Fidelizar clientes de contabilidade é crucial para que as empresas deste segmento possam ganhar mais credibilidade no mercado enquanto garantem maior lucratividade para o seu negócio.
Principais aprendizados deste artigo:
- As estratégias de fidelização de clientes atuam diretamente na reputação da empresa. Com isso, as indicações de clientes impulsionam mais vendas e a saúde financeira da contabilidade é preservada.
- Uma das maneiras para fidelizar clientes de contabilidade é criando um processo de atendimento ao cliente de alta qualidade. Saiba mais em Como organizar atendimento ao cliente: 5 materiais TOP
- É primordial que as empresas conheçam profundamente o comportamento do cliente, suas necessidades e seus hábitos de compra. Assim, podem criar estratégias de fidelização que favoreçam seu negócio.
- Os treinamentos de equipe são indispensáveis. Nestas práticas, o time deve exercitar sua comunicação, suas abordagens e agilidade na resolução de problemas.
- O sistema de CRM é uma ferramenta crucial para a fidelização, uma vez que colabora para uma gestão mais próxima ao cliente, capaz de antecipar problemas e segmentar as estratégias de pós-vendas. TESTE GRATUITAMENTE o Agendor para conhecer todas as funcionalidades de segmentação e centralização de históricos!
Esta deve ser uma das prioridades de qualquer empresa, já que a fidelização de clientes colabora para o aumento das vendas, promove um diferencial competitivo da organização e ainda é determinante para que os clientes indiquem a contabilidade para novos contatos.
Apesar disso, o que mais chama a atenção sobre a fidelização de clientes é, sem dúvidas, a relação direta com a saúde financeira das empresas, já que aumentar a lealdade de um cliente em 5% pode elevar o lucro médio sobre cada cliente de 25%, até 100%, segundo um levantamento da Invesp.
Como você deve imaginar, fidelizar clientes na contabilidade é um grande desafio. Por se tratar da venda de um serviço, são muitos os aspectos que chamam a atenção dos compradores e são determinantes para a sua fidelização.
A boa notícia é que existem práticas básicas que podem levar seus clientes à fidelização. Para conhecer tais práticas, basta continuar a leitura deste artigo!
A importância da fidelização de clientes
Todo negócio deve realizar um investimento para captar mais clientes, seja aplicando recursos financeiros em novos canais, novas abordagens ou novas campanhas de marketing.
Isso significa que para cada lead convertido em cliente, um valor foi dispensado para viabilizar essa ação.
Agora, imagine se o seu negócio realizasse investimentos arrojados para a captação de clientes mas, meses depois, os clientes migram para a concorrência e se tornam inativos na sua base.
Este cenário mostra que o investimento feito para a captação pode ter sido em vão. E mais: esse fato expõe a carência de uma estratégia para fidelizar clientes na contabilidade.
Para garantir um crescimento sustentável da sua empresa, é necessário que os clientes que foram captados permaneçam na sua base, consumindo os seus serviços.
Mais do que contribuir para a saúde financeira da sua empresa, a fidelização de clientes mostra que há valor suficiente no seu serviço a ponto de reter os clientes que fecham negócio com você.
Entretanto, para isso, é fundamental considerar vários aspectos de um negócio, desde as táticas de atendimento ao cliente, até o estudo de mercado que acompanhe a movimentação dos compradores e, sobretudo, da concorrência.
Por essa razão, as práticas para fidelizar clientes na contabilidade geram ganhos que transpassam os lucros. Elas ajudam a:
- contornar a concorrência;
- gerar conexão com os clientes;
- promovem mais indicações;
- elevar os níveis de satisfação dos clientes;
- provocar publicidade gratuita da contabilidade.
Além destes benefícios citados, os clientes fiéis se mostram mais abertos para testar novos produtos e serviços e cooperar com feedbacks ricos que possibilitam o aprimoramento de processos internos e estratégias de vendas e marketing.
Em síntese, os clientes fiéis se tornam verdadeiros parceiros da empresa. Mas, como toda boa parceria, eles esperam algo em troca. Algo que vá além da entrega do serviço em si.
Veja, a seguir, algumas dicas para fidelizar clientes de contabilidade.
