As ferramentas de vendas são recursos tecnológicos que otimizam a rotina dos gestores e times comerciais ao automatizar e/ou facilitar a execução de variadas tarefas, como prospecção e geração de leads, análise de dados para tomadas de decisão e envio de e-mails.
Os principais objetivos por trás do uso de softwares de vendas são aumentar a produtividade dos times, reduzir erros e, claro, melhorar o relacionamento com os clientes.
O que você vai conferir:
- Principais aprendizados deste artigo
- Por que recomendamos ferramentas de vendas a você?
- O que são ferramentas de vendas e por que são essenciais?
- 31 tipos de ferramentas de vendas
- Ferramentas de prospecção e geração de leads
- Ferramentas de CRM (Customer Relationship Management)
- Ferramentas de automação de vendas
- Ferramentas de comunicação interna e externa e colaboração
- Ferramentas de inteligência, análise de dados e relatório
- Ferramentas comerciais para agilizar processos
- Ferramentas de atendimento ao cliente
- 5 benefícios do uso de ferramentas de vendas
- Como escolher as ferramentas de vendas certas para sua equipe? 11 critérios!
O que você vai conferir:
Principais aprendizados deste artigo:
- A automação de vendas é a melhor aliada para reduzir erros, aumentar a produtividade e potencializar os resultados dos processos comerciais.
- Por meio das ferramentas certas, é possível, por exemplo, otimizar a prospecção de leads, automatizar estratégias de marketing e estreitar o relacionamento com os clientes.
- Entre as diversas opções, existem softwares de vendas voltados para atendimento ao cliente, recolhimento de assinaturas digitais e comunicação interna e externa, por exemplo.
- Um CRM ajuda a aprimorar a gestão de relacionamento com o cliente ao centralizar dados e entregar uma visão completa do funil de vendas para o time comercial. Baixe o e-book gratuito “Como usar o Agendor para alcançar seus melhores clientes” e entenda.
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É raro encontrar um vendedor que ainda utilize a famosa agenda de papel ou tenha uma pasta com várias fichas de clientes preenchidas manualmente, não é mesmo?
Principalmente após dispositivos como smartphones, tablets e notebooks (cada vez menores) colocarem as ferramentas de vendas literalmente para a palma da nossa mão, é cada vez mais difícil viver sem aplicativos e soluções que nos ajudam nas mais diversas atividades cotidianas.
Contar com softwares de vendas gera mais agilidade e eficiência na rotina comercial, além de muito mais estratégia na hora de se relacionar com os potenciais clientes.
Se você conhece o Agendor, sabe que a gente leva muito a sério as vendas e o atendimento aos nossos clientes.
Também por essa razão, não perdemos a oportunidade de testar ferramentas de vendas para ajudar nossos leitores a aprimorarem seus processos comerciais.
Neste artigo, apresentamos soluções que realmente usamos na nossa rotina, desde sistema de CRM até help desk, nas quais acreditamos para aprimorar e impulsionar seus resultados. Além de várias outras que vale a pena você conhecer.
Então, siga a leitura e conheça 31 soluções para promover a automação de vendas na sua empresa!
Por que recomendamos ferramentas de vendas a você?
Ao longo dos anos, nós, do Agendor, conhecemos uma infinidade de ferramentas de vendas, recursos e implementamos muitos para testar os resultados. Após alguns experimentos, adotamos definitivamente alguns desses softwares comerciais.
Nós recomendamos altamente todos esses recursos, e temos a certeza de que, se utilizados corretamente, podem ajudar muito o seu negócio.
Aqui, daremos algumas dicas para você controlar melhor suas iniciativas comerciais no site, e-mails, telefone e calls, bem como orientações sobre o gerenciamento do processo comercial, oportunidades de vendas e gestão de relacionamento com o cliente.
Como utilizamos diariamente diversos desses recursos, asseguramos que são ótimas ferramentas comerciais e temos certeza do potencial que podem agregar para suas vendas.
Veja, na imagem abaixo, alguns exemplos das soluções que apresentaremos, separadas por categorias.
Dica! Aproveite e leia também: “8 segredos de como melhorar vendas por telefone”
O que são ferramentas de vendas e por que são essenciais?
