Como é feito o processo de onboarding na sua empresa?
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Quando um novo funcionário é contratado, você simplesmente faz uma breve apresentação dele para a equipe e o direciona para assinar toda a papelada necessária, ou dedica um tempo para criar e oferecer um treinamento onboarding para que ele fique a par de todos os procedimentos da empresa?
Principais aprendizados deste artigo:
- Treinamento onboarding é uma maneira de integrar os novos funcionários à rotina e cultura de uma empresa, por meio de capacitações curtas que apresentam os processos da companhia para eles.
- Essa ação é essencial, pois melhora a gestão de pessoas, facilita o ingresso de novatos na empresa, reduz a incidência de erros e aumenta a retenção de talentos.
- É possível montar um treinamento de integração eficaz em apenas 5 passos: planejando, preparando o local de trabalho, criando materiais de apoio, apontando mentores e definindo as métricas de desempenho.
- Parte do treinamento onboarding depende do uso correto dos indicadores de desempenho. Para aprender quais são os principais e como usá-los, baixe nosso guia gratuito sobre KPIs de vendas.
Saiba que um treinamento de integração ou onboarding é um processo estratégico extremamente importante, que visa promover uma melhor inserção de colaboradores recém-chegados e garantir que eles se adaptem à cultura organizacional e às suas novas tarefas.
Neste artigo, mostramos o que é treinamento onboarding de novos funcionários e explicamos por que é tão importante que a sua empresa se dedique a esse processo de Recursos Humanos.
Para finalizar, trouxemos um passo a passo simples de como fazer o treinamento onboarding da sua empresa. Continue lendo para conferir!
O que é treinamento onboarding?
Treinamento onboarding é um processo que cuida do embarque de novos funcionários à rotina e à cultura de uma organização. Aliás, a palavra onboarding vem do inglês e significa embarcar, em tradução livre para o português.
A intenção do onboarding é justamente promover a integração de colaboradores recém-contratados, de modo a facilitar a adaptação desses profissionais ao seu novo ambiente profissional.
Nas etapas do onboarding, o funcionário desenvolve familiaridade com os métodos de trabalho, com a estrutura hierárquica, com o clima organizacional e com as suas tarefas diárias.
>>>> Leia mais: onboarding de vendedores — o que é e como criar um programa de integração eficaz?
Qual a importância do treinamento de integração ou onboarding?
O onboarding prepara os colaboradores que acabaram de ingressar na empresa para que eles possam assimilar gradativamente suas novas tarefas e rotinas partindo logo do primeiro dia de trabalho.
Com o processo de onboarding de novos funcionários, esses profissionais ficam mais bem preparados para enfrentar obstáculos comuns nas primeiras semanas e podem atingir o seu potencial máximo em menos tempo.
A importância do treinamento onboarding também pode ser percebida em dados. Segundo um estudo recente realizado pela Glassdoor, uma integração eficiente de novos funcionários pode aumentar a retenção de talentos em 82%.
Além da redução significativa do índice de turnover nos meses iniciais, conduzir as etapas do onboarding de maneira eficaz tende a melhorar também a produtividade e o engajamento dos colaboradores.
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Como fazer o treinamento onboarding de novos colaboradores? Passo a passo
Um treinamento onboarding bem-sucedido precisa ser estruturado. Para te ajudar, separamos aqui um passo a passo com as etapas da integração, para você seguir com os seus novos funcionários e reduzir custos com treinamentos futuros.
Passo 1: crie um planejamento
A primeira etapa para o treinamento onboarding consiste em criar um planejamento com tudo o que os novos profissionais precisam saber sobre a empresa e sobre sua nova rotina de trabalho.
Pode ser ensinar os detalhes dos processos, as ferramentas utilizadas, hierarquia etc. Dessa forma, você organiza as informações e as atividades que devem ser concluídas.
EXEMPLO PRÁTICO: lembre-se que o colaborador precisa estar a par de uma série de burocracias da empresa, além de seus valores, missão, visão e outros dados corporativos que resumem sua proposta de valor.
Assim, além de apresentar esses conceitos importantes, não deixe de incluir em seu planejamento informações como:
- onde estacionar o carro;
- como tirar cópias;
- onde fica o ambulatório;
- quais são e onde ficam os departamentos da empresa;
- como pedir ajuda para configurar o computador;
- como conseguir acesso à caixa de e-mail da companhia etc.
>>>> Veja mais: como montar um treinamento de vendas — é preciso dar um show?
Passo 2: prepare o local para recepcionar o colaborador
Nesta etapa, prepare o local de trabalho para receber o funcionário recém-contratado. É importante que já esteja definido onde fica a mesa dele, o login de acesso à intranet da empresa, e-mail corporativo e os materiais necessários.
EXEMPLO PRÁTICO: sua empresa conta com um pequeno auditório? Se não, organize uma sala de reunião onde caibam todos os novos colaboradores que precisam passar pelo onboarding.
Veja se há como projetar os slides, microfones etc. Não esqueça de água e uns lanchinhos, além dos materiais de apoio e, é claro, acesso fácil aos banheiros.
>>>> Vale ler: como elaborar um treinamento de vendas — a relação com a disciplina para alcançar o sucesso
Passo 3: crie um material de apoio para novos colaboradores
Todas as tarefas, métodos e regras internas devem estar descritas de forma didática para os novos funcionários em um manual ou material de apoio. Assim, sempre que ele tiver dúvidas, ele pode fazer consultas independentes.
Quer um exemplo prático de como usar vídeos em treinamentos? Então assista a nossa webserie: relacionamento com clientes — Como um App de Vendas pode ajudar! Confira o primeiro episódio:
EXEMPLO PRÁTICO: uma pequena brochura com tudo que os colaboradores precisam saber é um material interessante. Você também pode enviar slides para as caixas de e-mail deles.
Um brinde personalizado da empresa pode cair bem, como uma agenda, canetas legais, porta coisas para escritório, etc.
>>>> Leia também: 6 formas de usar vídeos para facilitar processos empresariais
Passo 4: determine mentores para acompanhar o funcionário
Nomeie colegas para atuar como mentores dos novos funcionários. Eles são responsáveis por acompanhar e orientar de perto o trabalho dos recém-chegados e garantir que eles se adaptem mais rapidamente ao dia a dia da empresa.
EXEMPLO PRÁTICO: selecione alguns colaboradores seniores ou gerentes de área para serem mentores de seus colaboradores novatos, dando dicas que só a experiência na empresa pode proporcionar.
>>>> Confira em nosso blog: 5 tipos de treinamentos para vendas e 3 dicas essenciais de como implementá-los
Passo 5. defina as métricas de desempenho e forneça feedbacks
Defina as métricas necessárias para acompanhar o desempenho dos colaboradores no treinamento onboarding. Dessa forma, ele já se familiariza com as metas da equipe.
Não se esqueça também de dar feedbacks constantes para o funcionário ter clareza sobre o que é esperado dele.
EXEMPLO PRÁTICO: quanto tempo demora para o vendedor fazer a primeira venda, depois do onboarding?
Essa é uma métrica interessante. No mais, analise sua empresa e pense nas métricas mais indicadas para medir a eficiência de seu processo de integração de novos colaboradores.
Estruture seu treinamento de onboarding com nossas dicas!
Bom, agora que você sabe o que é treinamento onboarding, percebeu que essa ação possui valor estratégico para a gestão de recursos humanos, certo? Portanto, dedique-se a esse processo crucial e obtenha melhores resultados com seus novos colaboradores.
Antes de ir embora, confira este artigo: ramp up de vendas — entenda o que é, por que é importante e como implementar com os novos vendedores do seu time comercial
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