Você acredita que precisa de mais prospects para atingir suas metas de vendas? Aqui estão algumas ideias úteis de como fazer a prospecção ativa.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Prospectar clientes é uma tarefa que deve fazer parte de pelo menos 4 horas diárias da rotina de um vendedor. 
  • Evoluir continuamente o processo de prospecção ajuda a otimizar seus contatos e melhorar a qualificação de um prospect.
  • Fazer a gestão do funil de vendas, de forma correta, evita que você perca tempo com prospects não qualificados e mantenha excesso de contato com os leads qualificados.
  • A prospecção ativa é um grande desafio para a maioria dos vendedores, mas ela é apenas um dos caminhos para encontrar novos prospects qualificados. Veja algumas dicas de como criar sua lista de prospects pesquisando em diferentes fontes.
  • Está esperando o que para se tornar um gestor de destaque na empresa? Conheça o nosso curso online Gestão em Prospecção B2B

Embora a falta de vendas possa ser causada por alguma coisa relacionado a não ter prospects suficientes, a maioria dos vendedores que não cumprem suas metas não conseguem vender porque não têm prospects qualificados.

A seguir estão algumas ideias baseadas no conceito de prospecção ativa para garantir que você nunca mais terá problemas para encontrar novos prospects qualificados e prontos para comprar o seu produto.

Leia tambémPerguntas essenciais para detectar leads qualificados

OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo


Os 14 segredos da prospecção ativa de clientes

Começamos o nosso guia de como fazer prospecção ativa com 7 dicas gerais e finalizamos com mais 7, específicas de como fazer uma boa venda por telefone.

#1. Passe 4 horas por dia prospectando

Você não leu errado. Estamos falando realmente de você fazer uma prospecção ativa por 4 horas ao dia.

Para que você tenha um número suficiente de leads qualificados, você precisa gastar uma quantidade significativa de tempo prospectando.

Para a maioria dos vendedores, o pouco tempo que eles passam prospectando é o principal motivo porque não vendem.

Portanto, se você é um vendedor e está se perguntando onde vai encontrar 4 horas por dia para conseguir prospectar novos clientes, aqui está a resposta para a sua pergunta: aprendendo como fazer prospecção ativa!

  • Primeiro:

Pare de perder tempo com os prospects não qualificados que você nunca vai conseguir converter em vendas.

Saber como organizar seu tempo é muito importante durante a prospecção de clientes ativa.

Você sabe quem são essas pessoas: são aqueles clientes que você tem conversado por semanas, meses ou anos e não conseguiu avançar no processo de vendas.

Outra opção é fazer uma outra chamada de vendas e dizer a eles que essa é a sua última oportunidade de fazer negócios com você.

E para impulsionar esse processo, você pode contar com a ajuda da tecnologia utilizando recursos de geração de leads que criam listas com dados completos de leads que possuem o mesmo perfil de seus melhores clientes para que você possa prospectar.

  • Em segundo lugar:

Pare de contatar e irritar os leads qualificados.

Os vendedores não tendem a manter contato com os prospects não qualificados em seu funil de vendas e assediar em excesso seus leads qualificados é a prova de que os vendedores não tem nada para fazer.

Leia mais em: Fortalecendo o funil de vendas: 5 práticas para ajudar a potencializar seu faturamento

  • Em terceiro lugar:

Corte todo o trabalho que você faz para evitar a prospecção. A maioria dos vendedores é muito bom em evitar o trabalho duro.

Por isso, é muito comum vendedores agendarem consultas médicas e outros itens pessoais durante o horário de trabalho para evitar as ligações de prospecção. Não faça isso.

Automatizar tarefas repetitivas com ajuda de apps é outra boa dica.

  • Finalmente:

Agende o seu tempo de prospecção ativa e mantenha o cronograma.

Por exemplo, bloqueie das 8h às 10h e das 14h às 16h para prospecção ativa de clientes e não permita que nada faça com que você mude o seu horário.

Se você não está fazendo muita prospecção por aí, as 4 horas podem ser um grande problema no início. Por isso, inicie com 2 horas e vá caminhando em direção às 4 horas de prospecção de clientes, a partir daí.

Dedique-se diariamente à prospecção. Isso será essencial para seus resultados.

#2. Seja consistente

Um grande problema que vemos com a prospecção ativa é a falta de coerência. Um vendedor faz muita prospecção até que ele tenha compromissos o suficiente para parar de prospectar clientes.

Quando os negócios e compromissos diminuem, eles voltam a fazer mais um monte de prospecção ativa novamente.

Para ser bom e ficar bom em prospecção ativa, e ter um fluxo constante de clientes potenciais, você precisa ser consistente. Independente de você ter toneladas ou abundâncias de negócios, é muito importante que você dedique tempo para prospectar.

