Em um cenário onde as empresas têm apostado cada vez mais em soluções tecnológicas, muitas dúvidas surgem em torno das alternativas disponíveis no mercado.
Principais aprendizados deste artigo:
- Os softwares livres e comerciais são soluções tecnológicas que foram fortemente adotadas pelas empresas como efeito da transformação digital.
- A diferença entre software livre e comercial está na relação jurídica estabelecida entre a fabricante e usuário. Isso interfere diretamente na experiência do cliente e pode ser determinante para definir as vantagens e desvantagens de cada.
- O software comercial colabora para a produtividade da equipe que o utiliza, já que não precisam dedicar tempo e esforço para sua manutenção.
- O sistema de CRM é um exemplo de software comercial. Saiba mais sobre esta vertente de sistema de gestão em: Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais
Uma das mais frequentes é: qual a diferença entre software livre e software comercial?
Este questionamento é muito pertinente, já que a implementação de soluções tecnológicas tem como objetivo elevar a produtividade dos colaboradores de uma empresa, que dessa forma, pode atingir resultados melhores e se desenvolver.
Sendo assim, as organizações devem compreender as particularidades de cada software e tomar a decisão de compra mais assertiva.
Para esse fim, é necessário estar por dentro do que são estes softwares e quais as vantagens e desvantagens que estas modalidades oferecem.
Neste artigo, vamos elucidar estes pontos para que você tenha segurança na hora de escolher o software mais adequado para a sua empresa.
Continue a leitura do artigo para conferir!
O que são software livre e software comercial?
Um software é uma espécie de aplicativo que pode ser utilizado em diversos dispositivos, como no celular ou no computador, por exemplo.
O processo de desenvolvimento destes softwares é complexo, uma vez que necessitam de uma linguagem de programação, linhas de códigos de instruções e algoritmos.
Depois que um software é desenvolvido, algumas questões como licença de uso entram em pauta, caso os desenvolvedores deste mecanismo desejarem sua distribuição.
Este aspecto é uma das formas de responder qual a diferença entre software livre e software comercial.
Vamos entender, separadamente, quais são as singularidades de cada modalidade.
O que é software livre?
Um software livre é um programa que pode ser modificado, estudado, copiado e redistribuído sem a necessidade da autorização do proprietário para isso.
Isso significa que os usuários de software livre têm a liberdade de fazer qualquer alteração que desejarem, e para que isso seja viável, o proprietário fornece os códigos-fonte do software.
Contudo, isso não significa que os softwares livres são gratuitos. Eles são livres para que os usuários tenham controle sobre sua personalização ou distribuição, e podem ou não, sofrer monetizações.
O que é um software comercial?
O software comercial é uma plataforma desenvolvida para fins comerciais, ou seja, para venda à usuários finais.
Existem setores da economia que se dedicam a sua venda, desenvolvimento e disponibilizam equipes de atendimento e suporte. Apesar disso, alguns softwares comerciais contam versões limitadas gratuitas e fornecem código aberto para determinadas ações.
É importante ressaltar que existem softwares comerciais livres, ou seja, o software possui sua licença liberada mediante a uma compra.
Além da venda para utilização do software, os softwares comerciais também podem oferecer serviços de:
- implementação;
- manutenção;
- suporte;
- treinamento de uso;
- atualização de segurança;
- atualização de recursos.
Os softwares comerciais podem ser desenvolvidos a partir de uma plataforma de software proprietário ou software livre. No segundo cenário, existe a disponibilidade da licença para que sejam redistribuídos conforme o usuário desejar, isto é, pode ser monetizado, ou não. Quando isso acontece, o software torna-se comercial.
Os softwares comerciais apenas são distribuídos com a licença de uso, desse modo, o usuário não compra o software, mas a licença para sua utilização, o que protege o fabricante.
