O e-mail marketing é a comunicação por meio de e-mails que empresas enviam para sua base de contatos ou clientes. Com o uso de ferramentas, é possível criar campanhas para divulgar conteúdos, estreitar relação com consumidores, anunciar produtos, serviços ou promoções e muito mais.
Principais aprendizados deste artigo:
- O e-mail marketing é uma estratégia do marketing digital que realiza envio de e-mails para leads e clientes com foco em construir um relacionamento com eles e vender mais.
- Ele oferece diversos benefícios, como geração de leads, reconhecimento de marca, engajamento, geração de valor, autoridade e credibilidade, campanhas mais eficientes, aumento de vendas, entre outros.
- O e-mail marketing é um dos canais de comunicação que possuem maior retorno sobre o investimento e possui alto poder de conversão.
- Para fazer e-mail marketing é preciso construir sua base de contatos; escolher uma plataforma de envio e monitoramento, segmentar a base de clientes; personalizar as mensagens; nutrir o leads; e analisar resultados.
- As principais KPIs para medir o sucesso do envio são: taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão, e-mails marcados como spam, taxa de cancelamento de inscrição e retorno sobre o investimento.
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Algumas pessoas têm a ideia errada de que o e-mail está morrendo. Mas, enquanto elas baseiam suas ações em achismos, outros buscam números para embasá-las.
Por exemplo, sabia que, apesar dos aplicativos de mensagens, o email ainda é parte integral da rotina das pessoas?
Segundo dados da Statista, o número de usuários de serviços de e-mails pode chegar a 4.6 bilhões em 2025.
Esses números ainda não te convenceram? Então saiba também que os consumidores que costumam comprar produtos e serviços por email gastam 138% a mais do que aqueles que não recebem ofertas em suas caixas de entrada, de acordo com a Benchmark Email.
Por isso, continue a leitura deste artigo pois falaremos em detalhes sobre:
- o que é e-mail marketing;
- como fazer e-mail marketing;
- importância do e-mail marketing;
- ferramentas de e-mail marketing;
- estratégias e dicas de e-mail marketing;
- KPIs de e-mail marketing;
- exemplos de e-mail marketing.
O que é e-mail marketing?
E-mail marketing é uma estratégia que faz parte do marketing digital e que tem como objetivo enviar emails segmentados para leads, clientes e contatos em geral. É um canal de comunicação não somente para aumentar as vendas de produtos e serviços, mas também para garantir um excelente relacionamento com clientes.
Quando você deseja crescer sua marca e vender seus produtos ou serviços, esse meio representa uma das formas mais populares e eficientes dentro de campanhas e estratégias bem-alinhadas com os objetivos da empresa.
Podemos citar como principais vantagens deste canal:
- geração de leads;
- reconhecimento de marca;
- engajamento com consumidores;
- relacionamento com clientes;
- customer success;
- geração de valor;
- campanhas mais eficientes;
- aumento das vendas.
A importância do e-mail marketing
Esse meio é uma poderosa ferramenta para construir uma base de contatos e leads com a finalidade de desenvolver uma audiência engajada com sua empresa. O e-mail marketing funciona em qualquer etapa do funil de vendas e serve para se relacionar com seus clientes, encantá-los e fidelizá-los.
Mas não podemos negar que aliado a tudo isso, o que precisamos ficar de olho mesmo em relação a esse canal é o seu potencial de conversão. Ou seja, utilizar e-mail marketing vende, e vende muito bem.
Ele é um dos canais com maior retorno sobre o investimento e está aí sua importância. No início de 2021, um estudo feito pela Barilliance mostrou que a taxa de abertura de e-mails teve uma média de 42,48% e um CTR de 8.41%.
Para efeitos de comparação, a média de engajamento no Instagram envolvendo todos os segmentos é de somente 0,89% (Rival IQ), enquanto a taxa de conversão fica entre 0.3% e 2.2% (Baazarvoice), dependendo do número de seguidores.
No entanto, para ter resultados expressivos, é necessário saber entender como fazer e-mail marketing da forma correta e usá-lo como uma técnica de venda. Confira algumas dicas que separamos a seguir!
Como fazer e-mail marketing?
Para fazer e-mail marketing é necessário: construir sua lista de contatos com técnicas de Inbound Marketing; escolher uma plataforma de automação de e-mail marketing, com envio e monitoramento; segmentar sua base e personalizar suas mensagens; manter a nutrição de leads; e fazer análises de resultados e testes A/B.
1. Construa sua lista de emails
Caso você já tenha uma base de contatos de e-mails, o primeiro passo já está dado. Mas para quem está começando agora essa estratégia, é preciso trabalhar na captação de dados de leads.
Entre os principais canais para criar a sua própria base de e-mail, destacamos o Inbound Marketing que trabalha como uma forma de atrair o público-alvo oferecendo conteúdos relevantes e de valor, como: e-books, newsletter, webinários, catálogos, entre outros.
Mas também é possível captar e-mails naturalmente quando consumidores solicitam orçamento ou fazem uma compra de seu produto ou serviço.
E vale a pena ressaltar: jamais compre lista de e-mails “prontas”. Ao utilizar uma lista comprada, sua interação com potenciais consumidores fica totalmente prejudicada. Isso acontece por alguns motivos, dos quais podemos destacar dois principais:
- em uma lista comprada, as pessoas não concordaram em receber suas mensagens. Logo, você já começa a conversa como um intruso;
- listas compradas impedem que você crie uma relação próxima de seu potencial cliente e reduz a possibilidade de captar mais dados sobre ele.
Leia também: Como criar um mailing de seus clientes usando o Agendor e o MailChimp
2. Escolha uma plataforma de e-mail marketing
Com uma base de contatos construída, o próximo passo para entender como funciona o e-mail marketing é a ferramenta que você pode utilizar.
A escolha da melhor ferramenta de disparos de e-mails varia de acordo com as necessidades da empresa.
As opções mais básicas devem ser capazes de oferecer recursos para criar, personalizar e otimizar e-mails sem muita dificuldade.
Os recursos de cada plataforma devem ajudar a criar as melhores campanhas para atingir seus objetivos, além de permitir que você analise os dados mais importantes para sempre melhorar suas campanhas.
Mais abaixo selecionamos algumas das melhores plataformas e ferramentas para você utilizar nas estratégias de sua empresa.
Continue aprendendo: Campanha de fidelização de clientes: venda mais e mais vezes
3. Segmente e personalize suas mensagens
Quando enviar suas mensagens, personalize o conteúdo de acordo com as características da lista que receberá o e-mail.
Você pode segmentar os clientes demograficamente ou com base em outras informações pertinentes. Se, por exemplo, sua mensagem tem como foco os gestores, ela não precisa ser enviada aos colaboradores.
Para isso, utilize buyer personas em suas estratégias e conte com ferramentas de automação — como o MailChimp e o RD Station — para transformar esse canal em uma máquina de vendas.
4. Mantenha a nutrição de seus leads
Os leads são os contatos comerciais adquiridos em uma estratégia de Inbound Marketing.
Nem sempre os potenciais clientes estão prontos para comprar seu produto, uma vez que o timing pode não ser perfeito (eles podem, por exemplo, estar em férias ou terem acabado de fazer um grande investimento na empresa).
Mesmo assim, jamais desista desses contatos. Utilize o e-mail como uma poderosa ferramenta de nutrição de leads, segmente as mensagens e ajude seu potencial consumidor a reconhecer e resolver seus principais problemas.
Na hora de comprar, certamente se lembrará da sua marca!
Por isso é tão importante usar as dicas de e-mail marketing junto ao funil de vendas e à jornada do cliente.
Saiba mais: 3 exemplos de email de prospecção: conheça as melhores práticas!
5. Faça análises e testes A/B
As análises e os testes A/B auxiliam na tomada de decisões para eleger quais campanhas, títulos, CTAs ou outras variantes funcionam melhor entre todas.
