse período;
- até 2026, serão enviados mais de 392,5 milhões de e-mail, por dia, em todo o mundo;
- no Brasil, os gastos com publicidade por e-mail devem atingir US$ 257,50 milhões em 2024 — inclusive, essa ferramenta é usada para envio de conteúdo personalizado com o objetivo de aumentar o engajamento e impulsionar as taxas de conversão.
O que estamos querendo dizer com esses números? Que apesar das novas formas de comunicação que surgiram com o passar do tempo, a exemplo dos aplicativos de troca de mensagem, o e-mail de vendas ainda é uma arma poderosa.
O segredo está em usar as técnicas certas e criar um texto encantador para atrair e converter os clientes. Veja, agora, como fazer isso!
Precisando melhorar sua abordagem de e-mail de vendas para clientes? Que tal algumas dicas de como escrever um e-mail de vendas para seus clientes?
Para você, escrever um e-mail para vendas é um trabalho de adivinhação? Precisa decifrar a mente de seu potencial cliente e saber o que escrever para que ele tenha a boa vontade de ler você?
Realmente, muitas vezes parece que estamos diante de uma situação muito parecida com essa.
Obviamente, somos todos diferentes, mas em muitos casos nossos cérebros estão propensos a reagir aos gatilhos psicológicos de uma forma semelhante, seguindo um padrão que pode ser usados em e-mails de vendas para clientes.
O que torna um e-mail de vendas perfeito?
Se formos definir um e-mail de vendas perfeito, seria aquele que tem uma ótima taxa de abertura, e que leva o destinatário a tomar a decisão de compras a favor da sua empresa, concorda?
Será que é possível alcançar essa perfeição? Existem algumas técnicas de vendas por e-mail que ajudarão você a chegar bem perto. Veja!
- crie uma linha de assunto cativante;
- use uma saudação personalizada;
- elabore uma introdução breve e direta;
- tenha uma proposta de valor clara;
- insira uma chamada à ação forte.
Vamos aos detalhes?
Crie uma linha de assunto cativante
O assunto do e-mail para vendas é o primeiro campo que seu potencial cliente lerá. Logo, se essa parte não despertar interesse, as chances de ele abrir para ler o conteúdo são mínimas.
Como resolver isso? Da seguinte maneira:
- crie uma linha que tenha entre 61 e 70 caracteres: já considerando espaços e elementos extras, como emojis;
- explore o senso de urgência: por exemplo, “veja agora” ou “válido somente para este e-mail”;
- insira números: como “sei como aumentar seu lucro em 20%”;
- explore perguntas: a exemplo de “quer saber como?”;
- coloque o nome do cliente: “Oi, [nome], aumente seu lucro em 20%. Quer saber como? Descubra agora!”
Use uma saudação personalizada
Para criar saudações personalizadas em um e-mail de vendas, comece a conversa chamando o leitor do seu texto pelo nome.
Se já o conhece, pode explorar outros dados de personalização, como o nome da empresa no qual esse potencial cliente trabalha, ou mesmo um evento ou lugar onde se conheceram.
Essa é uma técnica de vendas por e-mail que gera proximidade logo nas primeiras linhas do conteúdo.
Elabore uma introdução breve e direta
Ninguém tem tempo a perder hoje em dia, essa é a verdade. Logo, se seu e-mail for entediante, enrolado e maçante já na introdução, é bem provável que, quem está lendo, desista de chegar até o final.
Por isso, o ideal é fazer uma breve abertura, indo direto ao motivo do contato e deixando ganchos para o restante do conteúdo. Por exemplo, você pode começar assim:
“Oi, nome!
Sou [nome] da [empresa]. Lembra que nos conhecemos no evento [nome]?
Naquele dia, você comentou que precisava de um CRM para o seu negócio. Então, vim apresentar as funcionalidades que o sistema da empresa oferece para ajudar a sua.”
Tenha uma proposta de valor clara
A proposta de valor é a apresentação dos benefícios que a sua solução pode gerar para quem adquiri-la. O objetivo é mostrar para quem está lendo seu e-mail por quais motivos vale a pena comprar seu produto, ou contratar seu serviço, e quais vantagens terá.
Essa abordagem é uma das técnicas de vendas por e-mail, e para criá-la, você deve:
- criar descrições claras e diretas sobre suas soluções;
- alinhar a oferta à resolução do problema que aquele potencial cliente tem;
- comprovar porque seu produto/serviço é o melhor do mercado.
