Você já faz propaganda pelo WhatsApp para promover suas vendas?

Pois saiba que esse aplicativo, que conquistou o coração dos brasileiros por ser sem anúncios, sem jogos e sem truques, pode te ajudar a vender seus produtos ou serviços, aproveitando ainda todos os recursos que a versão Business oferece.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Uma pesquisa feita pela empresa Hibou mostrou que 80% dos consumidores já compraram algo pelo WhatsApp e que 93% da população utiliza o aplicativo em seu dia a dia. 
  • Desde 2018 o aplicativo com a versão de WhatsApp Business, que é voltado para empresas e tem a vantagem de oferecer a criação de um perfil da empresa, mensagens automáticas e listas de transmissão.
  • Fazer propaganda pelo WhatsApp é uma forma prática, rápida e barata de apresentar a sua empresa para potenciais clientes.
  • Mensagens em áudio, vídeo e de agradecimento também são ótimas maneiras de conquistar e fidelizar clientes. 
  • Para descobrir como aumentar ainda mais as suas vendas, acesse o Guia: como elaborar um processo de vendas e suas etapas e descubra como ser mais efetivo no seu negócio. Você também pode fazer um teste grátis no Agendor e integrar o software com o seu WhatsApp Business.

O WhatsApp começou a fazer parte da vida dos brasileiros em 2012, ganhando popularidade por permitir a troca de mensagens sem que você precisasse pagar pelo envio, assim como acontecia com o SMS naquela época. Lembra desse tempo?

Hoje, contamos com esse recurso gratuito, instantâneo e que nos dá fácil acesso aos clientes a qualquer momento. Neste artigo, você vai ver como fazer propaganda pelo WhatsApp e enviar mensagens do WhatsApp para clientes para acelerar seus resultados.

Além das dicas que você vai conferir aqui, veja no vídeo abaixo como integrar o WhatsApp ao CRM pode facilitar suas campanhas e organizar o contato com seus clientes para otimizar suas vendas:

Como fazer propaganda pelo WhatsApp: entendendo o potencial desse app

Que o WhatsApp conquistou o coração dos brasileiros e, desde então, se tornou uma ferramenta para todas as horas, não há quaisquer dúvidas. Mas, a questão aqui é: como podemos usar o WhatsApp para ajudar a sua empresa a vender mais?

Normalmente as pessoas usam o aplicativo de mensagens para entrar em contato com a família e amigos, mas não é apenas para isso que ele serve. Hoje, o app é também um dos meios preferidos para se comunicar com empresas e prestadores de serviços. 

Seja para um pedido de informação sobre algum produto, ou até mesmo para realizar uma compra – com inclusive uma opção rápida de pagamento sem nem precisar sair do aplicativo. 

Quer ter mais um pouco de ideia da importância de usar este canal de vendas? Uma pesquisa da empresa Hibou revelou que 8 em cada 10 consumidores já compraram algo pelo WhatsApp (seja produto ou serviço). 

Além do mais, a mesma pesquisa indicou que 98% da população do território nacional já criou uma conta no aplicativo e 93% utiliza a plataforma no seu dia a dia. 

Veja também: Como abordar um cliente pelo WhatsApp: 5 dicas para fechar mais vendas

WhatsApp Business: um passo além para facilitar as vendas pelo WhatsApp 

Tendo em vista a grande afinidade que os clientes das empresas têm com o aplicativo, em 2018 o WhatsApp criou uma versão que é focada em negócios. 

Agora, portanto, as empresas podem usar o WhatsApp Business para se comunicar diretamente com os seus clientes e fechar novas vendas, de maneira rápida e prática e ainda tendo acesso a algumas funcionalidades únicas. 

A seguir, confira algumas informações importantes que você precisa saber e que podem te ajudar a entender como vender pelo WhatsApp Business:

Quais as diferenças entre o WhatsApp Business e o WhatsApp Pessoal?

Os dois tipos de WhatsApp podem ser usados no mesmo smartphone, mas é preciso ter um número para cada conta. 

Você pode usar dois chips em um mesmo aparelho ou um smartphone para cada número e separar o seu WhatsApp pessoal do WhatsApp que você usa na empresa, ou seja, seu número comercial.

Algumas das vantagens de utilizar o WhatsApp Business são:

  • Registrar o número de telefone fixo do seu negócio no WhatsApp Business; 
  • Ter um perfil da sua empresa com todas as informações do seu negócio (site, endereço, horário de funcionamento, etc);
  • Poder utilizar o catálogo de produtos para alavancar suas vendas;
  • Criar mensagens automáticas de saudação, ausência e respostas rápidas;
  • Etiquetar as conversas e separar seus contatos por grupos como, por exemplo, novo contato, cliente que já efetuou uma compra, etc;
  • Criar listas de transmissão e expandir sua mensagem para uma lista maior de clientes.

