Há quem ainda ache que contratar um sistema traz dor de cabeça por ter que lidar com mais uma ferramenta de gestão. A boa notícia é que a API do CRM resolve todos esses problemas: ela integra ferramentas diversas em um único local.
Principais aprendizados deste artigo
- API é uma sigla em inglês que significa Application Programming Interface e, em português, Interface de Programação de Aplicativos.
- Ela é uma interface que integra sistemas a banco de dados com o objetivo de trocar informações entre eles, automatizar tarefas e criar novas funções no software utilizado.
- As vantagens de implementar a API do CRM é reunir todas as informações de diversas ferramentas em um só local e focar na entrega da melhor experiência do cliente.
- Os maiores benefícios são integração, inovação, expansão da empresa e facilidade de manutenção dos sistemas.
- A API do Agendor permite integrações com diversos sistemas, como automação de marketing, ERPs, comunicação interna, controle de estoque, controle financeiro e muito mais.
- Faça o teste gratuito do CRM do Agendor e veja como as APIs otimizam todos os processos do seu negócio e ajudam a fechar mais vendas!
Isso é valioso para os negócios se organizarem internamente e atenderem de forma excepcional às necessidades de seus clientes, prezando pela melhoria contínua de processos e operações.
Quer saber como potencializar o desempenho da sua equipe de vendas e de todo o negócio? Leia este artigo e aprenda o que é API, como usá-la na prática e como funciona a API do CRM do Agendor.
O que é API?
A sigla API significa Application Programming Interface e, em português, Interface de Programação de Aplicativos. Ela é definida como uma interface que integra duas ou mais aplicações em um único software, comunicando-se por meio de solicitações e respostas. Ou seja: é uma ponte entre dispositivos e bancos de dados.
O principal objetivo é trocar dados entre sistemas e ferramentas distintos com variados fins, como automatizar processos e criar novas funções.
Além de utilizar sistemas já prontos, é possível que o desenvolvedor da empresa crie novos softwares e aplicativos para se integrar aos sistemas já existentes.
Para entender melhor, veja alguns exemplos práticos do dia a dia:
- utilizar o Google Maps dentro do seu aplicativo ou sistema (muito usado em sistemas de logística);
- integrar o Spotify a aplicativos de corridas;
- fornecer informações sobre a meteorologia em tempo real (ótima dica para sites de turismo e hospedagens);
- reunir informações sobre o ERP de um negócio ao seu sistema de gestão de clientes, o CRM.
Como usar API?
Há como usar API de diversas formas, porém, cada uma delas exige uma requisição, que fornece toda uma estrutura de dados a ser configurada nos sistemas. De modo geral, para implementar uma Interface de Programação de Aplicativos é preciso:
- criar uma conta verificada com o provedor de API para conseguir a sua chave;
- estruturar as solicitações usando as chaves obtidas por meio da configuração de um cliente de API;
- caso não tenha cliente de API, pode fazer a estruturação no navegador por meio da documentação da Interface de Programação de Aplicativos;
- inserir o código da API no seu sistema e realizar a integração.
É claro que é muito fácil contar com um desenvolvedor para instalar ou criar suas próprias interfaces de integração. Afinal, eles devem:
- usar uma URL para apontar a ferramenta que será utilizada (endpoint);
- criar parâmetros para realizar buscas;
- enviar métodos de requisição;
- desenvolver header e body para criar ou mudar algo no banco de dados.
Leia também: Integração com CRM: como essa solução pode otimizar os resultados do seu processo comercial
Quais as vantagens da API do CRM?
Os benefícios de usar a API do CRM são: integração de novas aplicações a sistemas usados, sem precisar escrever o código do zero; inovação, que proporciona agilidade e precisão na tomada de decisão; expansão, que permite que os negócios criem experiências do cliente memoráveis; e facilidade de manutenção.
Ela pode transformar totalmente a rotina de trabalho, melhorar processos internos e potencializar a gestão de clientes de qualquer negócio. As integrações realizadas permitem maior agilidade e produtividade dos colaboradores, pois algumas tarefas repetitivas serão automatizadas e os dados reunidos em um só lugar.
Além disso, a integração entre ferramentas possibilita uma melhor comunicação entre as equipes, como as vendas, marketing e atendimento ao cliente. Todas têm acesso aos mesmos dados concretos e em tempo real.
Como funciona a API do Agendor?
A API do Agendor é pública e com integração com qualquer sistema que também tenha uma interface de integração aberta ou privada, com o devido código para inserir no banco de dados do CRM. Ela segue o padrão REST e pode ser instalada por desenvolvedores ou profissionais de TI.
A interface de integração do Agendor é atualizada constantemente e sua documentação está disponível a todos. Além disso, ela permite que o seu negócio desenvolva integrações de seu próprio sistema.
O tipo utilizado no CRM do Agendor é a API REST, que é mais popular e flexível e funciona, basicamente, com o envio de solicitações ao servidor, que utiliza essa entrada para executar funções e retornar os dados de saída a quem fez a solicitação.
O Agendor tem integrações nativas, que são sempre atualizadas. Caso não encontre o que deseja, não deixe de passar a documentação da interface de integração de aplicativos para o desenvolver ou o profissional de TI da sua empresa.
Se você quiser se aprofundar mais em um conteúdo mais técnico, veja exemplos da API do Agendor.
Exemplos de API para consulta no CRM
O primeiro exemplo de API para consulta no CRM é utilizar a integração entre esse sistema e uma ferramenta de automação de e-mail marketing. O CRM recebe o dado sobre um lead que abandonou o carrinho e envia a informação para a ferramenta enviar um e-mail de nutrição do lead para que ele finalize sua compra.
Ou seja: essa interface tornou o processo que antes era manual para um automatizado, ágil e preciso.
Outra forma de usar a integração é enviar um SMS para o lead toda vez em que ele avançar em alguma etapa da jornada de compra ou do funil de vendas. Essa mensagem pode ser enviada pelo uso da interface de integração da operadora de telefonia.
Mais um exemplo bastante comum e utilizado por diversas empresas é a integração entre ERP e CRM. Ela automatiza o cadastro de leads e clientes no sistema de gestão.
Quando um lead fecha negócio com a sua empresa, todos os dados sobre ele, como CNPJ, endereço, telefone e razão social são enviados diretamente para o ERP. E mais: caso haja alteração de alguma informação, ela é trocada simultaneamente em todos os sistemas!
Continue aprendendo: Utilizar um ERP e um CRM em conjunto: Como fazer, porque fazer e vantagens
Quais ferramentas podem ser integradas ao CRM do Agendor?
O API do CRM do Agendor permite integrações com diversos softwares, entre eles, destacamos:
- automação de marketing digital;
- sistemas ERP;
- atendimento ao cliente;
- controle de estoque e das finanças;
- suporte técnico ao cliente;
- gestão de tarefas e de leads;
- pré-vendas;
- comunicação interna e RH;
- e-commerce;
- e muito mais!
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