Você já ouviu a expressão “camarão que dorme, a onda leva”? Pois bem. É dessa forma que o mercado tem funcionado.
Principais aprendizados deste artigo:
- A captação ativa de clientes facilita o aumento das vendas, a ampliação do reconhecimento de marca, e o ganho de vantagem competitiva.
- Para que empresas com agências de publicidade e design gráfico, manter seu portfólio é essencial para atrair novas oportunidades de vendas.
- A prospecção ativa também é uma das maneiras para ampliar as vendas. Conheça mais profundamente essa técnica em Guia: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados
- Investir em marketing digital promove maior reconhecimento de marca por meio da presença digital e ainda atrair mais leads.
- O sistema de CRM é um instrumento indispensável para controlar as vendas e melhorar o conhecimento da agência sobre seus próprios clientes. TESTE GRATUITAMENTE para conhecer todas as funcionalidades do Agendor!
As agências que não se preocuparem em manter sua lucratividade por meio de seus clientes, correrá grande risco de ser engolida por suas concorrentes.
Afinal, a procura por especialistas em design gráfico nunca esteve tão em alta. Muito por conta, claro, do aumento do espaço digital que as empresas ocupam atualmente.
Então, se a procura está grande, imagine, então, a oferta!
Por essa razão, é essencial que as agências sejam proativas e busquem descobrir como conseguir clientes para design gráfico, ao invés de sentar e esperar que os clientes cheguem até elas.
Para te ajudar com isso, neste artigo você encontrará 8 dicas práticas para captar mais clientes para seu segmento.
Continue a leitura para conferir!
Por que a captação de clientes é tão importante?
Os clientes são a base de qualquer negócio, não apenas porque trazem faturamento, mas também porque, a partir de seus feedbacks, é possível desenvolver a empresa a partir das demandas do próprio mercado.
Apesar disso, é realmente impossível falar sobre a importância do cliente sem citar sua relevância para a saúde financeira de uma empresa, até porque, são eles quem mantém “a roda girando”, não é mesmo?
A captação de clientes, então, é uma estratégia de vendas e marketing para conseguir mais clientes de maneira ativa, ou seja, indo até eles, ao invés de esperar para que venham até a empresa.
Afinal, como é esperado realmente evoluir um negócio sem arregaçar as mangas e colocar a mão na massa?
Com a captação de clientes, as empresas podem:
- conquistar mais clientes;
- alavancar seu negócio;
- ampliar o reconhecimento da sua marca;
- ganhar vantagem competitiva.
Trata-se de uma das estratégias de vendas mais desafiadoras. No entanto, ao contrário do que se imagina, as táticas de captação não precisam, necessariamente, de altos recursos financeiros para serem implementadas.
Veja, a seguir, 8 dicas sobre como atrair mais clientes para design gráfico.
8 dicas sobre como conseguir clientes design gráfico
1. Conheça seu cliente
Parece óbvio, sabemos disso.
Mas, às vezes, o “óbvio” está tão intrínseco em nossa mentalidade que podemos nos esquecer de trazê-lo à tona.
Por isso, destacamos: é preciso conhecer profundamente o seu cliente.
Isso significa que você deve entender:
- como se comunica;
- qual o seu tom de voz;
- quais são suas dores;
- quais são suas ambições e expectativas.
Dessa forma, você pode encontrar a comunicação mais adequada para guiar suas campanhas de marketing e suas prospecções.
Para isso, não deixe de utilizar ferramentas como a construção de ICP e de personas. Alguns artigos que temos publicados podem te ajudar com isso:
2. Mantenha seu portfólio atualizado
O seu portfólio é o que dará credibilidade para a sua empresa. Eles funcionarão como prova de que o seu serviço tem qualidade e é aprovado por outras empresas.
Mantenha, no seu site, uma página apenas com projetos realizados e depoimentos de clientes.
Não se esqueça de que os depoimentos sobre os processos de atendimento ao cliente também são muito valiosos. Para se ter ideia, 68% dos clientes afirmam que pagariam mais caro por um ótimo atendimento.
