Todo gestor sabe a diferença que a alta performance em vendas pode fazer no crescimento de uma empresa, certo? Mas, de acordo com a Aberdeen, 65% dos vendedores não conseguem atingir sua meta de vendas anual.
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Não importa sua área de atuação no mercado ou o tamanho do seu time de vendas, uma equipe comercial que não performa bem desperdiça recursos e afeta a receita da empresa.
Mesmo para equipes que já apresentam bons resultados, há sempre meios de potencializar a produtividade dos vendedores. Você, como gestor, pode se beneficiar de ferramentas para alavancar a eficácia do seu time comercial.
Criando uma cultura de alta performance em vendas
Uma cultura de alta performance em vendas na sua equipe comercial é essencial para potencializar resultados e otimizar recursos da empresa.
Existem várias formas de implementar essa cultura. Desde a criação de processos de operação à adoção de ferramentas web para gestão e aprimoramento de vendas.
A ideia é mapear os gargalos no desempenho dos vendedores e aderir às alternativas mais adequadas à sua realidade.
1. Processos claros e bem definidos
Vamos começar pelo básico: processos. Uma equipe bem informada sobre os processos da empresa trabalha melhor. Entender o passo a passo do seu fluxo de vendas faz com que o time opere de maneira mais assertiva e com mais fluidez.
É importante lembrar também que a performance do seu time depende de colocar esses processos em prática. Só assim é possível testar cada etapa e otimizar os fluxos para ampliar resultados.
Reflita:
- Sua empresa tem um processo definido e bem estruturado para a dinâmica comercial?
- Ele está claro para os seus vendedores?
- Novos membros da equipe são devidamente treinados nesse sentido?
Se a resposta for “não”, considere que esse pode ser um obstáculo para uma maior eficácia nas vendas.
Processos bem desenhados alinham melhor a forma de trabalho da equipe, evitam confusão na atuação dos vendedores (o que costuma desperdiçar tempo e dinheiro da empresa), e criam um padrão no atendimento da equipe.
Como consequência, temos a redução de falhas no fluxo, funcionários que otimizam suas atividades — focando em atuar dentro dos processos da empresa — além de gestores com mais controle do que está sendo realizado pelo seu time.
Confira dois de nossos materiais sobre criação e implementação de processos de vendas:
- Audiobook: Guia como elaborar e implementar processo de vendas
- E-book: Como usar o Agendor para criar processos de vendas e vender mais
2. Reconhecimento e bonificações
Uma pesquisa feita pela Office Team mostrou que, enquanto 89% dos gestores acreditam que suas empresas reconhecem adequadamente os funcionários, cerca de 30% deles afirmam que as organizações falham nesse ponto.
Ser reconhecido por um trabalho bem realizado aumenta a autoconfiança e motivação do profissional. Uma das maneiras de se fazer isso é criando um sistema de bonificação para os vendedores com melhor desempenho na equipe.
Essa forma de recompensa é uma forte ferramenta para melhorar a performance dos vendedores e gerar mais proatividade em busca de resultados.
Esse reconhecimento também pode ser feito como um elogio à frente da equipe ou mesmo um e-mail de felicitações. Funcionários que se sentem valorizados entregam mais, trazem melhores resultados e se sentem mais motivados a desenvolverem suas habilidades.
3. Treinamento constante
Há quem ainda pense que alta performance em vendas seja somente questão de “feeling” ou vocação. Mas sabemos que uma boa venda é a soma de habilidades, atitudes e conhecimentos certos.
E isso só pode ser feito através de um aprimoramento constante desses três pilares. Por melhor que seja a atuação dos seus vendedores, o trabalho contínuo em aprimorar técnica e comportamento resulta em melhor performance em vendas e fechamento de novos contratos.
Portanto, um gestor consciente da importância da capacitação para aumento da eficácia do time de vendas investe, de maneira frequente, em cursos, palestras e workshops para sua equipe.
4. Apps de gestão comercial
Mesmo tendo processos claros, vendedores bem capacitados e um bom sistema de bonificação, outros problemas podem afetar o desempenho da equipe comercial.
A performance do seu time pode cair por problemas como a descentralização de informações da carteira de clientes, ou mesmo a desorganização na rotina de follow-ups, por exemplo. A ausência de bons relatórios pode afetar também um direcionamento mais assertivo da estratégia de vendas.
Um software de gestão de vendas e CRM, como o Agendor, por exemplo, oferece soluções para facilitar a dinâmica comercial, como:
- Agendamento e acompanhamento de follow-ups: ajuda a evitar perda de clientes em potencial porque o vendedor levou tempo demais para entrar em contato, por exemplo;
- Relatórios detalhados de monitoramento de atividades: permite ao gestor acompanhar resultados de cada vendedor e da equipe como um todo, alinhando a estratégia quando necessário;
- Funil de vendas personalizado na nuvem: mostra a evolução de cada negócio e informa ao vendedor quais clientes demandam maior atenção a cada etapa;
- Acesso via smartphone Android e iOS: facilita acesso de informações chave, e lembra o vendedor de atividades a serem realizadas, mesmo sem acesso à internet.
Apps e softwares concentram informações chave em um só lugar e estruturam melhor os fluxos de atividades. Tudo para deixar a rotina do time comercial mais simples e organizada.
Isso permite que os vendedores mantenham o foco naquilo que importa, ou seja, em performar bem em suas vendas. Além disso, gestores e empreendedores conseguem monitorar, analisar e impulsionar os resultados do time.
Alta performance em vendas: adequando ao seu cenário
Desenvolver uma cultura de alta performance em vendas pode ser trabalhoso e até um tanto burocrático.
Mas mapear a realidade do time comercial e definir as melhores maneiras de otimizar o desempenho dos vendedores é fundamental para potencializar os resultados da sua empresa e garantir seu crescimento constante.
Citamos algumas maneiras possíveis aqui, mas tudo depende da sua realidade e das metas da sua equipe hoje. O mais importante é implementar essas ferramentas e garantir que seu time coloque em prática o que foi planejado.
E você, utiliza alguma outra solução para desenvolver uma cultura de alta performance em vendas na sua equipe comercial? Compartilhe com a gente nos comentários!