Um CRM para representantes comerciais é o melhor aliado para os profissionais que querem melhorar o desempenho e vender mais. A ferramenta promove a automação de diversas tarefas, centraliza as informações dos leads e clientes em um único ambiente e gera insights poderosos!
Principais aprendizados deste artigo:
- O sistema de CRM é uma ferramenta de grande importância para organizar tanto o processo de vendas quanto a rotina dos representantes comerciais da sua empresa.
- Com a ajuda do CRM, pode-se desenhar processos comerciais focados no desempenho da equipe e criar funis de vendas personalizados conforme o produto ou serviço que a empresa oferece.
- Ter uma visão completa de prospects e clientes, assim como enxergar o status de negociações e relacionamentos, possibilita aprimorar as ações em cada etapa do processo de vendas e aumentar os resultados.
- O CRM para a força de vendas facilita o representante comercial administrar uma carteira de clientes com diversidade de perfis e diversos produtos e serviços com menos esforço e mais assertividade.
- Para aumentar a produtividade e a escalabilidade do negócio, contar com uma ferramenta de CRM é essencial. Então, crie uma conta grátis para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.
Por sinal, antes de falar sobre o CRM, é importante dizer que os representantes comerciais são profissionais com mais liberdade de ação, com rotinas de vendas totalmente independentes e, conforme o modelo de negócio, são os que ficam menos tempo no escritório.
Sendo assim, como esse profissional consegue controlar metas, comissionamento, vendas, rotina e organizar a agenda sem se perder no meio de tanta informação de produtos, empresas e clientes?
Uma solução é investir na tecnologia, que é o foco deste artigo. Aqui, você descobre os principais usos de um sistema de gestão do relacionamento com o cliente e confere a dica do melhor CRM gratuito para representantes comerciais!
Vamos lá?
Como usar o CRM para representantes comerciais? 5 oportunidades imperdíveis!
O CRM surge como um importante aliado para organizar não apenas o processo de vendas, mas também a rotina dos times.
Se você trabalha como representante comercial, possivelmente já se cansou de usar várias ferramentas para monitorar o desempenho e procura por uma solução simples e útil para guiar seus processos comerciais e organizar o tempo. Acertamos? Neste caso, um CRM é o que falta para melhorar a sua rotina.
Caso ainda não saiba como usar uma ferramenta de CRM para representantes comerciais, veja estas cinco possibilidades e entenda as vantagens e o impacto positivo do software de gestão de relacionamento com o cliente.
1. Crie etapas personalizadas de vendas
O CRM possibilita personalizar as etapas de vendas do ciclo comercial, inclusive com a criação de fases separadas para cada empresa. Significa que é possível criar funis de vendas específicos para as respectivas soluções.
Sabemos que cada produto ou serviço tem um público-alvo, e que o ciclo de vendas muda conforme o perfil de cliente, já que o processo comercial tem foco em quem compra ou contrata.
Neste cenário, o CRM para representantes comerciais ajuda a desenhar os processos, de modo que foquem no desempenho e criem as etapas necessárias para que os diversos perfis de clientes comprem os produtos ou contratem os serviços de maneira natural.
Dessa maneira, os vendedores compreendem melhor o comportamento dos clientes e, assim, se preparam para responder às suas necessidades e superar as expectativas que têm.
2. Mantenha uma visão completa de prospects e clientes
Para um representante comercial, é vital enxergar o status das negociações e da relação com clientes, potenciais clientes, indicações e prospects.
O principal motivo é que o sucesso das negociações é o que se transforma em remuneração. Assim, mais do que qualquer outro profissional, o representante comercial depende do relacionamento contínuo com seus contatos para vender e faturar.
No caso, o CRM para equipes de vendas externas e internas permite buscar informações de compra dos clientes, objeções apresentadas nas últimas negociações, acordos, propostas e todas as informações que fazem a diferença nas abordagens.
Esses dados são fundamentais para descobrir o potencial de recompra de cada cliente, bem como a chance de aquisição de novos produtos, com insights que mostram como melhorar as vendas.
Posto isto, ter a base de dados de seus clientes na ponta dos dedos é evidentemente muito útil e dá mais controle sobre as informações do relacionamento.
E qualquer representante que saiba o valor de sua carteira de clientes entende que é justamente esse recurso que possibilita ampliar as negociações e vender mais produtos para a mesma clientela.
Portanto, o melhor a fazer é ter em mãos todas as informações possíveis dos clientes e potenciais clientes para desenvolver melhor o potencial de negócios da base atual.