As ferramentas de vendas são soluções que facilitam a execução de diversas atividades comerciais, automatizam tarefas repetitivas e, assim, otimizam o dia a dia de gestores e vendedores. Essas soluções ajudam a reduzir falhas, aumentar a produtividade e aprimorar o relacionamento com os clientes em diferentes etapas de vendas.
Se pensarmos bem, não foi apenas a tecnologia que trouxe transformações para o universo de vendas. O próprio mercado mudou.
Se antes era possível ter o executivo de vendas 100% focado em realizar as reuniões comerciais, se relacionar com os clientes, e deixar a “papelada” para a secretária ou para o assistente de vendas, há muito esse cenário mudou.
Concorrência acirrada, margens apertadas, produtos e serviços com autocontratação, mudanças estruturais no departamento e clientes cada vez mais independentes e preparados para a compra são algumas das transformações dos últimos anos.
Nesse cenário, como ter sucesso no papel de vendedor sem correr atrás do que for preciso para conquistar o cliente?
Por esse motivo, hoje, o profissional de vendas precisa “se virar” para mapear o mercado, aprimorar o discurso comercial, divulgar o produto ou serviço, apresentar os benefícios certos e construir um relacionamento de confiança com seus potenciais clientes.
Assim, as ferramentas de vendas ganham força no dia a dia do vendedor e se tornam suas principais aliadas para um trabalho mais ágil e preciso!
31 tipos de ferramentas de vendas
Aqui estão as ferramentas de vendas que acreditamos que tornarão a sua rotina — e seus resultados — muito melhores!
Para facilitar a sua escolha, as separamos por categoria. Veja agora um resumo e, em seguida, detalhes e funcionamento de cada uma.
- Ferramentas de prospecção e geração de leads:
- Speedio;
- Ramper;
- LinkedIn Sales Navigator;
- RD Station.
- Ferramentas de CRM (Customer Relationship Management):
- Agendor.
- Ferramentas de automação de vendas:
- Leadster;
- ActiveCampaign;
- Dinamize.
- Ferramentas de comunicação e colaboração:
- Skype;
- Zoom;
- Whereby;
- Trello.
- Ferramentas de inteligência, análise de dados e relatório:
- Cortex;
- BuzzSumo;
- Google Trends;
- SimilarWeb;
- Tail;
- Tableau;
- Google Alerts;
- Hootsuite;
- Typeform.
- Ferramentas comerciais para agilizar processo:
- DocuSign;
- YesWare;
- CamScanner;
- Evernote.
- Ferramentas de design:
- Slides Carnival;
- Canva.
- Ferramentas de atendimento ao cliente:
- Prestus;
- Olark;
- Help Scout;
- Zendesk.
Neste infográfico, você se antecipa a algumas:
Ferramentas de prospecção e geração de leads
1. Speedio
A Speedio é uma ferramenta de prospecção de leads B2B qualificados e validados e identificação de dados dos tomadores de decisão.
A solução facilita o acesso a informações detalhadas das empresas, como CNPJ, e-mail e área de atuação. Também otimiza a busca por clientes em potencial a partir de critérios como localização, setor e porte.
2. Ramper
Acelerar a estratégia de outbound com uma prospecção ágil e precisa. É o que você faz com o software Ramper.
Esta ferramenta de vendas impulsiona o volume de geração de leads para o time comercial por meio de captura de dados a partir de redes sociais corporativas.
Deste ponto em diante, o software automatiza as ações do vendedor, permite a criação de e-mails personalizados e imprime a cadência de vendas mais adequada para o seu negócio.
3. LinkedIn Sales Navigator
Já que falamos em prospecção outbound via redes sociais, a solução para vendas do LinkedIn está cada vez melhor. Com o Sales Navigator, você constrói uma estratégia de segmentação e abordagem de seus prospects ao aproveitar todas as informações de perfil disponibilizadas por profissionais e empresas.
É possível acompanhar e interagir com seus prospects ao utilizar diversas funcionalidades da ferramenta, como filtros de pesquisa, mensagens InMail, organização por meio de marcadores e descoberta de quem viu seu perfil.