Confira mais dicas de como fazer follow-up e prospecção ativa nesta postagem:

O que 48% dos vendedores perdem ao deixar de fazer follow-up

#3. Escolha atividades de prospecção ativa

Telefonemas, pedidos de referencias, visitas a clientes são exemplos de como fazer prospecção ativa, porque você controla o contato.

Quando se trata de prospectar clientes, você quer estar no controle dos números e a única maneira de fazer isso é através da prospecção ativa.

Embora seja bom ter aspectos de prospecção passiva e ativa, não esqueça de prospectar ativamente diariamente.

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#4. Faça o melhor em prospecção

Obviamente que você tem que ser cada dia melhor em cada etapa do processo de vendas e na prospecção ativa não deve ser diferente.

Quando você começar a trabalhar melhor a prospecção você pode fazer menos chamadas e trabalhar menos e ao mesmo tempo qualificar melhor seus prospects.

Por isso, nunca deixe de estudar prospecção para conseguir fazer o seu melhor e cada vez conseguir prospectar melhor e de maneira mais eficiente.

#5. Faça o que você tem que fazer para conseguir o que você precisa

Você precisa estar comprometido com o número de prospects que você quer conseguir para ser bem sucedido.

A questão aqui é: você precisa estar disposto a fazer milhares de telefonemas, bater em milhares de portas e falar com centenas de pessoas para conseguir atingir os contatos que você quer.

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Confira algumas dicas sobre vendas por telefone: Como vender mais por telefone: traga solução, não problemas

#6. Mantenha o controle sobre os números

Se você vai a um evento por 4 horas e fala com 1 ou 2 prospects em média, isso não é um bom uso do seu tempo de prospecção ativa.

Se você pegar o telefone e conseguir 10 prospects qualificados, isso sim seria um bom uso do seu tempo de prospecção. Faça a gestão do seu tempo, afinal ele é precioso e você deve gastá-lo com as atividades certas.

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#7. A prospecção é um jogo de números

Quanto mais pessoas você contactar, mais prospects você terá. Esse é o segredo de como fazer prospecção ativa.

Se você conversar com pessoas o suficiente durante o dia, você acabará esbarrando em alguém que diz que precisa do que você tem.

Se você quer conseguir um monte de prospects, você precisa falar com um monte de pessoas.

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Novas ideias para encontrar novos prospects

E uma ótima maneira de como prospectar clientes é usando o telefone.

Este ponto é tão importamte para quem quer fazer prospecção ativa que nossas próximas 7 dicas de como fazer prospecção ativa serão sobre esse assunto, em um tópico especial, confira.

Como fazer prospecção ativa usando o telefone

Você é o tipo de profissional que fica relutante ao fazer chamadas de vendas?

Conheça dicas para você vencer o medo e fazer ligações de vendas ativas matadoras.

A prospecção ativa é uma etapa da venda que muitos vendedores – mesmo aqueles que consideram ter as habilidades de um vendedor de alta performance – lutam para vencer. Afinal, ligar, visitar ou simplesmente abordar uma pessoa pode ser algo totalmente intimidador.

OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo

E não é à toa. Prospectar pode soar incômodo para vendedores e, muitas vezes esse é o principal motivo porque eles não rendem o esperado.

Infelizmente, para ser um vendedor bem sucedido, fazer ligações de vendas ativas é essencial.

Não importa o quanto você se considera um bom profissional, sempre é possível melhorar o seu rendimento, melhorando a sua maneira de encarar as chamadas de vendas.

Se esse cenário de incômodo, ao fazer chamadas de vendas, é familiar para você, pode se sentir melhor com as dicas que selecionamos para que você finalmente vença o medo, pegue o telefone e, saia da sua zona de conforto.

Aqui está o que você precisa fazer.

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#1. Enfrente isso, você é um vendedor. Assim como todos os outros

Muitas pessoas lutam com o simples fato de serem vendedores. Elas querem ser outras coisas e, não gostam quando precisam lidar com uma tarefa inerente de vendas, como as chamadas.

Mas, o profissionalismo precisa falar mais alto.

Pense que você é um vendedor e que a sua lucratividade e a lucratividade da empresa dependem da sua atuação e desempenho. Isso deve lhe dar uma injeção de ânimo e automotivação para enfrentar as tarefas mais chatas.

Todo mundo vende alguma coisa em algum momento. E, no seu caso, você vive de vender soluções e promessas às pessoas. Dito isso, não se sinta mal em ser um vendedor ligando para perturbar uma pessoa.

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#2. Acredite em seu próprio valor

Você tem valor como um indivíduo e o produto ou serviço que você está vendendo cria grande valor quando bem combinado com o cliente certo.

