Você sabe o que é inteligência emocional? Será que seu chefe sabe administrar sentimentos na rotina?
Muito se fala do uso da inteligência emocional no trabalho . Mas, na prática de nosso dia a dia, como podemos empregar para melhorar nosso desempenho e atingir nossas metas?
Se você sente curiosidade em saber como o tema se relaciona com uma maneira como performamos na rotina, este artigo é para você.
Ao longo deste conteúdo, você aprende:
O que você vai conferir:
Conceitos-chave de inteligência emocional no trabalho
A inteligência emocional é a capacidade que algumas pessoas tem de entender e motivar os outros por meio de fatores não intelectuais, desenvolvendo um comportamento inteligente que engloba diversos fatores.
Selecionamos alguns deles que consideramos os mais importantes:
- empatia: se colocar na situação do outro.
- percepção das emoções : reparar na voz, gestos e outros indícios para perceber o estado emocional de outras pessoas.
- usar as emoções a seu favor : potencializando como positivas, como a motivação, superando as negativas, como o medo.
- sentido como emoções : elas nem sempre são evidências!
- controlar a emoção : desenvolver a capacidade de gerir os próprios sentimentos.
- automotivação : canalizar como emoções em busca de objetivos.
- capacidade de reagir às emoções dos outros : não se deixar abater por isso, tentar entender e saber como interagir.
- habilidade em desenvolver interpessoais : capacidade que algumas pessoas têm de liderar e interagir com grupos.
Estes conceitos foram estudados por diversos psicólogos e cientistas, que comprovaram que seu uso adequado pode auxiliar na liderança de equipes, relacionadas e relações de trabalho.
Para ajudar você a compreender tudo isso e exercitar a inteligência emocional , preparamos este artigo completo. Falaremos sobre conceitos, estudiosos do assunto, daremos dicas para alcançar e, de quebra, você confere nosso jogo exclusivo para testar a inteligência emocional do seu líder.
O objetivo principal é treinar você competências acima mencionadas.
Alie inteligência emocional e produtividade no trabalho
Existem várias outras maneiras de melhorar suas habilidades e a produtividade no trabalho, como abordadas neste Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas.
Veja, nenhum vídeo abaixo, como o palestrante Gabriel Rodriguez fala sobre a inteligência emocional no trabalho. Ative as legendas em português no canto inferior direito da tela para o melhor!
Quais são os 5 pilares da inteligência emocional?
O termo Inteligência Emocional ganhou popularidade do psicólogo e jornalista científico Daniel Goleman. Em 1995, Goleman lança um livro que se tornaria uma importante referência nos estudos do segmento. Trata-se da obra “Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente” , no qual o autor apresenta, pela primeira vez, os 5 pilares da inteligência emocional.
A seguir, falaremos brevemente sobre cada um deles.
1 – Conhecer como emoções emocionais
O primeiro pilar da inteligência emocional abordado por Daniel Goleman é o autoconhecimento. Para ele, conhecer (e entender) como próprias normas é a chave para uma existência mais equilibrada.
2 – Controlar como emoções
Além de emoções presentes em seu interior, é preciso saber controlá-las. Afinal, nem sempre nossas emoções são trampolins para a realização de atividades, comportando-se como bloqueiam os resultados.
Dessa forma, aprender a lidar com as emoções é importante para direcionar comportamento em hipóteses complexas, nas quais, por impulso, sentiríamos raiva, ansiedade, angústia ou tristeza.
3 – Automotivação
O pilar da automotivação está ligado com a esperança e o positivismo. Antes de tomar quaisquer decisões, analise-as sob um viés otimista: o que isso pode me trazer de bom?
Entender o que especialidade motiva uma ação ajuda a avaliar se as reações são proporcionais à experiência vivida, e se é possível evitar um comportamento reativo impulsivo.
4 – Empatia
Em uma pesquisa recente, divulgada pela Harvard Business Review , 80% dos CEOs entrevistados reconheceram a empatia como uma chave para o sucesso.
Mas, afinal, o que é empatia?
Trata-se do dom de enxergar uma situação pela ótica do outro, ou de sentir aquilo que o outro sente. A ideia é que, com empatia, gestores, vendedores e equipes consigam compreender a importância da colaboração e do respeito mútuo para a construção de relações duradouras.
Além disso, é importante destacar: bons vendedores que têm inteligência emocional dominam a arte da empatia como ninguém. Eles podem exercer a escuta ativa para absorver, de forma profunda, conforme necessidade de seus clientes.
