Com dúvidas se um CRM pode ajudar empresas do setor de educação?

Então, dê uma olhada nesse case de sucesso fresquinho sobre como o Agendor ajudou a UCEFF a reduzir o tempo de espera do cliente no primeiro contato e a eliminar etapas trabalhosas do processo de vendas!

Para contextualizar, a UCEFF é a maior instituição privada de ensino superior do oeste catarinense. A instituição conta com 5 unidades pelo estado, além de cursos presenciais e EAD.

O propósito da UCEFF é formar cidadãos inovadores, éticos e empreendedores. E para oferecer uma ótima qualidade de ensino para seus alunos, o relacionamento deve se iniciar com um atendimento ágil e processos de vendas fluidos, garantindo que a experiência dos estudantes seja a melhor possível.

A seguir, você irá conferir a nossa entrevista com Augusto Lehr e Pedro Bordignon, assessores comerciais da UCEFF, que apresentaram os detalhes da rotina comercial com a ferramenta.

Continue a leitura para saber tudo sobre essa parceria!

— O Agendor é uma plataforma muito flexível. Outros CRMs têm processos burocráticos para nossas demandas, e percebemos que no Agendor existe mais facilidade para isso.

Pedro Bordignon – Assessor Comercial

Como era feita a gestão comercial da UCEFF antes do Agendor?

Pedro: Antes do Agendor, nós utilizávamos um outro CRM estrangeiro e bem conhecido. A licença da plataforma venceu, mas alguns fatores nos motivaram a não seguir com esta plataforma.

Tanto no time comercial da pós-graduação quanto na equipe de graduação, nós trabalhávamos com a mesma ferramenta, porém em um formato um pouco diferente para atender cada equipe.

Aqui na área de pós-graduação, nós não tínhamos flexibilidade suficiente para que fosse possível adequar este antigo CRM para a nossa demanda.

Por vendermos um serviço e não um produto, precisávamos de algumas particularidades e alterações. Foi por conta dessa necessidade que conhecemos o Agendor.

Nosso supervisor nos indicou o Agendor. E, para validar a solução, começamos primeiro na área de pós-graduação, para depois implementar na graduação. 

Leia também: CRM para empresas de TI: como a FWC utiliza o Agendor para gerar indicadores e relatórios mais precisos

Quais são as impressões da solução do Agendor até agora?

Augusto: Começamos a utilizar o Agendor no fim de novembro, em 2022, e já temos resultados bem satisfatórios. 

Durante a migração de uma plataforma para a outra, nós não utilizamos nenhum CRM. Com isso, percebemos a quantidade de gargalos que nosso processo tinha em diversas esferas, como a falta de informações dos alunos e os canais de captação.

Por isso, tínhamos muita dificuldade para aperfeiçoar nosso processo.

Agora, com o Agendor, que nos oferece uma integração com o WhatsApp Web e a importação de dados através de planilhas, nós podemos tornar os fluxos de contato mais práticos.

Além disso, o Agendor é uma plataforma muito flexível. Outros CRMs têm processos burocráticos para nossas demandas, e percebemos que no Agendor existe mais facilidade para isso.

Pedro: Outro ponto importante é o fato de podermos organizar os cadastros de acordo com as características dos nossos serviços.

O sistema nos permite moldar as informações que precisamos visualizar e gerar relatórios sobre o mercado e dos nossos serviços. Tudo adaptado para a nossa realidade.

Veja como a integração do WhatsApp Web com o Agendor funciona na prática:

Como foi o processo de implantação da ferramenta?

Pedro: Como nós já usamos outro CRM, o processo foi bem tranquilo. Iniciamos o treinamento assim que contratamos o Agendor. 

Nos primeiros dias começamos a importar nossos contatos, depois fomos movimentando os dados e, com isso, iniciamos vários fluxos de atividades. Até o final do treinamento, já tínhamos uma noção interessante da plataforma. 

Quais funcionalidades do Agendor vocês mais utilizam atualmente?

Augusto: Todas as pessoas da equipe comercial utilizam o Agendor. Nossa gestora usa mais os relatórios, mas eu e o Pedro desenvolvemos mais as funções do Agendor na nossa rotina. 

Pedro: Os principais recursos que usamos são a integração com o WhatsApp Web, que realmente é um facilitador para nós, principalmente para salvar contatos e conversas. 

A importação de dados, como falamos, também é essencial. Recentemente lançamos mais de 30 cursos, e cadastrar tudo isso manualmente na plataforma seria muito trabalhoso. Com a importação, atualizamos nosso catálogo com muita rapidez.

Os sumários mensais e semanais também nos ajudam a entender nosso desempenho. Lá, eu costumo analisar a entrada de clientes, taxas de conversão e o valor total das negociações em andamento que tenho no funil de vendas, para verificar o potencial de ganho que eu tenho para as próximas semanas.

Augusto: Para complementar, também analisamos os negócios perdidos e os motivos de perda. Entender essas objeções é importante porque, no futuro, conseguimos adaptar um serviço para esse cliente. 

Sumário mensal do Agendor
Os sumários são enviados por e-mail e permitem que os vendedores acompanhem constantemente seus resultados de vendas e tenham maior previsibilidade sobre suas negociações.

Já é possível ter um resultado que expresse a mudança que vocês tiveram ao contratar o Agendor?

Pedro: É complicado comparar com o que a gente tinha antes justamente porque o antigo CRM não nos entregava essa informação, mas é fato que teve uma evolução.

Os maiores ganhos que temos, agora, se fazem por conta da flexibilização.

Augusto: O tempo de espera do cliente para uma resposta também diminuiu.

Além disso, estamos mais assertivos com os follow-ups e conseguimos manter um contato muito mais frequente com os clientes, de forma efetiva. 

Qual conselho vocês dariam para quem está pensando em implementar um CRM?

Pedro: Com um CRM, o controle que você tem de seus leads é totalmente diferente. 

Sua conversão ainda depende de outros fatores, mas o controle do fluxo de contatos deriva de um CRM, independentemente de qual você for utilizar. 

Como resumiriam o antes e o depois do Agendor para a UCEFF?

Augusto: Anteriormente, quando nossa equipe lançava campanhas, recebíamos muitos contatos diretamente em nosso WhatsApp. Nem sempre esses contatos eram qualificados, então sempre tínhamos que medir o potencial de compra.

Agora, utilizando o Agendor, conseguimos fazer essa qualificação no próprio WhatsApp, identificar os leads mais qualificados e cadastrá-los no CRM, no mesmo instante, sem perder informação. É uma mão na roda para nós. 

Pedro: A redução de processo também é uma grande mudança. Não dependemos de várias tarefas para então fazer o primeiro contato. 

A primeira coisa que fazemos é acionar o lead, enquanto registramos tudo no WhatsApp sem sair da tela. Isso faz com que tenha uma redução no tempo de espera no primeiro contato e na quantidade de processos.

Crie um processo de vendas mais assertivo com o Agendor!

Você se identificou com o caso da UCEFF em algum ponto? Sente que seu processo comercial envolve muitas tarefas que, ao invés de acelerar, acabam prejudicando a fluidez das negociações?

Então, está esperando o que para testar nosso CRM?

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