Um tema muito debatido nos tempos atuais é a meritocracia. Apesar de dividir a opinião pública no âmbito social, dentro das empresas ele deve ser estudado e colocado em prática, já que seus benefícios são muito importantes tanto para a organização quanto para os colaboradores.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Nas empresas, meritocracia se refere a um método de gestão de pessoas em que o gestor mede o desempenho dos funcionários e então distribui bonificações e reconhecimento para os profissionais com os melhores resultados. 
  • Os colaboradores que mais se destacaram, são reconhecidos por meio de incentivos como bonificações, prêmios e promoções.
  • Após serem reconhecidos por seus empenhos, estes profissionais ficam mais motivados e inspirados, o que reduz ainda mais o turnover da empresa.
  • Existem dois riscos ao implementar a meritocracia: gerar disputas nocivas no ambiente profissional, reduzindo o trabalho em equipe e aumentando o individualismo; e desmotivar os funcionários que não tiveram uma boa avaliação de desempenho e não foram premiados.
  • Para colocar em prática a meritocracia na sua empresa, é preciso aplicar os pontos a seguir: defina as metas do período, defina como será medido o desempenho, ofereça os prêmios e bonificações.
  • Indicadores quantitativos são os resultados em números que os seus funcionários e máquinas alcançaram durante o período. Os exemplos de indicadores quantitativos em vendas incluem: volume de vendas; receita gerada e taxa de conversão. Conheça outros indicadores em: Guia: KPIs de Vendas

Alguns dos benefícios diretos que a meritocracia pode trazer, são:

  • melhora na produtividade e motivação da equipe;
  • aproximação da equipe aos objetivos da empresa;
  • possibilidade de crescimento dos colaboradores mais dedicados;
  • redução da rotatividade da equipe.

É importante lembrar que é necessário prestar atenção na hora de ter uma gestão que leve em conta a meritocracia, já que ela também pode ter resultados negativos caso não seja bem implementada.

Pensando nisso, preparamos este artigo explicando o conceito, como aplicá-lo e como evitar os principais erros. Confira:

Primeiramente, o que é meritocracia nas empresas?

A palavra meritocracia foi utilizada pela primeira vez pelo sociólogo Michael Young, em seu livro “The Rise of Meritocracy”, lançado em 1958. De lá pra cá o termo vem sendo estudado e aplicado em diversas áreas.

Nas empresas atuais, o termo se refere a um método de gestão em que o gestor mede o desempenho dos funcionários e então distribui bonificações e reconhecimento para os profissionais com os melhores resultados. 

Desta forma, os colaboradores que mais se destacaram, são reconhecidos por meio de incentivos como bonificações, prêmios e promoções.

Para a meritocracia funcionar é preciso medir o desempenho da equipe. Neste sentido, alguns indicadores de desempenho que podem ser avaliados são:

  • atingimento de metas;
  • quantidade de trabalho entregue;
  • qualidade do trabalho entregue;
  • faltas, atrasos etc.

Quais são os benefícios e perigos da meritocracia?

A meritocracia pode trazer diversas vantagens para a empresa e para os colaboradores se for bem implementada. Entretanto, caso a empresa não execute esta estratégia da forma correta, isso pode resultar em impactos negativos para ambos os lados.

Benefícios

Quando bem implantada, a meritocracia motiva a equipe a gerar mais resultados e a entregar o melhor que podem oferecer. Já que o trabalho bem executado é reconhecido, premiado e o funcionário pode crescer dentro da empresa.

Essa motivação leva a um aumento geral na produtividade da empresa, já que há um interesse real dos colaboradores em crescerem, entregarem mais e alcançarem suas metas.

Após serem reconhecidos por seus empenhos, estes profissionais ficam mais motivados e inspirados, o que reduz ainda mais a rotatividade dos funcionários da empresa.

Com isso, a empresa consegue melhores resultados, atinge as metas planejadas, cumpre o planejamento de produção do período acertando os prazos acordados com clientes e monta uma equipe cada vez mais qualificada e conectada com seus ideais.

Riscos

Até agora falamos apenas das vantagens dessa metodologia de gestão. Entretanto, o líder precisa ficar atento para não acabar criando um problema na sua empresa.

Caso for feita sem planejamento e sem um acompanhamento próximo, a meritocracia pode gerar dois pontos negativos para a organização:

  • Disputas nocivas no ambiente profissional, reduzindo o trabalho em equipe e aumentando o individualismo;
  • Desmotivação ainda maior dos funcionários que não tiveram uma boa avaliação de desempenho e não foram premiados.

Para evitar estes riscos, os gestores precisam seguir alguns pontos importantes:

  • criar metas desafiadoras, porém alcançáveis;
  • realizar medições de desempenho de forma justa, preferencialmente com uma ferramenta automática, como um sistema de CRM;
  • criar medições e premiações que estimulam o trabalho em equipe;
  • fornecer feedback de forma motivadora, inspirando os colaboradores a melhorar o desempenho sem constrangimentos;
  • não avaliar pontos que não estejam ligados diretamente com a empresa, como a vida pessoal do profissional.

Resumindo, é preciso criar um ambiente onde as pessoas buscam os melhores resultados de forma amigável, junto com a equipe e motivando os que estão com o resultado aquém do esperado.

Como a meritocracia pode funcionar?

Agora que você já sabe quais são os benefícios e como evitar os perigos da metodologia, chegou a hora de colocar a mão na massa.

Para colocar em prática a meritocracia na sua empresa, é preciso aplicar os pontos a seguir:

  • estabeleça as metas do período;
  • defina como será medido o desempenho;
  • ofereça os prêmios e bonificações.

Na dúvida de quais indicadores medir? Veja alguns recomendados para os times de vendas: