Cá entre nós: quantas vezes você já ouviu de pessoas bem-sucedidas que seus resultados são frutos de disciplina e propósito? Saiba que, na área comercial, os rituais de vendas têm tudo a ver com isso!

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

Como diz Jim Rohn, “disciplina é a ponte entre objetivos e conquistas”. Mas isso não é à toa. Até porque, como podemos esperar ter sucesso, se não nos dedicamos para tal objetivo?

Em vendas, o pensamento é o mesmo. Afinal, qual é a diferença entre o vendedor de sucesso e o vendedor mediano? Seu grau de disciplina e consistência de resultados

Apesar disso, não é fácil manter o foco pleno. Por isso, existem rituais de de vendas que podem ser seguidos até que estes comportamentos se tornem hábitos naturais.

Os rituais são ações que tomamos quase que religiosamente. São sagrados e possuem um propósito tão forte, que não deixamos de cumpri-los, tais como:

  • ir à igreja todos os domingos;
  • treinar todos os dias da semana;
  • pular sete ondas na praia na virada de ano;
  • tomar um copo de café antes de sair de casa.

É por essa razão que os rituais de vendas são tão fundamentais para o sucesso dos vendedores. Tornar determinadas atividades “sagradas” o suficiente para serem realizadas de forma constante colabora para grandes resultados profissionais e pessoais.

E assim como todas as habilidades e competências necessárias para os vendedores de sucesso, os rituais de vendas também podem ser desenvolvidos. 

Para te ajudar com isso, trouxemos neste artigo oito exemplos de rituais de vendas para vendedores, e mais cinco exemplos de rituais de gestão para os líderes comerciais.

Acompanhe o artigo para se inspirar a ser um profissional mais focado e eficiente!

Por que os rituais de vendas são importantes?

Para melhor ilustrarmos os rituais de vendas, vamos pensar nos atletas de alta performance, como Tom Brady ou Serena Williams. 

Estas lendas do mundo do esporte não se tornaram dois dos melhores atletas de todos os tempos sem razão. 

Ambos chegaram ao topo por seu comprometimento e devoção ao seu propósito. E, é claro, que nem sempre foram os melhores, no entanto, se esforçaram muito para que fossem.

Para conquistarem um lugar consagrado no esporte, treinaram rigorosamente, adotaram uma alimentação diferenciada, e mantiveram hábitos que fossem favoráveis para seu bom desempenho.

Ou seja, praticavam rituais que os fizessem ser os melhores. E conseguiram.

Percebe a importância dos rituais? Eles são o reflexo do seu comprometimento com tal objetivo e apontam o progresso da sua jornada. 

Os efeitos dos rituais de vendas

Os rituais de vendas precisam ter um objetivo claro. Por exemplo: se você tem consciência de que a etapa de prospecção é uma parte crucial do processo comercial para o atingimento da sua meta, experimente estabelecer um ritual para as atividades desta fase do funil de vendas para obter mais resultados.

Como efeito, mais oportunidades são convertidas em negociação, seu funil de vendas fica mais cheio, e a meta batida ao fim do mês se torna mais facilmente alcançável. 

Contudo, para entender qual ritual de vendas você deve adquirir, é preciso refletir sobre seu comportamento diário durante o trabalho e seus resultados. 

Se, por exemplo, você se distrai facilmente durante as ligações de prospecção, tenha um ritual de vendas para proteger essas atividades e evitar qualquer interrupção.

Ou, se você se percebe frequentemente despreparado para as negociações ou esquecendo informações importantes, tenha um ritual de vendas para lembrar de verificar os históricos dos clientes antes das reuniões. 

Conheça também 7 segredos para se tornar um campeão de vendas:

segredos para ser um campeão de vendas

Ficou claro a importância dos rituais de vendas?

Agora, continue a leitura para conhecer exemplos práticos de rituais de vendas que promovem melhor desempenho!

8 rituais de vendas poderosos

1. Prepare-se para o dia seguinte

Vendas exige preparação!

Dedique um tempo no final do seu expediente para revisar seus compromissos para o próximo dia. Dessa forma, você se mantém psicologicamente mais preparado para encarar os desafios do dia seguinte e não será pego de surpresa.

Basta consultar seu CRM para ter este parâmetro. Reserve os cinco ou dez minutos finais para fazer essa revisão e não se esquecer de nada importante.

2. Faça uma lista

As listas de afazeres são ótimos instrumentos para nos retomar ao foco.

Além disso, organizar suas tarefas também o ajuda a entender visualmente o que deve, sem exceção, ser feito naquele dia. Assim que acabar uma tarefa, é só colocar um “check” e seguir para a próxima atividade. Isso te mantém produtivo e focado no que você precisa concluir.

Ah, sem contar que chegar ao final do dia e ver sua lista completa com “checks” é muito satisfatório!