Assista ao vídeo abaixo para refletir um pouco mais sobre o valor da empatia:
5 – Saber se relacionar interpessoalmente
O último pilar da inteligência emocional diz respeito à importância do relacionamento interpessoal. Trata-se de um pilar que representa uma consequência da aplicação de todos os outros. Afinal, com empatia, escuta ativa e conhecimento sobre os sentimentos próprios, o relacionamento com outras pessoas tende a se tornar mais leve e fluido, certo?
Por que é importante ter inteligência emocional no ambiente de trabalho?
Como vimos no tópico anterior, ter inteligência emocional no trabalho é o caminho para um ambiente corporativo saudável e para uma mente livre de estresse e dores de cabeça desnecessárias. Mas não pense que a inteligência emocional torna-se constantemente meditativos e “alto astral”. A essência, na verdade, é o equilíbrio e a correta escolha das escolhas adequadas a cada momento.
Por isso, dizemos que um líder ou colaborador com inteligência emocional sabe:
- se relacionar coletivamente;
- análise desafios de forma sistêmica;
- considerar prós e contras de todas as hipóteses;
- ponderar argumentos contrários aos seus;
- lidar com clientes ou funcionários difíceis;
- construir um ambiente de trabalho nível;
- colegas de trabalho auxiliares que passam por momentos difíceis.
Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho?
O primeiro passo para entender como desenvolver a inteligência emocional no trabalho é colocar na prática os pilares defendidos pelo pesquisador Daniel Goleman. As lições de Goleman se aplicam a quaisquer circunstâncias: emprego, família, estudos, ciclo social etc.
Entretanto, há, ainda, algumas outras dicas específicas para o ambiente de trabalho, que a alcançar o equilíbrio proposto pela inteligência emocional.
A seguir, você conhece algumas delas:
- organizar seu ambiente de trabalho. Aqui, não falamos apenas de documentos e papéis. Manter seu posto de trabalho limpo e organizado pode contribuir ativamente para o equilíbrio das emoções;
- manter informações essenciais ao seu alcance. Isso vai facilitar a tomada de decisões, evitando que sentimentos ruínas, como o estresse ou ansiedade, dominem;
- encontre técnicas para recobrar seus sentidos após um momento difícil. Teve uma reunião difícil? Discutiu com o chefe? Perdeu um cliente? Calma! Desenvolva técnicas de respiração e concentração e permitir-se voltar ao prumo antes de perder o controle. Assim, é possível lidar com as hipóteses com mais clareza.
Teste a Inteligência emocional do seu líder no trabalho
A seguir, preparamos um rápido teste de inteligência emocional. Quem vai respondê-lo é você, imaginando as possíveis reações da sua liderança.
Por fim, compare os resultados obtidos com o gabarito e faça uma reflexão: de que forma o resultado do comportamento do seu chefe pode afetar na sua inteligência emocional?
1. Imagine que seu chefe decidiu iniciar um novo projeto na empresa, estava bastante empolgado com ele e selecionar uma equipe para avaliar o que seria necessário para sua implementação.
No dia da primeira reunião de trabalho os relatórios de todos os participantes apontam que o projeto será de difícil execução , necessitando de mais recursos, pessoal e equipamentos. A reação mais provável de seu chefe seria:
- () A. Definir os próximos passos, objetivos e objetivos de cada um e marcar os dados da próxima reunião.
- () B. definir os próximos passos, responsabilidades e objetivos de cada um e dizer vai marcar uma nova reunião para o mês que vem, mas que possivelmente nunca acontecerá.
- () C. Lamentar profundamente, balançar a cabeça e anunciar que o projeto está oficialmente cancelado.
2. Quando seu chefe chega para trabalhar bem humorado , cumprimentando todo mundo e feliz da vida porque o tempo dele foi campeão, caso aconteça um imprevisto desagradável durante o dia de trabalho, como a perda da conta de um grande cliente para a concorrência, ele :
- () A. Provavelmente não se deixará afetar profundamente pela notícia, sem mudar seu humor.
- () B. Depende do dia: tanto pode ficar rabugento o dia todo como não se deixar afetar.
- () C. Com certeza vai mudar da água para o vinho e passar o resto do dia de cara fechada e de mal humor.
3. Ao receberem a notícia de que todas as metas foram batidas e que o resultados do período foram excelentes, seu chefe reúne a equipe e provavelmente:
- () A. Parabeniza a todos pelo trabalho em equipe, ressalta a participação individual de cada um e termina sugerindo uma salva de palmas.
- () B. Reúne a equipe e ressalta que graças a sua liderança foi possível alcançar esses resultados, e que todos merecem os parabéns pelo trabalho em equipe e a dedicação pessoal de cada um.
- () C. Tira uma “selfie” ao lado da planilha com os resultados positivos e envia um e-mail para toda a equipe com uma frase: Eu sou o cara !!!