Insira uma chamada à ação forte
A chamada de ação, ou call to action CTA), é uma orientação explícita do que deseja que o leitor do seu e-mail faça, tais como: “baixe agora este e-book” ou “preencha este formulário para mais informações“.
Para o CTA dar o resultado esperado, uma ótima estratégia é o copywriting para e-mails. Trata-se de uma forma de escrita persuasiva que estimula quem está lendo a executar uma determinada ação, como as dos exemplos que demos.
Ah! Outra técnica de vendas por e-mail que também pode ser usada neste momento é uma boa assinatura.
Essa parte fecha o texto, e é uma ótima oportunidade para demonstrar profissionalismo e fornecer seus dados de contato.
Tem dúvidas de como criar uma? Então confira o nosso artigo: “Modelos de assinatura de e-mails para vendedores: 4 para testar“
Dica extra! Pense na formatação
A cereja desse grande bolo é uma boa formatação. Esse cuidado é importante porque:
- gera uma boa primeira impressão;
- transmite profissionalismo;
- facilita a leitura;
- ajuda o leitor a entender a mensagem;
- aumenta o engajamento e desperta o interesse;
- estimula a leitura até o final do texto.
Então, na hora de formatar seus e-mails de vendas, atente-se ao assunto e à saudação, e dê preferência para parágrafos curtos, mas informativos.
Usar listas, negrito, itálico e imagens ajudam no entendimento e potencialização da realização do proposto no CTA.
E para inspirar ainda mais você na hora de elaborar um e-mail de vendas, criamos este artigo: “6 exemplos de email de vendas extremamente persuasivos“
Como criar um e-mail de vendas para clientes?
Entender essas sutilezas podem ajudar a aprimorar de maneira criativa o modo de persuadir nossos prospects a tomar uma ação, como resposta a seus e-mails de vendas para clientes.
Aqui, estão seis princípios psicológicos poderosos que auxiliarão você a conseguir que pessoas ocupadas parem para responder seus e-mails.
1. Apresente prova social
A prova dos conhecidos é um dos mais antigos truques quando o assunto é influência, e ainda um dos mais inteligentes.
Essa estratégia justifica o motivo de os e-mails terem taxas de abertura maiores quando enviados para várias pessoas, e taxas de resposta mais expressivas ao mencionar outras partes interessadas.
Porque quando se trata de tomar decisões — a exemplo se deve ou não responder um e-mail — as sugestões de outras pessoas são muito úteis.
O que isso significa?
Se o seu prospect vê que os colegas são receptivos às suas ideias, ficará mais propenso a dar atenção e uma parte do seu tempo a você.
Por isso, a prova social é uma ótima maneira de incentivar a resposta de um e-mail.
2. Forneça uma razão
Um estudo realizado pela psicóloga social Ellen Langer descobriu que as pessoas estavam mais dispostas a realizar um pedido quando as outras usavam a palavra “porque” em seus e-mails.
Mesmo quando o motivo seja aparentemente sem sentido, acaba sendo acatado por 93% das pessoas.
O que isso significa?
Quando você tem que pedir a alguém para lhe fazer um favor, tem mais chances de ter uma resposta positiva se fornecer uma razão para isso. O mesmo acontece nas vendas por e-mail.
Usar um “porquê” nos dias atuais, nos quais as pessoas estão cheias de listas e milhares de tarefas para serem realizadas, ajuda você a se justificar e, assim, escrever um e-mail de vendas para clientes com maior possibilidade de resposta.
3. Escolha seus números sabiamente
Vejamos três dicas rápidas que podem aumentar suas chances de conseguir fazer seu e-mail ser aberto e manter a atenção de seu prospect o tempo suficiente para obter uma resposta, tudo isso, apoiado pela ciência:
- inclua dígitos na linha de assunto: os números escrito como números (ou seja, 33 por oposição aos trinta e três), se mostraram como uma grande alternativa para fixar os olhos dos leitores online, tornando mais provável que seu e-mail seja notado em uma caixa de entrada cheia;
- use estatísticas e dados: isso faz você parecer mais credível;
- lembre-se: 3 é o número mágico: inúmeros estudos têm demonstrado que o cérebro gosta de ser presenteado com três opções, enquanto quatro pode provocar ceticismo e qualquer coisa maior do que isso pode levar à confusão. Assim, tente dividir o seu e-mail em três parágrafos curtos oferecendo três opções de horários para reuniões, ou descrever o seu produto usando três adjetivos.
Portanto, fique atento a estas recomendações quando estiver escrevendo e-mails de vendas para clientes.