Por exemplo, você pode realizar um teste A/B entre campanhas de e-mail marketing para saber quais tipos de conteúdos ou ofertas têm mais aberturas, cliques e conversões.
Muitas ferramentas de e-mail marketing permitem que você faça simples testes A/B e consiga obter métricas que indiquem quais estão com desempenho melhor.
Portanto, que tal conhecer algumas dessas melhores plataformas?
Ferramentas de e-mail marketing
Selzy
A Selzy é a plataforma ideal para iniciantes. Seu editor de e-mails intuitivo conta com blocos e modelos inteiros prontos, além de um assistente de IA para que você envie sua primeira campanha o mais rápido possível.
A Selzy oferece 1.500 e-mails e 100 contatos gratuitos por mês, permitindo que você importe e exporte sua lista de contatos. Também possibilita automações, para que seus envios não sejam apenas automáticos, mas também responsivos às ações dos seus clientes.
O suporte individual e personalizado é um dos pontos mais fortes da empresa: acontece em português e é oferecido 24 horas por dia.
MailChimp
O MailChimp é uma das plataformas de e-mail marketing mais conhecidas, usada por milhões de empresas ao redor do mundo.
O plano gratuito desta ferramenta conta com recursos básicos, podendo criar uma base de contatos de até 2.000 inscritos, com um limite de envios de 12.000 e-mails por mês
Também é possível criar estratégias de marketing dentro da plataforma, com landing pages, formulários de pop-up e envio de e-mails de follow-up, por exemplo.
ActiveCampaign
Quer uma ferramenta completa? Então a ActiveCampaign é uma das melhores soluções, especialmente para negócios de todos os tamanhos.
A plataforma oferece recursos de automação de marketing descomplicados que permite criar modelos de e-mails para serem enviados automaticamente aos contatos e segmentos criados.
Entre outros recursos disponíveis, estão: templates com designs altamente personalizáveis, criação de fluxo de e-mails conectados entre si, automação com base em critérios específicos, relatórios detalhados automação, campanhas, conteúdo preditivo, gestão de contatos e integrações nativas com Google Ads, Facebook Leads Ads, entre outras.
LeadLovers
A Leadlovers é uma ferramenta de automação de e-mail marketing brasileira e que foi recentemente adquirida pela empresa Suvini.
O seu principal objetivo é focar no relacionamento entre marca e cliente por meio de sequências de e-mails (que são ilimitadas, aliás!).
Mas além de ser um serviço para envio, a Leadlovers se destaca como uma plataforma completa de automação de marketing para quem deseja vender cada vez mais.
Você encontra opções como criação de páginas, chatbots, área de membros, importação de leads, relatórios completos e até salas para videoconferências.
GetResponse
Se você procura por uma ferramenta gratuita, o GetResponse pode ser a solução para você testar gratuitamente por 30 dias!
Trata-se de uma plataforma que conta com recursos simples para iniciantes, mas também não deixa a desejar em funcionalidades mais avançadas.
O serviço oferece um editor de templates simples de arrastar e soltar para ajudar a personalizar newsletters, landing pages, conteúdos e vários outros elementos.
ConvertKit
Para finalizar nossa lista de ferramentas para enviar e-mail marketing, selecionamos o ConvertKit e suas diversas vantagens para lojas virtuais.
A interface desta plataforma de e-mail marketing é simples e apresenta os principais e mais importantes recursos para a criação de campanhas. Ao mesmo tempo, conta com mais de 70 ferramentas e serviços online.
O ConvertKit permite enviar sequências de e-mails de boas-vindas para interagir com seus contatos, para follow-up com base em eventos, ações e condições, e inclusive e-mails de reengajamento para filtrar os consumidores inativos.
Leia mais: Por que integrar seu CRM com automação de marketing?
Estratégias de e-mail marketing
Por si só, o e-mail marketing já é uma estratégia do próprio marketing digital.
