Depois da venda vem o atendimento ao cliente. Ok, o atendimento ao cliente começa desde o contato do representante comercial da sua empresa. Porém, ele estende-se para o pós-venda, pois em muitas áreas os cliente precisam de suporte. Para fazer essa função, muitas empresas optam pela terceirização de atendimento ao cliente.

Ter uma equipe à parte trabalhando pelas demandas do cliente permite aumentar o alcance do atendimento, recebendo o maior número de contatos possível. 

Os SACs são um tipo de serviço utilizado pelas empresas há décadas no Brasil e no mundo. Grande parte dele terceirizado para outras empresas com um sistema robusto de atendimento.

A terceirização tem vantagens e desvantagens e cada negócio compara esses dois lados para decidir implementar ou não um atendimento ao cliente remoto. 

Sua empresa está considerando a terceirização de atendimento ao cliente? Te poupamos do trabalho duro e reunimos algumas vantagens e desvantagens da terceirização.

Terceirização de atendimento ao cliente: vantagens e desvantagens

Vantagens da terceirização de atendimento ao cliente

– Manter a equipe interna da empresa focada no trabalho

Com a terceirização de atendimento ao cliente, a equipe interna se mantém focada em sua atividade principal.

 

Você pode investir em aperfeiçoar o processo de vendas, criar novas soluções, explorar novas técnicas e pitchs de venda, etc.

Tempo não é só dinheiro, é também oportunidade para a equipe aproveitar para criar inovações e fazer o atendimento ser cada vez melhor.

Isso, por sua vez, influencia no tipo de chamada que o seu SAC receberá. Tem muitas reclamações? Algo pode estar errado. Elogios? Quais são os mais recorrentes?

Esse tipo de informação permite que a equipe de vendas evolua e ajuda a consolidar a marca da sua empresa no mercado.

– Ter um serviço de atendimento especializado

Criar uma equipe de atendimento ao cliente gera um caminho longo que inclui recrutamento, seleção e múltiplos treinamentos até começar a operar.

Uma vantagem da terceirização de atendimento ao cliente é contar com uma equipe treinada com habilidades de conversação e negociação para lidar com as mais variadas situações.

Além disso, você ganha acesso a uma infraestrutura completa para receber as chamadas, encaminhar demandas e resolvê-las com agilidade.

– Reduzir custos

Como falamos acima, criar um SAC interno gera uma série de gastos que favorecem a terceirização de atendimento ao cliente.

Comparando a estruturação interna com um serviço externo com todos os componentes necessários, terceirizar é um gasto bem menor.

Recrutar, selecionar, contratar e manter a folha de pagamento de uma equipe é um gasto bastante grande.

Se levarmos em conta a aquisição dos equipamentos para montar o serviço de atendimento interno, a terceirização de atendimento ao cliente ganha pontos extra.

– Melhorar a produtividade da equipe de vendas

Uma equipe focada tende a ser muito mais produtiva. A terceirização de atendimento ao cliente mantém um setor importante da empresa operante, ao mesmo tempo que libera a equipe de vendas para investir em outras metas.

Essa produtividade pode ser vista trazendo efeito lá na frente com a melhora do feedback do cliente para os operadores de atendimento.

– Ter acesso a tecnologia de ponta e recursos avançados

Já mencionamos o custos de montar a equipe, mas investir em equipamentos é um detalhe que faz com que a terceirização de atendimento ao cliente seja vantajosa.

As empresas investem em uma infraestrutura tecnológica de ponta que permite a equipe de atendimento operar com a eficiência necessária para ter agilidade.

Computadores, sistemas, ramais, internet, headsets são alguns dos equipamentos e serviços necessários para montar um sistema de atendimento.

Terceirizando, você pode checar a todos esses detalhes para garantir que o seu atendimento ao cliente tenha as melhores soluções disponíveis no mercado.

Desvantagens da terceirização de atendimento ao cliente

– Comprometer a qualidade da prestação de serviço

A seleção de uma empresa ao fazer a terceirização de atendimento ao cliente passa pelo critério qualidade do atendimento. Porém, você não terá o mesmo nível de controle do que se tivesse a própria equipe.

As empresas terceirizadas têm seus próprios padrões e isso pode conflitar com o da sua empresa. 

Na hora de negociar, discuta quais são os pontos chaves para sua empresa em relação ao atendimento e características do público-alvo que podem ser relevantes. 

Assim, é possível alinhar-se com a contratada que mais se aproxima dos seus padrões para manter a imagem da marca. 

– Dificuldade em encontrar a parceria ideal

Fazer a terceirização de atendimento ao cliente é bastante simples. Você nem precisa sair de casa ou ligar para fazer um orçamento, se quiser. 

Mas o processo de escolha pode ser bastante complexo e levar tempo para encontrar a parceria ideal.

Terceirizar implica em padronizar e se encaixar ao que a empresa contratada oferece dá um certo trabalho.

Afinal, são seus clientes em jogo e você quer manter sua reputação positiva, certo?

– Associação da identidade da empresa a da terceirizada

É comum que os clientes de empresas que fazem a terceirização de atendimento ao cliente associarem as duas empresas.

A desvantagem disso é quando o serviço não agrada ao cliente ou algum atendimento é mais difícil e aí raramente as coisas são analisadas separadamente.

Afinal, ali é o canal para o cliente ser atendido, tirar dúvidas e resolver algum conflito.

Por isso, é fundamental ser criterioso na seleção da empresa com a qual você vai terceirizar seu negócio.

Encontre as melhores empresas para terceirização de atendimento ao cliente

Como você viu, a terceirização de atendimento ao cliente traz muitos benefícios e permite ampliar as operações, liberando tempo livre para a equipe interna.

E você pode encontrar fornecedores qualificados pesquisando na lista de empresas selecionadas pela oHub

  • Faça seu pedido de orçamento em menos de 5 minutos;
  • Receba contato de fornecedores qualificados com um único pedido;
  • Economize tempo e obtenha melhores preços.

Filtre a lista de empresas por estado/cidade e solicite seu orçamento com um empresa de atendimento ao cliente que se encaixe no seu negócio.

Este artigo foi escrito pela OHub, plataforma que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.