Muitos empreendedores e gestores quebram a cabeça em busca de um planejamento estratégico adequado. Isso porque querem definir ações, objetivos, metas e iniciativas para direcionar as operações. Nesses casos, o ideal é usar uma matriz SWOT para colocar todas as ideias no lugar. Já ouviu falar da ferramenta?

Principais aprendizados deste artigo:

  • O objetivo da matriz SWOT é orientar a direção dos negócios ao identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa.
  • Tanto o ambiente interno quanto o externo são devidamente analisados na matriz SWOT. 
  • A matriz SWOT é uma das ferramentas de gestão mais conhecidas para quem quer avaliar o desempenho do próprio negócio e, consequentemente, vender mais.
  • O processo de vendas pode se beneficiar com a matriz SWOT, que está ligada ao planejamento estratégico e à definição das metas comerciais.
  • Para descobrir como melhorar a implementação do processo de vendas na sua empresa, baixe nosso audiobook sobre os principais passos para fechar negócio.

Caso não conheça a ferramenta, saiba que a matriz SWOT serve também para direcionar suas estratégias de negócios, pois permite compreender as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades em relação à empresa. 

Quer aprender a usá-la? Então, continue lendo para entender:

  • o que é matriz SWOT, com exemplos; 
  • tutorial de como fazer essa análise; 
  • ideias de perguntas para a matriz.

O que é a matriz SWOT, afinal?

A matriz SWOT, cuja sigla vem de Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), é uma ferramenta de gestão que possibilita identificar o cenário interno e externo dos negócios. Em português, também é chamada de análise FOFA, correspondendo às iniciais no nosso idioma. 

Como mencionamos, a ferramenta serve para analisar tanto o ambiente interno da empresa — o que está sob controle — para determinar suas forças e fraquezas, quanto o externo — o que o gestor não tem controle — para descobrir as oportunidades e ameaças.

Na prática, a matriz SWOT se parece com esta imagem:

Matriz SWOT como fazer

Modelo de Matriz SWOT. Fonte: Iset

Pode até parecer complicado, mas, a seguir, explicamos cada um dos elementos dessa análise para deixar tudo mais claro para você!

Forças

São os elementos e as características do ambiente interno que representam uma vantagem sobre a concorrência. Por exemplo: um hotel está em excelente localização de frente para o mar e com facilidade de acesso. 

Da mesma forma, podemos citar um hospital com corpo médico extremamente qualificado, assim como uma marca de roupas prestigiada e desejada pelo público. Todos esses são exemplos de forças. 

Fraquezas

Já as fraquezas são características e elementos do ambiente interno que desfavorecem a empresa diante da concorrência. 

Para compreender melhor, imagine o exemplo de uma fábrica de alimentos enlatados que fica muito distante dos grandes, fazendo com que tenha custos de transporte mais elevados. 

Outro exemplo que ilustra bem a fraqueza é o de uma empresa aérea cuja frota de aeronaves é antiga e que, por esse motivo, tem mais gastos de manutenção e problemas de atrasos em seus voos.

Perceba que, nesses dois exemplos, as companhias têm controle sobre suas fraquezas e podem tentar mudar o cenário, mesmo que seja caro.

Oportunidades

Sempre que um fator externo cria um cenário favorável para a empresa, isso representa uma oportunidade. 

Para ficar mais claro, imagine um hotel durante as Olimpíadas no Brasil ou até mesmo a companhia aérea do exemplo anterior neste período dos Jogos Olímpicos. O evento em si é uma excelente oportunidade de lucrar, mas não está sob o controle das empresas. 

Ameaças

Todos os elementos que criam um ambiente desfavorável para a empresa (e sobre os quais não se tem não tem controle) são ameaças para o negócio.

No caso do hotel, uma temporada de fortes tempestades e clima ruim são ameaças, bem como o aumento do preço dos combustíveis e do dólar são riscos para a companhia aérea.

Como fazer a matriz SWOT? Passo a passo simples 

Compreendeu o que é uma matriz SWOT, mas ainda tem dúvidas sobre como fazê-la? Pois saiba que é bem fácil. Basta seguir o passo a passo: 

  1. defina suas forças;
  2. determine suas fraquezas;
  3. liste as oportunidades;
  4. enumere as ameaças;
  5. coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura indicada acima. 

Em seguida, relacione como as forças potencializam as oportunidades e combatem as ameaças identificadas. Logo depois, liste como as fraquezas podem influenciar negativamente as oportunidades ou potencializar as ameaças. 

O último passo é criar um plano de ação para tirar proveito das forças e oportunidades, além de contrapor às ameaças e fraquezas. Fácil, não é mesmo? Na prática, a análise para o caso do hotel fica assim:

Forças:

  • localização;
  • infraestrutura interna com muitas atividades indoor;
  • gastronomia nota 10. 

Fraquezas:

  • altos custos operacionais;
  • atendimento precisa melhorar.

Oportunidades:

  • evento das Olimpíadas;
  • alta do dólar.

Ameaças:

  • temporada de tempestades;
  • precariedade do transporte público. 

Com estes dados em mãos, uma estratégia de ação poderia ser: 

  • aproveitar a oportunidade da alta do dólar (reais mais baratos para estrangeiros!) para criar pacotes internacionais com preços que compensem a fraqueza dos altos custos operacionais;
  • contar com as forças da gastronomia e as atividades indoor para atrair e encantar os hóspedes que se sentirem prejudicados pelas ameaças do clima e do transporte precário;
  • criar um programa de capacitação dos funcionários para diminuir a fraqueza do atendimento e aproveitar melhor a oportunidade das Olimpíadas.

