Análise SWOT de uma empresa: saiba como lidar com as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do seu negócio.
O que você vai conferir:
Principais aprendizados deste artigo:
- A análise SWOT ajuda a entender melhor sobre os pontos fortes e fracos do negócio e também auxilia no desenvolvimento de estratégias mais assertivas.
- Para realizar a análise, a empresa precisa levar em consideração o ambiente interno (sob o qual tem controle) e também o externo (que está fora de seu alcance).
- A análise SWOT deve contar com as seguintes informações: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
- Toda empresa que deseja agir de forma mais estratégica e efetiva precisa realizar a análise SWOT, essa análise também pode contribuir de forma significativa para estruturação do processos de vendas do seu negócio.
Fazer a análise SWOT de uma empresa é um dos mais tradicionais métodos usados para definir estratégias de negócios.
Juntamente com a Matriz de Porter, a Matriz BCG e a Matriz de Ansoff, podemos considerar esse conjunto de matrizes como o quarteto de ouro das ferramentas de marketing estratégico mais tradicional, empregadas até hoje para se definir planos de negócios, planejamentos anuais de empresas e planejamentos estratégicos.
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Para conhecer mais a fundo a metodologia da Matriz BCG, você pode conferir este post de nosso blog: A maneira mais simples de entender o que é a matriz BCG.
Todas têm em comum o fato de tentarem criar uma metodologia razoavelmente simples e que pode ser resumida em um quadro final, uma matriz de fácil visualização e entendimento, que condensa tudo que foi definido durante a pesquisa e o estudo da empresa que se quer analisar.
Hoje, uma metodologia mais contemporânea e muito usada por grandes corporações é o Balanced Scorecard, conhecido como BSC, que emprega um conceito mais amplo e detalhado.
Para que você entenda melhor a análise SWOT de uma empresa, vamos começar com uma breve introdução sobre essa matriz, seguida de um passo a passo de como manter uma matriz SWOT para o seu negócio. Depois, vamos apresentar um exemplo prático.
Fique atento, em breve você saberá exatamente como montar a a matrix SWOT empresarial, que também é conhecida como “análise FOFA de uma empresa”, que em português é a sigla que representa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Pensando em fazer a análise SWOT de uma startup? Baixe nosso e-book: Guia: como elaborar e implementar um processo de vendas em sua startup e tenha mais informações para utilizar em seu planejamento estratégico.
Como fazer a análise SWOT de uma empresa
A metodologia SWOT de análise de empresas tem o objetivo de dar um direcionamento estratégico para a organização baseando-se em seu ambiente interno e em seu ambiente externo.
- Ambiente interno: tudo que está dentro dos domínios da empresa e, portanto, ela pode controlar. Seriam coisas como instalações, treinamentos, pessoal, maquinário, layout, propaganda, localização, pontos de venda, benefícios e salários (dentro dos limites da lei), clima organizacional, valores, planejamento etc.
- Ambiente externo: tudo que está fora da “jurisdição” e do alcance da empresa e que, portanto, ela não pode controlar. São fatores naturais, como o clima, catástrofes, aquecimento global, escassez de água etc., e fatores conjunturais e institucionais, como taxa de juros, variações cambiais, decisões do governo, alíquotas de impostos, crise política, instabilidade institucional, legislações trabalhistas, ambientas ou de exportação, entre outros.
A empresa só pode atuar sobre o que tem controle.
Essa é a premissa básica da análise SWOT, ou seja, entender as forças e fraquezas de seu ambiente interno para poder enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades do ambiente externo.
- Exemplo de forças de uma empresa: tecnologia superior, atendimento qualificado, localização privilegiada, alta capacidade de investimento, pesquisa e desenvolvimento trazendo inovações constantes, clima organizacional muito positivo, empresa que atrai talentos, marca forte e consolidada, entre outros.
- Exemplos de fraquezas de uma empresa: maquinário obsoleto, falta de treinamento, funcionários desmotivados, problemas com fluxo de caixa, pessoal desqualificado, identidade visual antiquada, comunicação e propaganda sem sintonia com o público, produtos e serviços sem diferenciais competitivos, posicionamento estratégico confuso, dificuldades de distribuição e muitos outros.
Perceba que forças e fraquezas são fatores internos à empresa e que, se necessário, ela pode tentar modificá-los. Diferente do ambiente externo, que é impossível de ser alterado, veja:
- Exemplos de ameaças para uma empresa: aumento do preço da energia, estradas que deslocam sua produção em péssimo estado, barreiras à exportação impostas por um país estrangeiro, seca, inflação e outros.
- Exemplos de oportunidades para uma empresa: alta do dólar (para uma empresa exportadora), construção de um aeroporto nas proximidades, diminuição do imposto sobre algumas de suas matérias-primas, saída de um concorrente multinacional do mercado, verão com clima quente (para uma rede de hotéis na praia, por exemplo).
Cabe à análise FOFA de uma empresa determinar como sanar fraquezas e aproveitar suas forças para superar ameaças e se beneficiar das oportunidades.
Passo a passo para fazer a análise SWOT de uma empresa
- Monte uma tabela de 4 quadrantes, com duas linhas e duas colunas, como se fosse um quadrado cortado por duas retas transversais.
- Ao lado esquerdo da primeira linha, do lado de fora do quadrado, escreva Ambiente Interno.
- No primeiro quadrado desta linha, escreva FORÇAS.
- No segundo quadrado da mesma linha, escreva FRAQUEZAS.
- Ao lado esquerdo da segunda linha, do lado de fora do quadrado, escreva Ambiente Externo.
- No primeiro quadrado desta linha, escreva OPORTUNIDADES.
- No segundo quadrado da mesma linha, escreva AMEAÇAS.
- Agora, escreva dentro de cada quadrado correspondente as oportunidades e ameaças, forças e fraquezas de sua empresa.
- Em seguida, tente determinar sua estratégia e como usar os fatores internos para contornar ou potencializar os fatores externos.
Achou complicado? Calma que aqui vai um exemplo de como fazer a matriz SWOT de uma empresa.
Leia também: Planejamento estratégico metas e objetivos: acerte na mosca!
Exemplo de análise SWOT de uma empresa
Imagine uma escola de inglês de bairro com uma única unidade, vamos detalhar os elementos da matriz SWOT:
Forças:
- Professores nativos que moram no Brasil há anos (alguns fundaram a escola);
- Baixo custo operacional;
- Atendimento próximo e personalizado aos alunos;
- Localização excelente.
Fraquezas:
- Marca desconhecida;
- Pouco capital;
- Nenhuma presença na grande mídia.
Oportunidades:
- Escolas particulares de ensino geral (fundamental e médio) têm procurado terceirizar o departamento de inglês;
- Empresas brasileiras estão se internacionalizando cada vez mais;
- Situação econômica do país tem incentivado jovens a procurar emprego fora do país.
Ameaças:
- Força das grandes redes de franquias de inglês;
- Proliferação de cursos online de baixíssimo custo;
- Queda do poder aquisitivo da população.
O resultado dessa análise poderia ser: criar um bom material de comunicação, como um folder mostrando toda qualidade da escola e também visitar escolas particulares e empresas para oferecer parcerias de ensino.
Além disso, participar de feiras aqui no Brasil que divulgam empregos e cursos no exterior, para atrair jovens que queiram melhorar seu inglês em cursos de verdadeira qualidade antes de sair do país em busca de emprego.
Confira a seguir mais um exemplo de matriz SWOT para uma empresa, desta vez de um software SaaS:
Para se aprofundar ainda mais sobre a matriz SWOT e a análise FOFA de uma empresa, recomendamos que você também este artigo de nosso blog: Definição de análise SWOT: como vender mais com uma matriz.
Alinhe a matriz SWOT com o planejamento estratégico de sua empesa
A análise SWOT pode ser utilizada no planejamento estratégico e com as metas de vendas do seu negócio em busca dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.
Sendo assim, o planejamento estratégico empresarial é um documento formal onde estão listados os objetivos da empresa e as ações que devem ser realizadas para que a organização consiga atingi-los.
A área de vendas também deve colaborar para o alcance desses objetivos. Portanto, é necessário fazer um plano de vendas com suas metas, objetivos e ações específicas que a equipe comercial deve realizar.
Por isso, é fundamental que o planejamento estratégico de vendas esteja alinhado com o planejamento do negócio.
Neste ebook você vai aprender:
- Como definir metas de vendas;
- Como alinhar as metas de vendas com o planejamento estratégico;
- A importância do planejamento estratégico de vendas;
- O que são metas e objetivos;
- Como definir metas inteligentes de vendas e alcançá-las por meio da gestão estratégica de vendas;
- Quais métricas são usadas para analisar o avanço das metas comerciais;
- Porque e como usar o CRM;
- Como criar um bom planejamento estratégico de vendas.