O WhatsApp Business é uma das ferramentas de vendas mais importantes para a rotina de um vendedor.
Muito provavelmente você já utiliza este recurso para interagir com seus clientes. Mas será que você sabe como transformar o aplicativo em uma verdadeira potência para aumentar suas vendas?
Principais aprendizados deste artigo:
- O WhatsApp Business possui muitas funcionalidades específicas para as relações comerciais. Migrar para esta versão do WhatsApp comercial é essencial para que os vendedores organizem melhor suas conversas.
- Utilizar o mensageiro é importante para elevar a produtividade dos vendedores. Veja mais dicas em Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas
- As vendas por WhatsApp já são uma realidade, já que 52% dos usuários afirmam realizar compras pelo aplicativo.
- Uma das funcionalidades mais importantes do WhatsApp Business são as etiquetas. Por elas, é possível filtrar conversas e segmentar clientes.
- As respostas rápidas devem ser utilizadas para acelerar, otimizar e melhorar o atendimento ao cliente.
- CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar a integração do CRM do Agendor com o WhatsApp.
Neste artigo, vamos apresentar tudo o que você precisa saber para utilizar o WhatsApp Business como um grande aliado, com dicas de ouro para tirar o máximo de proveito do aplicativo mais famoso do Brasil.
E se você ainda não utiliza o WhatsApp Business em suas negociações, fique por aqui também. Ao final do artigo, temos certeza de que você não pensará duas vezes para começar a utilizar esta ferramenta.
Continue a leitura para conferir!
E confira também o vídeo abaixo, onde mostramos como um CRM integrado ao WhatsApp Business pode potencializar suas vendas e facilitar a gestão de contatos:
O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business, também conhecido como WhatsApp Comercial, é a versão do WhatsApp destinada a empresas, sendo elas de pequeno, médio ou grande porte.
Esta versão pode ser acessada pelos sistemas Android e iOS, e utilizada também no desktop e no navegador web.
Cerca de 96% da população brasileira utiliza a versão convencional do WhatsApp para trocar mensagens, sendo um levantamento da Statista. Esse sucesso se deu justamente pela facilidade da conexão entre as pessoas.
Sem dúvidas, isso se tornou muito atrativo para as estratégias de vendas e atendimento das empresas.
Percebendo uma grande oportunidade de negócio, o WhatsApp Inc. lançou, em 2018, uma versão exclusiva para empresas.
Atualmente, 76% dos brasileiros usam o WhatsApp como principal fonte de informação em relação às empresas. E mais: 52% dos usuários fazem compras pelo próprio aplicativo! Então, não é exagerado afirmar que essa estratégia foi incrivelmente bem-sucedida.
O aplicativo possibilita uma interação mais refinada e próxima entre empresas e clientes, melhorando suas relações comerciais. Para esse fim, o WhatsApp Business conta com funcionalidades específicas, como:
1. Perfil comercial
Além de conseguir configurar um nome, recado e foto de perfil , as empresas podem exibir informações relevantes como endereço, e-mail, segmento e o site da empresa.
Essas informações tornam o perfil mais atrativo, profissional e possibilitam que os clientes encontrem dados mais rapidamente, sem precisar sair do aplicativo para buscar tais dados na internet.
2. Horário de funcionamento
Uma funcionalidade muito interessante do WhatsApp Business é a possibilidade de divulgar um horário de funcionamento.
Isso ajuda as empresas a manterem seus clientes e rede de contatos cientes sobre quando estarão disponíveis ou não, evitando cobranças ou aborrecimentos desnecessários.
3. Catálogo de produtos
A plataforma também permite que empresas cadastrem todo o seu catálogo de produtos, contendo título, descrição, foto e um até mesmo um link de pagamento para cada produto.
Se o seu modelo de negócio for focado na venda de serviços, você pode cadastrar fotos que ilustram sua atuação. Esta é uma maneira de deixar seu perfil ainda mais atrativo e completo também.
4. Etiquetas
As etiquetas são como tags utilizadas para marcar conversas ou mensagens específicas.
O vendedor que usa o WhatsApp Business para interagir com seus clientes pode segmentar e filtrar contatos e classificar conversas.
O usuário pode cadastrar até 20 etiquetas e a nomenclatura de cada uma delas pode ser definida a partir da gestão que fizer mais sentido para ele.
As etiquetas podem, por exemplo, representar a categoria de um cliente ou um lead, como por exemplo:
- lead;
- prospect;
- lead frio;
- lead morno;
- lead quente;
- cliente ouro;
- cliente prata;
Ou então, podem ser utilizadas para identificar em qual etapa do funil de vendas um contato está:
- em qualificação;
- em prospecção;
- agendamento de reunião;
- envio de proposta comercial;
- follow-up de proposta;
- em negociação;
- assinatura contrato pendente.
