Frases de agradecimento ao cliente não podem soar falsas: o cliente confia em você.
Principais aprendizados deste artigo
- Utilize uma comunicação clara e sincera com seu cliente. Não utilize frases forçadas e clichês: seja sempre espontâneo;
- Analise a situação (as famosas dores e dificuldades) e adeque a sua comunicação ao cenário atual, entregando a melhor experiência e gerando valor ao cliente;
- Não utilize o WhatsApp e outros canais de comunicação só para mandar frases de agradecimento. Construa um relacionamento com o cliente e esteja disponível para ajudá-lo quando necessário;
- Entregue um atendimento único, nada de utilizar as mesmas frases ou utilizar uma linguagem fria. Seja receptivo e atencioso.
- Você sabia que conquistar novos clientes é mais caro do que fidelizar um antigo? Veja como encantar e manter clientes em nosso ebook gratuito: o passo a passo da fidelização.
Tudo bem que essas frases de agradecimento ao cliente são uma demonstração de educação muito bem-vinda, mas será que não caímos no óbvio toda vez que pronunciamos uma dessas frases para clientes de agradecimento, assim, meio batidas?
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É bom ficar alerta a isso e refletir que nada pode ser pior para espantar clientes do que a frieza ou um comportamento claramente automático.
Por isso, é bom se policiar e tentar ser o mais espontâneo e sincero possível.
Por exemplo: um cliente vai a uma loja e até encontra uma coisa que queria muito, mas só tinha a peça de mostruário. Na hora que ele está saindo, meio chateado com a situação, o vendedor diz, distraído e motivado pelo costume: – Obrigado por comprar com a gente!
É… nada bom!
Ou pior. Imagine que certo cliente esteja saindo de uma internação hospitalar e o manobrista diz, ao lhe entregar o carro: – Volte sempre!
Não, não… melhor não!
Agora, se você procura frases de agradecimento ao cliente para escrever em cartões, mensagens pessoais ou em um e-mail, é até possível anotar algumas fórmulas ou frases inspiradoras.
Mas, de novo, cuidado! Não repita a mesma frase para o mesmo cliente!
Para ajudá-lo, tanto em uma quanto em outra dessas duas situações, separamos uma série de dicas inspiradoras. Use na hora de escrever ou dizer frases de agradecimento ao cliente.
Saber agradecer é só uma pequena parte de tudo que se deve fazer para proporcionar um bom atendimento. Que tal saber ainda mais sobre este tema? Baixe nosso Kit: Atendimento ao Cliente de Forma Eficiente, feito pela Agendor em parceria com quem domina essa matéria – as empresas Endeavor e NeoAssist.
Leia também: Carta de agradecimento ao cliente: confira 4 modelos!
Antes de conhecer as mensagens de agradecimento aos clientes, que tal conhecer alguns outros tipos de frases? Confira nesta apresentação de slides:
Usando frases de agradecimento ao cliente
Agradecer faz parte da boa educação. E quando alguém gera a você ou sua empresa algum benefício, ser grato faz parte do esperado.
É claro que quando se realiza uma venda, ambos devem agradecimento um ao outro: se por um lado o cliente escolheu seu produto ou serviço (e você está agradecido por isso), por outro lado você resolveu um problema dele! Você o ajudou a encontrar o que queria, desejava ou precisava.
O segredo das frases para clientes de agradecimento é mostrar exatamente isso: que você gosta do que faz e se sente bem ajudando as pessoas a resolverem seus problemas.
Muitas vezes, você vai ouvir de volta: – Eu que agradeço!
Então vamos às dicas de frases de agradecimento ao cliente, começando por situações de Ponto de Venda (PDV).
Dicas de frases de agradecimento no PDV
Lembre-se de uma coisa importante: o cliente saiu da casa dele, pegou trânsito ou um ônibus lotado e escolheu ir até a sua loja, falar com você.
Seja agradecido e educado só por isso, de cara.
Mas a chave para o sucesso das frases para clientes de agradecimento em loja é muito simples: analise cuidadosamente a situação.
Veja alguns exemplos, não de frases prontas, mas de como agir em cada situação.
- O cliente não comprou nada mas parece ter gostado da loja: Agradeça a visita e, se tiver, ofereça seu cartão para ele, se comprometendo a ajudá-lo, se precisar.
