Conquistar cada vez mais clientes de maneira escalável, sem precisar aumentar na mesma proporção os investimentos e os custos, é um dos maiores desafios de qualquer gestor empresarial ou gerente de marketing e vendas.

Nesse sentido, as estratégias de Inbound marketing podem ser grandes aliadas de empresas que buscam gerar novas oportunidades de negócios de forma economicamente viável e qualificada.

Para saber mais sobre esse tema e esclarecer todas as suas dúvidas, continue a leitura e confira as respostas para as seguintes perguntas:

  • O que é Inbound?
  • Qual a diferença entre Inbound e Outbound?
  • Como funciona Inbound Marketing?
  • Qual o objetivo do Inbound Marketing?
  • O que é o Inbound Sales?
  • 9 dicas de Inbound para usar na sua empresa

Leia também: Entenda o que é Inbound Sales e baixe infográfico: 10 erros que vão fazer suas vendas inbound naufragar

O que é Inbound?

Em livre tradução, Inbound significa “de entrada”. Esse termo é utilizado para se referir à atração espontânea de novos clientes.

O Inbound está relacionado, portanto, a ser encontrado pelos clientes e ajudá-los a percorrer a jornada de compra.

Veja mais: Entenda o que é Inbound Marketing e Sales e conheça 4 estratégias que funcionam

Qual a diferença entre Inbound e Outbound?

O Outbound, ou “de saída” em livre tradução, é o oposto do Inbound. Se neste trabalha-se com a atração voluntária de novos clientes, no Outbound é a empresa que vai até potenciais clientes de maneira ativa.

Enquanto no Inbound busca-se fazer com que a empresa seja encontrada de forma espontânea pelos clientes, no Outbound é feito exatamente o contrário.

São utilizadas estratégias mais tradicionais e as chamadas estratégias de “interrupção”, como cold calling e cold mailing, anúncios em mídias offline (jornais, revistas, TV e rádio).

Já as estratégias de Inbound envolvem produção de conteúdo em formato de blog posts, vídeos no YouTube, e-mail marketing, publicações nas redes sociais, técnicas de SEO etc.

Leia mais: As principais formas de captar clientes: Inbound X Outbound Marketing

Neste vídeo, você confere como o marketing digital pode ter um importante papel em sua estratégia de atração de clientes inbound:

Como funciona Inbound Marketing?

O Inbound Marketing funciona a partir da internet. As estratégias de atração são voltadas para o ambiente online, buscando atrair mais visitantes para o site e blog da empresa, oferecer conteúdos em troca de dados de contato e qualificar os leads com esses materiais.

A intenção é ajudá-los a entender melhor o problema que eles enfrentam e mostrar como a sua empresa pode solucionar tal desafio.

Com base nos dados coletados dos leads, consegue-se segmentar as ações de Inbound Marketing, facilitando a conversão deles em clientes.

DICA: 6 ferramentas de inbound marketing que você não pode deixar de usar

Qual o objetivo do Inbound Marketing?

O principal objetivo do Inbound Marketing é ajudar potenciais clientes a entenderem suas necessidades e solucionar seus problemas.

A intenção é fornecer conteúdos e informações sobre o desafio enfrentado para atrair e engajar clientes em potencial e ajudá-los a chegar a uma decisão de compra.

Veja também: Conheça os benefícios do inbound marketing para a equipe de vendas

O que é o Inbound Sales?

O Inbound Sales se opõe à abordagem comercial direta. Aqui busca-se entender e respeitar o tempo que cada cliente leva para chegar a sua decisão de compra.

No Inbound Sales, o cliente chega até a empresa interessado em saber mais sobre sua proposta de valor e sobre como ela pode solucionar os problemas que ele enfrenta.

Ele, então, é orientado pelo time de vendas durante as etapas do processo comercial a partir de conteúdos que vão ensiná-lo sobre o produto ou serviço e ajudá-lo a decidir.

Confira em nosso blog: CRM e Inbound Marketing: 4 razões para integrá-los

Neste infográfico você confere algumas das técnicas usadas na hora de captar clientes: 

8-super-estrategias-para-captar-clientes

9 dicas de Inbound para usar na sua empresa

Se você tem interesse em implementar o Inbound Marketing e Sales na sua empresa, confira abaixo algumas dicas essenciais que vão te ajudar a ter sucesso com essas estratégias.

  1. Tenha um perfil de cliente ideal bem definido;
  2. Conheça os problemas enfrentados por suas personas;
  3. Faça uso de landing pages para segmentar e qualificar os contatos;
  4. Ofereça conteúdos que agreguem valor para o lead;
  5. Pontue seus leads (lead scoring) para indicar o nível de maturidade deles;
  6. Utilize uma plataforma de CRM para gerenciar seus leads de maneira mais eficaz;
  7. Personalize as interações com os leads, principalmente no envio de e-mail marketing;
  8. Invista em um software de automação de marketing para ganhar mais agilidade e escalabilidade;
  9. Promova o alinhamento entre as equipes de marketing e de vendas a partir de um Acordo de Nível de Serviço (SLA).

Veja dicas de como alinhar as áreas de marketing e vendas neste vídeo do CMO do Agendor, Júlio Paullilo:

Saiba mais: Inbound Marketing: o que é e como ele pode potencializar seus negócios

Bom, agora que você já sabe mais sobre Inbound, que tal começar a implementar na sua empresa e atrair mais oportunidades de negócio?

Depois de atrair novos leads por meio do inbound marketing, você deve qualificá-los, em busca das melhores oportunidades de vendas. Este e-book gratuito vai ajudar você, baixe agora: Guia definitivo para qualificação de leads – Saiba como tornar o processo de qualificação de leads da sua empresa mais inteligente e assertivo