Como descobrir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio?

Você viu o passo a passo de como fazer uma matriz de SWOT e, para montá-la do jeito certo, é preciso considerar as perguntas certas para ter resultados concretos. Isso possibilita definir, com assertividade, cada um dos elementos que compõem a análise.

Posto isso, separamos uma série de questões pertinentes que você pode fazer, divididas entre os ambientes interno e externo. 

Exemplos de perguntas para descobrir forças e fraquezas (ambiente interno)

Para descobrir as forças e fraquezas da empresa, vale a pena responder a estas questões simples.

  • Como a qualidade do pessoal pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a competência em gestão e qualidade dos líderes pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a infraestrutura pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a tecnologia pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a localização pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a marca pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a estrutura de capital pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a cadeia de suprimentos pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a cadeia de distribuição pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?

Perguntas para descobrir oportunidades e ameaças (ambiente externo)

Normalmente, as perguntas sobre oportunidades e ameaças giram em torno da chamada análise PESTEL, que engloba fatores:

  • políticos;
  • econômicos;
  • sociais;
  • tecnológicos;
  • ambientais (environmental, em inglês);
  • legais. 

Dito isso, faça as seguintes perguntas. 

  • Quais fatores políticos podem significar uma ameaça para o negócio?
  • Quais fatores econômicos podem significar uma ameaça para o negócio?
  • Quais fatores sociais podem significar uma ameaça para o negócio?
  • Quais fatores tecnológicos podem significar uma ameaça para o negócio?
  • Quais fatores ambientais podem significar uma ameaça para o negócio?
  • Quais fatores legais podem significar uma ameaça para o negócio?

2 exemplos de matriz SWOT na prática (com imagens)

Ainda sente que falta preparação para usar essa ferramenta na gestão estratégica, mesmo após ver o passo a passo de como fazer uma matriz de SWOT e conferir dicas de questões para responder?

Não precisa se preocupar, porque separamos dois exemplos com empresas fictícias para você entender, de uma vez por todas, como essa tática funciona na prática. Continue lendo e confira!

1. Banco

O primeiro exemplo é de um banco fictício, cuja análise SWOT descobriu:

Forças:

  • marca forte e reconhecida no mercado;
  • ótimo time de analistas financeiros;
  • fortemente capitalizado. 

Fraquezas:

  • plataforma tecnológica defasada;
  • agências com localização ruim;
  • poucos caixas eletrônicos.

Oportunidades:

  • novo programa do governo para financiar investimentos em tecnologia;
  • queda na taxa de juros nos EUA;
  • alta demanda por financiamento na indústria de construção.

Ameaças:

  • volta da CPMF;
  • turbulências políticas;
  • atraso nas reformas de infraestrutura no país. 

Neste exemplo em específico, a matriz SWOT teria essa aparência:

matriz swot exemplo

2. Empresa de software SaaS

Nosso segundo exemplo de matriz SWOT é de uma empresa de SaaS (Software as a Service). Confira!

Forças:

  • excelente plataforma tecnológica;
  • time de fundadores capaz e motivado;
  • tecnologia própria e difícil de ser copiada. 

Fraquezas:

  • marca jovem e ainda desconhecida;
  • falta de um especialista em marketing na equipe;
  • pouco capital disponível para investimento.

Oportunidades:

  • investidores anjos interessados em capitalizar o negócio;
  • novo polo de startups sendo criado na mesma cidade da empresa;
  • alta demanda pela solução desenvolvida pela companhia. 

Ameaças:

  • alta iminente da taxa de juros;
  • empresa multinacional com solução semelhante vindo para o Brasil;
  • déficit no mercado de trabalho de profissionais que dominem as competências necessárias para o crescimento da empresa. 

A representação visual desta análise SWOT fica assim:

matriz swot exemplo

Compreendeu melhor o assunto depois de ver estes exemplos de como fazer uma matriz de SWOT? 

Pois saiba que o importante é entender bem os conceitos e, principalmente, como correlacionar adequadamente as forças e fraquezas com as oportunidades e ameaças para usar os insights na sua gestão estratégica.  

No mais, não deixe de colocar em prática todas as dicas que aprendeu neste artigo, além de deixar a página salva para conferir sempre que precisar.

E, antes de ir embora, aproveite para ver mais informações que podem ajudar você a usar essa ferramenta em sua totalidade em: tudo o que você tem de saber sobre análise SWOT de uma empresa.

Perguntas frequentes sobre a Matriz SWOT

O que é uma matriz SWOT e como aplicar?

Matriz SWOT é uma ferramenta estratégica de gestão usada para identificar os pontos fortes e fracos, tanto internos quanto externos, de uma empresa, pessoa, produto ou serviço. Sua aplicação parte da identificação e estudo de quatro pilares: força, fraqueza, oportunidade e ameaça.

Como fazer uma matriz de SWOT?

Para fazer a matriz de SWOT, é preciso identificar quais são os pontos positivos e negativos do objeto da análise. A partir dessa percepção, verifica-se o que melhorar, e se há algum tipo de ameaça que atrapalha ou impede seu crescimento e evolução.

Quais são os quatro itens de uma matriz SWOT?

Os quatro itens de uma matriz SWOT são forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Devido à tradução da sigla, em português, a ferramenta também é chamada de FOFA.

Qual a importância da análise SWOT para uma empresa?

A análise SWOT é importante para uma empresa porque permite realizar um diagnóstico preciso do ambiente interno e externo do negócio. Essa visão amplificada embasa tomadas de decisões, deixando-as mais estratégias e elevando as chances de acerto com as medidas e ações adotadas.