Você arriscaria apontar qual a diferença entre chefe e líder?
Saber exercer uma boa liderança é determinante para o desempenho de toda a equipe. Os colaboradores precisam enxergar o líder como uma figura inspiradora, firme e com capacidade de guiar o time a melhores resultados.
No entanto, é comum haver no ambiente de trabalho muitas dúvidas sobre as características de chefe e líder.
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Afinal, existem diferenças significativas entre quem chefia e quem lidera? Estar à frente chefiando uma equipe automaticamente faz de você um líder? Será que um é melhor que o outro?
Neste artigo, você vai entender de uma vez por todas qual a diferença entre chefe e líder. Além disso, vamos mostrar também algumas frases de liderança para você se inspirar.
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Qual a diferença entre chefe e líder?
Ao contrário do que muita gente imagina, há sim diferença entre chefe e líder. Basicamente, o que difere essas duas figuras é a forma com que cada uma lida com o poder.
Enquanto o chefe exerce o seu poder de maneira autocrática, o líder geralmente adota uma postura democrática.
O chefe centraliza em si mesmo todo o poder de decisão e não está muito interessado no que os seus subordinados têm a dizer.
Já o líder preocupa-se em consultar seus liderados sobre decisões importantes e que impactam a equipe.
Características de chefe e líder
Para que você possa entender melhor o que difere um líder de um chefe, separamos algumas características que cada figura costuma apresentar.
Analise com cuidado e reflita se, em alguns momentos, você não está se comportando como um chefe, em vez de um verdadeiro líder.
As características do chefe
1. Pressão e microgerenciamento
O chefe gosta de pressionar os colaboradores durante a execução de suas atividades e cobrar constantemente por resultados.
Ele acredita que esse clima de vigilância constante aumenta a produtividade e que as pessoas precisam aprender a “trabalhar sob pressão”.
2. Uso do cargo como prova de autoridade
O chefe ocupa formalmente uma posição hierárquica superior. Ele não dá o devido reconhecimento aos colaboradores quando as metas são alcançadas, pois o chefe considera isso um mérito dele mesmo por estar no comando da equipe.
Assim, não apenas desvaloriza o trabalho em equipe, como também colhe todos os louros para si.
3. A “chefia” é sua zona de conforto
Quem se posiciona como chefe adota uma postura mais pragmática e não se sente muito confortável em situações de improviso e que fogem à uma estrutura modelo.
Por quê?
Porque nessas horas um verdadeiro líder pediria a opinião da equipe, coisa que ele não faz!
4. Delegação de tarefas inflexível
Por geralmente possuir maior experiência e conhecimento técnico que seus subordinados, o chefe atribui responsabilidades como bem entende e não consulta os colaboradores.
Isso desmotiva a equipe, além de representar uma grande perda de oportunidade de encontrar a pessoa certa para a tarefa certa, aquela que sente prazer em fazê-la e domina o assunto.
5. A primeira e a última palavra são sempre dele
O chefe se sente muito confortável em dar ordens e não gosta de vê-las sendo questionadas.
O que ele diz é lei e deve ser seguido à risca.
Isso inibe a inovação, leva a desmotivação da equipe e à baixa produtividade.
6. O ambiente faz o chefe
Empresas que possuem uma estrutura organizacional muito verticalizada acabam sendo um ambiente ideal para que a figura do chefe perpetue e se prolifere.
Muitos níveis hierárquicos empilhados geram uma profusão de chefes e “chefinhos”, donos da verdade, lutando para subir um degrau nessa escala, para se tornar o “chefão”.
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As características do líder
1. Apoio e “portas abertas”
O líder prefere acompanhar de perto todo o desenvolvimento das atividades da equipe e se coloca à disposição para ajudar os colaboradores no que for preciso.
Assim, os colaboradores não se sentem inibidos se precisarem pedir esclarecimentos, dar sugestões, apresentar inovações e mesmo demonstrar certa insegurança com a tarefa.
A porta da sala do líder está sempre aberta!
2. Os colaboradores contam com ele
O líder não precisa ocupar uma posição hierárquica superior para exercer a liderança.
Os colaboradores o seguem, se inspiram nele, reconhecem sua experiência e seu conhecimento.
Mesmo se não tivesse um cargo de gerente ou de diretor, o líder seria requisitado pela equipe para esclarecer dúvidas e mostrar o melhor caminho a seguir.
3. Reconhece talentos e resultados
O líder reconhece os esforços individuais e coletivos. E faz isso de forma pública, sem alarde.
Ele não puxa para si as glórias das vítimas do grupo, mas compartilha com os demais integrantes de sua equipe.
Quem se destaca é elogiado e quem precisa melhorar é auxiliado e aconselhado de forma privada.
4. Sabe delegar tarefas em função de perfis
O líder sabe distribuir responsabilidades de acordo com as competências de cada colaborador.
Ele conhece seu time, as personalidades de seus liderados e entrega a tarefa certa para a pessoa certa, aquela mais capaz e que sentirá prazer em levar adiante aquele desafio para trazer os melhores resultados para a empresa.
5. É capaz de tomar decisões rapidamente, quando necessário
O líder tem o jogo de cintura para lidar com imprevistos e é bastante flexível. Ele entende que nem sempre as normas precisam ser seguidas à risca; para o líder, cada caso é um caso.
Assim, o time conta com ele em momentos de crise para indicar que direção seguir. O clima é de confiança, não de medo!
6. Procura enxergar o lado positivo sempre
Líderes são otimistas, mas sem se deslocar da realidade. Estão sempre dispostos a ouvir, praticam a empatia e sabem quais botões acionar para fazer a equipe avançar na direção correta.
Quando ocorrem erros ou imprevistos, isso não se transforma em “uma tempestade em um copo d’água”.
Explosões e broncas não são características do líder. É claro que as falhas devem ser corrigidas e os responsáveis alertados e orientados sobre as consequências de seus atos. Mas de forma civilizada e buscando a melhoria, não “culpar” alguém.
7. O clima organizacional saudável é importante para o líder
O líder se preocupa em oferecer um ambiente de trabalho saudável e estimula seus liderados a aprimorarem suas habilidades e a buscarem o desenvolvimento profissional.
Pressão, cobranças, ameaças e ultimatos não fazem parte do vocabulário de um verdadeiro líder.
Leia também: Estilos de liderança: encontre o seu tipo de liderança, aprimore-o e inspire o time de vendas
Assim como nas negociações, o rapport é essencial na liderança!
Diferença entre líder e chefe: frases para se inspirar
Como você pôde perceber até aqui, há diferenças significativas nas características de chefe e líder.
Confira abaixo 4 frases sobre a diferença entre líder e chefe para você se inspirar e exercer uma liderança cada vez melhor.
São frases de grandes empreendedores e personalidades famosas que podem ajudar você a entender melhor como liderar as pessoas.
As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia. – Franklin Roosevelt
O líder é alguém que nos inspira a não apequenar a vida, o trabalho, a empresa, a comunidade, a nação, o mundo. – Mário Sérgio Cortella
A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz “Vá!”; um líder diz “Vamos!”. – E. M. Kelly
O líder é aquele que vê mais do que os outros, que vê mais longe do que os outros, que vê antes dos outros. – Leroy Eims
Veja também: Como ser um bom líder no trabalho? Qual é a postura certa?
Líder ou chefe, qual dos dois é o seu estilo?
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