Saber como vender franquias pela internet com certeza vai diminuir – e muito – o seu esforço para encontrar os clientes ideais e escalar o crescimento da rede. Afinal, essa negociação possui várias etapas que, por muitas vezes, duram meses. Por isso é muito importante que nenhuma oportunidade seja perdida.
Principais aprendizados deste artigo:
- A compra e venda de franquias pela internet oferece muitos benefícios para ambos os lados. Os principais são o maior alcance de franqueados, a redução do custo de aquisição de clientes, mais flexibilidade ao interessado no negócio e, claro, aumento do volume de vendas.
- Para vender franquias online é necessário organizar o fluxo de venda. O ideal é investir em uma ferramenta de CRM, que organiza todo o processo comercial, automatizando processos e coletando dados em tempo real.
- Outras dicas são: tenha um site intuitivo e completo, mantenha os canais de contato ativos e integrados, poste conteúdos que tirem dúvidas e mostrem soluções para os desafios e promova anúncios pagos (Ads).
- Invista na alta performance do seu time comercial e aprofunde seus conhecimentos. Baixe grátis nosso e-book 12 técnicas de vendas e abordagem e saiba como atrair muitos mais franqueados para a sua rede!
E a internet é justamente o meio que ajudará a não perder nenhuma oportunidade. Afinal, todas as ações realizadas em seu ambiente, permitem ser monitoradas e mensuradas. O que facilita bastante a tomada de decisão e até mesmo o conhecimento sobre o comportamento, os hábitos e as necessidades dos potenciais franqueados.
Em seu relatório de desempenho, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou que 60% dos franqueados já operam com vendas pela internet de sua rede. Ou seja, se você ainda não investiu na sua presença online, já está atrás da concorrência.
Porém, chega de perder tempo!
Aproveite este texto para conhecer estratégias infalíveis de como vender franquias e escalar as vendas com o mundo de possibilidades que a internet oferece!
Compra e venda de franquias pela internet: vale a pena?
Se ainda não está convencido da necessidade de atrair franqueados de forma online, confira os motivos que farão você mudar de ideia!
Afinal, a compra e venda de franquias pela internet é um passo fundamental para empresas de qualquer segmento continuarem crescendo. Entenda!
Maior alcance de franqueados
Pensa só: qualquer pessoa, de qualquer lugar e a qualquer hora pode acessar seu site para conhecer mais sobre as franquias oferecidas. O que é totalmente o oposto do que acontece com lojas físicas, que têm seu alcance limitado à região.
A inexistência de distância física para descobrir novas empresas torna a internet um meio muito poderoso para alcançar mais clientes. Quem disse que a franquia deve ser limitada a apenas uma localidade?
Pense grande que a internet ajuda!
Redução do custo de aquisição de clientes
Se colocar na ponta do lápis os gastos com o marketing tradicional e o digital, verá que o online sai mais barato, além de oferecer um ROI (Retorno sobre o Investimento) muito maior (e mensurável!).
E, como resultado, o custo de aquisição de clientes (CAC) também reduz, pois não será preciso fazer altos investimentos para conquistar um novo franqueado.
Isso sem falar no corte de despesas com escritório e loja física e todos os gastos associados a eles, como aluguel, manutenção, colaboradores, máquinas e equipamentos, contas de luz e água etc.
Mais flexibilidade ao franqueado
O interessado em adquirir uma franquia não precisa impactar toda sua programação do dia para ir à uma loja física durante o horário comercial.
Com site, blog e redes sociais, ele pode se informar sozinho sobre tudo o que precisa e, caso queira, pedir mais informações à rede.
E tudo isso na hora que ele desejar.
Aumento das vendas
E todas essas vantagens caminham para um mesmo destino: o aumento das vendas de franquias!
A tendência de alcançar mais potenciais clientes de formas variadas e a qualquer hora e lugar eleva drasticamente as chances de vendas.
Como vender franquias pela internet?
Aproveitando as possibilidades do marketing digital e das ferramentas online de vendas, vamos mostrar a você como vender franquias online!
