A tecnologia mudou a maneira como compramos e isso fez surgir diversas ferramentas para auxiliar os vendedores a atingir suas metas. E uma das que vem ganhando cada vez mais popularidade entre as equipes comerciais é o funil de vendas para WhatsApp. Já ouviu falar nela?
Principais aprendizados deste artigo:
- O funil de vendas para WhatsApp é uma ferramenta que ilustra a jornada do cliente. O recurso é composto por três níveis: topo, meio e fundo, o que favorece a criação de estratégias comerciais mais assertivas.
- As principais vantagens dessa ferramenta envolvem a melhora das abordagens, que facilita a conquista de leads qualificados e traz mais previsibilidade para as vendas.
- Para criar um funil de vendas para WhatsApp, é necessário entender como essa ferramenta funciona. Por isso, baixe nosso e-book gratuito e descubra tudo o que você precisa saber sobre o tema.
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O funil de vendas para WhatsApp é, em suma, uma ferramenta que ilustra todas as etapas que os clientes passam neste app de mensagens, desde o início da jornada, até o fechamento das vendas — e, em alguns casos, o pós-venda.
E, para criar um funil que seja ideal para o negócio, é vital saber adaptar as estratégias para que elas se encaixem nesse modelo de compras. Isso significa que as táticas que funcionam para um site, podem não ser tão efetivas aqui no mensageiro.
Parece difícil, mas é mais simples do que parece. Neste artigo, você confere tudo sobre o tema:
- o que é funil de vendas para WhatsApp;
- quais as vantagens dessa ferramenta;
- dicas de estratégias para cada etapa do funil.
Para completar, ainda indicamos um aplicativo de CRM com funil de vendas para WhatsApp gratuito. Continue lendo para conferir!
O que é funil de vendas para WhatsApp, afinal?
O funil de vendas para WhatsApp é uma representação da jornada do cliente pelo processo comercial, mostrando o caminho que os clientes percorrem até fechar um negócio. Posto isso, a ferramenta serve para orientar os vendedores sobre o que fazer em todas as etapas, desde a abordagem inicial até o pós-venda.
Com essa tática, é possível identificar em qual momento cada possível comprador está e, assim, empregar as táticas mais assertivas para transformá-los em clientes.
No geral, o funil de vendas para WhatsApp Business — que é a versão do aplicativo voltada para empresas — é formado por três níveis:
- topo: nível com maior número de leads, mas eles ainda não estão preparados para receber uma proposta comercial;
- meio: etapa na qual os leads já conhecem as soluções, porém, ainda não sabem se elas são úteis para resolver seus problemas;
- fundo: nível final, com menos leads, contudo, eles já sabem o que desejam e estão prontos para receber uma proposta.
Para ficar mais claro, veja na imagem a seguir como um funil de vendas se parece:
Compreendeu? Então, vamos conferir quais as vantagens de usar essa ferramenta para prospectar pelo WhatsApp!
>>>> Aprenda mais: WhatsApp Business — boas práticas no uso do aplicativo para empresas
Quais as vantagens dessa ferramenta para as vendas?
O funil de vendas para WhatsApp Business é uma ferramenta extremamente útil, pois, como falamos, ela orienta a equipe comercial para que o processo de vendas corra de maneira fluida e mais assertiva.
Entre as vantagens de usá-la na sua empresa, podemos citar:
- otimização do processo de vendas;
- melhoria nas abordagens aos clientes;
- aumento da produtividade das equipes comerciais;
- maior previsibilidade;
- aumento das vendas.
Está preparado para usar essa tática no seu negócio? Veja como criar um funil de vendas para prospectar no WhatsApp com as dicas que trouxemos a seguir!
Como criar um funil de vendas para prospectar no WhatsApp? Dicas para cada etapa
Finalmente, chegou o momento de “colocar a mão na massa” e criar um funil de vendas para WhatsApp Business. Para isso, siga as dicas que estão separadas conforme cada etapa da ferramenta!
1. Topo
No primeiro nível do funil, os leads ainda não conhecem bem sua empresa. Imagine que os leads viram seu contato, ficaram interessados e resolveram entrar em contato para aprender mais.
Essa é a etapa de educar o cliente sobre os usos e benefícios da sua solução. Devido a essa característica, ela costuma ser conhecida como fase da consciência ou qualificação.
Aqui, é preciso apresentar o que seu negócio tem a oferecer e explicar do que se tratam as soluções. Lembre-se: essa é a etapa de conhecer seus leads.
Portanto, apresente sua marca, mostre seus produtos/serviços e faça perguntas. É imprescindível questionar os clientes para descobrir o que eles desejam adquirir e quais problemas esperam resolver com as soluções.
Para complementar, fique sempre a postos para responder a quaisquer dúvidas e garanta que sua equipe de vendas esteja preparada para atender os possíveis clientes da melhor maneira possível.
2. Meio
No meio do funil de vendas para WhatsApp — a chamada fase de consideração, na qual o cliente pensa se leva ou não a solução apresentada —, é vital dar continuidade ao relacionamento iniciado no topo do funil.
Nesse ponto, os leads já conhecem a empresa, sabem o que ela oferece, mas ainda não compreendem todas as vantagens de fechar negócios com ela. Sendo assim, é o momento de mostrar, a fundo, seus produtos/serviços.
Envie materiais educativos — como e-books — ou catálogos com tudo o que você oferece. Também tente mostrar todos os diferenciais e explique como suas soluções podem ajudá-los a resolver os problemas que enfrentam.
3. Fundo
Ao chegar na última etapa — a de decisão — os leads já sabem do que precisam, mas não decidiram se compram com seu negócio. Enfim, é o momento de estreitar ainda mais o relacionamento que vem sendo construído para conseguir fechar as vendas.
Nesses casos, aposte no envio de mensagens personalizadas que evidenciam como suas soluções são úteis para os consumidores. Se possível, mande cases de sucesso de outros clientes.
Para finalizar, envie uma proposta comercial irresistível e responda às possíveis objeções. Caso você tenha seguido todas as dicas até aqui, já terá um bom relacionamento com os clientes e, portanto, mais chances de fechar a venda.
Para finalizar, trouxemos uma dica extra e que vale para todas as etapas do funil: investir em um bom aplicativo de CRM com funil de vendas no WhatsApp, como o Agendor.
Com o sistema, você cria e acompanha todas as fases do funil e tem acesso a diversos recursos para otimizar a rotina da equipe comercial. E sabe qual é a melhor parte? Você pode testar o Agendor gratuitamente.
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