Um tema muito debatido nos tempos atuais é a meritocracia. Apesar de dividir a opinião pública no âmbito social, dentro das empresas ele deve ser estudado e colocado em prática, já que seus benefícios são muito importantes tanto para a organização quanto para os colaboradores.
Principais aprendizados deste artigo:
- Nas empresas, meritocracia se refere a um método de gestão de pessoas em que o gestor mede o desempenho dos funcionários e então distribui bonificações e reconhecimento para os profissionais com os melhores resultados.
- Os colaboradores que mais se destacaram, são reconhecidos por meio de incentivos como bonificações, prêmios e promoções.
- Após serem reconhecidos por seus empenhos, estes profissionais ficam mais motivados e inspirados, o que reduz ainda mais o turnover da empresa.
- Existem dois riscos ao implementar a meritocracia: gerar disputas nocivas no ambiente profissional, reduzindo o trabalho em equipe e aumentando o individualismo; e desmotivar os funcionários que não tiveram uma boa avaliação de desempenho e não foram premiados.
- Para colocar em prática a meritocracia na sua empresa, é preciso aplicar os pontos a seguir: defina as metas do período, defina como será medido o desempenho, ofereça os prêmios e bonificações.
- Indicadores quantitativos são os resultados em números que os seus funcionários e máquinas alcançaram durante o período. Os exemplos de indicadores quantitativos em vendas incluem: volume de vendas; receita gerada e taxa de conversão. Conheça outros indicadores em: Guia: KPIs de Vendas
Alguns dos benefícios diretos que a meritocracia pode trazer, são:
- melhora na produtividade e motivação da equipe;
- aproximação da equipe aos objetivos da empresa;
- possibilidade de crescimento dos colaboradores mais dedicados;
- redução da rotatividade da equipe.
É importante lembrar que é necessário prestar atenção na hora de ter uma gestão que leve em conta a meritocracia, já que ela também pode ter resultados negativos caso não seja bem implementada.
Pensando nisso, preparamos este artigo explicando o conceito, como aplicá-lo e como evitar os principais erros. Confira:
Primeiramente, o que é meritocracia nas empresas?
A palavra meritocracia foi utilizada pela primeira vez pelo sociólogo Michael Young, em seu livro “The Rise of Meritocracy”, lançado em 1958. De lá pra cá o termo vem sendo estudado e aplicado em diversas áreas.
Nas empresas atuais, o termo se refere a um método de gestão em que o gestor mede o desempenho dos funcionários e então distribui bonificações e reconhecimento para os profissionais com os melhores resultados.
Desta forma, os colaboradores que mais se destacaram, são reconhecidos por meio de incentivos como bonificações, prêmios e promoções.
Para a meritocracia funcionar é preciso medir o desempenho da equipe. Neste sentido, alguns indicadores de desempenho que podem ser avaliados são:
- atingimento de metas;
- quantidade de trabalho entregue;
- qualidade do trabalho entregue;
- faltas, atrasos etc.
Quais são os benefícios e perigos da meritocracia?
A meritocracia pode trazer diversas vantagens para a empresa e para os colaboradores se for bem implementada. Entretanto, caso a empresa não execute esta estratégia da forma correta, isso pode resultar em impactos negativos para ambos os lados.
Benefícios
Quando bem implantada, a meritocracia motiva a equipe a gerar mais resultados e a entregar o melhor que podem oferecer. Já que o trabalho bem executado é reconhecido, premiado e o funcionário pode crescer dentro da empresa.
Essa motivação leva a um aumento geral na produtividade da empresa, já que há um interesse real dos colaboradores em crescerem, entregarem mais e alcançarem suas metas.
Após serem reconhecidos por seus empenhos, estes profissionais ficam mais motivados e inspirados, o que reduz ainda mais a rotatividade dos funcionários da empresa.
Com isso, a empresa consegue melhores resultados, atinge as metas planejadas, cumpre o planejamento de produção do período acertando os prazos acordados com clientes e monta uma equipe cada vez mais qualificada e conectada com seus ideais.
Riscos
Até agora falamos apenas das vantagens dessa metodologia de gestão. Entretanto, o líder precisa ficar atento para não acabar criando um problema na sua empresa.
Caso for feita sem planejamento e sem um acompanhamento próximo, a meritocracia pode gerar dois pontos negativos para a organização:
- Disputas nocivas no ambiente profissional, reduzindo o trabalho em equipe e aumentando o individualismo;
- Desmotivação ainda maior dos funcionários que não tiveram uma boa avaliação de desempenho e não foram premiados.
Para evitar estes riscos, os gestores precisam seguir alguns pontos importantes:
- criar metas desafiadoras, porém alcançáveis;
- realizar medições de desempenho de forma justa, preferencialmente com uma ferramenta automática, como um sistema de CRM;
- criar medições e premiações que estimulam o trabalho em equipe;
- fornecer feedback de forma motivadora, inspirando os colaboradores a melhorar o desempenho sem constrangimentos;
- não avaliar pontos que não estejam ligados diretamente com a empresa, como a vida pessoal do profissional.
Resumindo, é preciso criar um ambiente onde as pessoas buscam os melhores resultados de forma amigável, junto com a equipe e motivando os que estão com o resultado aquém do esperado.
Como a meritocracia pode funcionar?
Agora que você já sabe quais são os benefícios e como evitar os perigos da metodologia, chegou a hora de colocar a mão na massa.
Para colocar em prática a meritocracia na sua empresa, é preciso aplicar os pontos a seguir:
- estabeleça as metas do período;
- defina como será medido o desempenho;
- ofereça os prêmios e bonificações.
Na dúvida de quais indicadores medir? Veja alguns recomendados para os times de vendas: