Já mostramos aqui no blog alguns bons motivos para provar por que é importante manter sua equipe de vendas alinhada à de marketing. Nesse contexto, a integração de um sistema de CRM com a automação de marketing se apresenta como uma excelente alternativa.
Principais aprendizados deste artigo:
- Integrar o CRM com a automação de marketing é ideal para potencializar o trabalho das equipes de marketing e vendas, proporcionando que acessem os mesmos dados, em tempo real.
- Os benefícios de integrar as informações em um só local são: acompanhamento do lead pelo funil de vendas; prevenção de retrabalhos; facilidade no compartilhamento de informações; praticidade no acompanhamento de resultados; e aumento nas vendas.
- Diversos softwares de automação de marketing podem ser utilizados com o CRM do Agendor, como o Mailchimp. O RD Station Marketing já vem integrado nativamente no sistema.
- A automação de marketing com CRM permite que os times de marketing e venda entendam melhor sobre o cliente e seu comportamento, tornando as campanhas e as abordagens cada vez mais assertivas e frutíferas.
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Porém, para ver isso acontecendo na prática, é preciso um pouco mais do que disposição e boa vontade.
Muitas vezes, esse alinhamento das equipes acaba não acontecendo porque cada uma lida com um sistema ou ferramentas diferentes, deixando a outra equipe alheia aos seus processos, sejam de vendas ou de relacionamento com leads.
Para mudar de vez esse cenário, é possível integrar o CRM com automação de marketing e gerenciar todo o processo comercial em um só local. Continue a leitura e aprenda mais sobre isso!
Por que integrar automação de marketing com CRM?
Um CRM integrado com automação de marketing pode ser a melhor maneira de tornar as ações de ambas as equipes coesas e ágeis e garantir que os dois times estejam compartilhando as mesmas informações.
Afinal, ao saber o que é CRM e para que serve esse sistema, é possível perceber o grande potencial da plataforma. Tudo o que as equipes envolvidas com o processo comercial precisam saber, está lá. Relatórios completos são gerados em tempo real, permitindo uma gestão do cliente e dos times mais assertiva.
Entenda por que integrar seu CRM com automação de marketing é tão importante!
Antes de conferir todos este bons motivos para integrar seu CRM com um sistema de automação de marketing, que tal baixar nosso kit completo de CRM? – Kit para o Sucesso com CRM
1. Acompanhamento do lead pelo funil de vendas
Ferramentas de automação de processos de marketing permitem que tanto a equipe de marketing quanto a de vendas acompanhem todos os passos de um lead pelo funil, fazendo com que os resultados esperados pelo plano de marketing da empresa possam ser acompanhados passo a passo.
Isso significa, na prática, que todas as fases do lead — desde a sua chegada à base de contatos até o momento em que ele já demonstrou interesse o suficiente para que a abordagem pela equipe de vendas seja assertiva —, poderá ser acompanhada por ambos os times.
Tendo um software de automação de marketing integrado ao CRM, sua equipe de vendedores poderá entender exatamente a hora certa de entrar em ação sem desgastar ou irritar um cliente em potencial por fazer contato antes da hora.
Da mesma forma, a cada nova venda realizada, a equipe de marketing estará a postos, com uma campanha já parametrizada no sistema para fidelizar aquele novo cliente, usando ferramentas de envio de e-mail marketing, por exemplo.
2. Prevenção contra ações duplicadas
E como a integração entre seu CRM e a automação de marketing garante que a inserção de dados no sistema só ocorra uma vez, elimina-se o risco de qualquer uma das equipes perderem tempo com ações duplicadas, como o envio de e-mails de boas-vindas ou mesmo uma ligação repetida da equipe de vendedores.
Veja também: Como usar a automatização de tarefas e turbinar seu negócio
3. Facilidade no compartilhamento de informações
Com a integração do CRM a um software de automação de marketing, o acesso aos dados cadastrais de um cliente, assim como as informações sobre seu perfil de consumo e interesses, passam a ser compartilhados entre as equipes de venda e marketing. E, o melhor: sem que haja conflito de informações ou perda de tempo.
Se para a equipe de vendas isso auxilia uma abordagem mais personalizada e certeira, para a de marketing, possibilita um passo além no relacionamento com os clientes.
4. Praticidade no acompanhamento de resultados
Outra vantagem desse tipo de integração é a geração de relatórios precisos em cada ação.
Muitas vezes, por terem suas ações separadas, fica difícil calcular, por exemplo, o ROI (retorno sobre o investimento) de uma campanha de marketing, já que a equipe não consegue acompanhar o número de novos clientes provenientes daquela ação.
Com um CRM integrado ao sistema de automação de marketing, esse cálculo fica muito mais simples, já que os relatórios do sistema ficam acessíveis para ambas as equipes.
5. Aumento nas vendas
Como essa integração permite o compartilhamento de informações e torna os processos de marketing e vendas mais ágeis e produtivos, uma coisa é certa: haverá um aumento nas vendas.
Isso porque sua equipe de vendedores se dedicará apenas às possibilidades reais de venda, sem perder tempo com leads ainda não qualificados.
Qual software de automação de marketing usar?
O CRM do Agendor integra diversos softwares de automação de marketing. Ao usar sistemas como Zapier Pluga e PieSync, mais de mil possibilidades estão disponíveis para empresas de diversos portes e segmentos. Mas, de todo modo, o RD Station Marketing é integrado nativamente ao Agendor.
Ou seja: os leads gerados pelo marketing são enviados diretamente aos vendedores, já fazendo parte de sua base de contatos. A produtividade de todos é elevada e o trabalho se torna complementar em prol de um único objetivo: atrair leads qualificados para aumentar as conversões do negócio.
Outra possibilidade bastante usada pelos clientes do CRM do Agendor é a integração com o Mailchimp, plataforma que realiza envio de e-mail marketing.
E você, está pronto para começar? Conheça o Agendor, um sistema de organização e gestão comercial simples, que possui diversas ferramentas de automação de marketing!
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