O programa de desenvolvimento de líderes é um conjunto de atividades que tem como objetivo aprimorar e desenvolver novas habilidades e competências em colaboradores com potencial para se tornarem líderes e gestores de equipe.
Principais aprendizados deste artigo:
- O programa de desenvolvimento de líderes pode contribuir para a redução da taxa de turnover, no fortalecimento da cultura organizacional e na capacitação de líderes estratégicos para a empresa.
- Para criar o programa, a empresa deve voltar o olhar para o planejamento estratégico e entender como os líderes podem colaborar para o alcance dos objetivos da organização.
- Os participantes do programa podem ser gestores que já atuam no cargo, ou colaboradores com habilidades de liderança notáveis em seu desempenho.
- É preciso fazer um diagnóstico do setor ou da empresa para identificar os aspectos de liderança que devem ser desenvolvidos no programa. Saiba como traçar um diagnóstico da área comercial em: Planilha | Diagnóstico de Vendas Automático
Com isso, tanto a empresa quanto os colaboradores encontram muitos benefícios em suas atuações.
A partir do programa de desenvolvimento de líderes, a empresa passa a contar com profissionais mais preparados para encarar os desafios da liderança, e assim, guiar seus times para o alcance dos resultados esperados.
Os colaboradores, por sua vez, podem evoluir pessoal e profissionalmente, além de obter maior notoriedade sobre seu trabalho e enxergar mais valor na empresa, a qual se mostra dedicada a reconhecer e desenvolver seus talentos por meio de programas bem estruturados.
Visto que a liderança é peça-chave para o crescimento da empresa, o programa de desenvolvimento de líderes é um instrumento indispensável para o melhor aproveitamento destes talentos tão cruciais para o desempenho de equipe e para os resultados.
É por essa razão que preparamos um conteúdo para apresentar mais profundamente o que é um programa de desenvolvimento de líderes e, principalmente, para fornecer um guia prático com seis passos essenciais para montar esta estratégia na sua empresa.
Continue a leitura para conferir!
O que é um programa de desenvolvimento de líderes?
Já definimos o conceito de programa de desenvolvimento de líderes como um conjunto de atividades que tem como objetivo aprimorar e desenvolver novas habilidades e competências em colaboradores com potencial para se tornarem líderes e gestores de equipe.
É válido ressaltar que este programa pode ser aplicado para dois públicos diferentes, sendo eles:
- colaboradores com potencial para se tornarem líderes de equipe;
- líderes, gestores ou coordenadores que devem aprimorar suas habilidades frente aos objetivos da empresa.
Estas atividades abordam vários aspectos da atuação do gestor, desde o aprofundamento dos conhecimentos sobre a operação da empresa, até o uso de ferramentas e metodologias, ou as boas práticas de liderança de equipe, como a cultura de feedbacks e o acompanhamento de indicadores de desempenho.
Desse modo, fica a critério da própria empresa destacar o público-alvo interno e o foco do programa de desenvolvimento de líderes.
Como você verá adiante no artigo, entender em quais destes aspectos o programa deve mirar é crucial. Mas, antes, conheça os benefícios desta estratégia.
Por que criar um programa de desenvolvimento de líderes?
São os talentos de uma organização que a levam para o sucesso. Isso é indiscutível.
Por se tratar de um cargo tão estratégico, as empresas devem olhar com atenção para o desempenho de um líder, já que os resultados de sua equipe são o reflexo deste trabalho.
O programa de desenvolvimento de líderes é o instrumento perfeito para aparar as arestas e tornar o desempenho das lideranças mais alinhado com os objetivos da instituição, contribuindo para o atingimento de resultados significativos, que vão além daqueles previstos no planejamento estratégico.
Entenda quais os benefícios em aplicar um programa de desenvolvimento de líderes:
Reduz o turnover
Ao construir um programa de desenvolvimento de líderes, a empresa mostra-se dedicada a elevar a capacidade de seus talentos para sua evolução profissional, ao invés de buscar outros profissionais disponíveis no mercado.
Programas como este são muito atrativos para os colaboradores, já que demonstram a valorização de seus talentos. Dessa forma, os funcionários se sentem mais engajados e motivados a permanecer na empresa e a se dedicarem para obterem melhor desempenho em suas atividades.
Quando isso acontece, os índices de turnover reduzem e, consequentemente, a fuga de talentos também.
Dessa forma, também podemos afirmar que os níveis de satisfação dos colaboradores crescem e o clima organizacional se torna mais agradável.
Reforça a cultura organizacional
A cultura organizacional é vital para o sucesso das estratégias estabelecidas pela empresa, bem como já dizia Peter Drucker.
Os líderes, que são responsáveis por guiar a equipe para objetivos da organização, também são determinantes para o fortalecimento dessa cultura na rotina de cada membro do time.
