Você acha que montar uma convenção de vendas envolve apenas escolher um local, providenciar atividades e palestras, alimentação, transporte e convites? Saiba que essa é a parte mais fácil de como montar uma convenção de vendas.
O que você vai conferir:
Principais aprendizados deste artigo:
- A convenção de vendas é um evento que reúne todos os vendedores do negócio, independentemente do seu local de atuação, para compartilhar resultados e planejamentos, além de treinamentos e dinâmicas motivacionais.
- O principal objetivo é alinhar os processos com todas as filiais e seus vendedores, mantendo a mesma qualidade e os mesmos modelos operacionais em todas elas.
- Para organizar uma convenção de vendas é preciso definir qual será o objetivo da empresa para o próximo período, elaborando um planejamento completo com ações, metas e prazos para a área comercial.
- Além disso, deve-se pensar em como as informações serão transmitidas durante a convenção. Pode-se incluir palestras internas e externas, calendário de atividades, brindes etc.
- Para uma convenção de vendas ser completa, é necessário oferecer treinamento de vendas. Isso pode ser feito pelos próprios gestores ou vendedores mais experientes ou então por palestrantes renomados no mercado.
Após a convenção, divulgue fotos e vídeos e não se esqueça de fazer uma pesquisa de satisfação com todos os participantes do evento. Aproveite e saiba como acompanhar os KPIs de performance da sua equipe para avaliar também os processos do negócio e propor melhorias.
O que é e qual o objetivo de uma convenção de vendas?
Uma convenção de vendas é um evento feito por empresas que possuem muitas lojas, em que são reunidos representantes de cada unidade, para compartilhar os resultados obtidos e traçar os próximos objetivos.
O objetivo desse tipo de evento é alinhar os processos e aspectos comerciais de uma empresa que possui muitas unidades espalhadas pelo país, visando manter a mesma qualidade e estrutura em todas elas.
Como organizar uma convenção de vendas?
Existem algumas perguntas que podem ajudar a estruturar uma boa convenção de vendas. A seguir, veja quais são elas e anote suas respostas para ter o planejamento do seu evento em mãos.
1. Quais os objetivos estratégicos da empresa para o próximo período?
O planejamento de uma empresa costuma ser criado anualmente. Ele apresenta uma série de objetivos e metas estratégicas que se deseja atingir no ano seguinte.
Toda a empresa deve trabalhar em torno dessas metas. Assim, cria-se uma sinergia e todos fazem a sua parte para atingirem um objetivo comum.
2. Quais os objetivos da área de vendas, nesse contexto?
Os objetivos estratégicos da empresa são desdobrados em objetivos táticos. Isto é, os objetivos de cada área da empresa.
Portanto, caberá à área de vendas atingir certos objetivos. Para isso, o gestor de vendas desenvolve um plano de ações para o ano.
Esse plano pode incluir promoções, campanhas de incentivo de vendas, lançamento de novos produtos, investimento em softwares comerciais (como CRM, por exemplo), conquista de novos territórios de vendas, maiores fatias de mercado (market share) e muito mais.
Tudo isso deve ser apresentado na convenção de vendas para que a equipe comercial esteja preparada para atuar no ano seguinte.
Veja também: Plano tático de vendas: de onde ele vem, afinal?
Você sabe como criar um plano de ações? então, confira este vídeo:
3. Como vamos transmitir isso para vendedores, parceiros e clientes?
Parceiros e clientes? Sim! Sua convenção de vendas não precisa ser um evento fechado, exclusivamente interno.
Alguns momentos da convenção de vendas, como a abertura e algumas palestras motivacionais, podem ser aproveitadas para estreitar o relacionamento com clientes-chave e parceiros.
É claro que outros pontos são de interesse exclusivo da força de vendas e até mesmo sigilosos.
Por isso, uma dica é reservar um dia (caso sua convenção tenha mais de um dia de duração) para atividades que possam ser apreciadas por um público mais amplo.
Portanto, o que você deve fazer neste passo é definir um calendário de eventos e atividades que vão compor sua convenção de vendas, por exemplo:
- Discurso do CEO (ou diretor de vendas) – costuma ser na abertura ou no encerramento, ou nos dois.
- Cafés da manhã, almoços e jantares temáticos (não precisam ser todos temáticos)
- Palestras motivacionais
- Palestras de treinamentos de vendas
- Apresentação do planejamento de vendas para o ano seguinte
- Apresentação de novos produtos e serviços
- Apresentação de novos softwares, equipamentos ou instalações que serão usados pela equipe
- Atividades ao ar livre, jogos e partidas esportivas
- Dinâmicas de grupos
- Entrega de prêmios de melhores vendedores ou da campanha de incentivo de vendas (costuma ser o grande encerramento da convenção)
- Apresentação da campanha motivacional de vendas para o ano seguinte
Estas costumam ser as atividades mais comuns de uma convenção de vendas, mas pode haver outras.
4. Onde encontrar treinamentos e palestrantes?
Não tem como fazer uma convenção de vendas sem palestras e treinamentos.
Mas você não precisa, necessariamente, contratar palestrantes de cachês milionários ou treinamentos de escolas especializadas.
Você pode usar a prata da casa para isso. Gestores de vendas, vendedores mais experientes, pessoal do RH e de TI e até do financeiro podem ter muito a dizer a seus vendedores.
Prepare apresentações em Power Point ou outro programa semelhante e pesquise atividades e treinamentos que possam agregar à sua convenção de vendas.
Lembramos que você também pode intercalar algumas palestras “terceirizadas” com as internas. Aliás, algumas apresentações e palestras dos líderes sempre serão necessárias.
Veja mais em nosso blog:
- 8 nomes de sucesso quando o tema é palestra motivacional de vendas
- Como montar um treinamento de vendas: é preciso dar um show?
5. Acomodações, logística, refeições…
Grandes convenções de vendas costumam ocorrer em hotéis ou resorts. Mas você não precisa comprometer suas finanças com isso. O importante é passar as mensagens sobre o que se espera de todos no ano seguinte e o que a empresa está preparando para ajudá-los.
A dica aqui é contratar uma empresa especializada ou um hotel que esteja acostumado a como organizar uma convenção de vendas. Às vezes, existem opções bastante acessíveis mais próximas de sua sede do que você pode imaginar.
6. Convites, tema do evento, brindes, apresentações de slides
O ideal é usar uma agência de publicidade, de relações públicas ou de eventos para ajudar a fazer materiais visuais interessantes para caracterizar seu evento.
Tentar fazer isso de forma amadora “dentro de casa” pode ser um tiro no pé.
Ideias de brindes para sua convenção de vendas
Os brindes corporativos personalizados sempre fazem sucesso em uma convenção de vendas, e é uma grata surpresa para os representantes presentes.
Se houver orçamento disponível, uma boa dica é investir em lembranças diversas que os representantes possam levar para suas respectivas unidades e distribuir entre os colaboradores para que todos possam se sentir “parte” daquele momento de alguma forma.
Algumas sugestões de brindes para convenção de venda são:
- moleskines ou bloco de notas personalizados;
- mochilas e cadernos; canetas e outros brindes para escritório;
- squeeze com a marca da empresa;
- camisas personalizadas;
- adesivos com frases personalizadas;
- poprocket e outros acessórios para celular;
- bateria portátil;
- entre outros.
São diversos brindes dos mais diversos gostos e preços que pode procurar para oferecer uma experiência legal para os participantes do seu evento.
7. Pós-convenção
A convenção de vendas não deve ser tratada como um evento isolado.
Afinal, ela será o pontapé inicial para tudo que se pretende alcançar no ano seguinte.
Portanto, faça uma cobertura dos principais momentos, tire fotos, filme algumas palestras e depois compartilhe online.
Uma dica para fazer isso com facilidade é usar um blog que pode ser alimentado de notícias e imagens durante a própria convenção de vendas.
Além disso, faça uma pesquisa de satisfação dos participantes sobre o evento. Use formulários online para isso.
Descubra as palestras que mais gostaram, as que não acharam tão boas, a qualidade das acomodações e refeições e o que acreditam que poderia ter sido melhor.
Assim, além de mostrar que se importa com a opinião de todos, essa é uma maneira de colher feedback para aprender como montar uma convenção de vendas melhor a cada ano!
Saiba mais: Tudo sobre NPS e modelo de pesquisa de satisfação pronto!
Quer algumas dicas incríveis de como evitar que sua convenção de vendas seja chata? Dê uma olhada neste vídeo do palestrante Márcio Miranda:
Agora que você já sabe como fazer uma convenção de vendas, baixe um e-book que pode te ajudar a definir os conteúdos de uma convenção de vendas: Alinhando as metas de vendas com o planejamento estratégico da empresa