Veja mais dicas de como usar o LinkedIn como uma ferramenta de prospecção:
Como construir a sua influência no linked in com 5 minutos por dia from Agendor
4. Leadster
A Leadster usa chatbot interativo para gerar e qualificar leads automaticamente. A solução aproveita as conversas para captar dados em tempo real ao abordar os potenciais clientes de forma personalizada.
Essa é uma ferramenta de prospecção e de automação de vendas que permite gerar leads 24 horas por dia.
Aproveite e leia também: “Como fazer leads de vendas? Dicas de técnicas e ferramentas”
Ferramentas de CRM (Customer Relationship Management)
5. Agendor
Não podemos falar em ferramentas de vendas sem mencionar um bom CRM. E, neste assunto, somos especialistas! Além disso, já seria de se esperar que utilizássemos o Agendor no nosso dia a dia de vendas, não é mesmo?
Além de acreditarmos muito em nossa ferramenta, o uso contínuo é o que nos permite ter novas ideias e idealizar recursos úteis para o nosso sistema de gestão de relacionamento com o cliente melhorar e se tornar mais e mais moderno.
Nós tentamos utilizar ao máximo o Agendor por aqui. Afinal, não queremos ser uma “casa de ferreiro com espeto de pau”. Seria péssimo, concorda?
Por esse motivo, usamos nosso software continuamente como a nossa ferramenta de CRM principal — e, sim, testamos nossos concorrentes também.
Nossa solução é simples de usar, sem deixar de entregar a máxima eficiência em todo o acompanhamento do funil de vendas.
Algumas das funcionalidades do Agendor
Você pode usar o CRM do Agendor tanto na versão software para computador quanto no aplicativo, e usufruir de funcionalidades como:
- registro e notificação de visitas e tarefas: cada interação com o prospect é devidamente registrada, com alertas para lembrar sobre os próximos passos e compromissos;
- integração com WhatsApp Web: mantenha todas as suas conversas e interações que fizer com clientes por esse aplicativo de troca de mensagens centralizadas no CRM e facilite o acompanhamento e o registro de comunicações;
- campos customizáveis: adapte o software de gestão de relacionamento com o cliente para atender às necessidades exclusivas da sua empresa e colete informações específicas importantes para o seu processo de vendas;
- autopreenchimento de dados por CNPJ: economize tempo e minimize erros ao preencher automaticamente informações com base no número de cadastro nacional de pessoa jurídica do cliente;
- relatórios personalizados: gere informações que mostram exatamente as métricas e dados que você precisa para avaliar o desempenho de vendas e tome decisões pautadas e muito mais seguras;
- telefone virtual (VoIP) com Inteligência Artificial: realize chamadas diretamente do CRM com recursos de IA que resumem automaticamente as conversas e oferecem insights sobre as chamadas para melhorar a qualidade das conversas;
- automação de tarefas: delegue tarefas repetitivas ao nosso sistema de gestão de relacionamento com o cliente para que você e sua equipe se concentrem em atividades mais estratégicas para, assim, aumentar a produtividade de vendas.
- agendamento de follow-up: ajuda a manter os leads e os clientes aquecidos por meio do registro de acompanhamento e de quando interagir com eles, o que contribui para não perder nenhuma boa oportunidade;
- acompanhamento do processo de vendas: criação de fluxos para cada cliente com base em suas necessidades e prioridades. Personalização do seu pipeline a partir da identificação de novas possibilidades comerciais;
- análise de interação com clientes: por meio de um histórico que permite mensurar tudo que foi conversado e dito com um cliente durante uma interação telefônica, e-mail, ou até mesmo uma reunião;
- geração de dados para análise de vendas: no final do dia, um gestor precisa ver os números da equipe. O Agendor gera diversas estatísticas que facilitam o acompanhamento do desempenho e dos resultados da equipe comercial.
Dica! Conheça a tela do funil de vendas do Agendor!
Com esse recurso, você visualiza rapidamente todos os negócios em andamento na empresa. Assim, saberá também o valor em negociação, dados do cliente, se a oportunidade é quente ou fria, em que etapa se encontra, e toma decisões muito melhores e mais estratégicas.
Além disso, pode gerenciar as oportunidades por meio de uma interface “arrasta e solta”, baseada na metodologia kanban.