Um sistema de CRM é um clássico exemplo de software comercial. Conheça as principais funcionalidades desta ferramenta:
Leia também: Tecnologia para vendas: razões para utilizá-la ao seu favor
Qual a diferença entre software livre e software comercial, afinal?
A diferença entre software livre e software comercial não é relacionada aos recursos e funcionalidades, mas à relação jurídica que são estabelecidas entre o fornecedor e o usuário.
De forma técnica, esse fato é que o define a modalidade do software.
No entanto, na prática, existem outros aspectos que são relevantes para que uma empresa defina qual utilizar em sua gestão. São eles:
- a capacidade técnica dos usuários;
- a disponibilidade para manutenção do software;
- os gastos;
- segurança.
A seguir, explicamos as vantagens e desvantagens do software livre e do software comercial acerca destes pontos.
Quais são as vantagens e desvantagens do software livre?
O usuário do software livre possui acesso livre ao código-fonte do software. Isso gera muitos benefícios, já que ele pode:
- ter liberdade de controle e alteração na execução para qualquer finalidade;
- encontrar menores burocracias para implementar mudanças;
- incentivar a diversidade de ideias entre os usuários;
- estudar e entender como o software funciona através dos códigos-fonte fornecidos;
- redistribuir cópias das alterações feitas no software para ajudar outros usuários;
- aperfeiçoar o software constantemente, de acordo com a sua necessidade.
Por outro lado, tal liberdade pode atrair questões que provoquem dificuldades durante o uso do software livre, como:
- falta de suporte técnico especializado, isto é, qualquer bug ou problema deverá ser resolvido de forma independente, exigindo tempo, conhecimento e esforço técnico;
- responsabilidade legal sobre qualquer alteração, distribuição e uso;
- mão de obra custosa para realizar ações técnicas;
- possibilidade de custos elevados com o desenvolvimento do software;
- dificuldade de uso e instalação por parte de usuários inexperientes;
- vulnerabilidade do sistema, já que seus usuários possuem outras responsabilidades para além de sua manutenção.
Quais são as vantagens e desvantagens do software comercial?
Assim, como o software livre, o software comercial também apresenta pontos fortes e fracos que permeiam seu uso.
Conheça as principais vantagens:
- o fabricante oferece atualizações e melhorias de forma contínua;
- proporciona assessoria técnica especializada para os usuários;
- os bugs e erros estão sob os cuidados da equipe técnica do proprietário;
- os usuários não precisam dedicar tempo e esforço para resolver problemas técnicos da plataforma;
- maior segurança com um sistema padronizado;
- ganho de credibilidade para a sua empresa, visto que o investimento em tecnologia demonstra compromisso com o desenvolvimento do negócio.
Por outro lado, os softwares comerciais também possuem desvantagens, como:
- dependência do fornecedor da manutenção e do suporte;
- as alterações e atualizações são feitas a partir do interesse do fabricante;
- os usuários de outras plataformas podem demonstrar dificuldade de adaptação e resistência de uso;
- os diferenciais são limitados, pois as plataformas são padronizadas para facilitar a distribuição entre os usuários.
Exemplos de softwares livres e softwares comerciais
Os mais conhecidos exemplos de softwares livres são:
- sistema operacional Linux;
- linguagens Java e PHP;
- banco de dados MySQL;
- programa de escritório LibreOffice (alternativa gratuita do pacote Office da Microsoft);
- e-mail gratuito Thunderbird.
Os softwares comerciais também possuem exemplos conhecidos, não apenas pelos empreendedores que buscam melhorar a gestão da sua empresa, mas também por clientes finais. Veja alguns exemplos:
- versão paga do pacote Office, na Microsoft;
- pacotes Adobe;
- sistemas de gestão comercial (CRM);
- plataformas de automação de marketing;
- ferramentas de gestão financeira.
O sistema de CRM é um dos softwares comerciais mais essenciais para uma empresa manter a gestão de seus clientes otimizada e produtiva. Entenda como este sistema funciona na prática:
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