Mas existem diferentes abordagens e tipos de email marketing que devem ser ajustados conforme os objetivos de cada companhia. Por isso, saber o que mandar no e-mail marketing precisa ser planejado com atenção.
Você pode, por exemplo, usar estratégias para:
- enviar newsletters;
- apresentar ofertas promocionais ou sazonais;
- dar as boas-vindas aos clientes;
- parabenizar por datas especiais;
- engajar com contatos inativos;
- prospectar clientes por email;
- solicitar feedback;
- nutrir seus leads;
- oferecer conteúdos relevantes e de valor.
Em geral, procure investir em estratégias eficientes e com grande potencial de otimização de todo seu planejamento de marketing.
Para e-commerces, por exemplo, temos algumas estratégias muito importantes, como as de promoção relâmpago, aviso sobre últimas unidades de certo produto, abandono de carrinhos, envio de descontos em datas especiais, reestoque de produtos e oportunidades de pré-vendas.
Fazer pesquisas com os consumidores da sua base de contatos também é considerado uma estratégia que não pode ser deixada de lado.
Com elas, você descobre exatamente o perfil dos seus consumidores, o que eles querem exatamente ou mesmo a se acertar com um possível cliente insatisfeito ou que teve problemas com a compra.
KPIs de e-mail marketing
Por fim, como acompanhar o desempenho de suas estratégias de e-mail marketing?
Ficar de olho nos indicadores de performance, ou seja, os KPIs é essencial para auxiliar a compreensão de como sua audiência reage aos conteúdos e às ofertas que você oferece.
As métricas de e-mail marketing permitem que você não dispare mensagens em massa sem acompanhar os indicadores de desempenho, o que é um desperdício de uma eficiente ferramenta de conversão!
Portanto, acompanhe esses principais indicadores para medir e analisar seus resultados e sucesso:
Abertura de e-mail
Essa primeira métrica mostra a relação da quantidade de e-mails enviados e quantos deles foram abertos pelos contatos.
É importante acompanhá-la para saber se o título/assunto despertou interesse suficiente do público e, assim, poder otimizar e testar alternativas.
Dica extra de e-mail marketing: analise também as aberturas em dispositivos móveis, pois suas mensagens devem ser adaptadas para favorecer a leitura em celulares e tablets também.
Taxa de cliques no e-mail
Neste KPI de e-mail marketing, o “Click Through Rate (CTR)” serve para medir e analisar a quantidade de cliques em links no conteúdo da mensagem. O cálculo é feito em relação ao total de e-mails enviados.
Esses links dependem dos seus objetivos, pois podem direcionar o consumidor para seu site, produtos específicos, landing pages, ofertas especiais, entre outros.
Conversão
Aqui temos um dos indicadores mais importantes, pois é possível medir quantas pessoas tomaram uma ação específica que foi enviada na mensagem.
Em outras palavras, é o KPI que mede o total de e-mails enviados e quantas pessoas concluíram um call-to-action (CTA). Por exemplo, quantas compraram um produto em seu site de e-commerce ou baixaram determinado e-book!
E-mails marcados como spam
Algo que pode prejudicar muito a eficiência de estratégia de marketing é quando os destinatários marcam suas mensagens como spam.
Atente-se para este KPI, pois isso acontece quando são enviados muitos disparos em massa ou ainda se a empresa não se identificar direito, o que atrapalha o próprio reconhecimento de marca e as intenções de se aproximar dos clientes.
Cancelamento de inscrição
Outra forma de saber se os seus conteúdos são relevantes e interessantes para sua lista de contatos (segmentada ou não) é a taxa de cancelamento de inscrição.
Afinal, por que alguém aceitaria continuar recebendo e-mails que não fazem mais diferença para a pessoa?
Porém, vale a pena mencionar que esse indicador pode ser útil tanto para rever seus conteúdos quanto para “limpar” sua lista de contatos que não comprariam de você.
O cálculo pode ser feito dividindo a quantidade de descadastramentos pelo total da base de contatos no início do período analisado. Depois, multiple o resultado por 100 para ter obter o percentual.
