O feedback positivo e negativo é uma forma construtiva e saudável de dar um retorno sobre o trabalho de alguém.
Sendo assim, é fundamental adotar a prática como parte da cultura organizacional da empresa para criar um ambiente de trabalho acolhedor e que estimule o crescimento profissional.
Principais aprendizados deste artigo:
- A cultura de feedback é extremamente importante para o crescimento profissional. Os retornos positivos reforçam boas ações e os negativos ajudam na correção de pontos de melhoria.
- Independente de ser um feedback positivo ou negativo, é crucial justificá-lo e esclarecer o que motivou a resposta. Em ambos os casos, o ideal é finalizar com propostas de melhoria.
- O ideal é que a empresa adote a cultura de feedback e a insira no dia a dia do gestor de vendas com relação à equipe, e o contrário também.
- O gestor comercial, por exemplo, pode acompanhar o desempenho do seu time com os KPIs de vendas, o que pode ajudá-lo em feedbacks focados nas competências que precisam de desenvolvimento para alcançar melhores resultados.
Para você ter uma pequena ideia, dados divulgados pelo Exploding Topics mostram que 96% dos profissionais acham que receber feedbacks constantes é um ponto positivo.
Adicionalmente, dados compartilhados pelo Oak Engage mostram que 65% dos funcionários desejam receber mais feedbacks e 69% se empenham mais, caso sintam que a empresa reconhece seus esforços.
Você não sabe como dar um feedback de respeito? Pode ficar tranquilo! Neste texto, você encontra um guia com tudo o que precisa para aprender como dar um feedback positivo e negativo com maestria, como:
- O que é feedback positivo e negativo?
- O que escrever em um feedback positivo?
- O que falar no feedback negativo?
- Exemplos de feedback positivo e negativo nas empresas.
Boa leitura!
O que é feedback positivo e negativo?
Feedback é um conceito natural da língua inglesa, traduzido, literalmente, como comentário ou retorno. Na prática, é um retorno construtivo sobre uma ação, um projeto, um processo ou algo em avaliação. Logo, serve para ajudar a empresa a crescer.
Mas por que construtivo? Bem, porque um feedback, necessariamente, se baseia em questões justificáveis. Não é simplesmente uma opinião, algo que te agradou ou desagradou.
Independentemente de o feedback ser positivo ou negativo, há um motivo concreto por trás do seu compartilhamento.
O feedback positivo serve para demonstrar um acerto, uma boa decisão ou um aprendizado, seja para uma pessoa específica ou para uma equipe inteira. É essencial para que os colaboradores se mantenham motivados e saibam que estão no caminho certo, alinhados aos objetivos da empresa.
E o negativo é tão importante quanto, porque é uma forma de ajudar no crescimento profissional, assim como alertar um desalinhamento entre as equipes.
No entanto, é importante que a comunicação nunca aconteça em um tom agressivo e de julgamento. O intuito do feedback negativo é alinhar e instruir as entregas.
Por isso, falamos sobre ser construtivo. Isto é, deve existir um motivo concreto para o feedback negativo, comunicado com clareza para que o erro não se repita.
A seguir explicamos como dar um feedback positivo e negativo. No entanto, o Thiago Concer também tem uma ótima explicação sobre o tema, confira:
>>>> Leia também: avaliação de desempenho e feedback — faça com naturalidade
O que escrever em um feedback positivo?
Agora você já sabe o que é e qual é a importância de dar um retorno aos colaboradores. Contudo, o que escrever em um feedback positivo? Confira os pontos para começar:
- comece pelos motivos do feedback positivo;
- parabenize o colaborador pelo trabalho;
- conclua com alinhamentos e ideias de melhorias.
Para ficar mais claro, siga com a leitura!
1. Comece pelos motivos do feedback positivo
Aponte os acertos que levaram ao feedback positivo para o colaborador, para a equipe, para o líder ou quem quer que seja.
Esclarecer os motivos deixa claro que o trabalho realizado está no caminho esperado e tem uma boa qualidade.
2. Parabenize o colaborador pelo trabalho
Em seguida, reconheça o trabalho realizado e parabenize a execução. Afinal, quem não gosta de elogios, não é mesmo?
Essa atitude é uma ótima forma de estimular a motivação e mostrar que o empenho dedicado ao trabalho tem valor.
3. Conclua com alinhamentos e ideias de melhorias
Por fim, conclua ao reafirmar o alinhamento do que se espera. Assim, você garante que o trabalho siga o caminho desejado.
E caso haja alguns pequenos pontos de otimização, pontue-os para consideração em uma próxima vez. Afinal, sempre há o que aprender e melhorar.
>>>> Confira também: você sabe como fazer feedback? Aprenda com 10 dicas práticas
O que falar no feedback negativo?
E o feedback negativo? O que falar e de que forma? Confira algumas dicas:
- dê o feedback a sós;
- apresente as justificativas;
- mostre o que poderia ter sido feito diferente;
- reconheça o empenho do colaborador.
Confira mais explicações abaixo!
1. Dê o feedback a sós
Antes de qualquer coisa, o ideal é chamar os envolvidos para conversar em um local separado.
Esta é uma atitude fundamental para que ninguém se sinta exposto. Afinal, o sentimento pode causar desmotivação, e o feedback de modo algum tem esse objetivo.
2. Apresente as justificativas
É uma boa escolha começar o feedback explicando o que o levou a ser negativo. Como dissemos, há justificativas concretas para que qualquer problema aconteça.