Caso queira saber mais sobre como usar o WhatsApp para vender, aperte o play neste vídeo feito pelo Sebrae para aprender:

Por que é importante ter presença digital para vender pelo WhatsApp?

Manter uma presença nas mídias sociais é crucial para a construção de sua marca.

E enquanto Facebook, Instagram e outras mídias já permitem que você mantenha estreito contato com os potenciais clientes, bem como fãs, o WhatsApp leva você ao próximo nível do relacionamento.

Ao habilitar a funcionalidade de mensagens entre empresas e potenciais clientes, a comunicação pode ser ainda mais próxima e imediata.

Você pode colocar seu número de WhatsApp em seu site, cartões de visita, e mídias sociais, permitindo que o seu público saiba que você está ao alcance do aplicativo, a qualquer momento. Além disso, muitas ferramentas de vendas são conectadas ao app. É o caso do CRM do Agendor, que possui uma integração supercompleta com o WhatsApp para gerenciar todo o relacionamento com o cliente pelo app.

Quais empresas devem fazer vendas pelo Whatsapp?

Mas, será que a sua empresa deve usar o WhatsApp Business para vender?

Embora o aplicativo não tenha a mesma presença no mundo todo, no Brasil ele é muito popular. É uma maneira de se conectar com seu mercado em tempo real.

Além disso, ele não custa nada e não exige uma manutenção como outras mídias, que precisam de criação de conteúdo de marketing ativamente a todo momento. Esse é simplesmente um outro caminho pelo qual os clientes podem chegar até você – e tudo que você precisa é de um número de telefone e de um smartphone.

E, por mais que alguns vendedores enxerguem no uso do WhatsApp o desafio de conseguir atender bem os clientes no menor tempo possível e de lidar com o alto número de mensagens, o app pode ser usado muito mais estrategicamente que isso.

Além das mensagens e respostas rápidas, o WhatsApp já permite chamadas de voz e conversas via browser, para todos seus usuários, por exemplo.

Você já usa o WhatsApp Web para facilitar a rotina? Saiba que o Agendor tem uma extensão que conecta a versão web do whatsapp ao CRM! Teste gratuitamente aqui!

Aproveite e veja o vídeo a seguir, para entender como essa ferramenta funciona na prática.

Veja também: Como um app para funil de vendas pode otimizar seus resultados

6 dicas de como fazer propaganda pelo WhatsApp Business

Se você estiver com dúvidas sobre como usar o WhatsApp para vender e fazer mais negócios, nós separamos algumas dicas úteis para que você aprenda a usar o WhatsApp Business na sua empresa.

1. Salve os contatos no telefone

Se você é do tipo de vendedor que tem vários chips e milhares de números soltos espalhados em diversos aparelhos, você não vai conseguir dar aos seus clientes a atenção que eles merecem.

Isso porque, dificilmente você vai saber com quem está falando, saber o que já conversaram e etc.

Vendedor que se preze precisa:

  • Usar 1 único número;
  • Sempre salvar seus contatos no telefone;
  • Manter seus históricos a salvo.

Muitas vezes você não lembra de uma conversa, e o seu cliente acha que você se lembra das informações que trocaram. Se você não tem o histórico, pode acabar perdido e ter que confessar ao seu cliente que não se lembra do que conversaram.

E, além de confiar no backup do seu celular, existe um jeito muito mais fácil e produtivo de manter esse histórico de conversas: integrar seu WhatsApp ao seu CRM de Vendas. O Agendor faz isso por você, teste gratuitamente neste link.

Veja mais: As 3 chaves para encontrar o sucesso com o CRM social

2. Grave áudios

Grande parte dos clientes têm perguntas e dúvidas quando recebem uma propaganda pelo WhatsApp. Então, como responder?

Seja proativo e tenha um estoque de áudios com respostas simples já prontas em seu aparelho para tirar as dúvidas de seus clientes.

Dessa maneira, você responde seu cliente rapidamente, e além de não precisar recriar as mesmas respostas várias vezes, perde menos tempo do que digitando a mesma resposta. Assim, seu WhatsApp se torna um canal dinâmico e rápido de relacionamento com seus clientes.

Veja mais: como as mensagens de áudio também podem ser utilizadas em novas abordagens de vendas.

3. Espalhe mensagens de agradecimento

Você não consegue ser um bom vendedor sozinho e você só pode ser um bom vendedor graças a seus clientes. Por isso, nunca deixe de agradecer a eles.

Se você ganhou um prêmio, bateu a sua meta de vendas, ou simplesmente está feliz por fechar novas vendas, agradeça seus clientes atuais. São eles que tornam isso possível.

Por isso, mensagens do WhatsApp para clientes de agradecimento são sempre uma ótima pedida.

