Descubra quanto custa um CRM, sua implementação e seus programas. Conheça também os tipos de sistemas existentes!

Principais aprendizados deste artigo:

  • Os valores de contratação de uma ferramenta de CRM podem variar muito em função do seu modelo. Os principais tipos de CRM são de software livre e código aberto, CRM on-demand e software projetado. 
  • CRMs de software livre e de código aberto (open source) geralmente são gratuitos e cobram taxas pelo suporte técnico ou funcionalidades adicionais por meio de assinaturas.
  • Na modalidade on-demand os CRMs já estão prontos para uso e costumam ser oferecidos como serviço, podendo ser acessados pela internet. Eles também são chamados de SaaS (Software as a Service).
  • Existem os softwares de CRM que são elaborados para atender as necessidades específicas de uma empresa. Essa modalidade é conhecida como Software projetado por se tratar de um desenvolvimento sob medida.
  • Para saber quanto custa um CRM, é essencial compreender questões que podem impactar no preço: funcionalidades da ferramenta, se a empresa oferece suporte e manutenção e quanto custa a implementação do sistema.
  • Com o apoio de um sistema CRM fica mais fácil organizar a rotina comercial e manter um relacionamento mais estratégico com seu público. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor

Quando o assunto é gestão de carteira de clientes e captação de leads, o CRM (Customer Relationship Management) é a ferramenta ideal para trabalhar com seu time de vendas. 

Imaginamos que você já conheça esse sistema, mas é sempre bom reforçar a importância para os gestores e vendedores, uma vez que ele facilita a rotina comercial: da prospecção ao fechamento, e pós-venda com o público de interesse.

Dito isso, quem atua na área de vendas é fundamental saber que existem diferentes modalidades e custos de planos mensais e de implementação dos sistemas de CRM, começando por gratuitas até instalações complexas. 

Então, saber os principais tipos de sistemas no mercado e quanto custa um CRM é mais que necessário. É exatamente isso que você vai ver neste artigo, além de entender quanto custa a implementação dessa ferramenta. 

Quanto custa a implementação de um CRM?

O preço de um sistema de Customer Relationship Management varia em função de seu tipo. 

Para você saber quanto custa a implementação de um CRM, listamos os 3 principais modelos para conhecer suas particularidades. Acompanhe!

1- Software livre e de código aberto

Esse tipo de CRM costuma ser gratuito, mas em alguns casos, é oferecido a baixo custo. Ele pode ser usado por empresas de diferentes segmentos e portes. Para acessá-lo, é preciso baixar na internet. Alguns sistemas desse modelo cobram taxas pelo suporte técnico ou funcionalidades adicionais por meio de assinaturas.

Esse sistema exige que sua organização tenha o conhecimento técnico e a infraestrutura adequada para realizar a instalação, porém oferece maior flexibilidade e controle total sobre ele. 

Como o próprio nome diz, os softwares de código aberto (open source) possibilitam que novas funcionalidades sejam inseridas no sistema para atender suas necessidades de negócios. Nesse caso, é necessário ter profissionais qualificados para instalar essas alterações.

Esses especialistas recebem em torno de R$ 50,00/hora (ou R$ 8.400,00/mês). Além da mão de obra, é preciso considerar o valor da infraestrutura, como servidores e equipamentos de rede onde irá implementar o sistema. Tudo isso, fica em torno de R$ 10 mil.

Há também a modalidade de implantação em nuvem, como alternativa. Neste caso, a mensalidade é de aproximadamente R$ 300,00.

Veja também: O que é CRM e para que serve?

2- CRM on-demand

Nessa modalidade, os sistemas de CRM já estão prontos para usar. As novas funcionalidades são adicionadas para vários clientes, ao invés de uma única empresa em específico.

Este tipo de CRM geralmente é oferecido como serviço e pode ser acessado pela internet: o software fica hospedado na infraestrutura do fornecedor, que é responsável por toda configuração, manutenção, atualização e segurança do sistema.

Nesse caso, eles são chamados de SaaS (Software as a Service), sua empresa não precisa se preocupar com a parte técnica e na maioria das soluções, esses sistemas podem ser adquiridos por meio de assinaturas mensais ou anuais.

