Com o crescimento de uma empresa e, consequentemente, da sua equipe comercial, há sempre a chance de que o processo comercial se torne mais complexo.

    Principais aprendizados deste artigo:

Com essa demanda, adotar plataformas e softwares que tornam esse dia a dia mais prático e inteligente pode ajudar (e muito!) nas atividades de gestores e vendedores.

Uma melhoria que pode ser facilmente implementada para tornar essa rotina comercial mais simples e prática é a adoção de um sistema de CRM de vendas.

Afinal, o que é CRM? Ele é um tipo de sistema que, além de automatizar processos operacionais da rotina, oferece dados confiáveis para avaliação estratégica, atuando como um assistente do vendedor, já que o ajuda a organizar suas atividades diárias e manter seus negócios “quentes”.

Mas você pode estar se perguntando “será que minha empresa pode se beneficiar do uso de um CRM de vendas?”

Neste artigo, nós mostramos:

  • As vantagens que um sistema de CRM podem trazer para a rotina do time de vendas
  • Exemplos de empresas que usam o Agendor e já tornaram seu processo comercial mais inteligente

Acompanhe:

CRM de vendas = mais praticidade e inteligência na rotina comercial

Sejamos honestos: muito do que se faz dentro do sistema de CRM pode ser feito fora dele, em planilhas de Excel ou agendas físicas.

Mas nada disso torna os processos tão práticos ou necessariamente facilitam a visão estratégica que um gestor de vendas deve ter sobre o processo comercial ou auxiliam os vendedores a canalizarem seus esforços ao que interessa de fato: fechar negócios.

Por outro lado, sistemas de CRM tornam a parte operacional mais automatizada, criando tempo para que vendedores e gestores possam se dedicar à atividades mais estratégicas.

Além disso, fornecem insumos para avaliações de desempenho mais ricas e informações chave para que o gestor possa entender os porquês do seu processo comercial, mapeando gargalos e ajudando-o a prever resultados e contornar possíveis desafios que podem surgir no contato entre vendedores e clientes.

Com o uso de um CRM de vendas, o gestor obtém benefícios como:

  • Monitoramento mais preciso de todas as etapas do funil de vendas
  • Maior visibilidade de métricas e indicadores estratégicos para a operação comercial
  • Mais assertividade nas decisões estratégicas, com o auxílio de relatórios online
  • Acompanhamento mais próximo da rotina dos vendedores, sem a necessidade de microgerenciar sua equipe

Já os vendedores podem ter:

  • Maior autonomia no dia a dia, principalmente para vendedores externos, quando o CRM conta com a versão mobile
  • Acesso fácil a cadastro de clientes, bem como seu histórico de interação com eles
  • Melhor gestão das oportunidades de negócio
  • Melhor controle da sua agenda diária, com o agendamento e notificações automáticas de atividades.

Veja mais benefícios do CRM na sua empresa:

Cases de sucesso: 7 exemplos de empresas que usam o CRM Agendor

Confira abaixo alguns exemplos de empresas que usam o Agendor, e veja como a plataforma tem ajudado diferentes segmentos de mercado a otimizarem sua operação comercial.

1. Indústrias e fábricas: GSet Indústria Gráfica

Antes do Agendor, usávamos um sistema de gestão de entrega de serviços, que também oferecia um CRM. Com ele, nós conseguíamos emitir vários relatórios, tínhamos um acompanhamento simplificado das vendas e tentávamos manter o relacionamento com nossos clientes, mas era tudo muito trabalhoso.

Com esse sistema, não tínhamos clareza do nosso funil de vendas, não conseguíamos emitir relatórios muito detalhados e entender quais produtos e serviços eram mais vendidos, por exemplo. Podemos dizer que, antes de ter o Agendor como CRM, a nossa gestão comercial era bastante complicada. 

Com o Agendor, conseguimos acompanhar mais de perto os nossos clientes, os nossos resultados, e entender melhor o ciclo de vendas. Entender quais são os produtos e serviços mais vendidos, quais são os clientes que possuem maior recorrência de compra e, assim, pensar estratégias para potencializar nossos resultados. 

Sempre ficamos atentos às novidades e novas funcionalidades que a ferramenta de CRM do Agendor oferece. Estamos em treinamento contínuo e temos a certeza que essa parceria é uma alavanca para a nossa empresa colher ainda mais frutos no futuro. (Gilberto Moraes Barbosa e Gustavo Santos Moraes Barbosa, gestores comerciais)

2. Segmento de Saúde: Unimed

Não tínhamos a área de vendas de saúde ocupacional nessa unidade da Unimed, somos um departamento novo. Então, por orientação da nossa matriz, usamos o Agendor desde o início da nossa operação, principalmente para o controle de vendedores, clientes e a gestão da parte de vendas.

O controle que nós temos da rotina nos auxilia muito. Além disso, usamos os relatórios para apresentar dados para a diretoria – obtemos dados de negócios fechados e em andamento, número de ligações e visitas feitas. É um fator muito facilitador para nós.