4. Mantenha o e-mail para vendas curto e simples
A brevidade é a alma da sagacidade. Por isso, não é nenhuma surpresa que a alma dos e-mails eficazes também são breves e curtas.
Informações obtidas a partir de estudos realizados por cinco anos com e-mails de uma empresa de recrutamento de executivos descobriu que os e-mails mais curtos resultaram em um tempo de resposta mais rápido e maior produtividade.
O que isso significa?
Não desperdice o seu tempo. Dedique atenção ao seu público e use espaços, números, listas com marcadores e etc, para quebrar visualmente a sua mensagem de modo que fique fácil de digerir e simples de agir.
Uma pesquisa do MIT argumenta que o comprimento de um tweet — aproximadamente 140 caracteres — é o ideal para um parágrafo de texto em um e-mail. Aproveite para usar essa dica quando estiver escrevendo um e-mail de vendas para clientes.
5. Use o nome do contato mais de uma vez
Dale Carnegie dizia que o nome de uma pessoa é o som mais doce que ela pode ouvir. E ele não estava brincando.
Poucas coisas têm tanto poder sobre alguém quanto seus próprios nomes, sejam impressos ou falados.
Nossos nomes estão intrinsecamente ligados à nossa autopercepção para se tornar grande parte de nossa identidade.
Não há nenhuma surpresa, então, que nos tornemos mais engajados e confiantes em uma mensagem em que nosso nome aparece.
O que isso significa?
A personalização é a chave para a hora de escrever um e-mail para clientes. Experimente usar o nome do seu prospect na linha de assunto, e peça uma resposta que exija mais do que um simples sim ou não. No final, despeça-se saudando o seu cliente novamente pelo nome.
6. Seja específico
Ser vago não vai ajudar você a conseguir agendar nenhuma reunião importante. De acordo com uma pesquisa realizada pelo psicólogo Robert Sutton, as pessoas são mais sensíveis e dispostas a ajudar se tiverem instruções claras de como contribuir.
Uma pesquisa do Cernegie Mellon também descobriu que as pessoas estão mais propensas a responder às solicitações de e-mail para vendas que são fáceis de responder, ao contrário de mensagens complexas que exigem mais tempo e energia mental.
O que isso significa?
Um bom exemplo de e-mail de vendas é finalizá-los com declarações abertas, como “deixe-me saber o que funciona melhor para você?” ou “como está a sua agenda esta semana?”.
Ao invés de gastar tempo e energia para que o seu interlocutor não tome nenhuma decisão, seja específico para que ele responda e você seja bem-sucedido em seu e-mail.
Você deve ainda terminar cada e-mail com um call-to-action. Comprar ou não comprar? Cumprir ou não cumprir? Sempre chame o seu interlocutor à ação.
Seja específico. Isso vai ajudar você a conseguir mais respostas.
O que não fazer em abordagens de vendas por e-mail?
Para evitar perder uma venda ao escrever e-mails para clientes, o ideal é adotar boas práticas e técnicas com as que listamos abaixo.
1. Não esqueça de fazer a qualificação do lead
Você nunca pode esquecer de qualificar o seu cliente. As perguntas que faz ao seu cliente após a prospecção servem para identificar oportunidades e, ao mesmo tempo, saber se o cliente tem o perfil da sua empresa.
É preciso ter isso em mente: passar da prospecção para outra etapa da venda, como negociação, apresentação ou demonstração antes da qualificação é um erro fatal, além de uma completa perda de tempo.
Então, lembre-se sempre da sua qualificação! Esse é um gesto que mostra que você respeita não apenas o seu tempo, mas também o do cliente.
2. Não trate assuntos delicados pelo e-mail
Tratar assuntos delicados é algo muito arriscado de se fazer por e-mail e, por isso, deve ser evitado.
Assegure-se de ter qualificado bem o cliente e que qualquer notícia ruim, informação controversa ou algo do tipo seja dada por telefone.
Precisamos ser diretos, mas o tato é uma qualidade imprescindível do vendedor. Lembre-se que o cliente que não tem o seu perfil hoje pode ser uma ótima oportunidade de vendas daqui há algum tempo.
3. Não subestime o seu cliente
O seu cliente não tem dinheiro? Foi ele que disse isso a você ou está tirando essas conclusões por informações ultrapassadas?
O site do seu cliente pode ser defasado, a empresa dele pode ter informações ultrapassadas e, você pode tirar falsas impressões das coisas que encontrar a respeito do seu cliente na internet.
