Como vender mais? Essa é uma pergunta clássica quando a questão é elevar as vendas, bem como a dúvida de como melhorar o que muitas vezes já está bom. É nessas horas que vale recorrer a metodologias que facilitam essa missão. E um deles é o método 5S.
O que você vai conferir:
Principais aprendizados deste artigo:
- O método 5S surgiu no Japão e se popularizou como uma maneira fácil e efetiva de melhorar o ambiente de trabalho, promovendo a otimização dos processos partindo de 5 sensos: utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina.
- A metodologia não apenas padroniza os processos internos, mas também contribui para a redução dos custos.
- Adotar o método 5S também pode melhorar a produtividade, uma vez que aumenta a sensação de bem-estar dos colaboradores.
- O método 5S ajuda a promover a otimização dos processos. Ainda assim, é preciso acompanhar os KPIs de venda mais importantes para garantir o sucesso da estratégia.
Em suma, o método 5S é uma metodologia que surgiu no Japão e se utiliza de 5 conceitos, que, quando aplicados em conjunto, são capazes de aumentar o foco e promover a otimização do funcionamento das empresas.
Se você quer saber como esse método melhora o desempenho de vendas da sua empresa ou, ainda, sendo um vendedor independente, continue lendo e suas dúvidas serão esclarecidas!
O que é o método 5S?
A ferramenta 5S é um método que visa melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade e a qualidade total das entregas da companhia, tendo como base cinco sensos: utilização, organização, limpeza, bem-estar e autodisciplina.
Torna-se fácil, a partir disso, perceber como a utilização do programa 5S na empresa certamente influencia as vendas, assim como nos resultados obtidos em um período determinado para análise.
Por ser um método de aplicação simples e que obtém bons resultados, ele é amplamente utilizado dentro de metodologias de melhoria contínua, como a Seis Sigma e o Lean Manufacturing.
Como funciona o método 5S nas empresas?
O método 5S funciona de maneira simples e pode ser aplicado em qualquer empresa. Isso porque é bem fácil de entender e não demanda pesquisas ou cronogramas complexos. Na prática, a metodologia dita diversas ações que devem ser implementadas para promover a otimização do ambiente empresarial.
Para compreender melhor, explicamos a seguir qual é o significado de cada um destes 5S. Porém, antes disso, vamos entender qual é o objetivo deste método.
Qual o principal objetivo do método 5S?
O principal objetivo do método 5S é promover a padronização e, consequentemente, otimizar os processos das empresas. Devido a isso, há a redução dos custos operacionais, a diminuição do desperdício (de recursos e tempo) e, também, o aumento na produtividade dos colaboradores.
Outro objetivo da prática é aumentar o padrão de qualidade dos serviços e/ou produtos e garantir que todos os funcionários sigam as normas estipuladas pelas companhias, proporcionando uma melhora geral — tanto para os colaboradores quanto para os clientes.
Quais são os 5 sensos do método 5S?
Os 5 sensos do método 5S são:
- seiri — senso de utilização;
- seiton — senso de organização;
- seiso — senso de limpeza;
- seiketsu — senso de saúde;
- shitsuke — senso de autodisciplina.
Veja mais a seguir!
1. Seiri – senso de utilização
É a prática de verificar todas as ferramentas e os materiais de trabalho, mantendo somente os itens essenciais para a função que está sendo realizada. Todo o restante é guardado ou descartado.
E como isso influencia o número de vendas da empresa? A resposta é simples! Se a ideia é aumentar suas vendas, saiba identificar o que é importante ou não para sua produtividade.
Ações como não deixar estoques além do necessário e desligar equipamentos que não estão sendo utilizados geram benefícios como: facilidade no acesso às informações, otimização do tempo e aumento da produtividade.
2. Seiton – senso de organização
A organização, neste sentido, refere-se ao posicionamento inteligente de tudo aquilo que você for utilizar enquanto trabalha. Assim, você terá sempre perto o que precisa para realizar as atividades.
Dentro do conceito de produção enxuta, esse senso é fundamental para reduzir um dos 8 desperdícios Lean mais famosos: o de movimento. Mas como ele se aplica dentro do setor de vendas?