Veja mais sobre o Agendor neste vídeo:
Ferramentas de automação de vendas
6. RD Station
Desenvolvido pela Resultados Digitais, o RD Station é a ferramenta brasileira de automação de marketing mais consolidada no mercado.
Com a plataforma, é possível gerenciar campanhas e cumprir diferentes etapas de Inbound Marketing:
- atrair visitantes qualificados para seu site;
- captar leads via landing pages;
- construir relacionamento com seus prospects ao longo de toda jornada de compra;
- analisar os resultados e tomar ações em busca do melhor ROI.
Vale lembrar que o RD Station também se integra a outros softwares de vendas, como o CRM do Agendor.
7. ActiveCampaign
Outra ferramenta de automação de marketing, a ActiveCampaign é uma plataforma que ajuda a nutrir leads por meio de e-mails personalizados.
Com essa solução, você consegue, por exemplo, segmentar a audiência, acompanhar o ciclo de vida dos leads e criar campanhas personalizadas. Assim, aumenta as chances de abertura, cliques e ações sobre os e-mails que enviar, o que gera mais oportunidades de negócio.
8. Dinamize
Entre as ferramentas de prospecção que vale a pena você conhecer também está a Dinamize. A solução oferece automação de marketing via e-mail e possibilidade de conversão por WhatsApp.
O sistema conta com recursos de segmentação de leads, personalização de comunicação com diferentes clientes e grupos e análise de dados que gera insights que ajudam a engajar os contatos e, dessa forma, elevar a taxa de conversão.
Ferramentas de comunicação interna e externa e colaboração
9. Skype
O Skype não é nenhuma ferramenta nova, e nós a utilizamos desde os primeiros dias do Agendor, pois temos clientes de todos os lugares do Brasil e precisamos fazer apresentações e demonstrações a cada um.
Assim, o usamos como uma ferramenta de vendas. Além de ganharmos tempo em nossas apresentações comerciais, é possível interagir rapidamente com clientes de qualquer canto do país por meio de uma videoconferência.
O Skype já nos ajudou a fechar parcerias estratégicas importantes, bem como demonstrar o Agendor para dezenas de clientes.
Certamente, é uma ótima ferramenta de vendas, pois ajuda a demonstrar as soluções aos possíveis clientes e tirar suas dúvidas na hora, independentemente de onde estiverem.
Também é ideal para pequenas sessões de treinamento com novos clientes e para melhorar a interatividade da sua empresa com seus prospects de maneira simples e profissional.
10. Zoom
O Zoom é uma das ferramentas de videoconferência mais populares e amplamente utilizadas em todo o mundo. Com sua interface intuitiva e recursos robustos, tornou-se uma escolha comum para reuniões de negócios, webinars e conversas on-line.
Uma característica valiosa do Zoom é a capacidade de gravar suas reuniões e armazená-las na nuvem para referência futura ou compartilhamento com colegas que não puderam participar em tempo real.
A integração do Zoom com outras ferramentas, como calendários e aplicativos de produtividade, agiliza ainda mais o processo de organização de reuniões.
11. Whereby
Quando a chamada de vídeo envolve mais de duas pessoas, entretanto, existe outra ferramenta de vendas que se torna indispensável para a rotina comercial: o Whereby. A grande vantagem dessa solução é a usabilidade.
Não é preciso criar um login ou ter um usuário para começar a utilizar. Basta criar um link e compartilhar com as pessoas com as quais deseja se reunir.
Cada sala permite até quatro participantes na versão gratuita ou doze na paga, com possibilidade de usar vídeo, voz, chat e compartilhar arquivos.
Outra vantagem do Whereby é sua facilidade de conexão, que permite chamadas de boa qualidade mesmo no 3G.
12. Trello
Para o gerenciamento de projetos — como um novo treinamento de vendas, um evento para os clientes ou mesmo o desenvolvimento da estratégia do ano —, o Trello permite uma visualização bastante customizável e completa de atividades, responsáveis e detalhes de cada ação.
Essa ferramenta se baseia na metodologia ágil japonesa Kanban, que utiliza “cartões” para acompanhar o fluxo dos projetos.