É importante pesquisar. Porém, novamente, qualificar o cliente é mais importante ainda.
Se tiver que optar por acreditar no que ouviu do cliente na qualificação, ou acreditar nas informações que encontrou pela internet, escolha a primeira opção.
O seu prospect merece confiança, da mesma maneira que você exige que eles confiem na sua solução.
4. Não volte atrás
Nesta nossa última dica de como escrever um e-mail para clientes, imagine que você agendou uma reunião — seja sobre uma apresentação, demonstração ou até mesmo para apresentar a sua proposta.
Então, no meio do caminho, percebeu que não será possível concretizar o negócio por algum motivo.
Pode ser pelo preço, pela incompatibilidade ou qualquer outro motivo. Porém, o seu cliente merece o seu respeito e, por isso, você não pode voltar atrás.
Se tiver más notícias, dê pessoalmente. O seu cliente merece isso por ter encontrado tempo em seu dia a dia para lhe dar atenção e conversar a respeito do seu produto.
Outros erros em e-mails de vendas e como evitá-los
Qualquer abordagem de vendas por e-mail será seriamente comprometida se você não evitar erros na redação do seu texto. Entre os mais comuns estão:
- repetir palavras;
- cometer erros de gramática;
- errar a grafia do nome ou da empresa do cliente;
- errar a grafia da sua própria empresa;
- errar suas informações de contato;
- não utilizar vírgulas corretamente;
- não utilizar o ponto final;
- não utilizar parágrafos;
- utilizar um discurso vago ou evasivo;
- não prestar atenção na formatação.
A melhor forma de não cometer essas falhas é revisando o conteúdo do e-mail antes de enviar. Para isso, releia o texto alguns minutos após escrevê-lo, e use ferramentas de correção automática, como as oferecidas no próprio Word e Google Doc, ou sites como LanguageTool e SpellBoy.
5 estratégias de personalização para e-mails de vendas
Quanto mais personalizado for seu e-mail de vendas, maiores as chances de conversão. Inclusive, esse cuidado é essencial em uma estratégia de cold e-mail, que consiste no envio de um correio eletrônico para uma pessoa com a qual não houve contato anterior.
Ao personalizar as mensagens, quem está do outro lado da tela se sentirá único e especial, e verá que você realmente dedicou seu tempo para abordá-lo.
Como fazer isso? Estas estratégias podem ajudar:
- pesquise sobre o destinatário — no mercado B2B, o LinkedIn é uma ótima fonte de informações;
- crie o texto pensando na dor e no problema que o leitor precisa resolver;
- chame-o pelo nome, conforme já explicamos;
- apresente dados relacionados ao mercado de atuação desse cliente em potencial;
- use dados para identificar em qual etapa da jornada de compra essa pessoa está e, com isso, saber exatamente o que informar para fazê-la evoluir. Aqui, usar um CRM ajuda bastante!
Como mandar um e-mail de vendas e controlar os envios?
Você pode enviar manualmente os e-mails aos seus clientes, dependendo do tamanho da sua carteira e do seu modelo de negócio. Entretanto, se a demanda for alta, o mais interessante é disparar e-mails automáticos, por meio de ferramentas como o Mailchimp, que é uma das mais conhecidas.
Geralmente, esses sistemas geram relatórios de taxa de abertura de e-mails, indicador que é essencial para saber se a sua estratégia está dando certo ou não.
Porém, para potencializar a sua abordagem de vendas por esse canal de comunicação, o ideal é integrar os dados de envio a ferramentas de gestão de clientes, como um CRM. Dessa forma, você saberá exatamente o que enviou, quando, e qual foi a resposta do cliente.
No Agendor é possível registrar e acompanhar todas as interações com seus clientes, inclusive com gravação automática de e-mails.
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FAQ – Perguntas frequentes
Para elaborar um e-mail de vendas, use técnicas como prova social, apresente a razão do seu contato, crie um texto curto, mas preciso, personalize usando o nome do destinatário, e evite abordagens vagas.
Para usar um e-mail para vender, realize diferentes testes, mesclando entre conteúdos diferentes que falam sobre a mesma proposta e envio em horários e dias distintos. Mensure os resultados verificando, por exemplo, a taxa de abertura, e confira qual modelo trouxe retornos melhores.
Para escrever um e-mail comercial use um título cativante e uma saudação personalizada, elabore uma introdução breve, tenha uma proposta de valor clara, crie uma chamada para a ação forte e atente-se à formatação e erros de grafia e digitação.