Você está ligando para os seus prospects no momento certo? Descubra agora qual o melhor horário para telemarketing ativo e como aumentar as chances de fazer mais negócios!
Principais aprendizados deste artigo:
- O horário permitido para telemarketing, de acordo com a lei, é de segunda a sexta, das 10h às 19h; e sábados, das 10h às 13h. Além disso, é obrigatório incluir o prefixo 0303 nas chamadas.
- O melhor horário para telemarketing ativo apontado por um estudo do MIT é das 16h às 18h. Porém, das 8h às 10h, também é considerado um bom período para prospectar.
- Já os melhores dias para entrar em contato com o cliente por telefone são quartas e quintas-feiras. E o pior é às terças.
- Para fazer um telemarketing ativo de alta qualidade, tenha um plano de otimização da prospecção, entenda o comportamento do cliente e monte um calendário dos melhores horários para ligar.
- Para facilitar a pesquisa do melhor dia e horário para falar com seu público, o sistema de CRM é fundamental. Ele armazena e integra todos os dados de leads e clientes e, assim, é possível saber quando cada um deles está mais disponível.
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Não é nenhum segredo que a prospecção exige disciplina – e obviamente um pouco de noção sobre timing. Afinal, se as coisas não acontecerem na hora certa, você pode acabar perdendo o prospect.
Essa primeira etapa do processo comercial é essencial para definir a quantidade de vendas e o valor do faturamento no fim do mês ou do ano. A prospecção pode ser feita de várias maneiras, inclusive pela mais tradicional, como entrar em contato com o cliente por telefone.
Para ter ideia, uma pesquisa feita pelo Rain Group apontou que os vendedores de alto desempenho na prospecção fecham 2,7 vezes mais negócios do que os medianos. Percebeu a importância de falar sobre essa etapa do processo comercial?
Então, vamos lá! Vamos abordar neste texto tudo o que você precisa saber sobre prospecção ativa por telefone, inclusive o horário permitido para telemarketing entrar em contato com o cliente. Boa leitura!
Qual o horário permitido para telemarketing?
Bem, antes de entrarmos no assunto sobre a melhor hora para ligar para seus prospects, precisamos destacar o que diz a lei sobre o horário permitido para telemarketing.
A Lei PLS 48/2018 determina que os telefonemas de telemarketing ativo podem ocorrer:
- de segunda a sexta-feira, entre 10h e 19h;
- aos sábados, das 10h às 13h.
Porém, em alguns estados, como o Rio de Janeiro, o limite de horário durante a semana é até 18h. Logo, é sempre válido confirmar o que diz a lei estadual também!
Em 2022, a Anatel também determinou que todas as ligações de telemarketing tenham o prefixo 0303 para a pessoa identificar a chamada e atender apenas se quiser (ou puder).
Lembramos a necessidade de ter autorização do cliente para fazer ligações, chamada de opt-in pela Anatel. E, além disso, durante a ligação, é necessário ter o opt-out, que permite que a pessoa peça a exclusão do seu número da lista de contatos.
Depois de entender o que diz a lei, saiba como usar o horário comercial do telemarketing ativo para alcançar novos clientes!
Qual o melhor horário para telemarketing ativo?
Você precisa, literalmente, escolher momentos do seu dia para fazer a prospecção. Porque se você escolher a hora errada, certamente vão faltar oportunidades de negócios no seu funil de vendas.
Digamos que você faça suas chamadas de prospecção nas manhãs de terça-feira. Você pega uma xícara de café, corre para o seu computador e automaticamente começa a buscar leads.
Nem é preciso pensar sobre isso. Funciona de maneira automática e você simplesmente faz. Porém, será que está fazendo certo? Será este o melhor horário para entrar em contato com o cliente?
Se você for como a maioria das pessoas, toma essa decisão com base em sua programação diária e no seu tempo disponível. Só que para ter sucesso, é preciso levar em conta o tempo e a disponibilidade de seu prospect.
O que diz a pesquisa do MIT?
Um estudo do MIT compilou dados a partir de milhares de chamadas de vendas B2B. Ao analisá-los, os pesquisadores focaram em identificar a melhor época para atingir os prospects.
Aqui está o que eles encontraram: o melhor horário para entrar em contato com os clientes é das 16h às 18h.
Esse é um fato surpreendente. Geralmente as pessoas acham que nesse horário os prospects já estão se desligando mentalmente do trabalho.
Contudo, a pesquisa diz que essa é a melhor janela de tempo para atingir seus potenciais clientes – e ainda é 114% melhor do que o pior período do dia (entre 11h e 12h).
O início do dia também se mostrou um bom momento para fazer cold calls (ligações frias). O período das 8h às 9h foi muito eficaz como horário de telemarketing.
Fechando o quadrante, o horário de 9h até 10h é também muito bom para prospectar. Assim, temos na ordem:
- das 16h às 18h como melhor janela;
- das 8h às 10h como segundo melhor horário para prospectar.
Qual o melhor dia para entrar em contato com o cliente?
Esse estudo não olhou apenas para os horários, mas também para os dias da semana que apresentaram melhor performance na prospecção.
A pesquisa constatou que quartas e quintas-feiras são os melhores dias para a prospecção, quase 50% melhor do que o pior dia, a terça-feira.
Como podemos ver, se utilizar todo seu esforço prospectando clientes numa terça, das 11h às 12h, certamente não vai aproveitar as oportunidades da melhor forma possível.
É claro que os números podem ser muito diferentes e variar de mercado para mercado. Por isso, é preciso dedicar seu tempo para analisar as próprias chamadas ao longo de várias semanas e chegar às suas conclusões do que deu certo ou errado.