ROI: Retorno sobre o Investimento
Por último, o “clímax” dos KPIs de e-mail marketing é o Retorno sobre o Investimento. Em outras palavras, o indicador apresenta o quão rentável sua campanha é.
Para calcular este KPI, obtenha o total investido em suas estratégias e o dinheiro obtido das vendas por esses e-mails.
Conheça mais KPIs de email marketing e indicadores para acompanhar o desempenho
Como fazer um e-mail marketing?
Para fazer um e-mail marketing é fundamental:
- definir o objetivo;
- selecionar o conteúdo de acordo com a base de contatos;
- elaborar o design seguindo a identidade visual da marca;
- segmentar os clientes;
- enviar o e-mail com teste A/B;
- analisar os KPIs e gerar insights.
Há como fazer um e-mail de marketing de diversas formas, porém, deve-se seguir esse passo a passo para que haja um padrão de planejamento, execução, envio e análise a cada conteúdo disparado.
Exemplos de e-mail marketing
Para entender melhor todas as informações e dicas que demos, separamos alguns exemplos de e-mail marketing para servir como base criativa para suas próximas campanhas.
Conversão
Olá (nome do lead),
Já que você gostou do nosso e-book (nome do e-book), separamos outros materiais que somam ao seu aprendizado!
> título do e-book ou texto do blog
(um parágrafo explicando o que é e para que serve)
(inserir botão CTA: baixe grátis ou leia mais)
> título de um texto ou e-book sobre um produto ou serviço da empresa que esteja associado ao assunto do e-book baixado)
(inserir botão CTA: quero saber mais ou baixe grátis
> oferta de um produto ou serviço: O (nome do produto/serviço) é perfeito para atingir (objetivo, como controlar o estoque ou vender mais). Aproveite nosso cupom de desconto, válido até (inserir prazo final).
(inserir botão CTA: quero o desconto ou aproveite)
Boas-vindas
Olá, (primeiro nome do cliente)!
Você criou com sucesso uma conta no nosso site. Seja bem-vindo!
Para ativá-la, clique abaixo e confirme seu endereço de e-mail.
Muito obrigada,
Equipe (nome da empresa)
Clientes inativos
Olá, (primeiro nome do cliente)
Estamos com saudades e queremos você de volta conosco!
Viemos te oferecer um mimo para nos reaproximarmos de novo.
Use o cupom (número/nome do cupom) e ganhe 10% OFF em nosso site!
Adicione o código no carrinho de compras e recebe nosso presente.
Botão CTA: Veja nossos produtos/serviço
Educativo
Olá, (primeiro nome do cliente), tudo bem?
Trouxemos muitos conteúdos sobre (inserir tema/assunto) para que você aprenda (colocar o objetivo dos conteúdos selecionados, que resolvam problemas dos leads).
Confira!
(inserir alguns posts do blog ou e-books selecionados para a etapa do funil de vendas em que o lead se encontra).
Guia: Indicadores de Vendas e Marketing
Com todo o conhecimento que você aprendeu até aqui, ficou claro a importância do email marketing para estratégias de vendas, certo?
Mas, muito além de acompanhar o desempenho de seus emails, é fundamental se atentar aos indicadores de vendas também para obter melhores resultados com a integração de marketing e vendas de sua empresa.
Mas, neste caso, quais KPI de vendas e marketing você deve usar? Descubra neste GUIA de indicadores de desempenho em vendas e marketing:
- Entenda a relevância das áreas de Vendas e Marketing nas organizações;
- Conheça os principais indicadores de vendas e marketing macro (finais) e micro (intermediários);
- Fique por dentro dos principais tipos de KPI de vendas e marketing, outbound e inbound;
- Confira outras indicações de materiais relacionados aos indicadores de desempenho em vendas e marketing;
- Dicas para pôr tudo em prática, parar de fazer o mesmo e reformular suas atividades para atingir resultados.