- O cliente comprou um monte de coisas: Que tal ajudar a levar tudo para o carro, em sinal de agradecimento?
- O cliente comprou pouco porque não tinha como pagar por mais: Seja discreto e cauteloso, agradeça pela compra e peça um contato para enviar dicas de promoções e descontos na loja.
- O cliente comprou para outras pessoas (aniversário ou data especial, como Natal ou Dia das Mães). Mas não comprou para ele, mesmo gostando: da mesma forma como no agradecimento acima, peça um contato para avisá-lo se o produto vai acabar ou se está com um preço melhor.
Poderíamos dar mais dezenas de exemplos. Mas o importante é entender a ideia: analise a situação e agradeça adequadamente.
Já pensou em entender melhor os clientes em função de sua postura e outros sinais inconscientes? Assim vai ser bem mais fácil de agradecer corretamente! Aprenda essas técnicas aqui: PNL em vendas: alcançando resultados poderosos nas vendas
Veja mais: Mensagem de agradecimento no LinkedIn: adote este costume
Agradecendo ao cliente por escrito
Agora você terá a oportunidade de ser bem mais detalhado, pessoal e específico.
Dê uma olhada nestas 5 frases famosas sobre atendimento ao cliente para entender o espírito de como deve ser seu agradecimento:
Faça um cliente, não uma venda.
Seus clientes mais insatisfeitos são sua melhor fonte de aprendizado.
A qualidade é nossa melhor garantia da fidelidade do cliente, nossa mais forte defesa contra a competição estrangeira e o único caminho para o crescimento e para os lucros.
Os clientes compram pelas razões deles, não pelas suas.
Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente.
Percebeu a sutileza? Por isso, nunca apele para o emocional. Uma ideia refinada é oferecer um livro ao cliente e escrever o agradecimento na primeira página.
Seja qual for o meio de envio, use o nome do cliente, não escreva “Prezado Cliente”. E se for em papel (não eletrônico), use o final da página para assinar e pedir que todos que participaram do projeto também assinem.
Veja este exemplo inspirador de uma carta de agradecimento ao cliente:
Caro Sr. [NOME DO CLIENTE],
Ficamos melhores a cada dia no que fazemos graças à qualidade que você exige e ao prazer que temos em colaborar com sua empresa.
Encontrar a melhor solução e superar todos os desafios juntos é o que nos estimula a conhecer suas necessidades para poder atendê-las da forma ideal.
Obrigado por ter escolhido nossa proposta e por ter adotado nossa solução.
Contamos com você e com sua colaboração, bem como conhecimento e experiência, para mais um desafio de crescimento em parceria.
Obrigado!
9 mensagens de agradecimento ao cliente para ocasiões diversas
Depois de todas essa dicas, que tal conhecer mais frases de agradecimento ao cliente, focadas em situações específicas?
Confira 3 momentos em que você pode usar excelentes mensagens de agradecimento ao cliente.
Mensagem de agradecimento ao cliente pela confiança
- Obrigado por confiar em nossas soluções para alcançar os melhores resultados em seu negócio.
- A confiança depositada em nossos produtos e serviços é o melhor reconhecimento que poderíamos receber de uma empresa tão importante quanto a sua.
- Saber que uma organização com foco na qualidade total, como a sua, prefere nossos serviços e produtos é a maior demonstração de confiança que poderíamos esperar de uma empresa!
Mensagem de agradecimento de fim de ano ao cliente
- Mais uma ano ao lado parceiros como você só mostra que toda nossa dedicação traz os resultados que sua empresa merece!
- Em um ano de superação de desafios como foi este, ficamos muito gratos por manter essa saudável parceria com nossa empresa.
- Que todo sucesso que conseguimos ao seu lado este ano se repita por muitos mais ainda!
Frases de agradecimento ao cliente pela compra
- Estamos orgulhosos de perceber que todo cuidado que sua empresa usa para escolher somente fornecedores de alta qualidade levou a seleção de nossa empresa. Obrigado!
- A cada novo pedido fechado, aumenta nossa certeza de que estamos fornecendo os melhores produtos para seu negócio. Obrigado por mais esta compra!
- Planejamento, treinamento, desenvolvimento de produto, atendimento ao cliente. Nada disso faria sentido para nós se não pudermos fornecer a qualidade que você deseja. Obrigado pela compra realizada!
Confira também: 25 das melhores frases sobre clientes satisfeitos e sua importância
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