Isso porque, agradecimentos sinceros e feitos de forma personalizada representam uma ação de marketing de baixo custo e alto impacto. Com isso, os clientes ficam felizes, ao mesmo tempo em que o seu nível de confiança aumenta.

E você sabe muito bem da importância de satisfazer clientes e deixá-los felizes!

4. Use os vídeos ao seu favor

Suponhamos que você seja um corretor de imóveis e queira ser mais assertivo em suas apresentações.

Muitas vezes empresas lançam propagandas na TV aberta e esquecem de criar um vídeo para o WhatsApp, o que é um erro até que bastante comum.

Portanto, faça vídeos para seus clientes, mostrando, por exemplo, um novo produto, uma nova aplicação para um produto antigo, ou até mesmo, oferecendo um cupom de desconto em um novo serviço.

Esse é um exemplo de como usar o WhatsApp comercialmente. Nunca é demais enviar conteúdo em vídeos para seus clientes.

Confira em nosso blog: 3 ferramentas de comunicação interna online para vendas

Veja mais algumas dicas de vendas pelo WhatsApp:

5. Use a lista de transmissão para enviar propaganda pelo WhatsApp

As listas de transmissão do WhatsApp são um recurso que muita gente ainda esquece de usar ao seu favor. Com essa ferramenta, é possível enviar uma mesma mensagem para um grande número dos seus contatos ao mesmo tempo, sem que precise fazer esse processo individualmente. 

Por isso, é muito útil quando se pensa em como fazer divulgação no WhatsApp, pois otimiza o tempo gasto.

Mas como usar a lista de transmissão para fazer propaganda? Bem, o primeiro ponto é saber que as mensagens só chegaram para os clientes que já possuem o seu contato. Por isso, é importante garantir que ele deseja receber esse tipo de informação antes de adicionar o número. 

Outra dica para usar a lista de transmissão é criar várias, cada uma delas segmentada de acordo com o perfil dos clientes. Assim, fica bem mais fácil saber qual propaganda enviar para cada um deles, de acordo com o que eles acham mais interessante.

Ao mesmo tempo, evite enviar muitas mensagens durante o dia ou conteúdos repetidos. Isso acaba se tornando meio chato e pode afastar o seu consumidor, da mesma forma que “enrolar” demais para chegar ao ponto final. 

Logo, seja objetivo e passe as informações importantes de maneira clara e direta, sempre destacando que você está aberto para tirar quaisquer dúvidas que a pessoa possa ter.

6. Use seu status do WhatsApp para mostrar seus produtos

Outra ferramenta normalmente esquecida do WhatsApp de empresas é o status. Ela permite que você publique fotos e vídeos que se apagarão automaticamente depois de um período de tempo. 

E sim, nem todo mundo olha essa aba do aplicativo de mensagens, mas ela também pode ser um método muito eficaz de divulgação da sua marca e dos seus produtos. 

Agora, para responder a dúvida de como fazer propaganda no status do WhatsApp. Primeiro, é preciso saber que você pode usar essa ferramenta para compartilhar vídeos curtos, fotos ou até mesmo links para seus produtos ou serviços. 

Porém, é importante saber que as imagens devem ter boa qualidade, serem criativas e chamarem atenção de forma imediata e fáceis de entender.

Com isso em mente, você pode usar o status do WhatsApp para divulgar um novo produto que chegou, uma promoção, a forma de uso ou até mesmo as vantagens que seu cliente terá ao adquiri-lo com você. Enfim, o céu é o limite.

E aí, está pronto para implementar o WhatsApp em suas vendas? 

Agora que você já sabe como fazer propaganda pelo WhatsApp, e que ele serve não apenas como um aplicativo para conversar com amigos e familiares, você já está pronto para envolver seus clientes com esse poderoso aplicativo?

Além de ser uma ferramenta simples para manter seu cliente por perto, o aplicativo é muito útil em diversas etapas das vendas.

Você pode, por exemplo, qualificar leads, apresentar, e fazer pós-vendas apenas com o WhatsApp. Aliás, se tem como fazer vendas pelo WhatsApp, por que não aproveitar?

Por fim, quando você dá o seu WhatsApp para seus clientes eles percebem que você não vai fugir. É importante que eles entendam que não será uma maneira de como enviar propaganda pelo WhatsApp.

Na verdade, se ele precisar, têm o seu número de telefone à mão, para tirar dúvidas ou resolver quaisquer problemas.

Dessa maneira, o WhatsApp se torna uma ferramenta de relacionamento e aproximação entre você e seus clientes.

Portanto, não basta saber como fazer propaganda pelo WhatsApp, você precisa desenvolver um relacionamento com seu cliente.

Quer aprender o passo a passo para isso? Então baixe nosso e-book CRM: Atraia, Fidelize e Satisfaça mais Clientes e descubra como!