Não adianta investir em tecnologias de ponta e estruturas modernas se não houver quem contrate os seus serviços, não é mesmo? Por isso, toda empresa deve aprender como captar clientes para eventos e quais técnicas e estratégias são mais utilizadas e, claro, mais eficientes.
Principais aprendizados deste artigo:
- Para aprender a captar clientes para eventos é preciso identificar o público-alvo e estudar profundamente sobre ele: hábitos, preferências, comportamento de compra, dados pessoais etc.
- O planejamento estratégico é essencial para orientar a equipe sobre quais ações serão executadas, seus responsáveis e prazos de entrega.
- Outro ponto necessário para conquistar mais clientes é escolher muito bem quais canais de aquisição são os preferidos do público e fazem mais sentido para o negócio.
- Além disso, há o marketing digital que oferece várias possibilidades de contato e interação com os clientes, como redes sociais, blogs, newsletter e site.
- Oferecer um atendimento ao cliente excelente impacta diretamente a atração de clientes e a fidelização deles. Um cliente satisfeito recomenda a empresa a outras pessoas, fazendo gratuitamente propaganda da marca.
- Para mensurar os resultados das estratégias de aquisição de clientes é fundamental usar um sistema de CRM para otimizar processos, analisar métricas e entender o que precisa ser mudado. Aprenda mais com nosso e-book Guia da Prospecção e faça um teste gratuito do CRM do Agendor!
Apesar do marketing boca-a-boca ser um ótimo jeito de conseguir mais clientes, ele não sustenta nenhum negócio a médio e a longo prazo. É possível associar essa estratégia a outras para realmente atrair um grande número de leads e aumentar as vendas.
Mas, não pense que basta chamar a atenção da maior parte das pessoas. É preciso saber quem atrair. Ou seja, alguém que realmente tem potencial em se tornar cliente e precisa contratar os seus serviços.
Por exemplo, dependendo do tamanho da empresa, é provável que ela organize eventos internamente, com gastos reduzidos. Por outro lado, negócios de maior porte costumam contratar produtoras de eventos corporativos para realizar workshops, palestras, convenções de vendas, coffee break etc.
Vamos descobrir então como captar clientes para produtoras de eventos? Confira dicas infalíveis neste artigo!
Como captar clientes para eventos?
Não é fácil captar clientes em um mercado tão competitivo. Por isso, é vital conhecer estratégias que impulsionam o planejamento de captação de clientes.
Elas precisam ser implementadas simultaneamente para que haja muitas oportunidades de negócios de modo constante, mantendo a saúde financeira de uma produtora de eventos.
Veja a seguir algumas técnicas e estratégias de como captar clientes para eventos!
1. Descubra o seu público-alvo
Definir quem são os seus potenciais clientes é o primeiro passo que sustenta todas as ações de prospecção, conquista e retenção do público. Não há como fugir disso!
Uma empresa precisa saber o perfil do cliente ideal para guiar campanhas de marketing e de vendas de modo adequado, evitando o gasto desnecessário de recursos.
Depois de descobrir quem são as personas do negócio, invista tempo e esforço para conhecê-las profundamente. Estude seus costumes, suas necessidades, seu estilo de vida, seu comportamento de compra, suas características pessoais (idade, sexo, classe social, trabalho, família e local de moradia) etc.
Dessa forma a segmentação de clientes se torna mais assertiva e será possível impactar cada público com conteúdos relevantes, focados no momento atual do lead no funil de vendas.
Saiba mais: O que é funil de vendas: entenda na prática com eBook Gratuito
2. Faça um planejamento estratégico
Agora que a empresa sabe com quem deve falar, chegou o momento de colocar todas as ideias, campanhas e projetos em um papel e, assim, criar um planejamento estratégico de prospecção de clientes.
Sem planejamento, não é possível medir os resultados e nem entender quais ações deram certo ou não. Por isso, separe as tarefas por responsáveis e não se esqueça de incluir prazos para que elas sejam realizadas.
Quanto melhor e bem-estruturado o planejamento ficar, mais fácil será executar as ações e focar na melhoria de processos.
Se precisar de mais informações para criar um plano de ação completo, estude o mercado e a concorrência e faça a matriz SWOT do negócio. Ela ajuda a identificar pontos fracos e fortes internos e as oportunidades e ameaças externas.
Veja como ela funciona na prática com esse exemplo abaixo:
3. Escolha os canais de aquisição
Outro ponto de extrema importância é saber quais canais de aquisição são mais eficientes e usados pelas suas personas. Eles são divididos em diretos e indiretos.
Os diretos são os mais utilizados por vendedores, que falam diretamente e de forma personalizada com o cliente, abrindo espaço para que ela interaja de forma fácil e ágil. Eles são e-mail, telefone, WhatsApp, Telegram etc.
Já os indiretos são os que falam com uma grande quantidade de pessoas, ou seja, são mais massivos. Apesar de compartilharem conteúdos de formas segmentadas, eles alcançam um público muito maior e, claro, a comunicação não é tão personalizada assim.
Alguns exemplos de canais de aquisição indiretos são redes sociais, newsletter, blog, landing page, site institucional, entre outros.
4. Invista no marketing digital
Uma das melhores maneiras de economizar é aprender como captar clientes para produtora de eventos pela internet.
Ela oferece vastas possibilidades de contato com o público-alvo, mesmo que ele seja corporativo. Algumas opções voltadas ao mercado B2B são redes sociais, como Linkedin, Facebook e Instagram, blog, site, newsletter e landing pages com compartilhamento de e-books gratuitos.
Pense que em cada interação do lead, ele pode deixar seus dados em formulários e, dessa forma, começar a receber conteúdos úteis e relevantes da empresa. Ótimo, não é mesmo?
Se você quiser saber como utilizar o marketing de conteúdo no seu negócio, leia nosso artigo Tudo que você precisa saber sobre como fazer marketing de conteúdo!
5. Ofereça excelência no atendimento ao cliente
Essa estratégia é vital para o sucesso de uma empresa. Até porque, oferecer um atendimento ao cliente memorável ajuda não apenas a conquistar novos clientes, mas também a fidelizar o público, que se torna um embaixador da marca e indica a produtora de eventos para outras pessoas.
Percebeu o poder do atendimento ao cliente? Ele tem que ser realizado para surpreender e encantar o público. Cliente satisfeito é uma das melhores propagandas!
Como medir os resultados da captação de clientes?
O sucesso das estratégias de aquisição de clientes está diretamente ligado ao monitoramento de resultados em tempo real.
É necessário medir como está a captação por cada canal de aquisição e entender o que precisa ser mudado para atrair ainda mais o público. Lembre-se de que cada canal deve ter o próprio planejamento!
Mas, como medir os resultados de forma rápida e precisa? Com o sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente, conhecido pela sigla em inglês CRM.
Ele coleta e integra dados de todos os clientes, fornecendo informações altamente relevantes, como cenário atual do funil de vendas, histórico de interações do consumidor e métricas e indicadores de desempenho.
Entre as KPIs, é possível gerar relatórios que mostram a taxa de captação de clientes, por exemplo.
A atração de clientes é apenas a primeira etapa do funil de vendas e é necessário investir em estratégias para as outras fases: de consideração de compra e fechamento do negócio.
Quer se aprofundar ainda mais no assunto e descobrir mais dicas de como captar clientes para eventos? Baixe agora o nosso e-book Guia: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados. Coloque em prática as dicas e as estratégias faladas acima e teste de forma gratuita o CRM do Agendor.