O modelo de avaliação 360 graus é um dos mais empregados na maioria das organizações
E o motivo é simples: a avaliação 360 graus contempla uma série de vantagens sobre as demais, principalmente por seu modelo de aplicação em que são captadas diversas opiniões e não apenas a do superior e a autoavaliação, como ocorre na maioria dos casos.
Mas estas são apenas alguns dos benefícios do modelo de avaliação 360 graus. Para ajudar você a entender melhor como funciona e conhecer as principais vantagens e desvantagens da avaliação 360 graus, vamos apresentar uma lista com suas características mais marcantes, além de 3 exemplos prontos de questionários deste tipo de avaliação para você aplicar em sua força de vendas.
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O que você vai conferir:
O que é avaliação 360 graus?
O método de avaliação 360 graus é uma modalidade de avaliação em que se busca um amplo leque de opiniões sobre o funcionário. Para isso, utiliza-se feedbacks do líder, dos colegas e do próprio avaliado.
A ideia é, exatamente, ter um feedback 360 graus, de todas as perspectivas de pessoas que trabalham com o funcionário. Assim, a avaliação fica mais justa e garante que todos da equipe estão participando dos resultados da empresa.
Mas como fazer a avaliação 360 graus? Todos os colaboradores respondem perguntas sobre todos os outros e, às vezes, até de fornecedores e clientes.
Quais as vantagens e desvantagens da avaliação 360 graus?
Entre as principais vantagens, podemos citar:
- Identificação de possíveis problemas.
- Os colaboradores recebem o feedback do que os outros (de forma consolidada) acham dele.
- O colaborador forma um perfil de como é visto pelo grupo, suas qualidades e defeitos.
- Cria-se um sentimento de busca da melhoria.
- A liderança pode alinhar com ele um programa de aprimoramento, com metas e providências a serem tomadas.
- Quanto mais opiniões, mais acurada a avaliação.
- O objetivo é levar à melhoria contínua do desempenho do colaborador.
Entretanto, como em qualquer outra metodologia de análise e avaliação, também podemos encontrar algumas desvantagens. Algumas delas são:
- Os dados podem trazer resultados inconclusivos e distorcidos.
- Excesso de informações.
- Alguns colaboradores podem se sentir desconfortáveis com a situação.
- O questionário da avaliação 360 graus pode ser mais demorado e complexo.
- Não leva em consideração o lado pessoal, que fica fora do escritório.
Para avaliar se vale a pena ou não implementar o método em sua equipe, é necessário avaliar os prós e contras. Em relação às desvantagens, é possível reverter algumas com uma boa comunicação com os colaboradores.
Além disso, sempre podemos acionar essa metodologia com outras estratégias, como o Funil dos Sonhos do Agendor. Seu objetivo é conectar os sonhos pessoais dos vendedores com os objetivos da empresa, mostrando as atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançá-los.
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Como fazer avaliação de desempenho 360 graus? 3 modelos
Escolhemos 3 exemplos de modelo de avaliação 360 graus bem diferentes, confira:
1. Modelo enxuto com 3 alternativas para resposta
Assinale: Nunca, Às Vezes ou Sempre para cada uma das perguntas abaixo sobre os temas assinalados:
- Proatividade
O colaborador apresenta iniciativa?
- Interesse
O funcionário é dedicado em suas tarefas e busca atingir as metas de vendas?
- Organização
O funcionário é organizado em suas atividades?
- Flexibilidade
O colaborador consegue se adaptar a novas situações e clientes?
- Sociabilidade
O funcionário interage bem com seus colegas de trabalho?
- Liderança
O colaborador mostra aptidões para ser líder?
- Vocação
O funcionário tem o talento necessário para o que faz?
- Disponibilidade
O colaborador está sempre pronto a colaborar?
- Eficiência
O funcionário apresenta os resultados esperados de seu trabalho?
- Trabalho em equipe
O funcionário tem o hábito de colaborar com os demais membros da empresa?
- Ética
O funcionário tem um comportamento ético?
Apesar de curto e bem objetivo, a vantagem deste exemplo de avaliação 360 graus é a rapidez e a agilidade em ser respondido.