3. Invista em Marketing Digital
A transformação digital revolucionou a captação de clientes. Agora, mais do que nunca, os consumidores buscam aprofundar seus conhecimentos e pesquisar sobre empresas através da internet.
Para melhorar seu posicionamento e sua relevância, as empresas têm apostado cada vez mais na presença digital para atrair mais clientes.
No entanto, engana-se quem pensa que presença online se trata apenas de postagens aleatórias no Instagram ou LinkedIn.
É necessário gerar conteúdos de valor para os clientes.
Isso é Marketing de Conteúdo.
Por exemplo:
Um potencial cliente busca por “como fazer um logotipo” e se depara com um conteúdo da sua agência sobre o assunto. Automaticamente, ela já assume que você domina este tema e considerará a sua agência no momento de buscar um fornecedor.
Saiba mais sobre como o marketing digital pode ajudar sua empresa a vender mais:
4. Cultive o relacionamento com o cliente
Caprichar na venda e no relacionamento com o cliente. Isso gerará propaganda gratuita da sua agência.
As indicações são canais com altos índices de conversão, já que os leads que chegam por indicação tendem a ter menos objeções sobre seu serviço.
Então, busque por práticas de atendimento ao cliente e pós-venda que favoreçam a reputação e a credibilidade da sua empresa.
5. Frequente eventos, palestras e workshops
As redes de contatos também são fortes canais de vendas com altos índices de conversão.
Uma excelente maneira de construir sua rede de contato, fazer networking e atrair mais clientes e, inclusive, possíveis parceiros, é por meio da presença em eventos, palestras e oferecer workshops.
E aqui fazemos um link com a importância de manter seu portfólio atualizado: você precisará dessa prática para expor seu trabalho nesses eventos!
6. Parcerias
As parcerias comerciais são ótimas para reduzir custos e fornecer uma experiência diferenciada para o cliente.
Além disso, também podem aumentar a competitividade da sua agência, ampliar o reconhecimento da sua marca e sua expansão de mercado.
Para firmar parcerias de valor, estude muito bem com o cliente se beneficiará desta relação. O foco deve ser centralizado nele, para que sua percepção de valor seja clara e realmente muito atrativa.
7. Prospecção ativa
A prospecção ativa também é uma maneira para conseguir clientes para design gráfico.
Esta estratégia atrai mais clientes de forma proativa, e ainda ajuda a ter mais previsibilidade nos resultados, encontrar os clientes ideias e ser mais ágil nas tendências de mercado e do comportamento do consumidor.
Confira alguns conteúdos completos que temos sobre o assunto para ficar por dentro dessa estratégia:
- Prospecção ativa: 14 dicas pra captar clientes e aumentar seus ganhos
- Prospecção de vendas: tudo o que você precisa saber para encontrar novos clientes e vender mais
- Prospecção de novos clientes: uma arte cheia de técnicas
8. Mantenha seu CRM organizado
A organização é a base para o sucesso de qualquer estratégia, ainda mais quando se trata das estratégias de vendas que visam o aumento dos resultados de vendas fechadas.
Se você utiliza um CRM, não deixe de mantê-lo organizado e atualizado, com todos os históricos de interações e cadastros dos clientes bem completos na plataforma.
Isso será vital para que você tenha clareza sobre os resultados das suas táticas para vender mais e conhecer mais o seu cliente.
É a partir do CRM que você conseguirá antecipar necessidades, acompanhar o processo de venda de perto e analisar o desempenho dos seus vendedores.
Caso você ainda não tenha um CRM, saiba que pode estar deixando passar uma forma de captar clientes para design gráfica fácil, acessível e que ainda otimiza a rotina de vendas da sua equipe.
Conheça o Agendor e veja como nossas funcionalidades podem promover uma gestão mais harmônica:
Ficou interessado? Crie uma conta gratuita e teste agora mesmo!