Conheça mais sobre o Trello e como usar com uma ferramenta para processo de vendas:
Ferramentas de inteligência, análise de dados e relatório
13. Cortex
A Cortex é uma plataforma de inteligência do Go-To-Market que utiliza IA e ciência de dados para análise de vendas e automação de processos comerciais e de marketing.
A solução se posiciona como a única que coleta e armazena dados externos, sejam de localização, mídia ou firmográficos. Esses recursos permitem criar painéis de analytics flexíveis, gerar verificações geográficas e, dessa forma, desenvolver fluxos de trabalho baseados em dados.
14. BuzzSumo
Quais recursos você utiliza para conhecer melhor seu potencial cliente e o mercado em que ele atua antes mesmo da primeira interação? Mostrar-se especialista e capaz de resolver os problemas específicos dele, sem dúvidas, é um diferencial comercial.
Para essa finalidade, uma das ferramentas de vendas que pode ser uma grande aliada é o BuzzSumo. Desenvolvida para quem trabalha com marketing digital, oferece bons insights sobre o negócio do seu cliente.
O BuzzSumo permite entender quais são as empresas com conteúdo mais engajador nas redes sociais para determinado tema, assim como os tópicos que mais levantam interesse do público em cada segmento.
Muito útil para conduzir a negociação e também para pensar diferenciais associados ao seu produto ou serviço.
15. Google Trends
Outra excelente ferramenta que permite mergulhar no universo do cliente, o Google Trends permite conhecer as tendências de busca para diferentes termos.
Você pode, por exemplo, filtrar por localização e data e fazer comparações entre diferentes tópicos e, assim, descobrir o reflexo dessas procuras no negócio do seu prospect, ou até mesmo no seu.
Além disso, ajuda a descobrir o que as pessoas pesquisam no momento e usar essa informação para explorar novas oportunidades de mercado e de conhecimento, bem como acompanhar os relatórios produzidos pelo próprio Google acerca de temas específicos.
Para ter uma ideia do que você descobre, confira o que os brasileiros mais pesquisaram em 2023.
16. SimilarWeb
Precisa estudar melhor a presença on-line do seu cliente ou estimar quantas visitas mensais o site dele tem por mês? Quer saber como você e seus concorrentes se posicionam neste sentido? O SimilarWeb é a melhor ferramenta para este tipo de estudo.
A solução analisa o market share na internet e fornece diversas informações relevantes, como o número de visitas estimadas por mês em um site, as principais fontes de tráfego e temas de interesse do público.
17. Tail
Se você precisa ir mais a fundo na análise do seu próprio site, basta configurar a ferramenta Tail.
A solução oferece insights valiosos sobre seus visitantes, com dados sobre interesses, perfil, localização e dispositivos. Assim, é possível criar campanhas de marketing com segmentações muito mais precisas.
Porém, não para por aí! Os dados se aplicam ao dia a dia comercial e geram insights para prospecção do público, ou até mesmo para relacionamento e, assim, aumentam a produtividade em vendas.
18. Tableau
Para os negócios que já estão mais avançados em Business Intelligence e utilização de dados para fins comerciais, o Tableau é uma ferramenta de vendas essencial.
Com a solução, é possível combinar múltiplas fontes de dados, trabalhar com diversos arquivos e planilhas simultaneamente e gerenciar análises em painéis inteligentes.
19. Google Alerts
Mais uma ferramenta do Google que merece estar nesta lista! Com o Google Alerts, você cria lembretes para termos do seu interesse e recebe novas ocorrências em sua caixa de e-mail, de acordo com a sua preferência.
Dessa maneira, você pode, por exemplo, mapear novos conteúdos publicados sobre sua empresa, seu ramo de atuação ou até sobre seus clientes. Não há limitação quanto ao número de alertas e é possível escolher entre receber todos em um único e-mail ou em mensagens separadas.
20. Hootsuite
Como anda sua presença nas mídias sociais? Precisa de ajuda para manter a frequência das suas postagens?
O Hootsuite é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais com a qual você pode administrar até três perfis gratuitamente. Assim, consegue programar postagens, responder comentários e mensagens e analisar o desempenho via relatórios de uma forma muito mais rápida e dinâmica.
21. Typeform
Realizar pesquisas e sondagens com seus clientes e prospects de maneira recorrente é essencial para manter a estratégia comercial alinhada às expectativas do seu público.
Para este fim, o Typeform é uma das melhores ferramentas de formulários disponíveis em versão freemium (ou seja, gratuita com alguns recursos e aprimorada na versão paga).
Você pode desenvolver diferentes modelos, personalizá-los de acordo com sua marca e, principalmente, analisar resultados no dashboard do Typeform ou exportar em arquivos do Excel.
A Pluga fez um vídeo sobre o Typeform. Dê uma olhada:
Ferramentas comerciais para agilizar processos
22. DocuSign
Para negócios nos quais a assinatura de contratos acontece em grande número, contar com uma ferramenta de assinatura eletrônica como a DocuSign garante mais agilidade nos fechamentos de vendas.
É possível reduzir significativamente o tempo entre o aceite da proposta e a assinatura do contrato com este recurso que, acima de tudo, segue os parâmetros legais exigidos no Brasil.
23. YesWare
Se o e-mail é um poderoso aliado do vendedor atualmente, nada mais óbvio do que torná-lo uma ferramenta de vendas mais completa em termos de insights e gerenciamento.
Esse é o objetivo do YesWare, um plugin adicionável ao Gmail e contas do Gsuite, assim como ao Outlook.
Entre suas principais funcionalidades, está a criação de respostas automáticas e a possibilidade de saber quem visualizou suas mensagens (e quando), sem necessidade de solicitar confirmação de recebimento e de leitura.
24. CamScanner
Digitalizar documentos de forma simples, a partir do seu celular e com excelente qualidade, fica mais fácil com aplicativos como o CamScanner.
O software transforma seu telefone em um verdadeiro scanner e permite compartilhar o arquivo diretamente pelo e-mail ou WhatsApp, em formato PDF ou JPEG.
25. Evernote
Esqueça o caderno de anotações em papel! Com o Evernote, você gerencia suas notas de reuniões, telefonemas e visitas aos clientes de forma bastante simples e armazena tudo na nuvem.
Essa excelente ferramenta de vendas e produtividade conta com versão para computador e aplicativo para celulares e tablet com excelentes funcionalidades, por exemplo:
- criação de diferentes cadernos;
- notas que aceitam textos, imagens e vídeos;
- captura de conteúdo de páginas na internet;
- sincronização entre diferentes dispositivos;
- compartilhamento de notas;
- pesquisa facilitada das anotações.
Ferramentas de design
26. Slides Carnival
Impressionar os clientes em uma apresentação comercial ou até mesmo uma palestra de vendas é sempre um desafio — principalmente quando a empresa não conta com bases de PowerPoint adequadas para essas finalidades.
Por essa razão, o Slides Carnival pode ser um bom aliado no seu dia a dia comercial. Essa ferramenta disponibiliza gratuitamente modelos prontos e bastante atrativos de apresentações para PowerPoint ou Google Drive, divididos em categorias como business, startups, elegantes e criativos.
Extra! Quer aumentar sua produtividade em vendas? Então, baixe agora o nosso modelo de Apresentação Comercial [TEMPLATE GRÁTIS!].
Descubra, na prática, os motivos pelos quais 67% das pessoas que assistem apresentações verbais acompanhadas de recursos visuais se sentem mais preparadas para comprar.
27. Canva
Esta é uma solução que ajudará você a melhorar o posicionamento de sua empresa, mesmo sem contar com uma equipe de criação.
O Canva é um software on-line para criação e edição de peças gráficas e digitais com diferentes finalidades.
Posts para redes sociais, apresentações, relatórios, infográficos, e-mails, cartões comemorativos, documentos A4, cartões de visitas e banners são apenas alguns exemplos do que é possível criar do zero ou a partir de modelos bastante requintados visualmente e totalmente personalizáveis.
Ferramentas de atendimento ao cliente
28. Prestus
A Prestus é líder no segmento de secretárias virtuais compartilhadas. O seu produto principal, o Número Mágico, permite que as empresas não percam nenhuma chamada telefônica, além de garantir que tenham um atendimento disponível 24 horas.