3. Monitore o desempenho
O representante comercial depende do próprio desempenho para ganhar dinheiro. Sem vendas, não há comissionamento. E, sem as comissões, não há lucro.
Mais do que qualquer outro profissional, esses costumam ser os mais preocupados com seu desempenho diário.
Nesse ponto, o CRM para representantes comerciais ajuda a entender se o desempenho está melhor, se a taxa de fechamento cresceu, prever o faturamento do mês e, principalmente, em quais pontos estão os erros.
Assim, pode-se corrigir qualquer falha no processo de vendas, aumentar o desempenho e acompanhar o cumprimento das metas.
A propósito, quando o representante comercial visualiza sua performance e entende o que precisa fazer para ter melhores resultados, aumenta o potencial de vendas e, imediatamente, reflete no seu comissionamento.
4. Aprenda constantemente
Além de criar processos totalmente voltados para a necessidade dos clientes, monitorar o desempenho de vendas e viabilizar o controle de toda a carteira de clientes, o CRM para representantes comerciais permite entender o que funciona com cada cliente.
Como? A ferramenta entrega o registro de todas as interações com a base de compradores e, por meio do histórico de cada um, permite aos vendedores aprender o que deu certo. Basta estudar o que realizou em casos de sucesso e replicar os modelos que deram certo.
A proposta é sempre aprimorar as ações em cada etapa do processo e agir com mais eficácia para aumentar os resultados de vendas.
5. Aproveite a facilidade e a portabilidade
Com o CRM para representantes comerciais, todos os dados ficam facilmente ao alcance, seja para anotar uma informação durante a reunião com o cliente no smartphone ou agendar tarefas por tablets, computadores e laptops.
Um bom CRM para força de vendas permite seu uso de qualquer plataforma e, dessa forma, garante acesso total às informações necessárias, o que inclui o histórico do relacionamento com seus clientes.
Por falar nessa questão, acessar o banco de dados completo de cada cliente de qualquer lugar possibilita um melhor aproveitamento das oportunidades, dá continuidade ao processo comercial e faz com que os clientes se sintam atendidos conforme suas necessidades.
Qual é o melhor CRM gratuito para representantes comerciais do Brasil?
É difícil administrar uma carteira de clientes com grande diversidade, além de precisar relacioná-la com uma série de produtos e serviços. Portanto, ter acesso a um bom software é ideal para superar os desafios e atingir as metas de vendas.
A partir desse cenário, trouxemos uma dica do melhor CRM para equipes de vendas externas e internas — e o melhor de tudo: gratuito! — o Agendor.
Nessa solução para gestão de clientes para representantes comerciais e automação de vendas, os profissionais têm acesso a todas as funcionalidades que apresentamos neste artigo, e também a diversos outros recursos, como:
- integração com VoIP e WhatsApp;
- identificador de chamadas;
- fluxo inteligente de atividades;
- lembretes automáticos;
- relatórios personalizáveis;
- portfólio de produtos e serviços.
Conheça melhor o Agendor e entenda como o nosso CRM promove a automação de vendas para representantes comerciais!
Agora que conheceu a melhor ferramenta de CRM para representantes comerciais, comece a usá-la hoje mesmo! Acesse o site do Agendor, cadastre a sua empresa e confira gratuitamente tudo o que o nosso sistema 100% brasileiro oferece!
Perguntas frequentes
O CRM para representante comercial é uma ferramenta que ajuda a centralizar e organizar dados de leads e clientes, entregar uma visão completa do processo de vendas, automatizar diversas etapas desses fluxo e, dessa forma, aprimorar o trabalho do profissional e seu desempenho.
Os CRMs mais usados na gestão comercial são os que entregam funcionalidades que realmente melhoram e facilitam a rotina dos vendedores, além de recursos extras como integração com WhatsApp e ligação diretamente pelo sistema com transcrição automática da conversa. Um ótimo exemplo é o Agendor, CRM 100% brasileiro.
Algumas das principais vantagens do CRM para representantes comerciais são: automação de tarefas, que resulta no aumento da produtividade, organização de dados e de agenda, acompanhamento pontual da evolução dos leads, personalização nas negociações e geração de insights que ajudam a diferenciar as abordagens das feitas pelos concorrentes.
O melhor CRM para representantes comerciais é aquele que se adequa ao modelo de negócio e permite a criação de funis de vendas personalizados. O Agendor atende a esses requisitos, além de oferecer a versão gratuita para uso por tempo indeterminado com diversas funcionalidades que automatizam o processo comercial.