4. A equipe de vendas está com problemas sérios com a velocidade da conexão da internet , o que tem atrapalhado muito na agilidade das respostas à solicitação dos clientes, follow-up e até prospecção.
Relatado sobre o fato, seu chefe promete tomar providências imediatas e resolver tudo, no máximo, em uma semana. Muito provavelmente o que vai acontecer é:
- () A. Em uma semana tudo estará resolvido.
- () B. Vai demorar um pouco, talvez até um mês, mas o da equipe será atendido de uma forma ou de outro pedido.
- () C. Ele vai deixar as coisas rolarem, fingir que base, dar desculpas e a conexão ruim.
5. Imagine que uma equipe de vendedores sempre teve um perfil extrovertido e intuitivo nas vendas, muito semelhante ao seu chefe.
No entanto, uma alta gestão da empresa decidiu que é preciso integrar à equipe um perfil mais eclético de vendedores, introduzindo pessoas com características mais técnicas e analíticas. Possivelmente a reação de seu chefe será:
- () A. Tentará integrar os diferentes perfis na equipe e se dirigir a cada indivíduo conforme suas características pessoais de personalidade.
- () B. Se esforçará nesse sentido, mas, de vez em quando, vai perder a paciência.
- () C. Terá dificuldade em se adaptar ao novo perfil desses vendedores, não conseguindo se comunicar com eles e gerando conflitos.
6. Está tudo pronto para uma visita a um cliente importante. Você e seu chefe entram no carro, já um pouco atrasados , e, ao ligar o rádio, descobrem que uma manifestação política está bloqueando como ruas e que vocês nunca chegarão a tempo na reunião.
- () A. Seu chefe vai tomar providências para avisar o cliente ou procurar uma caminho alternativo, tentando ser prático e objetivo.
- () B. Pode ser que seu chefe fique um pouco decepcionado, mas nada que o abale profundamente. Depois de alguns minutos vai tomar providências para resolver o problema.
- () C. Seu chefe vai se descabelar, socar o volante do carro e gritar contra os manifestantes. Depois de voltarem para o escritório e ele tomar um copo d’água, vai pensar no que fazer.
Gabarito de respostas
Você deve ter percebido que quanto mais respostas A aparecerem, mais emocionalmente inteligente será seu chefe.
As respostas B indicar uma inteligência emocional em desenvolvimento , no caminho certo, e que precisa ser lapidada.
Muitas respostas C mostram que seu chefe precisa melhorar bastante sua inteligência emocional.
É importante ressaltar que este questionário é um exercício para correção. Ele estimula as características que devem ser cultivadas por quem busca a melhoria de suas habilidades de inteligência emocional no trabalho.
Mesmo porque, essa função cabe a profissionais de RH e psicólogos.
Nosso objetivo é mostrar como você pode perceber por gestos e atitudes do dia a dia, uma maneira de lidar com suas emoções e os outros .
Tudo isso que foi apontado em relação ao seu chefe pode ser de alguma forma adaptado para o seu comportamento.
Conhecer melhor a si mesmo , desenvolvendo sua inteligência emocional no trabalho e entender com mais profundidade as reações dos outros é fundamental em qualquer profissão. Mais ainda na área de vendas .
Para ampliar e desenvolver suas habilidades de interpretar gestos e atitudes, esta é uma excelente leitura: PNL em vendas: alcançando resultados poderosos nas vendas
Quer mais inteligência emocional no trabalho? Conecte seus sonhos pessoais aos metas profissionais e encontre o sentido da sua jornada!
Já imaginou como a conexão entre seus sonhos pessoais e metas pessoais impactaria em sua inteligência emocional? Não? Nós adiantamos! Fizemos uma pesquisa que comprovou que uma das maiores demandas motivacionais de vezes de vendas é relacionar o cumprimento de metas no trabalho com a realização de sonhos.
Imagine saber exatamente exatamente as vendas necessárias para que o sonho do carro novo vire uma realidade?
Dessa forma, fica mais fácil passar por dificuldades e superar dificuldades, não é mesmo?
Esta é a proposta do Funil dos Sonhos de Vendas , uma ferramenta exclusiva e gratuita do Agendor. O Funil dos Sonhos é um painel completo e detalhado que relaciona sua cadência de vendas com a realização de sonhos pessoais (carro, casa, viagem, estudos, etc.).
Para configurá-lo, basta preencher as etapas iniciais do funil e esperar. O próprio sistema cruza informações e entrega uma linha do tempo personalizado.
Veja, nenhum vídeo abaixo, como o Funil dos Sonhos foi idealizado e faça já o seu cadastro na plataforma !