Quando as pessoas estão convencidas de seu valor, elas são inabaláveis. Se alguém do outro lado não é cortês ou receptivo, isso não vai te intimidar, se você souber o seu valor.

E não estamos falando apenas em valor e capacidade. Estamos falando no seu valor, como profissional de vendas para ajudar empresas (incluindo a sua) a prosperarem, e também, no valor de seu produto.

Se você é um vendedor de verdade, sabe que não deve vender produto que não acredita, nem defender soluções que não vê valor.

#3. Defina uma meta diária para contatar novos prospects

Você precisa ter um número em mente, porque ele se torna uma meta, um objetivo, e assim você pode mensurar seus resultados por meio da análise de indicadores de vendas.

Independentemente da quantidade, você precisa atingir novas pessoas, que nunca ouviram falar do que você faz.

Você pode começar, por exemplo, com a meta de atingir, diariamente 2 pessoas que não conhece, seja por e-mail, telefone ou até mesmo usando a LinkedIn a seu favor.

Nesse caso, o que interessa é começar com um número não fantasioso e ir aumentando quando for conseguindo avanços.

O importante é ser pró-ativo com novos contatos diariamente, o que é perfeitamente possível se você fizer da prospecção ativa uma prioridade.

#4. Use um script com foco no cliente.

O script deve se concentrar no cliente, não em você. Por exemplo, “muitas empresas semelhantes a sua contam comigo para conseguir…”

Você precisa aprender a preencher o vazio e, precisa saber como você é útil a seus clientes atuais para que possa ser útil aos novos prospects.

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Confira: Aprenda a criar um script de vendas por telefone

#5. Deixe mensagens irresistíveis

Aprenda a deixar uma mensagem de correio de voz realmente eficaz, e você vai receber chamadas de retorno com mais frequência do que imagina. Jeffrey Gitomer tem uma dica muito engraçada e interessante sobre mensagens de voz.

Ele diz que, quando o telefone do seu prospect cair na caixa postal, inicie rapidamente o seu discurso e o interrompa no meio do caminho.

Ao fazer isso e desligar a chamada justamente no clímax do motivo porque você entrou em contato, você vai despertar uma curiosidade no seu prospect e, as chances dele retornar são muito maiores.

#6. Escute a si mesmo

Quando as pessoas estão no telefone, apenas 27% da comunicação está em suas palavras, e 73% está em seu tom de voz.

Por isso, treine a sua voz para parecer empático e carismático para seu prospect.

Tomar cuidado com a entonação é um excelente exercício para começar.

Esteja, acima de tudo, ambientado e habituado com a sua voz.

Isso vai ajuda-lo a ser bem recebido pelos seus prospects e tornar as pessoas um pouco mais interessadas pelo que você tem a dizer – e, sobretudo, oferecer.

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#7. Acompanhe

Está sem resposta? Continue tentando. Isso também faz parte da venda ativa.

Se você estiver tentando contato com alguém 3 vezes durante a semana, sem sucesso, dê 2 ou 3 semanas de descanso e depois volte a tentar.

O importante é não desistir antes que o seu potencial cliente deixe bem claro que não tem interesse em seu produto, e nem quer mais receber ligações suas.

Continue tentando e, não desista.

É difícil manter a sua carga em cima quando você não tem êxito com um contato. Mas, acima de tudo você precisa ter consciência de que, é impossível agradar a todos.

Dê o seu melhor, esteja preparado para o pior e, nunca desista.

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Tenha consciência da importância das ligações

Um vendedor nunca vai dar importância às chamadas de vendas se, ele achar, por algum motivo, que elas são inúteis.

Por isso, você precisa acreditar que as chamadas de prospecção ativa são importantes para:

  • seu desempenho de vendas;
  • para o seu crescimento profissional;
  • sobretudo, para ser uma pessoa melhor.

Afinal, conhecer pessoas novas e, participar de círculos de influência diferentes sempre será útil para o seu crescimento pessoal e profissional.

Ao fazer prospecção ativa de clientes, seja um portador de boas novas para seus prospects que, eles darão a você o devido valor.

Agora que você já sabe o que precisa ser feito, é só pegar o telefone e voltar à prospecção ativa.

Leia mais sobre este tema:

Táticas de vendas por telefone: aprenda a usar

Todo o seu trabalho  de prospecção ativa vai ganhar ainda mais força se você utilizar um bom software de CRM, no qual as tarefas são automatizadas.

Se você argumentar que o problema é o preço, saiba que existem excelentes versões freemium, isto é, gratuitas, como esta do AGENDOR que é por tempo ilimitado: você pode usar para sempre.

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