O programa de fidelidade é umas das estratégias mais conhecidas e utilizadas na intenção de atrair e reter clientes e garantir bons resultados de faturamento em uma empresa.
Para que essa estratégia dê certo, um dos primeiros passos consiste em criar um nome que desperte a atenção e a curiosidade do público para o qual o programa é destinado. Sem um bom nome, dificilmente você conseguirá uma adesão considerável.
Para ajudar você nesta escolha tão estratégica, elaboramos aqui um conteúdo especial sobre nomes para programa de fidelidade.
Por isso, continue a leitura deste artigo e confira nas próximas linhas algumas dicas essenciais de como definir o nome ideal para o programa de fidelização da sua empresa:
- Desperte a curiosidade dos futuros participantes;
- Preserve a singularidade do seu programa;
- Transmita os valores da empresa;
- Conecte-se emocionalmente com o público;
- Inclua palavras-chave que facilitem a busca;
- Conte uma história.
Veja mais: Como criar um programa de fidelidade: 6 dicas para reter clientes com essa tática
Nomes para programa de fidelidade: 6 dicas de como escolher o seu
O conceito geral por trás de todo programa de fidelidade para atrair clientes é premiar os clientes por sua lealdade e preferência à marca. O objetivo é intensificar o relacionamento com os clientes e satisfazê-los com recompensas realmente interessantes.
Mas, conforme mencionamos na introdução deste conteúdo, não há como fazer um programa de fidelidade se o nome escolhido não for atraente o bastante para incentivar a adesão por parte dos clientes.
Veja a seguir 6 dicas fundamentais que devem ser consideradas durante a escolha de nomes para programa de fidelidade.
Leia também: Existe fidelização sem software de programa de fidelidade?
1. Desperte a curiosidade dos futuros participantes
O nome escolhido deve ser capaz de despertar a curiosidade do público que você quer que participe. Seja criativo e provoque o interesse dos seus clientes.
Pois, se você quer atrair as pessoas, precisa criar um leve clima de surpresa e isso pode ocorrer ao escolher o nome certo para o programa de fidelidade.
2. Preserve a singularidade do seu programa
Nada de “mais do mesmo”! Inove.
Durante a escolha de possíveis nomes para programa de fidelidade, é importante preservar a singularidade do programa da sua empresa. O nome precisa ser único e de fácil distinção dentre os demais.
Não caia no óbvio nem copie nomes de programas de outras empresas. Afinal, você também quer que seus clientes facilmente relacionem o seu programa à sua marca.
3. Transmita os valores da empresa
De alguma forma, os valores que guiam a sua empresa devem estar expressos no nome do programa de fidelização.
Esta é mais uma maneira, inclusive, de oferecer ao seu público um melhor contexto sobre o que move a organização e, assim, trazer para perto quem se identifica com esses valores.
4. Conecte-se emocionalmente com o público
Escolha um nome que seja capaz de criar uma conexão emocional entre a empresa e o público.
Mais uma vez, considere os valores defendidos pela marca e dos quais os clientes compartilham.
5. Inclua palavras-chave que facilitem a busca
A escolha das palavras-chave que vão compor o nome do seu programa de fidelização deve ser feita de modo a facilitar a busca do público.
Neste sentido, evite também utilizar termos que podem ser pouco conhecidos pelos seus clientes (como uso de gírias e expressões regionais ou mesmo termos em outros idiomas que eles possam não dominar).
6. Conte uma história
Pode parecer estranho pedir para que você conte uma história em quatro ou cinco palavras.
Mas a intenção aqui nesta última dica é fazer com que o público entenda logo de cara sobre o que se trata o seu programa de fidelização, a sua proposta central.
Leia mais: Como criar um cartão de fidelidade que funcione de verdade?
Exemplos de programas de fidelidade: o caso da Syngenta
Os programas de fidelização em empresas do mercado B2B (business to business) demandam uma abordagem diferente da que normalmente é observada em empresas B2C.
Um dos principais motivos para isso é que o cliente B2B costuma ter um grau de exigência mais elevado do que os consumidores finais.
Tendo isso em vista, um bom exemplo de programa de fidelidade B2B pode ser observado na empresa Syngenta.
A Syngenta é uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas para o mercado agrícola globalmente. Ela também é fornecedora de sementes e produtos para proteção de cultivos.
Seus programas de fidelização e relacionamento costumam ser bem-sucedidos e com uma boa aderência dos clientes. Um dos principais motivos para isso é o fato de que a empresa consegue entender as reais necessidades do eu público.
Veja este vídeo que retrata uma das estratégias de fidelização de clientes B2B da Syngenta, por meio de uma comunicação emocional e que toca nos valores que realmente importam para seu público:
O programas de fidelização Acessa Agro
Outro programa de fidelização da empresa foi o Acessa Agro. Para começar, o nome escolhido contribui para o sucesso do programa, porque traduz muito bem os benefícios que os participantes terão ao aderir ao programa.
O Acessa Agro é uma plataforma de benefícios para que o agricultor possa agregar valor ao seu modelo de negócio.
Ao comprar produtos Syngenta, o agricultor acumula pontos que poderão ser trocados por produtos e serviços que vão ajudá-lo a aumentar sua produtividade.
Ao participar do Acessa Agro, o agricultor poderá resgatar prêmios como viagens técnicas, equipamentos, cursos, consultorias e vários outros.
Veja também: Clientes corporativos também gostam de planos de fidelidade
Bom, o que achou das nossas dicas de como definir nomes para programa de fidelidade? Coloque-as em prática e consiga atrair e reter mais clientes na sua empresa.
Para isso, você pode conhecer mais dicas, baixando nosso e-book gratuito: O passo a passo da fidelização – Como encantar e conquistar o cliente
Você acabou de ver como criar nomes para um programa de fidelidade. Essa é uma típica ação de vendas, mas você sabe como como criar um campanha de incentivo para sua equipe comercial?
Então, dê uma olhada nestas dicas:
Você quer atrair, fidelizar e conquistar mais clientes? Então confira nosso Guia com dicas fundamentais para manter um relacionamento estratégico com seus públicos!