3. Tenha pequenas pausas durante o trabalho

As pausas são essenciais para evitar o esgotamento mental. Ninguém é uma máquina de trabalhar e, para falar a verdade, nem deveria ser! 

Precisamos preservar a nossa saúde mental para não gerar danos mais sérios, e as pausas são ótimas para relaxar a mente.

Uma ferramenta de trabalho que recomendamos fortemente é o Método Pomodoro. 

Em síntese, trata-se de uma metodologia que separa o tempo de trabalho e concentração em partes menores, com intervalos entre elas para descanso.

Nestes intervalos, movimente-se, levanta-se, vá ao banheiro, converse com um colega ou tome água. Mas, quando retornar, é necessário se comprometer com a concentração plena em sua atividade.

Temos um artigo bem completo sobre o Método Pomodoro e como aplicá-lo em vendas. Não deixe de conferir: Método Pomodoro no trabalho: conheça mais uma técnica para vencer a procrastinação e aumentar sua produtividade!

4. Segmente seus clientes

Quando for realizar suas ligações de prospecção, experimente segmentar seus contatos para ter uma abordagem mais escalável, isto é, que pode ser repetida em um maior número de vezes, sem perder a qualidade.

Você pode fazer isso considerando:

  • o perfil do cliente;
  • ramo de atividade da empresa;
  • origem do contato;
  • ticket médio;
  • necessidade do cliente.

Leve em consideração o seu script de vendas para a segmentação. Desse modo, você ganha mais velocidade e produtividade nas prospecções.

5. Mantenha o script de vendas por perto

E por falar em script de vendas, não poderíamos deixar de ressaltar a importância do roteiro de vendas. Este é um ritual de vendas vital para os vendedores que costumam se esquecer de colher algumas informações significativas.

Com isso, é possível garantir que a qualificação seja completa e que dados ricos não se perderão durante uma ligação. 

Sabemos que, principalmente em vendas, as ligações podem tomar rumos imprevisíveis, o que pode ser muito bom para gerar rapport. Entretanto, não podemos deixar de retornar aos trilhos e mapear as informações necessárias para gerar uma proposta coerente para o cliente.

6. Revise o histórico do cliente antes de cada contato

Improvisar em vendas pode ser um tiro no pé. É preciso iniciar uma reunião com o cliente estando por dentro de todas as suas interações durante o processo de vendas para demonstrar interesse e profissionalismo.

Então, um ritual de vendas indispensável, e dar aquela breve olhada no histórico e se manter atualizado antes de conversar com os clientes. Até porque, se eles perceberem uma brecha na sua abordagem, sem dúvidas tomarão isso como um fator decisivo. 

7. Preencha e atualize seu CRM ao final de cada abordagem 

O melhor amigo do vendedor é o seu CRM. Isso porque esta ferramenta:

  • organiza e otimiza a rotina de vendas;
  • analisa o desempenho do vendedor;
  • dispara lembretes sobre compromissos importantes;
  • fornece dados ricos para as negociações.

Mas, um CRM não faz mágica. É primordial que os vendedores cultivem o ritual de vendas para atualizar o seu CRM para que, assim, esta plataforma ofereça todo o seu potencial de gestão comercial de alto nível. 

Quanto mais intuitivo for o seu sistema de CRM, mais fácil será praticar este ritual de vendas. Veja, por exemplo, como é simples utilizar o CRM do Agendor no vídeo abaixo!

8. Lembre-se do seu propósito

Seu propósito é a sua força motriz, a razão pela qual você faz o que você faz diariamente. 

Se este objetivo está distante das suas atividades comerciais, temos uma ferramenta que pode resgatar isso para você.

O Funil dos Sonhos é uma ferramenta criada por nós para conectar os objetivos pessoais dos vendedores às suas metas. Com isso, você pode enxergar mais valor em suas tarefas e visualizar mais claramente o impactados delas na sua vida!

Entenda como o Funil dos Sonhos funciona:

Para começar a trilhar o caminho para o seu sonho agora mesmo, basta clicar aqui!

5 rituais de gestão de equipes de vendas

Liderar uma equipe tão importante para uma organização é um baita desafio que igualmente exige disciplina, foco e boas práticas.

Para também ajudar os gestores comerciais, separamos cinco rituais práticos que podem ser decisivos para a motivação, engajamento e alta performance do seu time. Confira:

  1. Faça reuniões semanais de acompanhamento de resultados com todo time, recapitulando os resultados da semana atual, e traçando um forecast de vendas para o próximo período.
  2. Crie reuniões individuais de feedback mútuo. As reuniões 1-on-1 são formatos interessantes para este fim.
  3. Conecte-se com seus vendedores. Proponha encontros que “fujam” um pouco da rotina de trabalho.
  4. Faça role-plays frequentes para aprimorar as habilidades e competências dos vendedores, imaginando cenários diferentes.
  5. Agende reuniões recorrentes com o time de marketing para melhorar a sinergia dos esforços de ambos os times e refinar o SLA de vendas e marketing.

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