Se você souber como agir, a oportunidade de vendas será otimizada por sua demonstração de produtos!

Principais aprendizados deste artigo:

  • É preciso conhecer o público pelo qual a demonstração será apresentada. Assim, a linguagem e as soluções serão demonstradas de maneira mais clara e objetiva, pois cada perfil de cliente pode exigir uma forma de atendimento. 
  • Se você se dispôs a apresentar o produto, deve conhecê-lo nos mínimos detalhes. Isso evita que perguntas fiquem sem respostas, demonstrando a maturidade da equipe de vendas.
  • Não perca o contato com o cliente assim que a demonstração for finalizada. Por mais que não haja um interesse imediato, esse elo de comunicação poderá resultar em novas oportunidades de negócio.
  • A abordagem durante a apresentação de vendas de um produto ou serviço pode determinar o sucesso da ação. Um bom CRM também influencia no processo de vendas. Por isso, faça um teste GRÁTIS e veja como o Agendor funciona.

Demonstrar um produto é uma técnica cada vez mais utilizada para garantir que os clientes saibam exatamente pelo que estão pagando e possam, assim, desenvolver um interesse maior na aquisição.

Apesar disso, a demonstração de produtos precisa ser feita da maneira correta ou, então, o que acontecerá é um desinteresse coletivo.

Para que você consiga os resultados esperados, confira cinco dicas para ser um ótimo vendedor com ajuda das demonstrações!

5 dicas infalíveis para fazer uma demonstração de produtos matadora 

Quer fazer uma demonstração de vendas campeã? Então, siga estas boas práticas:

1. Conheça seu público

A demonstração de um mesmo produto pode ser diferente conforme o público que irá assisti-la e isso deve ser considerado quando você estiver se preparando para demonstrar.

Um público mais leigo pede uma linguagem simplificada e uma demonstração de produtos mais lenta e detalhada.

Do mesmo modo, um público mais qualificado e especializado demanda uma demonstração rápida, eficiente e que não se prolongue demais, afinal, já está familiarizado com boa parte dos conceitos.

Por isso, tenha em mente para qual público você demonstrará: quem são, quantos são e onde estão.

Cada cliente demanda uma técnica diferente. Portanto, é crucial saber identificar seu público logo no início da interação e o infográfico abaixo pode te ajudar com isso:

>>>> Veja mais: perfil do consumidor — o que é, importância e como definir 

2. Conheça o produto e treine as demonstrações

Outro erro muito comum é o de vendedores que apresentam demonstrações, mas que não estão exatamente familiarizados com o produto.

Isso significa uma demora em conseguir mostrar o efeito final, uma dificuldade em realizar uma tarefa ou uma confusão na hora de apresentar as etapas corretamente.

Se o público observar que o uso é difícil para o vendedor, que é o maior interessado, a conclusão será de que o uso por pessoas comuns é praticamente impossível.

O resultado é óbvio e fará com que o público não adquira o produto com este tipo de demonstração de vendas.

3. Construa o momento de antecipação

A demonstração envolve contar uma história: você começa mostrando um produto que parece simples e igual aos outros, mas que, com os passos certos, se transforma naquilo que a audiência sempre quis.

Por isso, é importante montar esse momento de antecipação corretamente.

Começar explicando brevemente sobre o produto e não colocar expectativas elevadas sobre ele em um primeiro momento são boas formas de conseguir uma reação positivamente surpresa do público quando mostrá-lo em ação.

>>>> Não deixe de ler: storytelling para vendas — como a narrativa ajuda a fechar negócios 

4. Interaja com o cliente

Interagir com o cliente também é muito importante para um bom resultado de demonstração de vendas. Após fazer a primeira demonstração, você pode sugerir que um cliente use o produto, caso isso seja aplicável.

Você também pode perguntar o que satisfaz o cliente e o ele quer ver o produto fazendo, desde que dentro das possibilidades, e quais são as dúvidas sobre o produto e seu uso.

A parte de preparação, inclusive, é crucial nesse momento, porque quando você antecipa e se prepara para as possíveis perguntas, sua resposta será formulada de maneira muito mais precisa.

Com isso, o cliente saberá que você possui total domínio do produto e se sentirá mais inclinado a comprá-lo.

Ao interagir com os clientes, aproveite para usar palavras fortes para chamar a atenção deles para o que você oferece. Confira algumas das melhores a seguir:

>>>> Veja mais: potencialize a comunicação com o cliente com 5 dicas 

5. Identifique oportunidades de negócio

Embora o plano de vendas normalmente tenha como intenção vender o máximo possível para o maior número de pessoas, sempre há quem demonstra maior interesse no produto, seja porque a pessoa pareceu mais impressionada, prestou mais atenção ou perguntou mais.

Nesses casos, trata-se de uma promissora oportunidade de negócio, logo, você deve identificá-la e fazer uma excelente demonstração de produtos.

Após a demonstração, distribua contatos e tire dúvidas, mas tenha uma postura proativa em relação às pessoas que parecerem mais interessadas.

Fornecer a demonstração de vendas e um atendimento preliminar de qualidade pode fazer com que as pessoas se decidam de vez pela compra, permitindo que você atinja seus objetivos.

Inclusive, se você conseguir fazer algumas pessoas comprarem logo após a demonstração, grandes são as chances de atrair mais pessoas, que se sentirão inclinadas a seguir a atitude dos clientes conquistados.

A demonstração de produtos é uma poderosa ferramenta para mostrar como o produto funciona e concretizar vendas importantes.

Para funcionar, entretanto, é fundamental seguir orientações como: estar preparado, conhecer o público, construir um momento de antecipação, interagir e identificar oportunidades ao final.

Além disso, é preciso ouvir o cliente e saber diagnosticar a verdadeira necessidade que o produto vai atender. Veja algumas dicas de como diagnosticar a dor do cliente neste episódio do Sextou com o Agendor:

E um bom CRM de vendas, como o Agendor, é muito útil nessa jornada. Afinal, a ferramenta permite que você:

  • gerencie o funil de vendas, para ver em qual estágio seus clientes estão antes de fazer a demonstração de produtos; 
  • crie um fluxo de atividades, para não perder nenhuma reunião importante; 
  • configure notificações, para não perder nenhuma mensagem; 
  • e muito mais. 

E aí, vai esperar o que para ter acesso a essas e outras funcionalidades imperdíveis? Faça um teste gratuito e comece a usar o Agendor hoje mesmo!