Como fidelizar clientes de contabilidade?
Agora que você compreende a importância de fidelizar clientes de contabilidade, vamos arregaçar as mangas e partir para as dicas práticas que viabilizarão isso. Confira:
1. Estude o perfil do seu cliente
Não será possível fidelizar seus clientes se você não tiver consciência de suas particularidades.
Como será que seus clientes percebem valor no seu serviço? É pela entrega, pela relação com os contadores, ou pela qualidade dos processos de atendimento ao cliente?
Se você não possui uma resposta consistente sobre essas interrogações, é preciso considerar divulgar pesquisas de satisfação do cliente para ter clareza sobre isso.
Em contrapartida, você também poderá conhecer mais sobre o comportamento dos clientes, suas preferências, seus hábitos de compra e sua comunicação.
2. Assuma a identidade de consultor
Lembre-se do que falamos no início: para promover a fidelização de clientes, é preciso entregar mais do que o serviço em si.
Isso quer dizer que, dentro de um mercado tão competitivo, seus clientes agora esperam adquirir conhecimento, algo que acrescente em seus negócios.
Por isso, mais do que contador, seus colaboradores devem incorporar a identidade de um verdadeiro consultor.
Para tanto, deverão ser proativos, pesquisar bem o mercado do cliente e antecipar necessidades.
3. Priorize o bom relacionamento com o cliente
Reflita: para que um relacionamento dure bastante, é preciso cultivá-lo para garantir que seja sempre saudável, não é mesmo?
Esta mentalidade também é válida para as práticas para fidelizar clientes.
Para esse fim, certifique-se de:
- praticar a escuta ativa com seus clientes;
- manter a equipe disposta a atender as necessidades dos clientes;
- humanizar o atendimento;
- permanecer mantendo contato periódico;
- disparar pesquisas de satisfação constantemente;
- ter empatia sempre;
- oferecer múltiplos canais de comunicação para atendimento;
- centralizar o histórico de atendimentos em um único lugar.
Conheça mais 6 dicas para melhorar o atendimento ao cliente:
4. Treine sua equipe constantemente
Sua equipe deve, essencialmente, estar preparada para exercer as ações que mencionamos no tópico anterior.
Então, treine suas equipes de vendas e atendimento ao cliente constantemente.
Dessa forma, você mantém suas estratégias ocorrendo de maneira sinérgica, trazendo os resultados esperados para fidelizar clientes de contabilidade.
Para saber mais os como montar e aplicar treinamentos, não deixe de conferir os artigos que listamos abaixo:
- Escolha e saiba montar o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos
- Treinamento de comunicação: vantagens e tipos de treinamento para aprimorar a comunicação empresarial
5. Forneça relatórios ricos para o cliente
Os serviços de contabilidade contam com o envio de relatórios periódicos para seus clientes.
Já parou para pensar em como isso pode gerar mais valor para o seu cliente?
Considere enviar relatórios mesmo que os clientes não o solicitem, com insights interessantes que permitem que o cliente aprenda mais sobre o próprio negócio por meio da sua ajuda.
Esta ação mostrará que sua contabilidade vai além do convencional e realmente exerce o papel de parceiro estratégico no crescimento da empresa do cliente.
Se realizado da maneira correta, este pode ser um elemento decisivo para o seu diferencial competitivo!
6. Utilize um sistema de CRM
Um sistema de CRM é uma plataforma focada na gestão do relacionamento com o cliente. Parece estar muito alinhada com o que estamos falando ao longo do artigo, não é mesmo?
E realmente está alinhada!
Visto que esta ferramenta se trata de uma solução tecnológica que tem como objetivo melhorar o relacionamento com o cliente, faz todo sentido implementá-la nas estratégias para fidelizar clientes de contabilidade.
Por meio do CRM, é possível:
- centralizar os dados e as interações com os clientes;
- agendar lembretes de atividades como follow-up, reuniões e envio de e-mails;
- segmentar clientes por diferentes parâmetros;
- acompanhar indicadores e métricas relevantes para as ações de pós-vendas.
Entenda como tudo isso funciona na prática:
Quer iniciar suas estratégias para fidelizar clientes mas não conta com uma ferramenta adequada para isso?
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