Não tem como criar um cartão fidelidade sem bons prêmios, uma arte atrativa e acabamento de qualidade

Saber como criar um cartão de fidelidade é questão de saber pesar três importantes fatores: escolha do “prêmio” correto, criar um belo layout de aparência profissional e saber produzir adequadamente o cartão com materiais e acabamento de qualidade.

Pense bem: cada um desses itens deve ser levado em consideração para evitar que um inviabilize o outro. De nada adianta saber como criar um cartão de fidelidade para empresa com uma linda arte, se o prêmio for pouco atraente para o consumidor. Da mesma forma, um ótimo prêmio pode ser comprometido por um layout de mau gosto ou por um cartão fidelidade mal-acabado, com papel inadequado e impressão sofrível.

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Quer saber tudo sobre como criar um cartão fidelidade para clientes? Então confira este link: Dicas de como fazer cartão fidelidade.

Um cartão de fidelidade deve ser fácil de usar

Um cartão de fidelidade deve ser fácil de usar

Como criar um cartão fidelidade para empresa

A primeira questão a levar em conta é o tipo de programa que você vai desenvolver. Trata-se de um programa empresarial, com acúmulo de pontos e troca por prêmios ou um cartão mais simples (sem deixar de ser efetivo!), muitas vezes usados por restaurantes, docerias, pizzarias e outros estabelecimentos, em que você “carimba” quantas vezes o cliente comprou em sua loja?

Tanto para um como para o outro caso, vamos mostrar para você como criar um cartão de fidelidade para clientes da melhor maneira possível!

Como criar um cartão de fidelidade: escolha do prêmio

A regra, em ambos os tipos de programas de fidelização, é oferecer prêmios que sejam valorizados por seus clientes. No caso de programas de vantagens, milhagens e pontuação empresarial, é importante fazer uma pesquisa com seus clientes e descobrir que tipo de recompensa os atrairá e, principalmente, escolher algo que tenha também um valor monetário proporcional à compra.

Como criar um cartão de fidelidade

Prêmios de fidelidade devem representar valor para o cliente

Quanto aos cartões oferecidos em restaurantes, pizzarias e outros estabelecimentos semelhantes, a regra mais usada é: a cada dez refeições, ganhe mais uma. Mas será essa a melhor maneira de fidelizar seus clientes? Por que não oferecer outras alternativas, como estas:

Depois de X refeições:

  • Traga um amigo para almoçar e ele não paga;
  • Ganhe um vinho para acompanhar sua refeição;
  • Escolha uma sobremesa grátis;
  • Volte no happy hour e ganhe 2 chopes de cortesia.

Perceba que, dependendo do seu objetivo, os prêmios têm diferentes funções. Ao trazer um amigo, o estabelecimento está conquistando novos clientes; ao oferecer o vinho, apresenta outros produtos de maior margem que podem ser consumidos; ao presentear com sobremesas, tenta criar o hábito dessa compra adicional; ao premiar em outro horário, tenta desenvolver um novo comportamento de consumo no cliente.

Não basta saber como criar um cartão de fidelidade para empresa, é preciso definir uma estratégia que vá ao encontro de seus objetivos! E também calcular certinho se o número de “carimbos” no cartão fidelidade cobre os seus ganhos com a fidelização dos clientes.

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Como criar um cartão de fidelidade: materiais e acabamento

Programas de fidelidade com troca de pontos por prêmios exigem um cartão em material resistente, como PVC, e o uso de chips e tarjas magnéticas ou, pelo menos, leitura de código de barras, para se integrar a sistemas de CRM e outros softwares de gestão do programa.

Outra providência será a criação de um site com as regras do programa de fidelidade e uma interface para conferir a pontuação e fazer a troca dos prêmios. Para isso você deve contatar empresas especializadas.

Para os cartões carimbados no estabelecimento, o material mais usado é o papel couchê fosco com gramatura de 200 g/m2.

Como criar um cartão de fidelidade: criação da arte

Um bonito cartão, com as mensagens certas e um layout atrativo para seus clientes é fundamental.

Além do logo de sua empresa, você pode criar um logotipo específico do seu programa e incluí-lo em seu cartão.

Normalmente, os seguintes elementos fazem parte do layout do cartão:

  • Logo da empresa;
  • Logo do programa (se houver);
  • Chamada explicando rapidamente as vantagens do programa;
  • Site do programa (no caso de acúmulo de pontos);
  • Endereços e contatos;
  • Imagens atrativas, muitas vezes com pessoas;
  • Local, no verso do cartão, para os carimbos (no caso deste tipo de programa).
Como criar um cartão de fidelidade

Programas de fidelidade com troca de pontos por prêmios exigem um cartão em material resistente

Existem diversos modelos de cartão fidelidade e não há como criar um cartão de fidelidade para clientes sem contratar um profissional de design que possa fazer um excelente trabalho.

Atualmente, uma alternativa muita usada por empresários é trabalhar com sites de concorrência criativa. Você envia seu pedido de arte do material gráfico que precisa e a plataforma automaticamente o disponibiliza para uma grande quantidade de profissionais que enviam propostas para você escolher a melhor. O vencedor recebe o valor que foi combinado antes. Tudo isso online, com preços e qualidade que valem muito a pena.

Agora que você já sabe como criar um cartão de fidelidade, que tal começar a pensar em sua estratégia de premiação e na arte mais adequada para ele?

* Essa postagem foi escrita pela We Do Logos, o primeiro site de concorrência criativa do Brasil em que o cliente divulga as características de seu projeto e os designers disputam entre si para criar sua arte.