Portanto, apresente as informações e os dados que exemplificam o porquê do trabalho não ter atendido às expectativas da empresa.
Iniciar dessa forma deixa claro que o retorno negativo é dado por causa de uma opinião própria, mas com base em dados concretos.
3. Mostre o que poderia ter sido feito diferente
Agora que o porquê do retorno já foi esclarecido, mostre com clareza o que poderia ter sido feito de diferente para alinhar o trabalho aos objetivos da empresa.
Para isso, a utilização de exemplos pode ser uma ótima forma para que a comunicação seja didática e clara.
A prática é muito importante para que a pessoa saiba no que errou. Afinal, como você melhora se não souber o que precisa otimizar, não é mesmo?
4. Reconheça o empenho
Por fim, reconheça o empenho para a realização do trabalho, apesar de não ter alcançado o esperado.
Reforce que existe um motivo para o colaborador fazer parte da empresa e que a organização tem plena confiança nas suas capacidades.
Esclarecer estes pontos é muito importante para que se mantenha o sentimento de pertencimento e a motivação.
Exemplos de feedback positivo e negativo nas empresas
Para ficar mais claro como dar um retorno de qualidade, veja exemplos de feedback positivo e negativo nas empresas com situações totalmente hipotéticas, mas que servem como inspiração ou como um exercício de feedback positivo e negativo.
Confira a seguir!
Feedback positivo
Acontecimento
O vendedor de uma equipe comercial notou que um cliente da sua carteira estava com a atividade muito abaixo do esperado. Ele fez contato por e-mail e telefone, mas não obteve grandes avanços.
Diante disso, ele marcou uma reunião presencial e, com ela, entendeu o que ocorreu: o cliente sentia falta de um relacionamento mais próximo e presencial.
A partir dessa informação, o vendedor mudou totalmente sua postura e passou a atender a este cliente de forma mais adequada.
Exemplo de Feedback
“A sua proatividade para entender as dores do cliente foi extremamente importante para que ele continuasse com a gente. Além disso, essa atitude proporcionou um estreitamento do relacionamento e melhorou nossos resultados.
Diante disso, agradecemos imensamente por todo o seu esforço e empenho em contribuir para os objetivos da empresa. Acreditamos que a nossa colaboração ainda renderá muitos frutos. Continue assim e vamos juntos!”
>>>> Veja também: como melhorar o relacionamento com o cliente — 7 dicas infalíveis
Feedback negativo
Acontecimento
O departamento comercial de uma empresa tinha o pós-venda como uma das prioridades, pois o considerava um diferencial da organização.
Contudo, um colaborador dedicou todo o seu tempo e esforços principalmente à prospecção ativa, porque o seu objetivo era ultrapassar consideravelmente a meta todos os meses.
Com isso, ele batia as metas de prospecção, mas também perdia alguns clientes pela falta de relacionamento e pós-venda.
Exemplo de Feedback
“A sua dedicação quase exclusiva à prospecção ativa gerou algumas perdas que impactaram nossos resultados. Além disso, este tipo de abordagem não está de acordo com a estratégia comercial da nossa equipe, que é de ter um pós-venda bem próximo ao cliente.
Diante disso, você poderia ter destinado parte do tempo utilizado na prospecção ativa para realizar o pós-venda com os atuais clientes da sua carteira. Dessa forma, você atingiria a meta de vendas, assim como não perderia clientes e estaria alinhado aos nossos objetivos. De qualquer forma, parabéns pelo seu trabalho na prospecção ativa, reconhecemos que as suas habilidades para conquistar novos clientes são muito importantes para a equipe.”
Use estes dois exemplos como exercícios de feedback positivo e negativo para aprimorar suas habilidades e deixar um comentário pontual para os seus colaboradores!
O que não se deve falar num feedback?
Existem algumas coisas que você nunca deve falar ao dar um feedback positivo ou negativo, como:
- palavras com conotação muito negativa (nunca, falta de comprometimento, descuido);
- julgamentos baseados em opiniões;
- elogios ou críticas em excesso;
- expressões muito vagas (lembre-se, é preciso ser assertivo);
Também é preciso ficar atento a outros erros que podem comprometer a qualidade do feedback, como:
- interromper o colaborador quando for a vez dele de falar;
- usar uma linguagem corporal agressiva (balançar a cabeça, cruzar os braços, franzir a testa);
- perder a paciência;
- apontar culpados.
É importante evitar todos esses pontos para não criar um clima desagradável durante a conversa e fazer com que o feedback, positivo ou negativo, cumpra com seu objetivo: ajudar os colaboradores e a empresa a se alinharem.
Como aplicar o feedback na gestão da equipe de vendas?
Como mostramos ao longo do texto, o feedback positivo e negativo deve fazer parte da cultura da empresa, pois é uma ferramenta fundamental para alinhar objetivos, auxiliar no crescimento profissional dos colaboradores e manter a motivação do time.
Diante disso, para realizar uma boa gestão da equipe de vendas, é preciso reconhecer a importância do feedback e saber como utilizá-lo.
Mas como fazer isso na prática? Veja algumas dicas de gestão de vendas no infográfico abaixo:
Aprenda mais sobre o assunto no nosso guia gratuito sobre gestão eficaz da equipe de vendas, que mostra o caminho para desenvolver a liderança, manter a equipe unida e desenvolver um método de acompanhamento saudável.
Confira!