Veja como funcionam as etiquetas do WhatsApp Business por este vídeo:
5. Respostas rápidas
No WhatsApp Business é possível cadastrar respostas rápidas para os clientes, que são acessadas facilmente a partir do comando de uma das teclas do teclado para envio de mensagem.
Nas respostas rápidas podem conter informações sobre dados cadastrais da empresa, diretrizes para formas de pagamento ou até mesmo, podem ser configuradas para responder perguntas frequentes.
Essa funcionalidade é muito usada para acelerar e otimizar o atendimento e melhorar a experiência do cliente.
Confira outras maneiras de melhorar o atendimento ao cliente:
6. Pagamentos pela plataforma
Quando utilizada juntamente à funcionalidade de catálogo de produtos, o recurso de pagamentos pela plataforma pode facilitar muito o processo de vendas e cobrança.
No entanto, é preciso que tanto a empresa quanto o cliente utilizem o Facebook Pay para realizar e receber pagamentos pelo WhatsApp Business.
7. Mensagens de saudação
As mensagens de saudação são mensagens personalizadas enviadas automaticamente para clientes que acionam o atendimento de empresas pelo WhatsApp Business.
O mais interessante desta funcionalidade é que ela pode, assim que o cliente envia uma mensagem para você, respondê-lo e já realizar perguntas que antecipam suas dúvidas.
Então, no momento em que você for verificar uma nova conversa, o cliente já pode ter relatado um pouco sobre seu questionamento. Para isso, você pode definir uma mensagem de saudação da seguinte forma:
“Olá! Como posso te ajudar?”
Não deixe de checar outros exemplos de mensagens de saudação em nosso artigo: 11 modelos de mensagem de saudação para clientes por WhatsApp
8. Mensagens de ausência
Assim como as mensagens de saudação, as mensagens de ausência são enviadas automaticamente para os clientes que enviam acionam vendedores e empresas pelo aplicativo.
A diferença é que as mensagens de ausência são enviadas para sinalizar a indisponibilidade de um atendente, seja por conta do horário de funcionamento da empresa, ou por conta das férias, horário de almoço e outros compromissos.
As mensagens de ausência são extremamente importantes. Elas sinalizam seu cliente, que não permanece aguardando muito tempo por uma resposta, fato que pode vir a prejudicar sua experiência e seu nível de satisfação.
9. Estatísticas de mensagem
O WhatsApp Business consegue mensurar o alcance das suas mensagens.
As estatísticas da versão de WhatsApp comercial mostram:
- a quantidade de mensagens enviadas;
- a quantidade de mensagens entregues;
- a quantidade de mensagens lidas;
- a quantidade de mensagens recebidas.
São muitos os insights que podem surgir por meio desses dados, e já adiantamos uma dica: utilize-os para melhorar suas abordagens e atendimento!
Qual a diferença do WhatsApp para o WhatsApp Business?
A principal diferença entre as duas versões é o objetivo do uso. Enquanto o WhatsApp é voltado para uso pessoal, o WhatsApp Business é destinado para negócios, podendo ser utilizado por empresas, vendedores, e outros profissionais que desejam centralizar suas interações sobre trabalho no aplicativo.
Por essa razão, a versão convencional não apresenta as funcionalidades que listamos no tópico anterior.
Qual a vantagem de usar o WhatsApp Business?
Lembre-se do dado que trouxemos no início: 76% dos brasileiros usam o WhatsApp para se relacionar com as empresas.
Uma das grandes vantagens, então, é possuir um canal de comunicação acessível e prático para interagir com seus clientes.
Veja, a seguir, outros benefícios em utilizar o WhatsApp Business:
Escalabilidade do atendimento
A otimização de mensagens do enviadas pelo WhatsApp aceleram consideravelmente o seu atendimento e abordagens.
Para isso, é preciso configurar as respostas rápidas e as mensagens de saudação e ausência para que funcionem a seu favor.
Melhora a experiência do usuário
A ferramenta permite o envio de vários formatos de mensagens além do texto, como áudio, vídeo, foto, além da videochamada e ligações.
Ter um suporte que abrange outros sentidos (visão e audição) pode tornar o atendimento e a venda mais personalizado para as preferências do cliente, facilitando seu entendimento sobre os produtos, serviços, e do processo comercial.
Tudo isso, em conjunto, oferece uma experiência agradável para o cliente.