Com esses dados em mãos, você pode ainda criar um plano pessoal otimizado para prospectar nos melhores dias e horários e obter o máximo de cada oportunidade. Aliás, separamos algumas dicas indispensáveis para isso!
Leia também: Como fazer um script de vendas de telemarketing ativo? + 2 modelos
Dicas para ter um telemarketing ativo mais eficiente
1. Tenha um plano de otimização da prospecção
Para iniciar o seu plano de otimização de prospecção, use um sistema de CRM ou uma planilha de acompanhamento de ligações para prospects e anote os melhores horários para ligar para clientes – entenda que alguns vão preferir ser contactados em horas diferentes de outros.
E é importante você se atentar a esse grande detalhe!
Acompanhe o dia e horário que você está ligando para seus potenciais clientes, e quantas pessoas você conseguiu alcançar em cada um deles.
Você ainda pode, no final, calcular a efetividade de seu contato para cada hora, com uma fórmula simples:
Contatos por hora / chamadas por hora = taxa de contato
Por exemplo, se você fez 10 chamadas durante 1 hora e falou com o seu prospect em 2 dessas chamadas, a sua taxa de contato efetivo é de 20%.
Depois de rastrear suas ligações e de saber qual é a taxa de contato ao longo de algumas semanas, você terá um diagnóstico mais claro de quais são os melhores momentos para ligar para seus prospects e definir os horários de telemarketing mais eficazes.
O plano de otimização não é útil apenas para a prospecção. Você também pode usá-lo para controlar o comportamento do seu cliente e até mesmo fazer aquele follow-up depois de uma proposta enviada.
2. Entenda o comportamento do cliente
Digamos que você precise de uma informação adicional de um cliente para finalizar a venda.
Ao consultar seus dados, saberá (com base em seu histórico) qual é o melhor para ligar e conseguir encontrar imediatamente o cliente, ao contrário de deixar uma mensagem de voz ou perder potencialmente 1 ou 2 dias tentando o contato.
É importante que, depois de descobrir sua taxa de efetividade de contato para cada cliente, coloque essa informação dentro de seu CRM. Assim ficará mais fácil saber qual é o melhor momento para conseguir contato.
Além de controlar a efetividade de sua taxa de contato telefônico, pode usar essa mesma fórmula para controlar seu envio de e-mails, por exemplo.
Você pode achar que terá uma resposta mais rápida para seus e-mails quando os envia até às 7h, porque provavelmente os seus clientes os verão em sua caixa de entrada primeiro quando a acessar pela manhã.
Então, pode ser que esse seja o melhor momento para o envio de e-mails.
Saiba mais: CRM para Call Center: vale a pena? Confira 10 dicas e vantagens!
3. Monte um calendário dos melhores horários para telemarketing
Depois de identificar o melhor horário para fazer telemarketing ativo, proteja esses períodos da melhor maneira possível. Há muitas tarefas e outras responsabilidades que acabam se intrometendo em nosso dia de trabalho e podem impactar seu plano de prospecção.
Afinal, existem poucas janelas de tempo em que há grandes chances de chegar aos potenciais clientes. Fique completamente focado durante esse momento.
É importante focar apenas nas chamadas: sem e-mails, sem conversas no escritório, sem pausas para o café, sem mídias sociais. Tudo que você precisa fazer é tirar o telefone do gancho e ligar.
Você deveria, até mesmo, pedir para remarcar reuniões que caem no mesmo horário que precisa ligar para seus prospects.
Ou seja, é preciso ter em mente que o tempo para prospectar é único e precioso. Você não consegue substituir um horário de qualidade por outro de incerteza e ter os mesmos resultados.
Descubra quais são os horários ideais para ligar para seus clientes e encontrá-los, e torne-os padrão em seus esforços de prospecção. Pense sobre a disponibilidade de cada prospect e use isso a seu favor.
Esses horários nobres são bem escassos. Por isso, aproveite-os sem moderação. Você vai vender mais, tirando o máximo dessas oportunidades.
Depois de ligar, o ideal é marcar uma visita pessoal. E, para isso, é preciso levar uma bela apresentação. Para ganhar tempo, baixe nosso modelo de apresentação comercial!
Como elevar o potencial do telemarketing ativo da sua empresa?
Sem dúvidas a melhor forma de descobrir qual o melhor dia e horário para falar com cada um dos seus clientes é usando todo o poder do software de CRM.
O sistema de CRM do Agendor é a ferramenta ideal para elevar o nível da prospecção da sua empresa e, claro, aprimorar o processo comercial que passa a ser 100% orientado por dados em tempo real.
Além do gestor acompanhar o desempenho de cada vendedor, a própria equipe acessa informações valiosas antes de pegar o telefone e ligar. Isso porque o Agendor preenche de forma automática os dados da empresa registrados na Receita Federal.
E isso facilita – e muito – a pesquisa antes de falar com o cliente. Afinal, não é apenas pegar o telefone e ligar, é estar preparado para mostrar conhecimento sobre as dores do prospect e criar uma conexão logo na primeira abordagem.
O CRM do Agendor oferece ainda:
- geração de leads qualificados;
- histórico completo de leads e clientes;
- gravação automática de e-mails;
- fluxo de atividade inteligente (o que fazer depois de ligar?);
- calendário de atividades, com lembretes;
- possibilidade de salvar tudo o que foi falado com o prospect em seu histórico;
- e muito mais!
Aliás o Agendor tem o Sistema de Telefone Virtual Inteligente (IA) para equipes comerciais.
Ficou animado em descobrir qual o melhor horário para telemarketing ativo na sua empresa e vender mais? Então faça um teste gratuito do CRM do Agendor agora mesmo!