2. Modelo direto com 5 alternativas para resposta
Esta modalidade de avaliação de desempenho não apresenta o tema tratado, indo direto para a lista de perguntas às quais se deve assinalar uma das 5 alternativas:
Nunca, Pouco, Algumas Vezes, Muito, Quase Sempre.
- É relutante em aceitar as decisões acordadas pelo grupo?
- Ao resolver as dificuldades do dia a dia sabe expor suas necessidades e fazer perguntas que o auxiliem?
- Aceita opiniões divergentes da sua com facilidade e respeito?
- É um exemplo para todos ao defender os valores da empresa?
- Se empenha para que os resultados do grupo sejam os melhores possíveis?
- É autoconfiante?
- Demonstra autonomia para decidir?
- Sabe administrar o tempo para superar seus desafios?
- Sabe se comunicar de forma clara e coesa?
- Utiliza técnicas administrativas para melhorar o ambiente e a colaboração no trabalho?
- Procura auxiliar na redução de despesas e desperdícios?
- Encara as necessidades da organização como mais importantes que as necessidades pessoais?
- Está disposto a aceitar riscos?
- Desiste com facilidade ao primeiro sinal de dificuldade?
- Sabe usar a tecnologia e os recursos da empresa em prol da produtividade de seu trabalho?
Este questionário é um pouco mais duro e engessado, mas tem um enfoque voltado para trabalhos em que a ética e o comprometimento da equipe são muito importantes. No caso de vendas, poderia ser usado em seguradoras, serviços de auditoria ou escritórios de contabilidade.
Uma avaliação com feedback 360 graus por meio de 5 opções de alternativas de resposta pode ser mais precisa.
Conheça outros métodos de avaliação de desempenho: Como avaliar o desempenho de um funcionário e melhorá-lo.
3. Modelo complexo com 3 alternativas
Neste modelo de avaliação de desempenho são feitas 2 perguntas por característica com possibilidade de 3 alternativas de resposta:
Nunca, Algumas Vezes, Sempre.
- Liderança
- Consegue influenciar os demais colaboradores e motivá-los a participar dos projetos propostos?
- Entende a diversidade de personalidades e consegue despertar o melhor de cada uma?
- Integridade Moral
- Trabalha de forma ética?
- Busca a imparcialidade e a justiça quando há desavença de opiniões?
- Versatilidade
- Motiva as pessoas da equipe que faz parte a buscarem soluções para os problemas de seus departamentos?
- Não foge de novas responsabilidades e enfrenta as dificuldades com criatividade?
- Relacionamento
- Sabe unir os colaboradores na busca do verdadeiro trabalho em equipe?
- Procura conciliar as opiniões e reaproximar as pessoas quando ocorrem conflitos?
5.Olhar sistêmico
- Enxerga necessidades de soluções para problemas de clientes e da empresa e solicita auxílio dos líderes?
- Percebe a importância de se conectar com os outros departamentos da organização para cumprir suas tarefas?
- Trabalho em equipe
- Busca o diálogo e a troca de opiniões no grupo para que todos encontrem juntos a melhor solução?
- Consegue trabalhar em grupo sem causar conflitos e estimulando a participação coletiva?
- Responsabilidade
- Cumpre seus prazos e busca atingir seus objetivos ao desempenhar seu trabalho?
- Procura alcançar altos níveis de qualidade conforme o padrão estabelecido pela empresa?
- Comunicação
- Passa as informações necessárias para seu grupo de trabalho?
- Comunica-se com lealdade, sem esconder fatos ou omitir informações?
- Foco em resultados
- Engaja o grupo em busca do atingimento dos objetivos?
- Direciona seus esforços para atingir os objetivos da empresa?
- Organização
- Sabe definir prioridades para alocar seu tempo de forma a desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo de forma eficiente?
- Sabe usar seu tempo de forma adequada?
Este exemplo de avaliação de desempenho 360 graus tem um questionário com uma pegada mais de alto desempenho e garra, indicado para equipes de vendas de mercados mais competitivos e com metas agressivas.
Como você percebeu, os diferentes modelos de avaliação de desempenho 360 graus podem detectar diferentes habilidades e características dos colaboradores. O traço comum á a coleta da opinião de todos, o que influi fortemente na credibilidade da avaliação pelo funcionário, trazendo ótimos resultados.
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