Confira os cinco pilares mais importantes para esse nicho de mercado.
1. Organize o fluxo de venda online (CRM)
Essa é a dica mais importante entre todas as outras que iremos abordar nesse post. Ter um fluxo de vendas bem-organizado e funcional é o principal pilar para garantir que todas as outras estratégias comerciais para franquias funcionem bem.
E o que é o fluxo de vendas? Na verdade, ele representa visualmente todas as etapas pelas quais um potencial cliente passa até, de fato, comprar a sua franquia.
Veja que, até um contato virar um cliente real (nas duas últimas etapas), há outros processos que vêm antes. É importante notar que essas fases variam de empresa para empresa e, claro, de franquia para franquia.
Com a clareza de onde se encontram seus contatos de vendas dentro dessa jornada, fica mais fácil identificar os seguintes pontos:
- Quem não entrou mais em contato?
- Quem está mais perto de comprar?
- Quem conheceu a franquia recentemente?
- Em qual etapa os potenciais clientes costumam desistir da franquia?
- Quem são os responsáveis por atender os contatos em cada etapa?
Como estamos falando de uma decisão de compra que não acontece do dia para noite, muitas pessoas que entram em contato com você ficam um bom tempo pensando se vale a pena esse investimento.
Compreender profundamente essas etapas da jornada do seu cliente e organizar os contatos em cada uma delas é bem importante para garantir que as oportunidades de vendas não sejam perdidas.
Ter esse entendimento também ajuda a diagnosticar e melhorar processos em que as vendas estão empacando.
Leia também: Fluxo de vendas: use “conversas significativas” para vender mais e mais rapidamente
Como um software de CRM pode ajudar?
Na prática, um sistema de CRM facilita todo esse processo por meio da automação dos fluxos, incluindo o de vendas.
Essas plataformas e apps possibilitam a criação das etapas do processo e o cadastro dos contatos para organizá-los. Também permite outras ações relacionadas à gestão do relacionamento com o cliente, como:
- calendário de tarefas e compromissos com lembretes;
- documentação dos motivos das perdas e do fechamentos de vendas;
- alocação de responsáveis por cada situação;
- emissão de relatórios mensais e anuais;
- entre outras.
Para melhor entendimento desse tópico, sugerimos a leitura sobre o que é CRM e para que ele serve. Conhecer esse processo é extremamente importante para aumentar suas vendas de franquias pela internet e não perder nenhuma oportunidade.
2. Tenha um site intuitivo e com informações claras
Site intuitivo é aquele em que qualquer usuário consegue achar facilmente o que precisa. Para isso, é preciso ter os menus organizados e informações importantes colocadas em posição de destaque.
Ter informações claras com fácil acesso é o famoso “enrolar menos e ser mais objetivo”, pois na internet as pessoas estão sempre com pressa em suas buscas.
Por isso, a nossa dica vai muito além do que apenas “ter um site”. Ele precisa atender as necessidades do público que tem potencial para adquirir a sua franquia.
Para ter uma noção se o seu site cumpre esses requisitos, responda às seguintes perguntas:
- Seu site responde às principais dúvidas que seu público possui?
- Existe uma explicação completa e fácil de entender sobre como adquirir a sua franquia?
- O layout do site é responsivo (carrega no celular e no tablet sem alterar a estrutura das páginas)?
- Existe um formulário para o usuário mandar o contato em caso de interesse pela franquia?
- Existe um chat para responder dúvidas de quem já possui a franquia?
- Os contatos da empresa estão atualizados?
- Existe uma página de FAQ para facilitar a vida dos visitantes do site?
Ao responder a essas perguntas, você já tem um bom parâmetro para saber se o site está com potencial para vender sua franquia pela internet ou se precisa melhorar em alguns pontos.
3. Mantenha os canais de relacionamento ativos
Além do site bem-estruturado e com informações relevantes, os seus canais de relacionamento precisam estar ativos e, claro, conversar entre si.
