Cadastro centralizado, acesso remoto, funil de vendas, dados gerenciais: use um app de CRM para gestão do relacionamento com o cliente
O gerenciamento do relacionamento com o cliente com CRM é uma prática de extrema importância para qualquer empresa que deseje acrescentar uma vantagem competitiva sustentável sobre seus concorrentes.
O CRM tem o objetivo de focar as iniciativas da empresa em atender às necessidades dos clientes, fortalecendo o relacionamento com eles de forma que percebam que são ouvidos, que sua opinião é valorizada e que a empresa está sempre em busca das melhores formas de atender às suas necessidades e desejos, resolvendo seus problemas, suas “dores de cliente”, da melhor forma possível.
Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂
Neste contexto, informações completas sobre o cliente, fáceis de localizar, atualizadas e confiáveis, além de uma comunicação ágil, tanto entre os membros da equipe como como o próprio cliente, são condições indispensáveis para que o CRM, a gestão do relacionamento com o cliente, funcione adequadamente.
Portanto, além de uma postura voltada para o cliente, as empresas que fazem o gerenciamento do relacionamento com o cliente com CRM precisam de um apoio tecnológico para tornar esse trabalho tão importante mais ágil e assertivo.
Planilhas compartilhadas, softwares colaborativos, treinamento e um gerenciamento de equipes eficaz ajudam bastante.
Mas, por que não usar um software específico para CRM para a gestão do relacionamento com o cliente? Um software especialmente criado para isso?
Se a sua resposta para essa pergunta é o preço, saiba que os bons softwares de CRM costumam contar com um “test drive” por tempo limitado, ou mesmo uma versão Freemium (gratuita), mas que pode ser usada por tempo ilimitado.
Esse é o caso do Agendor, uma interessante solução para organizar e aumentar suas vendas, na forma de um aplicativo em seus computadores, laptops, tablets e smartphones.
Vamos conhecer mais sobre ele?
Além de um app para se organizar e aumentar vendas, veja mais dicas baixando nosso e-book gratuito: Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas
Cinco vantagens de usar um aplicativo de CRM para gestão do relacionamento com o cliente
Para começar, ao usar um aplicativo para a gestão comercial (gestão de relacionamento), você irá simplificar processos que demandam muito tempo de sua equipe, como preencher planilhas para cadastrar clientes, enviar e-mails ou organizar o follow-up em uma agenda de papel ou mesmo eletrônica.
Tudo isso (e muito mais) fica bem mais rápido e confiável, aumentando os acertos da equipe e dando mais tempo para ela prospectar clientes e fechar vendas, em vez de se dedicar a tarefas burocráticas e repetitivas.
1- Cadastro centralizado de clientes
Como você faz o cadastro de seus clientes atualmente? O mais comum é que se use uma planilha Excel. Mas quem é o dono dessa planilha? Existem planilhas duplicadas?
Além desses complicadores citados acima, é provável que nunca ninguém tenha certeza, realmente, se aquela é a última versão da planilha. Você pede para um colega enviar a dele, por e-mail, salva em seu computador e assim por diante, de forma lenta e pouco confiável.
Com um app para gestão comercial, gestão de relacionamento com o cliente, esse tipo de problema não existe. O cadastro fica centralizado, e pode ser atualizado de onde a pessoa estiver, até por celular, e todos têm acesso a mesma informação na hora, sem perda de tempo.
2- Fazendo o follow-up perfeito
Vendedores e gestores de vendas têm um dia a dia corrido, cheio de compromissos, visitas, e-mails para enviar e telefonemas para fazer.
Por mais que isso seja corrido, não se pode simplesmente olhar na agenda e sair correndo para uma reunião importante sem ter preparado uma boa argumentação antes.
Além disso, esquecer de responder a um e-mail ou telefonema na data combinada, é o tipo de coisa que pode arruinar o relacionamento com o cliente.
E se todas estas ações de follow-up pudessem ser agendadas e lembradas diretamente pelo seu CRM? E mais: receber avisos e lembretes por e-mail de todos os compromissos, todos os dias pela manhã e também uma hora antes da tarefa?
Confira como fazer isso em sua empresa lendo mais este e-book gratuito: Como usar o Agendor para fazer follow-up com clientes
3- Acompanhar o funil de vendas de forma visual e intuitiva
Da mesma forma que comentamos anteriormente sobre o cadastro de clientes, acompanhar as etapas de vendas por meio de uma planilha pode ser pouco produtivo e nada eficiente.
O gerenciamento de seus negócios pelo funil de vendas do CRM é muito mais fácil e assertivo. Todas as informações ficam disponíveis para ser atualizadas e consultadas a qualquer hora, assim que o vendedor fecha uma venda, envia uma proposta “quente” ou marca uma reunião com um cliente.
Para dominar este assunto, baixe nosso e-book: O Funil de Vendas na Prática
4- Acesso remoto por qualquer dispositivo
Seu vendedor está em um cliente e precisa de informações atualizadas sobre um detalhe de uma solicitação dele que necessita de esclarecimentos urgentes.
Nada de ficar ligando na frente do cliente, chamando essa ou aquela pessoa e fazendo a reunião mais longa do que o cliente esperava.
O vendedor simplesmente saca seu smartphone ou tablet e tem acesso a tudo na hora, em um histórico do relacionamento onde consta tudo que ele precisa saber.
5- Dados completos para o gerenciamento da equipe
Qual membro da equipe vendeu mais, qual será sua comissão? Quem é o mais dedicado, faz mais telefonemas ou visitas, responde e-mails, agenda mais reuniões e envia propostas?
Tudo isso ao alcance do gestor de vendas em segundos, com ajuda de gráficos e informações confiáveis e indicadores de desempenho da equipe.
Para conhecer mais detalhes sobre como encontrar todas essas respostas no app para gestão comercial, acesse: Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas
Assista este vídeo de nossa Websérie e constate, na prática, como um sistema CRM pode ser a solução de diversos problemas em sua empresa: