Como captar clientes pela internet? Essa é uma pergunta que todo dono de negócio faz atualmente, pois o mercado digital se tornou um potencial gigante para gerar vendas.

Os canais de marketing são inúmeros: Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, blog, entre outros são potenciais para atrair novos clientes

Principais aprendizados deste artigo:

  • As estratégias de captar mais clientes pela internet será mais efetiva caso sejam criadas para o público correto e publicado nos canais de comunicação estratégicos.
  • Aposte em distintas técnicas de SEO que incluem coletar feedbacks dos clientes, criar personas específicas e realizar conteúdos voltados para cada uma delas.
  • Os principais canais de comunicação para a prospecção de clientes, atualmente, são as redes sociais. As empresas precisam definir as mais adequadas e ter uma presença forte em cada uma.
  • Ter um processo de vendas bem estruturado ajuda na captação de mais clientes dentro das redes sociais.

Para ter sucesso com uma estratégia de vendas online, sua empresa precisa encontrar o perfil do cliente ideal para direcionar o trabalho para as redes certas.  

Precisa de ajuda para alinhar suas ações de marketing digital? Confira sete dicas de captação de clientes pela internet simples e fáceis de colocar em prática. 

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Como captar clientes pela internet para sua empresa

1. Aposte no marketing de conteúdo

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Você conhece o seu público-alvo, suas principais necessidades e os canais onde ele está mais ativo, certo?

Com essa informações, comece o planejamento da estratégia de marketing de conteúdo para começar a captação de clientes pela internet. 

Escreva posts nas redes sociais e no blog da empresa que respondam as principais dores do cliente.

Os materiais precisam ser úteis e relevantes para reforçar a autoridade da marca em sua área de atuação.

Aposte nas técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) para que o site ranqueie organicamente para as palavras-chave principais e outras secundárias, mas também importantes. 

Algumas estratégias que vão deixar seu conteúdo mais rico e atrativo são:

Pegue depoimentos com os clientes: a opinião de terceiros é um fator importante para a tomada de decisão quando se trata de vendas online. Use os depoimentos no site para reforçar seus argumentos de vendas e monte cases com os resultados do trabalho para postar no blog ou integrar um e-book;

Tenha mais de um perfil de persona, se necessário: muitas vezes uma marca tem mais de uma persona-alvo e isso é natural. Separe cada perfil de acordo com as características e planeje conteúdo para cada uma delas;

Divida a produção de conteúdo entre as personas: como falamos no tópico anterior, cada persona pode ter uma linguagem e/ou interesse. Dessa forma, crie conteúdo gerais e outros personalizados para um determinado alvo dentro do seu público. 

Leia também: 7 dicas de como fazer marketing de conteúdo digital.

2. Selecione palavras-chave corretamente

A otimização para mecanismos de buscas (SEO) é baseada, entre outros fatores, em palavras-chave

As palavras-chave são os termos — uma palavra ou uma frase — usados para pesquisar serviços relacionados a sua área de atuação na internet.

Por isso, é muito importante fazer uma seleção bem feita de palavras-chave a serem trabalhadas mês a mês.

Investir nas palavras-chave corretas vai contribuir para criar conteúdos de interesse da sua persona no blog da empresa e também otimizar o investimento no Google em campanha pagas de CPC.

Existem diversas ferramentas de palavra-chave que facilitam a pesquisa e mostram o volume de buscas que determinado termo tem.

Essa segmentação, por sua vez, é um dos passos fundamentais de como captar clientes pela internet.   

3. Invista em anúncios pagos online

Facebook, Instagram, Youtube, Google Adwords são alguns exemplos de canais de marketing que possuem ferramentas para criação de anúncios pagos dentro de suas plataformas.

Essa é uma estratégia de como captar clientes pela internet que pode funcionar mesmo sem um grande orçamento, principalmente nas redes sociais.

No Google, a disputa é um pouco mais complexa e a ajuda de um profissional experiente com a ferramenta ajuda a investir da forma certa. 

4. Proponha parcerias com outras empresas

A colaboração na internet é uma estratégia de como atrair clientes simples e com custo zero.

Negócios com públicos semelhantes, mas que não concorrem diretamente entre si podem criar projetos digitais para promover ambos os serviços.

Lives, webinars, e-books, vídeos no Youtube são alguns exemplos de como captar clientes pela internet que podem ser feitas com marcas parceiras. 

A troca de tráfego será um benefício mútuo e podem ser feitas com marcadores que ajudam a identificar os clientes que foram conquistados através da parceria.

5. Fortaleça seus perfis nas redes sociais

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As redes sociais são mais relevantes do que nunca. E, claro, não poderiam ficar de fora das estratégias de como captar clientes pela internet.

Defina quais são as mais relevantes para o seu público-alvo e crie uma presença online autêntica, com uma linguagem escrita e visual personalizada para atrair suas buyer personas

Invista no storytelling para criar campanhas que humanizem a marca, que mostram seu impacto na vida dos clientes e também como a empresa valoriza as pessoas que fazem parte da própria equipe.

Incentive o engajamento respondendo as interações e dúvidas do público e criando ações interativas para aproximá-lo da marca.

6. Peça ajuda para sua rede de contatos

Além das ferramentas de marketing que citamos acima, parceiros e outros profissionais conhecidos também podem ajudá-lo em como captar clientes pela internet.

Criar um relacionamento saudável com a comunidade empresarial da cidade ou região é uma forma de conseguir contatos de potenciais clientes com um aval positivo.

Um rede social ótima para explorar novos contatos profissionais é o LinkedIn. O objetivo da rede são os contatos de trabalho. 

Com um perfil pessoal ou da empresa, você pode entrar em contato direto e de forma não invasiva com potenciais clientes e até reativar os antigos.

7. Planeje ações especiais em datas comemorativas

Descontos e promoções aleatórias podem até ser uma forma de como captar clientes pela internet, mas fazer isso com planejamento é muito mais efetivo.

Ao invés de simplesmente liberar uma newsletter com um desconto progressivo nos planos do seu serviço, por exemplo, pesquise datas comemorativas que podem ser relacionadas a uma ação de venda. 

Estude a sazonalidade do seu negócio e planeje ações para incentivar as vendas nos períodos de baixa. 

Anúncios nas redes sociais também podem ajudar a divulgar as ações, ampliando a visibilidade das mensagens. 

Cada estratégia de captação de clientes pela internet que sua empresa executar deve ser bem planejada, ter um objetivo e maneiras de mensurar o resultados.

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