Quando se pensa em frases sobre atendimento ao cliente, existem duas que se tornaram verdadeiras lendas: o cliente sempre tem razão e se alguma vez o cliente estiver errado, releia a primeira.
Principais aprendizados deste artigo:
- As duas frases sobre atendimento ao cliente mais famosas foram criadas por uma empresa de alimentos, em meados da década de 60.
- Quando usadas como lema, as frases podem ajudar a criar uma cultura organizacional comprometida com o atendimento ao consumidor e a consolidar a empresa no mercado.
- As citações sobre atendimento ao cliente, quando usadas sozinhas, não “fazem milagres”. É preciso estimular a comunicação entre a equipe e adotar uma cultura de atendimento para obter um resultado satisfatório.
- É essencial cuidar do setor de atendimento ao cliente para garantir a excelência em cada interação com o público. Por isso, baixe gratuitamente nosso kit: como organizar atendimento ao cliente – 5 materiais TOP e veja tudo o que precisa saber para entregar a melhor experiência aos seus consumidores.
Exageros à parte, e sempre lembrando que frases de efeito não devem ser levadas ao pé da letra, você sabe quem cunhou essas duas regras como lema de sua empresa?
Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play!
Tudo começou em 1921, quando Charles Leo Leonard, um produtor de leite, fundou um pequeno comércio de laticínios.
A família prosseguiu no ramo, até que em 1969, Stew Leonard (descendente de Charles) criou a marca de varejo alimentício, com foco total em atendimento personalizado e alimentos frescos, chamada Stew Leonard’s.
Hoje, segundo dados do blog Mundo das Marcas, a empresa fatura mais de 375 milhões de dólares ao ano, tem 2.500 funcionários e 4 lojas visitadas por mais de 400 mil clientes por semana.
O que você acha, agora, das duas frases de atendimento ao cliente criadas pelo senhor Stew Leonard’s?
Se você quer algo além de frases de atendimento ao cliente inspiradoras para encantar seu público, baixe nosso Kit: Atendimento ao Cliente de Forma Eficiente
21 Frases sobre atendimento ao cliente que funcionam de verdade
Como você viu, no caso da Stew Lonard’s, lemas como este podem funcionar muito bem e gerar uma cultura organizacional forte e comprometida, considerada por muitos o último estágio da consolidação de um bom atendimento ao cliente.
Veja mais 21 frases de atendimento ao cliente proferidas por empresários, políticos e outras celebridades famosas:
Só há um patrão, o cliente. E ele pode despedir todo mundo na empresa, do presidente para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.
Sam Walton, fundador do Wallmart
Seus clientes mais INsatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.
Bill Gates, fundador da Microsoft, “A empresa” na velocidade do pensamento
Um cliente é o visitante mais importante em nossas instalações. Ele não depende de nós. Nós dependemos dele. Ele não é uma interrupção em nosso trabalho. É nosso objetivo. Não é um estranho no nosso negócio. É parte dele. Não lhe fazemos um favor ao servi-lo. Ele nos faz um favor ao nos dar uma oportunidade de servi-lo.
Mahatma Gandhi, líder político indiano
Custa cinco vezes mais caro conseguir um novo cliente do que manter um que já se tem.
Tom Peters, professor e consultor de negócios, autor de diversos livros
Clientes não são interruptores, são botões de volume.
Don Peppers e Martha Rogers, consultores, no livro Marketing um a um
Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos.
Walt Disney, desenhistas, cineasta e empresário do entretenimento
Se existe um único segredo do sucesso, ele está na capacidade de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa.
Henry Ford, empresário da indústria automobilística
O segredo para um atendimento memorável muitas vezes está em fazer o cliente se sentir genuinamente compreendido. E isso vai muito além de frases prontas — é uma habilidade que exige prática e intenção. Quer saber como colocar isso em prática?
O Gustavo Silva, SDR do Agendor, compartilha dicas incríveis neste vídeo da série Sextou com o Agendor para ajudar você a usar empatia e personalização no atendimento e conquistar clientes como nunca. Assista agora e aprimore suas abordagens:
Não é o patrão que paga os salários. Os patrões apenas controlam o dinheiro. Quem paga os salários é o cliente.
Henry Ford
Se você faz bons produtos, torne-os ainda melhores. Se faz um bom atendimento e entrega serviços de qualidade, então este é o seu negócio.
Steve Jobs, fundador da Apple
Todo mundo tem clientes. Só traficantes e empresas de software é que tem usuários.
Bill Gates, fundador da Microsoft
Os clientes se lembram de um bom atendimento durante muito mais tempo do que se lembram do preço.
Kate Zabriskie, consultora e palestrante
Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.
Philip Kotler, professor, escritor, consultor e um dos mais cultuados gurus do marketing
A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.
Philip Kotler
Já não basta simplesmente satisfazer clientes: é preciso encantá-los.
Philip Kotler
É ótimo receber elogios do chefe. Mas receber elogios de um cliente satisfeito é muito melhor.
Leandro Branquinho, palestrante sobre vendas e liderança de equipes de vendedores
Sem clientes você não tem um negócio. Tem um hobby.
Don Peppers e Martha Rogers, consultores, no livro Retorno sobre Clientes
O objetivo do marketing é conhecer e atender ao cliente tão bem que o produto ou o serviço se vendem sozinhos.
Peter Drucker, professor, escrito e consultor de negócios, outro guru da administração
Conquistar clientes “jogando os preços lá embaixo” tem um efeito bumerangue: a própria empresa acabará sendo a vítima.
Peter Drucker
Só há uma definição para o objetivo de uma empresa: criar um cliente.
Peter Drucker
Se quiser conhecer algumas citações sobre produtividade, além dessas frases sobre atendimento ao cliente, confira a postagem: 25 frases sobre produtividade para inspirar seu time.
Para finalizar, duas frases de atendimento ao cliente de Mark Zuckerberg, que falam muito sobre o verdadeiro conceito do CRM: conhecer os clientes profundamente:
A questão não é ‘o que queremos saber sobre as pessoas’. A questão é ‘o que as pessoas querem dizer sobre elas mesmas’
Mark Zuckerberg, empresário e CEO do Facebook
Eu não quero que o Facebook seja uma empresa norte-americana. Você precisa ser culturalmente sensível e entender a maneira que as pessoas realmente pensam.
Mark Zuckerberg
Vale lembrar que não será apenas com frases de efeito sobre atendimento ao cliente que você fará sua equipe se comunicar melhor e aplicar os melhores conceitos do CRM em seu dia a dia de trabalho. É importante que seu pessoal entenda de verdade que adotar uma cultura de atendimento só vai render benefícios para sua empresa.
Quer saber onde encontrar materiais para treinar seu time? Então confira este vídeo do Canal Agendor, no Youtube e recomende todos os outros episódios de nossa websérie:
E aí, gostou de ver nossos exemplos de frases sobre atendimento ao cliente? Que tal expandir seus conhecimentos nessa área e aumentar suas vendas? Para isso, você pode começar conferindo nosso e-book: Customer Success em EAD – venda mais e retenha clientes investindo em um atendimento de qualidade. Aproveite, é 100% GRÁTIS!