O CRM on-demand é indicado para pequenos e médios empreendimentos, podendo ser personalizado para as demandas de cada um.

Para implementar esse sistema, o investimento fica entre R$ 50,00 e R$ 500,00 mensais, dependendo sempre das necessidades de sua empresa.

Quanto mais recursos são utilizados, como espaço necessário para armazenamento de arquivos, contatos ou o número de funcionalidades, maior será o valor.

Confira em nosso blog: Implantação de CRM: como ganhar a confiança de sua equipe nesse processo

3- Software projetado

Há também os sistemas de CRM que são elaborados especificamente para sua empresa, são os chamados Softwares projetados.

Esses projetos são criados sob medida para os negócios e envolvem uma equipe técnica dedicada exclusivamente para eles, logo o valor da hora do time é elevado. Normalmente, são especialistas da área de produto, desenvolvimento, suporte e vendas que trabalham na criação dessa ferramenta.

Dependendo das necessidades de sua organização, esse sistema de CRM pode ser a melhor escolha. 

O investimento para implementar esses sistemas pode variar conforme o projeto. No entanto, a maioria dos empreendimentos trabalha com valores por hora da mão de obra técnica.

Ou seja, se a hora do profissional custa R$ 100,00 e o projeto vai levar 100 horas para ser concluído, o valor total do projeto será de R$ 10 mil.

Dessa forma, é importante fazer um contrato com um escopo definido e prazos de entregas rígidos, para evitar custos extras no decorrer do projeto. Assim, você conseguirá avaliar quanto custa seu CRM.

Leia mais: CRM na gestão do relacionamento com o cliente: ágil e eficiente

Quanto custa um programa CRM? 

Para saber quanto custa um programa CRM, é vital conhecer o tipo de sistema que deseja usar na sua empresa: Software livre e de código aberto, CRM on-demand ou Software projetado.

Uma vez definido o modelo, é mais fácil escolher uma empresa especializada em CRM, como a Agendor, e o programa ideal. Nós oferecemos o plano gratuito e o Pro.

Na versão gratuita existem recursos fundamentais para gerenciar as vendas, com até três usuários. Veja as funções!

  • Funil de vendas;
  • Mapa de clientes para visitas;
  • Histórico de interações com clientes;
  • Gravação automática de e-mails;
  • Calendário de atividades;
  • Lembrete de tarefas/reuniões;
  • Importação e exportação de dados;
  • Suporte de e-mail.

Já na ferramenta Pro, os usuários (ilimitados) podem usar os recursos do gratuito e as funcionalidades abaixo.

  • Múltiplos funis de venda;
  • Campos customizados;
  • Automação de tarefas;
  • Personalização de funis, origens de clientes, motivos de perda;
  • Relatórios/métricas de vendas;
  • Integração com +1000 softwares;
  • API aberta para integração com ERP;
  • Níveis de visibilidade por equipe;
  • Suporte: chat, telefone e WhatsApp.

Vale dizer que nos dois planos os usuários ganham aplicativo para Android e iOS e extensão para WhatsApp Web.

Afinal, qual é o preço de um CRM?

Para saber qual é o preço de um CRM, antes é preciso entender alguns fatores importantes que podem impactar no valor, como funcionalidades de cada sistema, se a empresa especializada em CRM oferece suporte e manutenção e quanto custa a implementação da ferramenta na sua organização.

Todos esses aspectos você viu ao longo deste artigo. Essas informações podem ajudá-lo a escolher o tipo de sistema mais adequado para o seu negócio e para as necessidades da sua equipe comercial.

Ao entender o que é CRM, compreende-se que esse sistema possui variados tipos, oferecendo funcionalidades e recursos dos mais simples até os mais avançados. Entre as diversas opções, um CRM SaaS online costuma ser o mais econômico, principalmente para empreendimentos de pequeno e médio porte.

Agora, para saber mesmo quanto custa um CRM para o seu negócio, o ideal é verificar as diversas possibilidades e fazer uma análise de custos.

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