Uma vez consigam inspirar essa cultura e exala-la para seus liderados, a cultura organizacional se torna ainda mais potente, criando uma identidade forte para a empresa.
Desenvolve novos líderes e diretores
Desenvolver os líderes é cuidar do futuro da organização.
É necessário olhar para os gestores como possíveis diretores, altamente capacitados para assumir responsabilidades ainda mais estratégicas que favoreçam o crescimento da empresa.
Por isso o programa de desenvolvimento de líderes é tão importante. Você deixa de olhar para os líderes como meros representantes de área, e passa a enxergá-los como agentes estratégicos aptos para estimular toda a equipe para resultados incríveis.
Como montar um programa de desenvolvimento de líderes?
Agora que você entendeu a importância deste programa, é hora de arregaçar as mangas, colocar a mão na massa, e começar a desenhar este projeto.
Fique conosco para saber como fazer um programa de desenvolvimento de líderes, etapa por etapa!
1. Defina o objetivo do programa
Lembre-se do que falamos no mencionado no tópico anterior: o programa de desenvolvimento de líderes deve estar relacionado ao planejamento estratégico da empresa, como um dos instrumentos para viabilizar o alcance dos objetivos da empresa.
Então, reflita sobre o que precisa ser desenvolvido na atuação dos líderes. São habilidades comportamentais ou competências técnicas? Qual o resultado que a empresa espera ter com este programa?
Este objetivo deve estar claro tanto para a organização, quanto para os líderes. Assim, ambos se mantêm alinhados na busca pelo mesmo propósito.
2. Estabeleça o público-alvo do programa
O programa será criado para desenvolver novos líderes, ou para aperfeiçoar as habilidades e competências de gestores que já atuam no cargo?
Essa reflexão guiará os próximos passos da elaboração do programa.
Tendo isso em vista, os idealizadores do programa podem definir o que exatamente precisa ser desenvolvido por esta estratégia, e assim, alinhar as expectativas com os participantes para que, juntos, possam estar trabalhando em sinergia rumo aos objetivos da empresa.
Não deixe de conferir: Como estimular o desenvolvimento dos colaboradores? Passo a passo completo para criar equipes mais qualificadas
3. Faça um diagnóstico do cenário atual
Mapear o contexto em que os líderes ou futuros gestores se encontram hoje é primordial para o acompanhamento dos impactos do programa.
Neste contexto, podemos utilizar indicadores e métricas que facilitam essa análise.
Conheça alguns exemplos de KPIs de Inside Sales:
Se, por exemplo, o programa foi criado para desenvolver uma nova habilidade de gestão de equipe nos líderes, um indicador a ser consultado é a percepção que os liderados do gestor têm sobre tal comportamento.
4. Disponha um orçamento
Toda ação de melhoria dentro das empresas demanda recursos financeiros.
As etapas anteriores o ajudarão a identificar pontualmente o que precisa ser abordado no programa, então, será mais tranquilo detectar o valor do investimento necessário para oportunizar o programa de desenvolvimento de líderes.
Para tanto, no planejamento do programa, deve-se definir como será ministrado o programa, podendo ser por meio de recursos internos ou terceiros.
No futuro, após o programa, esta etapa é vital para que a empresa calcule o ROI e compreenda os ganhos (ou prejuízos) que esta ação provocou.
5. Monte um cronograma
Desenvolva um cronograma básico com as etapas do programa e os aprendizados que são esperados por cada fase dessa jornada de aprendizado.
Isso facilitará a sistematização do programa em si, e ajudará os participantes a organizarem suas tarefas diárias que ocorrem de forma paralela.
6. Ao longo do programa, peça feedbacks
Por fim, será necessário entender a percepção dos participantes em relação ao programa.
Será que os temas estão sendo abordados de maneira didática? O que pode ser aprimorado para elevar a experiência dos participantes durante o programa?
Durante o programa, peça feedbacks individuais a cada colaborador. Somente assim será possível compreender se, de fato, esta estratégia está sendo bem-sucedida, ou não.
Elevando a gestão de equipe em prol dos melhores resultados
Seguindo as etapas que esquematizamos aqui, você poderá elaborar um programa de desenvolvimento de líderes objetivo, claro e, sobretudo, capaz de fornecer as habilidades necessárias para que os gestores contribuam ativamente para o crescimento da empresa.
Capacitar líderes não é uma tarefa fácil. Estes profissionais são a ponte entre o estratégico e o operacional de uma organização e, portanto, cruciais para que as equipes possam trabalhar em sinergia com os objetivos da empresa.
Por esse motivo, os conhecimentos sobre gestão de equipe são tão fundamentais nas empresas e buscar uma melhor qualificação sobre o tema deve ser uma das obrigações dos líderes de equipe.
Aproveite a oportunidade e compartilhe nosso eBook gratuito e completo sobre liderança em vendas: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes