Quantos clientes uma grande distribuidora tem? E como será que ela consegue gerenciar as informações de todos eles de maneira simples e sem burocracia?
Esse deve ser o desejo de todo gestor comercial e vendedor. Afinal vender é vantajoso não apenas para a empresa, mas para toda a equipe comercial, que é comissionada.
Sendo assim, como garantir que a empresa esteja mais atenta e focada às necessidades do consumidor e, não perca seu cliente para a concorrência?
Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂
A utilização de um sistema de CRM é uma solução completa para ajudar vendedores e empresas a melhorarem seu desempenho comercial, além de economizarem tempo e dinheiro para vender.
Com o CRM, o vendedor não apenas encontra mais oportunidades de vendas, mas sim cria uma estratégia de negócios para vender e fidelizar clientes.
Aqui estão as principais vantagens de como a sua distribuidora pode sair ganhando com o uso do CRM.
#1. Aumento da produtividade
Um dos maiores vilões do tempo das pessoas são rotinas individualizadas, seja para enviar um e-mail de feliz aniversário, uma mala direta, ou uma propaganda.
Com o CRM, os clientes passam a ser segmentados por necessidades diferentes e podem ser tratados em conjunto. A disposição de informações sobre o cliente passam a ser centralizadas e utilizadas em tempo real para uma venda.
Assim, o vendedor pode utilizar estas informações para tomar decisões e oferecer o necessário na quantidade e tempo certo.
Envios de e-mails e alertas como aniversário do comprador, clientes inativos há mais de meses sem comprar, clientes perdidos e insatisfeitos podem ajudar o vendedor a se aproximar mais dos clientes e oferecer novos produtos.
Por exemplo, se o vendedor sabe que o cliente compra um determinado produto de um determinado segmento, e tem outras ofertas desse segmento, ele pode oferecer ao cliente como complemento. Muitas vezes o cliente não sabe que você vende e simplesmente compra em outro distribuidor.
#2. Empresa mais organizada
A dimensão do software ultrapassa a tecnologia e faz com que a empresa esteja voltada para o foco no cliente e com isso, todos trabalham em conjunto para que a empresa conquiste seus objetivos.
As informações passam a ser atualizadas e utilizadas para gerar mais oportunidades.
Com o CRM, o vendedor pode ver que o cliente já pagou a sua fatura e, liberar mais crédito para a compra, oferecer novos produtos e, encurtar o período de compra, fazendo com que o cliente compre mais.
Isso permite a empresa se aproximar de seus clientes e cria uma confiança maior na empresa por parte dos clientes, que estarão mais próximos e com ciclos de compra menores.
#3. Cliente mais satisfeito
O principal objetivo de um CRM é o foco e a busca na satisfação do cliente. A automatização dos processos e a personalização do atendimento faz com que o cliente perceba valor na sua empresa.
Ao se concentrar na satisfação do cliente, os vendedores conseguem coletar informações mais preciosas sobre o que o cliente valoriza, quais produtos prefere comprar e, quais as modalidades de compra prediletas.
Quanto mais a sua empresa poder entender as necessidades dos clientes, seja estudando seu histórico de vendas, seja oferecendo produtos em upselling de acordo com seus hábitos e poder de compra.
Tendo isso em mente, a sua distribuidora consegue diminuir o tempo de atendimento e a performance das suas vendas, aproveitando os próprios hábitos e necessidades mapeadas no processo de vendas e armazenados no CRM.
A empresa pode atender melhor e mais rápido um cliente, sabendo o que ele precisa e quando precisa.
Esse tipo de informação é utilizada para satisfazer e reter o cliente, seja no menor tempo de espera, diminuição do tempo de entrega do pedido até o recebimento da mercadoria ou ainda na escolha do canal de atendimento.
#4. Motivação da equipe de vendas
Um processo otimizado de CRM quase sempre motivará a sua equipe a vender mais.
Se os vendedores da sua distribuidora estão desmotivados, verifique se o seu processo de CRM está bem disseminado na empresa. Pode ser útil nesse caso consultar o kit para sucesso com CRM, que contém um vasto material para garantir o sucesso com o CRM.
Lembre-se de que a equipe de vendas só se sentirá motivada se o processo de CRM tornar a sua vida mais fácil e rentável.
Qualquer tentativa diferente só vai servir para lhe ensinar que esse não é o melhor caminho para melhorar as vendas e, quase sempre, quando algo assim ocorre, o preço a pagar é muito alto e quase sempre não compensa.
Mas, quando o CRM começa a surtir efeito nas vendas e, no desempenho dos vendedores, a equipe de vendas começa a entender como é valioso o seu uso e, passa a utilizar o CRM religiosamente.
Aproveite o CRM para ser um especialista em clientes
O CRM não é apena suma ferramenta de vendas. Ele permite que vendedores conheçam melhor seus clientes, o mercado que estão inseridos e, até mesmo os concorrentes.
Os clientes querem não apenas pessoas para venderem para eles, mas também pessoas que os aconselhem e garantam que eles comprem o melhor produto para a sua empresa.
Quando uma distribuidora implementa o CRM, suas técnicas de relacionamento e conhecimento de seus clientes, os vendedores conseguem mapear melhor as necessidades do mercado e saber o que oferecer para o cliente.
Os benefícios do CRM não são apenas o controle comercial e automatização do processo de vendas, mas também o foco nas necessidades de cada cliente e o estabelecimento de uma relação personalizada entre a empresa e os vários segmentos que ela atende.
*Créditos da imagem: Orion Distribuidora – Palhoça/SC