O Número Mágico é uma ferramenta de vendas que funciona de maneira simples e ainda é muito acessível. Qualquer negócio, independentemente do porte ou segmento, pode se beneficiar das suas vantagens.
Funciona assim: ao assinar o Número Mágico, você ganha um número fixo de fácil memorização para a sua empresa e pode divulgá-lo em todos os seus veículos de comunicação.
Esse número é configurado para, por exemplo, tocar no seu aparelho fixo ou até móvel. Assim, quando alguém ligar, a chamada é automaticamente redirecionada para o seu telefone. Bem, até aí, nenhuma novidade.
A mágica acontece quando você não pode atender. Se estiver em um compromisso ou ausente do seu escritório, ou se o seu número estiver ocupado, por exemplo, secretárias virtuais atendem a chamada em nome da sua empresa.
E o melhor é que o atendimento telefônico é totalmente profissional e orientado pelo script de atendimento que a Prestus faz com você assim que contrata a plataforma.
Dessa maneira, não perde nenhuma chamada, e você ainda pode oferecer atendimento 24 horas para todos os seus clientes.
29. Olark
O Olark é a nossa ferramenta de chat on-line. Se você já conversou com algum de nós por esse canal de atendimento, então, já usou essa solução.
Muitas vezes, as pessoas entram no Agendor, conhecem a ferramenta, mas têm dúvidas que são essenciais de resolver para a conversão.
O caminho mais fácil para solucionar esse problema é por meio de uma conversa rápida e interativa que pode acontecer on-line. Além disso, ter um chat no site é mais prático que um telefone, e ainda permite uma conexão muito maior do que simplesmente um e-mail de contato.
O Olark tem uma plataforma simples e intuitiva e preços muito convidativos. Dessa forma, uma pequena empresa consegue assinar e se beneficiar das vantagens de um chat on-line de maneira rápida e interativa.
Você pode gerenciar as conversas via chat facilmente com essa ferramenta de vendas e, com certeza, acelerar as suas negociações.
30. Help Scout
O sucesso do cliente é uma das prioridades para qualquer equipe de vendas e relacionamento na atualidade. Por esse motivo, nossa sugestão é utilizar uma ferramenta de Help Desk como o Help Scout.
Inclusive, no Agendor, utilizamos esse software como um recurso de organização de e-mails com todos os nossos possíveis clientes.
O Help Scout foi criado com o intuito de facilitar a comunicação entre empresas e seus clientes, ou até mesmo prospects, e permite o controle por meio da abertura de tickets (ou chamados) gerenciáveis na própria plataforma.
Além dessa centralização, o recurso cria um histórico de todo o relacionamento comercial. Também é possível integrar muitos dados ao CRM e aumentar o controle sobre as ações, como agendar tarefas e datas de contato.
Algumas vantagens que fazem o Help Scout ser uma grande ferramenta comercial de acompanhamento da comunicação com nossos clientes:
- construído para equipes: colabore com notas privadas e delegue tarefas a outras pessoas ao encaminhar a conversa e o e-mail para eles;
- sem problemas com a leitura: evita que você leia uma mensagem e se esqueça de respondê-la depois;
- relatórios: a plataforma oferece diferentes dados em tempo real sobre a atividade de cada equipe;
- histórico do cliente: mesmo que você nunca tenha falado com um cliente antes, o histórico completo estará ao seu alcance;
- fácil de usar: geralmente, em menos de 20 minutos a sua equipe já consegue utilizar 100% o sistema, sem estresse!
Esses são uns dos motivos que fazem com que todos nós no Agendor utilizemos o Help Scout em nosso dia a dia.
31. Zendesk
O Zendesk é uma ferramenta de vendas muito conhecida por sua função de chat on-line e de chatbot, mas vai muito além. Seus principais recursos se dividem em:
- guide (autoatendimento);
- chat (mensagens em tempo real);
- talk (software de central telefônica);
- connect (campanhas proativas);
- explore (relatórios e análises).
Conforme a necessidade de sua operação comercial, você pode adquirir esses produtos isoladamente ou combiná-los para gerenciamento do seu atendimento.
Assim, garante o sucesso do cliente, que é uma das esferas mais importantes a desenvolver em um time de vendas para mais recorrência e volume.