Por exemplo: se um potencial cliente se interessar por sua franquia e entrar em contato pelas redes sociais, você tem algum responsável para respondê-lo com agilidade? E no caso do contato já ser seu cliente, há um time focado nesse atendimento?
Os canais de relacionamento aos quais os usuários recorrem com mais frequência são páginas em redes sociais, e-mails, chats online no site, formulários, WhatsApp e o próprio telefone.
Para garantir que nenhuma oportunidade de venda se perca, tome providências para que todos esses canais funcionem com agilidade.
Outra dica é estar nos canais que você sabe que seu cliente está. Nunca é demais ter mais de uma opção para manter o relacionamento com o cliente, afinal, cada pessoa tem sua preferência sobre como entrar em contato.
E, por fim, destacamos a necessidade de usar um CRM para integrar todos esses canais, fornecendo um atendimento omnichannel.
Assim, caso o visitante tenha enviado dúvidas pelo formulário no site, mas mostrou interesse na franquia por uma conversa de e-mail, é possível verificar todos os contatos feitos para prosseguir a negociação de forma unificada e personalizada.
4. Poste conteúdos que tirem dúvidas e mostrem soluções
Muitas empresas de vários nichos de mercado criam blogs para postar conteúdos que ajudem os potenciais clientes a entender melhor sobre os seus negócios. Essa é uma estratégia que também funciona muito bem para franquias.
Pense que muitas pessoas estão procurando no Google, agora mesmo, sobre os seguintes assuntos:
- Como comprar uma franquia?
- Vale a pena adquirir uma franquia?
- Quais nichos de mercado rendem mais para franquias?
- Como faço para ter uma franquia?
- Vale a pena trabalhar com franquia ou criar meu próprio negócio?
Veja que você poderia responder a todas essas dúvidas com detalhes em um conteúdo de blog. O mais legal é que esses textos levariam a assinatura da sua franqueadora, como uma forma de marketing.
Dependendo do assunto, você também pode sugerir o seu produto no próprio conteúdo (já que as pessoas que lerão seu blog são, em maioria, potenciais clientes).
Nós falamos aqui no blog do Agendor sobre como fazer marketing de conteúdo, em um passo a passo bem descomplicado. Recomendamos a leitura antes de criar um blog para sua franqueadora!
5. Promova campanhas de publicidade online (Ads)
De todas as estratégias para vender franquias pela internet, a mais rápida é por meio da publicidade online. São os famosos anúncios que você vê no Google, nas redes sociais e em aplicativos.
Para dar o primeiro passo, identifique em quais canais de anúncios o seu público está presente. É no Facebook? No Linkedin? No Google? Depois dessas respostas, delimite um valor máximo para investir em campanhas de Ads, estabeleça um objetivo claro e comece a anunciar suas franquias.
Lembre sempre de estudar bastante o perfil do seu cliente ideal para segmentar os anúncios de forma correta e atingir realmente potenciais franqueados e não os curiosos.
Dica extra de como vender franquias: use a tecnologia!
Todas as estratégias que trouxemos aqui não são complexas, mas precisam de um bom planejamento e organização de tarefas para que aconteçam de fato.
Para colocar as dicas de venda de franquias pela internet em ação, comece pouco a pouco. Veja quais dos tópicos você acredita que consegue colocar em prática primeiro. Ou organize essas tarefas por ordem de prioridade x o retorno que trará para o negócio.
Estude e pesquise como potencializar seu site, ativar os canais de relacionamento por mais tempo, publicar conteúdos relevantes e criar anúncios online. Quanto ao fluxo de vendas, sugerimos a leitura do guia sobre como elaborar e implementar um processo de vendas efetivo!
Além disso, use a tecnologia a seu favor para integrar todas as ações realizadas para captar novos clientes e para os franqueados que já estão com você. Há diversas plataformas que ajudam a organizar o fluxo de trabalho e, ao mesmo tempo, coletando resultados para basear estratégias.
E se quiser tornar seu processo comercial mais profissional, conheça os recursos valiosos do CRM do Agendor para organizar e gerenciar o fluxo de forma 100% orientada por dados. Bons negócios!