Uma aplicação simples é ter os dados dos compradores organizados de maneira fácil de se encontrar, seja do modo antigo, com pastas e papéis, ou do modo moderno, com a organização de planilhas no próprio computador ou, melhor, um sistema CRM.
E adivinha? É exatamente isso que o Agendor permite que você faça de forma rápida e prática, otimizando seu tempo e elevando sua produtividade.
Uma boa maneira de aplicar essa ideia do método 5S na empresa é por meio da construção de um funil de vendas. Veja este exemplo:
A proposta do funil de vendas é facilitar o acompanhamento dos negócios de acordo com as etapas do seu processo de vendas.
Por ser totalmente personalizável, é possível customizar o funil de vendas pensando na realidade da sua empresa, possibilitando a fácil visualização dos negócios em andamento.
Por sinal, o Agendor é uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão, desde o primeiro dia de uso. Aproveite a oportunidade para testar gratuitamente!
Além disso, utilizando o MS Project, você pode montar um cronograma de compras, evitando aquisições desnecessárias e acúmulo de estoque.
3. Seiso – senso de limpeza
É a necessidade de manter o espaço de trabalho o mais limpo possível. Ao fim de cada dia, deve-se limpar o ambiente e recolocar os objetos em seus devidos lugares, tornando fácil identificar onde estão os itens essenciais para utilização.
A aplicação desse senso visa manter o ambiente limpo, eliminar causas de sujeiras e manter equipamentos e ferramentas sempre na melhor condição de uso.
Isso melhora o bem-estar quanto à saúde física e mental dos times, ajuda a aumentar a vida útil dos equipamentos e, também, melhora o visual do local de trabalho.
E isso certamente implica de forma direta na produtividade dos vendedores, afinal, ninguém gosta de trabalhar num ambiente sujo, não é mesmo?
4. Seiketsu – senso de saúde
Também conhecido como senso de padronização, é o estabelecimento do conjunto de normas que deve ser cumprido por todos a fim de evitar erros e promover a higiene do corpo e da mente, preservando também o meio em que se vive.
Aqui, a ideia é padronizar os processos e manter a saúde de todos os colaboradores em alta, para que as vendas não sejam impactadas negativamente por um erro ou pela falta de um ou mais vendedores devido a problemas de saúde.
A propósito, ao promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho, você melhora a satisfação dos vendedores, o que certamente fará com que sejam mais produtivos em suas tarefas.
5. Shitsuke – senso de autodisciplina
É o senso cujo objetivo é garantir o bom funcionamento de todos os “S” descritos. É por meio da autodisciplina que será possível manter o cumprimento das novas práticas adotadas.
Este senso sugere comprometimento, educação, paciência e responsabilidade por parte de todos os integrantes da equipe.
Assim como os outros sensos, ele serve tanto para melhorar as vendas de uma equipe quanto de forma individual, afinal, a autodisciplina é ainda mais importante quando se trabalha por conta própria.
Com a aplicação deste senso, ocorre uma melhoria contínua da empresa e dos funcionários, além de fomentar bons hábitos dentro da organização.
Produtividade é o segredo da metodologia 5S
Como você pôde ver, a ferramenta 5S é fundamental para aumentar a produtividade dos vendedores de uma empresa. Afinal, você consegue otimizar o gerenciamento de tempo disponível da equipe, realizando mais ações em um menor intervalo de tempo.
E, quando se fala de vendas, tempo literalmente é dinheiro, pois pode-se converter o tempo perdido procurando uma informação em uma venda. Nesse caso, o faturamento no final do mês irá subir.
Para otimizar todo o seu processo comercial, agilizando o trabalho dos seus vendedores, aproveite para começar a usar o Agendor a partir de hoje. É GRATUITO!
Esse post foi escrito pela Voitto, uma empresa que vem cumprindo a missão de capacitar pessoas para um mercado competitivo, através de treinamentos digitais e presenciais nas áreas de melhoria contínua (Lean e Seis Sigma), Softwares de Gestão e Desenvolvimento de Lideranças, além de consultorias que contam com experiência e técnicas de gestão para gerar resultados aos clientes.