O que um vendedor precisa fazer para criar uma apresentação de vendas que prenda seus clientes? Não adianta falar demais, deixar para se preparar no último momento ou, então, esquecer que a apresentação é seu momento de brilhar, seu show.
Principais aprendizados deste artigo:
- Na hora de fazer uma apresentação de vendas, muitos vendedores acabam jogando toda a responsabilidade do sucesso nos slides, deixando de lado as expressões e os gestos.
- Os 5 passos de uma apresentação comercial vencedora são: escutar antes de falar, investir na preparação, ser entusiasmado, não usar os recursos visuais como muleta e estar pronto para o próximo passo.
- Lembre-se que a apresentação de vendas é apenas uma parte do processo. Não adianta querer consertar os erros do processo comercial na apresentação. Confira tudo o que você precisa saber para tornar seu processo comercial mais eficiente em “Guia: como elaborar um processo de vendas e suas etapas”.
- O sistema de CRM é uma ferramenta essencial para otimizar e fortalecer seu processo comercial. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e saiba como impulsionar seus resultados!
Aliás, muitos deixam de lado as expressões, os gestos e acabam jogando toda responsabilidade pelo sucesso nos slides. Mas o público não quer saber de slides!
Para além dos elementos visuais e o conteúdo da sua apresentação, é necessário que ela seja envolvente e cativante em sua essência.
Para te ajudar com isso, neste artigo, apresentamos 5 passos para fazer uma apresentação de vendas vencedora.
Continue a leitura!
O que é uma apresentação de vendas?
A apresentação de vendas nada mais é do que um instrumento usado para comunicar, de forma clara, objetiva e envolvente, uma proposta, um produto ou serviço, um diagnóstico ou uma estratégia. Por isso, existem diversos tipos de apresentações; e cada uma deve estar adaptada a diferentes contextos comerciais.
Dentre os tipos de apresentação de vendas, destacam-se as listadas abaixo. Confira!
- Apresentação de produtos e serviços: geralmente, as apresentações de produtos são voltadas para os benefícios de um item ou serviço, além de serem direcionadas para inserir a oferta no contexto do cliente.
- Apresentação da empresa: acontece quando a empresa tem a oportunidade de compartilhar sua história e as principais conquistas para cativar novos clientes e potenciais investidores.
- Apresentação de elevator pitch: trata-se de uma apresentação rápida, concisa e impactante, que acontece em poucos minutos e condensa a proposta de valor da organização, com seus produtos e serviços.
- Apresentação de resultados: já a apresentação de resultados visa mostrar o que foi alcançado em um projeto em termos de vendas, crescimento e eficiência operacional.
- Apresentação de diagnóstico/estratégia: é voltada para a apresentação de uma análise aprofundada das necessidades do cliente, soluções e potenciais resultados.
Como fazer uma apresentação de vendas?
Afinal, como fazer uma apresentação de vendas? O que um vendedor precisa fazer para criar uma apresentação que prenda seus clientes?
A seguir, apresentamos os 5 passos para fazer uma apresentação de vendas vencedora!
- Escute antes de falar
Um dos erros que os vendedores cometem é falar muito sobre as maravilhas da sua empresa, em vez de fazer perguntas e ouvir as necessidades do cliente em potencial.
Seu prospect provavelmente fez alguma pesquisa sobre você, por isso, não desperdice minutos preciosos em curso sobre suas qualificações.
Abra seus ouvidos antes de abrir a boca.
Saiba mais sobre a importância de ouvir seus clientes:
- Invista na preparação
Não importa o quanto você é bom em apresentar sua solução. Você precisa entender como ela se encaixa na empresa do seu prospect.
Analise sempre o site da companhia que você está prospectando, entenda como ela funciona e como você pode ajudá-la a ganhar dinheiro e melhorar a performance.
Apenas depois disso, comece a montar uma apresentação tendo em vista esses detalhes.
- Seja entusiasmado
Muitos profissionais não percebem como suas apresentações são chatas: muitos fatos, um tom monótono, histórias cansativas etc.
Às vezes, os vendedores fazem tanto a mesma apresentação que simplesmente trabalham em piloto automático.
As apresentações devem ser divertidas, a fim de obter e manter a atenção dos clientes potenciais.
Seja criativo e coloque um pouco de energia. Pratique com um gravador para determinar onde vacila e, assim, aprimore sua apresentação.
- Não use os recursos visuais como muleta
Se folhetos ou slides pudessem vender um produto ou serviço por conta própria, as empresas não teriam vendedores.
Depender muito de recursos visuais pode nos dar uma falsa sensação de segurança. Deixamos o auxílio visual se tornar a estrela e praticamente executar o show.
Estrategicamente coloque os recursos visuais em sua apresentação para destacar os principais pontos, mas lembre-se de que seu estilo terá muito mais impacto.
- Esteja pronto para o próximo passo
Nem toda apresentação vai acabar com a venda, por isso, é você quem vai definir o próximo passo no processo.
As pessoas com quem falamos são incrivelmente ocupadas e nós precisamos determinar os próximos passos antes que seja tarde demais.
Esteja pronto para agendar uma reunião subsequente ou telefonema, mostrando que é confiável. Você pode não ter a venda ainda, mas, pelo menos, tem algo planejado para que as coisas continuem seguindo em frente.
Exemplos de apresentação de vendas
Para te inspirar ainda mais, separamos dois exemplos de apresentação de vendas impactantes que demonstram o poder de uma abordagem estratégica e envolvente.
Exemplo 1 – Shark Tank Brasil
Exemplo 2 – Mad Men
A apresentação de vendas não é o começo, nem o fim
Lembre-se que a apresentação de vendas é apenas uma parte de um processo. Logo, não adianta querer consertar os erros do processo comercial na apresentação.
Se a sua empresa tem um processo comercial definido, sabendo quais são os próximos passos, usando o follow-up para melhorias no processo comercial e ajudando seu cliente a ser bem-sucedido, a apresentação será uma consolidação desses fatores.
Caso contrário, talvez você precise rever seus conceitos e a utilidade do processo de vendas dentro da sua companhia.
Nesse contexto, o sistema de CRM surge como uma ferramenta para otimizar e fortalecer o seu processo comercial, afinal, propicia a gestão eficaz do relacionamento com os clientes, garantindo que cada etapa seja conduzida de maneira estratégica e orientada para o sucesso.
Por sinal, você pode contar com o Agendor, um sistema de CRM completo e intuitivo para ser seu parceiro rumo a maior eficiência comercial.
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