Confira um pouco mais sobre essa ferramenta comercial neste vídeo:
5 benefícios do uso de ferramentas de vendas
Após conhecer todas essas opções, percebeu como as limitações tornam-se muito menores para o profissional da área comercial que usa os softwares de vendas certos?
Essas ferramentas comerciais auxiliam em inúmeras tarefas, como gestão de relacionamento com o cliente, análise de vendas e estratégia de marketing.
Assim, se listarmos os principais benefícios de usá-las, temos:
- automação de diversas atividades: ao delegar aos softwares a execução de diferentes afazeres e, assim, dispensar a interação humana;
- redução de erros e necessidade retrabalho: também decorrente da automatização do fluxo comercial;
- aumento da produtividade: devido à eliminação de trabalho manual e automatização de tarefas repetitivas;
- aprimoramento das tomadas de decisões: ao se basear em dados confiáveis extraídos em tempo real;
- melhoria na gestão do relacionamento com o cliente: decorrente da personalização do atendimento e acompanhamento próximo dos leads.
Ainda sobre os benefícios da automação de vendas, não deixe de ler o artigo: “Vantagens do CRM: 10 principais motivos para usar essa estratégia“, e veja no infográfico abaixo porque vale a pena usar um sistema brasileiro de gestão de relacionamento com o cliente, como o Agendor.
Como escolher as ferramentas de vendas certas para sua equipe? 11 critérios!
Em meio a tantas opções boas, é normal ter dúvidas de quais escolher. Para não errar, o ideal é considerar critérios como:
- necessidade da sua equipe de vendas: pela identificação dos gargalos do seu processo comercial e como a tecnologia pode ajudar a resolvê-los;
- ciclo de vendas: a fim de alinhar as funcionalidades da solução ao que a empresa precisa;
- facilidade de uso: para garantir a adesão por parte dos vendedores e fazer o investimento valer a pena;
- customização: a fim de adequar campos, dados e relatórios ao que seu time comercial precisa no dia a dia;
- compatibilidade com outros sistemas: para integrar o software de vendas a outros, com o CRM do Agendor;
- proteção de dados: essencial para garantir a segurança de todas as informações transacionais;
- suporte: como a oferta de treinamentos e da disponibilidade de atender você e seus vendedores sempre que tiverem dúvidas quanto ao uso da ferramenta;
- atualizações: fundamental para não usarem um sistema obsoleto que pode comprometer a produtividade em vendas;
- mobilidade: com versão do sistema para aplicativos móveis para atender também equipes comerciais externas;
- avaliação de outros usuários: por meio da verificação de comentários e avaliação de quem já usou o software para confirmar a reputação da empresa fornecedora;
- custo-benefício: mensuração de quanto o valor da ferramenta traz realmente de retorno positivo para o seu negócio.
Como implementar as ferramentas de forma simples?
Aqui estão algumas dicas para facilitar a implementação quando escolher as suas ferramentas de vendas:
- comece com um projeto-piloto e inclua as novas soluções gradualmente: essa dinâmica ajuda a identificar erros no processo e a evitar perdas de informações;
- explique claramente ao time os motivos do uso dos softwares: destaque quanto serão úteis para suas rotinas e, assim, garanta que não sintam substituídos por máquinas;
- ouça o que sua equipe tem a dizer: dessa forma, saberá os pontos positivos e negativos das ferramentas do ponto de vista de quem usa diariamente (nada melhor, concorda?);
- use KPIs para monitorar os retornos e identificar oportunidade de melhoria: como taxa de crescimento de vendas, número de leads qualificados (SQLs), número de oportunidades criadas, taxa de conversão de leads e ciclo médio de vendas
Gostou de conhecer diferentes softwares de automação de vendas? Esperamos que sim. Porém, atenção: ótimas ferramentas para vendas não bastam. Para melhorar continuamente seus resultados, é preciso se capacitar sempre!
Então, baixe agora mesmo o nosso “Guia: como elaborar um processo de vendas e suas etapas” e descubra todos os segredos de como montar uma estrutura comercial muito mais eficiente!
E para aprimorar a gestão de relacionamento com o cliente e converter muito mais, conte com o Agendor: plataforma de CRM feita para potencializar vendas consultivas.
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