Estamos muito satisfeitos com o que o sistema fornece. A partir dele, conseguimos acompanhar bem de perto tanto a equipe quanto o processo de vendas. (Gleison Ramos, Consultor de Vendas)

3. Associações: ABNT

Antes do Agendor, tínhamos problemas com controle de atividades e do contato com clientes. A medida que nossa quantidade de clientes passou a aumentar, os vendedores não conseguiam controlar o acompanhamento desses negócios e, às vezes, até se esqueciam de entrar em contato com os clientes para renovação de planos, por exemplo.

Como usávamos planilhas do Excel, nem sempre tínhamos dados atualizados e isso também dificultava na hora de gerar relatórios, tanto pelo trabalho que tínhamos para levantar todas as informações, quanto para alinhar esses dados.

Com o Agendor, tivemos melhora no acompanhamento de clientes e temos conseguido extrair relatórios. A plataforma compila as informações de forma mais rápida e assertiva.

Estamos, inclusive, querendo montar um novo treinamento para nossos vendedores sobre a plataforma, para que todos possam utilizá-la da melhor forma e ampliar ainda mais os resultados. (José Cláudio Sanches, Analista de Negócios)

4. Transportadoras e Logística: Conlog

Uma ferramenta prática que auxilia no monitoramento, organização e controle das ações comerciais.

O que mais nos chamou a atenção foi a sua facilidade de acesso e manuseio da ferramenta, bem como a simplicidade dos processos e a clareza das informações.

Conquistamos diversos resultados positivos com o Agendor como a centralização dos contatos comerciais, relação de clientes atuais e prospects, mas o principal foi a estruturação do nosso pipeline de vendas.

O Agendor é um sistema interativo sem nenhuma complicação que permite em um simples acesso via internet ou smartphone o controle das ações comerciais e das perspectivas de novos negócios. (André Stern, Diretor Comercial)

5. Telecomunicações: Vegascom

Quando ainda não usávamos o Agendor, não éramos capazes de acompanhar as atividades dos analistas, o funil de vendas não retratava a realidade e não tínhamos controle sobre atividades, agendamentos e clientes.

Ao contratarmos a plataforma, fizemos uma ação para mudar a cultura dos vendedores, para incentivá-los a alimentar o Agendor. Após essa ação, os resultados foram imediatos, vieram logo nos primeiros dias.

Hoje, temos um funil refletindo melhor a nossa realidade e uma visão clara das visitas e agendamentos realizados pelo time. Além disso, com os relatórios e a possibilidade de podermos identificar os motivos de perda de cada negócio, conseguimos verificar as falhas na nossa operação e corrigi-las. (Charles Lopes, gerente comercial)

6. Locadoras de equipamentos: Fribavit

Antes, não tínhamos a cultura de CRM e não centralizávamos a nossa gestão comercial. Depois do Agendor, principalmente após o treinamento, temos mais segurança em nossas análises, mais domínio sobre as informações e temos mais praticidade e eficiência. (Gabriel, coordenador de vendas)

O maior ganho foi na agilidade dos processos e na centralização de informações sobre o cliente em um só lugar. Pelos históricos já sabemos a origem dos clientes e seu potencial de compra, o que agiliza nossas ações. (Deysiane, analista comercial)

A análise de resultados e de desempenho do setor foi a mudança mais significativa para mim. Ao alimentar o Agendor temos certeza de que as informações que estão lá são confiáveis e seguras, e isso nos dá tranquilidade durante a leitura dos relatórios. Uma vez que tudo está estruturado e sendo trabalhado, temos uma visão mais ampla de indicadores para estabelecer melhores estratégias de vendas. (Gilmar, diretor comercial)

7. Segurança e Vigilância: Projeted

Antes do Agendor, tínhamos uma certa dificuldade em centralizar informações como cadastros de clientes, negócios em andamento, visitas realizadas e precisávamos de um mapeamento dos resultados e produtividade dos vendedores. Como não tinha nenhum CRM, operava tudo com planilhas do Excel e era difícil trabalhar esses dados.

Com o Agendor, passamos a ter informações mais rápidas sobre os clientes trabalhados, em que estágio do Eu resumiria o antes e depois em melhora nos resultados e no acompanhamento dos números da empresa. Antes não conseguíamos ter acesso às informações sobre as vendas e ter essa visão do comercial que temos hoje. Atualmente, trabalhamos em cima de dados concretos, o que muda todo o cenário. Certamente, o Agendor está nos ajudando a trilhar esse caminho rumo ao crescimento que buscamos. (Dayane Lima, coordenadora administrativa)

Se mesmo depois de ler esses exemplos de empresas que usam CRM, você ainda tiver dúvidas se o Agendor pode trazer melhorias para a sua rotina comercial, por que não conhecer a plataforma na prática?

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