Com certeza você já ouviu falar na nuvem. Mas sabe como funciona essa tecnologia? Com a transformação digital ganhando cada vez mais relevância nas empresas, é muito importante que seu negócio adote ferramentas na nuvem.
E o CRM é uma das que mais se beneficia da tecnologia do cloud computing. Por isso, usar um CRM na nuvem é uma das melhores formas de melhorar a produtividade de uma empresa.
Leia este post e entenda como funciona a nuvem e quais as vantagens de um CRM SaaS em cloud para a sua organização.
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Até que ponto vendas e tecnologia devem andar juntas? Descubra nesta apresentação de slides:
O que é computação em nuvem, afinal?
Quando você precisa guardar um arquivo em seu computador, seja de texto, planilha, imagem ou mesmo um programa (não importa o tipo!), você simplesmente o arrasta para uma pasta.
Mas esses arquivos ocupam espaços na memória do computador. Para evitar que os computadores fiquem sobrecarregados e lentos, algumas empresas instalam servidores internos. Isto é: grandes hardwares com muito mais espaço para as pessoas guardarem seus arquivos.
Mas com a computação em nuvem, ao invés de ter um servidor interno, você pode usar o serviço de grandes empresas de tecnologia, como a Amazon, Google e Microsoft, e ter acesso seguro e criptografado a um servidor remoto.
Assim, em vez de instalar grandes máquinas em sua empresa, você pode contratar um serviço de armazenagem na nuvem. Além de existirem opções gratuitas até certo limite de armazenagem (Box, DropBox, OneDrive e Google Drive), mesmo as pagas são bem mais baratas e eficientes.
E, além disso, você continua trabalhando da mesma forma: quando quer guardar um arquivo, é só arrastar para a pasta desse servidor remoto, na nuvem. Depois, vai encontrá-lo no mesmo lugar.
Já está claro para você o que é computação em nuvem? Então, confira este vídeo do Canaltech:
E CRM em nuvem, do que se trata?
O CRM em nuvem é aquele que fica instalado em um servidor remoto, como esse que explicamos acima.
Assim, você não precisa instalar o software em sua máquina, nem contar com um servidor robusto em sua empresa para guardar todas as informações.
O fornecedor do software CRM já faz tudo isso para você, com segurança e agilidade. Basta pesquisar e escolher o CRM na nuvem ideal para o seu negócio.
Saiba mais: Como reduzir os custos de sua empresa com Cloud Computing: vantagens incríveis!
10 vantagens de CRM na nuvem
Um CRM em nuvem é uma poderosa ferramenta de colaboração online. E é exatamente essa característica que confere tantas vantagens a esse tipo de software.
Entenda isso em mais detalhes nos tópicos a seguir.
1. Formato SaaS
Esta é a primeira grande vantagem de um CRM na nuvem: ele pode usar o formato de CRM SaaS (Software as a Service).
Isto é: você paga uma assinatura mensal cujo valor varia em função do número de usuários e das funcionalidades oferecidas e simplesmente usa um login e senha para usar o sistema.
2. Acesso remoto
Um CRM na nuvem não exige que o vendedor ou qualquer outro usuário do sistema esteja na empresa para usá-lo.
Ele pode fazer isso de casa ou mesmo em trânsito, em um táxi ou sala de embarque de um aeroporto, se o CRM em nuvem escolhido suportar acesso por smartphone, por exemplo.
Veja mais: CRM no celular: trazendo mais autonomia para sua equipe comercial
3. Informações disponíveis a hora que precisar
Se o acesso é remoto, um vendedor pode achar as informações que precisa na hora. Assim, se estiver visitando um cliente e surgir alguma dúvida sobre o que foi combinado, isso pode ser verificado imediatamente.
Da mesma forma, pedidos e agendamentos podem ser realizados ali mesmo.
4. Sem necessidade de instalar servidores próprios
Nada de ocupar espaços nos escritórios para hardwares enormes. Tudo é feito pelas nuvem: muito mais prático e ágil!
5. Menores custos de manutenção
Nada de ter que alugar espaços maiores nos escritórios só para alocar os servidores. Além disso, não há o custo de energia elétrica consumida por essas máquinas, nem de manutenção, renovação de equipamentos ou suporte técnico.
6. Atualizações constantes e gratuitas
Softwares SaaS providenciam atualizações constantes de seus sistemas. E isso não é diferente quando se trata de um CRM na nuvem.
Assim, seu sistema está sempre atualizado e não há a necessidade de comprar novas versões do software. Os upgrades são automáticos!
7. Escalabilidade
Sua equipe foi ampliada porque estão vendendo mais? Que bom!
Quer dar acesso ao CRM na nuvem para mais vendedores? Faça um upgrade de seu plano e inclua mais usuários.
Essa demanda foi sazonal e não precisa mais de um plano tão robusto? Com uns poucos cliques, você volta ao plano anterior!
8. Backups automáticos
Outro procedimento que você pode deixar de lado! Nada de fazer backup dos dados e cópias do sistema. Tudo isso é de responsabilidade do CRM em nuvem SaaS.
9. Suporte online
Normalmente os planos de um CRM na nuvem já incluem alguma forma de suporte, seja por e-mail, chat ou telefone, dependendo do plano escolhido.
10. Segurança
Os servidores de boas empresas que fornecem CRM em nuvem costumam ser extremamente seguros e confiáveis, com diversas barreiras de proteção e seguindo rígidas regras de segurança.
Entendeu todas as vantagens de um CRM em nuvem? Gostaria de ver alguns exemplos práticos? Então, assista a este vídeo de nosso canal no YouTube:
Agora que você conhece todas as vantagens do CRM em nuvem, por que não colocá-lo em prática em seu negócio?
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