Este é um canal de atendimento crucial para uma empresa.
Uma prova disso é o dado extraído de uma pesquisa realizada em parceria pelo Grupo Sercom e o Instituto QualiBest. No ranking de preferência de canais de comunicação com marcas, o WhatsApp ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o chat, mas saindo à frente do e-mail.
Acelera o processo de vendas
Sabemos que, dependendo do seu modelo de negócio e do perfil do seu cliente, muitas vezes, será preciso fazer o follow-up pelo e-mail.
Entretanto, se houver a possibilidade de utilizar o WhatsApp Business para isso, o faça!
A taxa de abertura do WhatsApp é de quase 100%! Ou seja, o cliente tem mais chances de ler sua mensagem e te posicionar sobre uma negociação. Assim, seu processo de venda não fica lento nem estagnado, ganhando mais velocidade na venda.
Por outro lado, os clientes já possuem um catálogo de produtos detalhado no WhatsApp Business, assim, a tiragem de pedidos também é otimizada e o vendedor tem mais facilidade para manter suas vendas recorrentes aquecidas.
Não gera custos
O WhatsApp Business é uma ferramenta completamente gratuita! Trabalhar com ferramentas verdadeiramente potentes, sem ter custo para isso, é tudo o que uma empresa poderia querer, concorda?
Se você ainda não utiliza o WhatsApp Business em sua rotina comercial, repense sobre os motivos que te impedem de aderir à plataforma.
A interface é muito semelhante à versão convencional do aplicativo. Com certeza a sua adaptação será tranquila.
Além disso, você não paga nada para utilizá-lo! Basta comprar um novo chip, ou transferir sua conta pessoal para WhatsApp comercial.
Observação: o WhatsApp não permite a utilização de um mesmo número para as duas versões, simultaneamente. Por isso, é preciso realizar uma das duas ações que citamos.
Como utilizar o WhatsApp Business?
Ficou convencido e quer começar a utilizar a ferramenta para melhorar seu atendimento e acelerar suas vendas? Então acompanhe este passo a passo para entender como funciona o WhatsApp Business para iniciar seu uso.
1. Baixe o aplicativo do WhatsApp Business
O WhatsApp Business pode ser utilizado nos aparelhos com sistemas Android e iOS.
Você pode localizá-lo no Google Play ou na Apple Store, dependendo do sistema do seu dispositivo.
2. Confirme seu número
Após baixar o aplicativo, será preciso registrar seu número de telefone e confirmá-lo.
3. Crie uma conta
Insira o seu nome ou o nome da sua empresa, a categoria ou o segmento, o horário de funcionamento e outras informações importantes, como site, e-mail (seu ou da empresa), endereço.
Procure manter o seu perfil com a maior quantidade de informações possível para que os clientes possam encontrá-las facilmente.
4. Insira seu catálogo de produtos
A foto, o título, o valor, a descrição e o link de pagamento do produto são informações essenciais que você não pode deixar de adicionar.
Caso você trabalhe com venda de serviço, insira imagens ou infográficos que representem seus serviços e que também entreguem informação ao cliente.
4. Configure as mensagens prontas
Agora, você deve configurar todas as mensagens prontas que puder. Elas podem ser mensagens de saudação, mensagens de ausência ou respostas rápidas.
Pense no seu processo de vendas e no tom de voz da sua empresa para montar o texto das mensagens. Considere também dados que podem acelerar seu atendimento e se esqueça de finalizar as mensagens com uma pergunta.
Quer uma dica para elaborar essas mensagens? Conheça algumas palavras poderosas:
5. Defina etiquetas
Organizar seu WhatsApp Business é fundamental. Como vendedor, são muitas conversas que surgem o tempo todo e se perder no meio delas é muito fácil.
Isso pode ser resolvido com as etiquetas!
Busque entender como você prioriza seus clientes e como você lida com o seu funil de vendas ao longo do dia.
Com base nisso, defina nomenclaturas que te ajudarão a filtrar e segmentar contatos, tornando suas negociações mais profissionais e otimizadas.
6. Integre o WhatsApp Business com seu CRM
Tenha as duas ferramentas comerciais mais importantes integradas para não perder nenhuma informação.
Nunca se sabe se será preciso limpar as conversas, mudar para um novo aparelho, ou então, transferir clientes para outro vendedor.
Para não correr o risco de perder conversas importantes, é crucial integrar o WhatsApp Business com o seu CRM.
E se você achava que era impossível ter as duas plataformas trabalhando juntas para aumentar suas vendas, o Agendor te entrega uma solução!
Conheça a mais nova integração do WhatsApp com o Agendor:
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